segunda-feira, 30 de maio de 2011

Revista Ultimato Rompe com Ricardo Gondim



   
De acordo com um artigo publicado pelo próprio Ricardo Gondim, ele e a Revista Ultimato, finalmente, romperam uma parceria de quase vinte anos, ver artigo aqui:

http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=66&sg=0&id=2406.

Em seu artigo o próprio Ricardo Gondim nos informa que ele recebeu uma vista do Elfo – Élben em Alemão – de sua filha Klênia e de um terceiro indivíduo chamado Marcos Bomtempo. O propósito da visita era informá-lo que seus escritos não mais seriam publicados pela Revista Ultimato. Infelizmente, esse gesto foi muito pequeno e veio tarde demais. Há algum tempo esse escriba produziu uma postagem onde analisava um longo editorial publicado pelos proprietários da Revista Ultimato. Naquele editorial, ainda havia amor e uma gigantesca consideração pelo Sr. Ricardo como pode ser visto aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/03/carta-aberta-da-revista-ultimato-sera-o.html

O mais curioso de tudo isso são os motivos alegados pela revista para dispensar o escritor:

• A entrevista concedida pelo Ricardo Gondim para a revista Carta Capital onde o mesmo defende, de modo correto no nosso entender, os direitos civis dos homossexuais. Infelizmente, ainda existe uma enorme hipocrisia no meio evangélico em geral, quanto a esse assunto. Acabamos elegendo os homossexuais como se fossem os piores pecadores do planeta, enquanto que outros transgressores sexuais além de não serem sequer criticados ainda são acolhidos e apontados para os cargos mais elevados em várias denominações. Esse motivo não deveria ser usado contra o Sr. Ricardo Gondim e muito menos como motivo principal.

• Depois de anos escrevendo contra a teologia reformada como convém a um bom pastor pentecostal assembleiano, somente agora o Elfo entendeu a mensagem e disse ao Ricardo que “discordava também sobre minha afirmação ao jornalista de que “Deus não está no controle””. Ora, se fosse só isso, mas a grande verdade é que Ricardo Gondim não entende as Escrituras Sagradas, além de não entender nada sobre a soberania de Deus. Como ele tem sérios problemas com os desastres naturais, os genocídios e mesmo com assassinatos como os acontecidos recentemente em Realengo, no Rio de Janeiro, gostaria de sugerir a leitura da nossa postagem que trata dos Tsunamis e das Misericórdias de Deus. Esse artigo pode ser acessado aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/03/as-misericordias-de-deus-e-os-tsunamis.html

• Por fim, Ricardo foi acusado de ser “tempestivo e inconseqüente” no que escreve. Isso dificilmente poderia ser aceito como motivo justificável nessa altura do campeonato.

Ao que parece, o interesse comercial, acabou pesando mais do que o amor à verdade que deveria ter conduzido os editores da Revista Ultimato a tomar essa decisão há, pelo menos, dois anos.

Quanto a Ricardo Gondim, temos certeza que ele está pouco se lixando para a Revista Ultimato, seus editores e os muitos leitores que há tempos vêm se queixando das bobagens que escreve de “forma apaixonada”. Enquanto ele tiver a Assembléia de Deus Betesda, onde é pastor, disposta a aplauidí-lo em pé, mesmo no meio das mais estapafúrdias afirmações e continuar amealhando, conforme ele mesmo declara, bens materiais, o resto pouco lhe interessa de fato. Veja as declarações do próprio Ricardo onde ele confessa que tem ajuntado tesouros sobre a terra – independente da quantidade - em flagrante desobediência às palavras de Jesus – ver Mateus 6:19—24 - a quem ele diz desejar imitar, no endereço a seguir:

http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=65&sg=0&id=2290

Por fim, fica a profunda sensação de que estamos diante de um bando de patetas hipócritas que parecem se deliciar brincando num grande playground, onde preciosas almas continuam vagando sem direção. É hora de reagir, de sermos cheios do Espírito Santo e da coragem apostólica que não tinha medo de denunciar e confrontar os falsos mestres:

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína - Mateus 7:15—27.

Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito Santo , ofereceu-lhes dinheiro, propondo: Concedei-me também a mim este poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo. Pedro, porém, lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus. Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração; pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniqüidade – Atos 8:18—23.
Mas opunha-se-lhes Elimas, o mágico (porque assim se interpreta o seu nome), procurando afastar da fé o procônsul. Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos, disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor? Pois, agora, eis aí está sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridade, e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão – Atos 13:8—11.

Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras – 2 Coríntios 13—15.

Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro – ver Efésios 4:14.

Outro artigo acerca de Ricardo Gondim poderá ser encontrado nesse link:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/10/ricardo-gondim-diz-que-perdeu-fe-sem.html

Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Evangélicos Convocam Marcha Contra PLC 122



A data já está marcada: 1º de Junho de 2011. A iniciativa, da perspectiva de aumentar o conhecimento do povo em geral, acerca dessa ação do poder legislativo merece todo nosso apoio. Qualquer pessoa familiariazada com o conteúdo da PL 122 sabe que a mesma é inconstitucional e, ao tentar proteger os direitos de alguns cidadãos acaba ferindo os direitos de outros. Por esse motivo apenas, compete a todos os seguidores sinceros de Jesus Cristo, tomar conhecimento do conteúdo desse projeto e assumir uma posição digna, de combarter a mesma, de acordo com a nossa consciência diante de Deus.

Agora, infelizmente, os líderes evangélicos que comandam a organizanção da marcha estão confundindo a responsabilidade que têm como cidadãos, com aquela que devem ter como cristãos. Estamos dizendo isso, porque estão transformando a marcha em um ato verdadeiramente ecumênico, para o qual estão sendo convidados padres e outras autoridades eclesiásticas do catolicismo romano.
Já temos apresentado em outros artigos publicados nesse blog que:

• Os evangélicos devem denunciar com toda veemência a PL 122, bem como a lei que trata da segurança da vida e envolve as questões do aborto, da eutanásia e etc. Ver artigos aqui:

 http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/11/questao-do-aborto-e-alianca-entre.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/02/evangelicos-nao-devem-se-esquecer-da.html

 http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/11/o-perigo-da-associacao-entre-catolicos.html

 http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/03/cuidados-que-devemos-tomar-com-todos-os.html

• Os evangélicos devem se organizar entre si próprios, sem esperar nenhum tipo de apoio, nem desejar nenhuma cooperação vinda da parte da Igreja Católica Apostólica Romana, que é a campeã da promoção da idolatria no nosso país.

As palavras do apóstolo Paulo deve nos servir de exortação nesse momento tão importante: 2 Coríntios 6:14—7:1.

14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?


15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?


16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.


17 Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,


18 serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.


1 Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.

Além do mais, pelo que parece, esses líderes evangélicos encarregados da marcha estão mais interessados nos dividendos que podem recolher entre o povo evangélico, do que em assumir uma posição corajosa, mesmo que solitária, a favor da verdade. Ao se associarem aos católicos confundem as pessoas dando a impressão que católico e evangélico é tudo a mesma coisa. A Igreja Romana agora resolveu nos chamar de “irmãos separados”. Mas isso é apenas retórica. Se quisermos ser tratados como irmãos de verdade, temos que abandonar nossas convicções, nos arrepender e retornar para o catolicismo engolindo todas as suas propaladas mentiras acerca da transubstanciação, purgatório, santos, Maria e tudo o mais. Para demonstrar a boa vontade do lado protestante, a Revista Ultimato em sua edição passada de Julho-Agosto de 2009 trouxe um artigo assinado por um professor católico romano, Sr. Felipe Aquino, promotor da idolatria e tudo o mais. Naquele artigo ele aproveitou para defender a tese da infalibilidade papal.

Não seria mais inteligente fazer a marcha sem convidar esses que afrontam o nome do Senhor com seus ídolos e suas abominações? Que se une àqueles que praticam o erro torna-se tão culpado quanto eles – ver Efésios 5:8—12. Mas a liderança da marcha está muito interessada no tamanho da mesma, que pode crescer bastante se os católicos aderirem. Com isso eles poderão depois, se gabarem de terem organizado uma marcha que juntou um número x de pessoas, o que para muitos servirá como prova da capacidade de mobilização do que esses senhores são capazes. Mas quando tiveram a oportunidade de apoiar a candidata evangélica à presidência da república, se acovardaram e foram apoiar o Serra, a Dilma e etc.

Não se deixe enganar, não participe desse ato que mistura religião com política, crentes com incrédulos, inclusive com idólatras, e que não tem nenhum propósito verdadeiro em engrandecer o nome do Senhor Jesus nem produzir a Glória de Deus.

Leve em conta as palavras do salmista no Salmo 115:4—8

4 Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens.
 

5 Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem;
 

6 têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram.
 

7 Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta.
 

8 Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.

Que Deus abençoe a todos.

Fraternalmente,

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

SERMÃO PARA O DIA DAS MÃES DE 2011 - MULHERES DE VERDADE



TEXTO: 1 Pedro 3:1—7

Introdução

• O mundo hoje está cheio de mulheres de mulheres de mentira. Quero explicar melhor. Chamo mulheres de mentira aquelas mulheres que se preocupam exclusivamente com:

 A vaidade centrada apenas na aparência.

 Serem mandonas. Querem mandar em tudo e em todos.

 Completamente independentes não entendendo que foram criadas para serem interdependentes.

 São absolutamente insubmissas. Não aceitam ninguém que, porventura, possa estar acima delas.

• Esse é o retrato da vasta maioria das mulheres dos nossos dias.

• Mas ele não é o retrato bíblico, nem reflete o desejo de Deus para as mulheres em geral.

• Por esses motivos estamos procurando por

MULHERES DE VERDADE

O nosso texto de hoje nos apresenta algumas das características que devem existir naquelas que Deus considera mulheres de verdade.

I. Mulheres de Verdade são Aquelas que Aprenderam a Confiar em Deus, Acima de Tudo.

• Como o Salmista em Salmos 42:5 elas aprenderem a dizer para si mesmas as seguintes palavras: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”.

• São mulheres que não olham as circunstâncias ao redor, mas mantém o olhar fixo em Deus:

 1 Pedro 3:6b

 1 Pedro 3:14

• Elas encontram em Sara, esposa de Abraão um bom exemplo para seguir – ver Hebreus 11:11.

II. Mulheres de Verdade são Aquelas que Possuem um Espírito Manso e Tranquilo.

• Essa mulheres ganham seus esposos para Cristo sem usar palavras – ver 1 Pedro 1:1—2.

• Não estão preocupadas com adornos externos – roupas, sapatos, jóias e penteados – ver 1 Pedro 3:3.

• Valorizam aquilo que Deus valoriza, que é: ver 1 Pedro 3:4.

 Um espírito manso. No grego é πραέως – praéos – que pode ser assim definido: espírito de gentileza, bondade de espírito, humildade. Humildade para Deus é aquela disposição de espírito com a qual aceitamos sua forma de lidar conosco como a melhor, sem, no entanto, disputar ou resistir.

 Um espírito tranquilo. No grego é ἡσυχίου – esuchíou – calmo, sereno ou tranquilo.

III. Mulheres de Verdade são Aquelas que se Submetem Voluntariamente a Seus Maridos- verso 5.

• Como esperam em Deus, essas mulheres não precisam temer homem nenhum.

• A beleza interior valorizada por Deus lança fora todo o medo que possa existir.

• Sem nenhum temor, e confiando em Deus a mulher de verdade se submete ao seu próprio marido.

Conclusão.

1. Mulheres de verdade são chamadas pelo próprio Deus de “santas mulheres” – 1 Pedro 1:5.

2. Mulheres de verdade e que são casadas colocam Deus em primeiro lugar em suas vidas. A esperança total delas está apenas na pessoa do próprio Deus.

3. Mulheres de verdade e que são solteiras colocam todas suas esperanças em Deus e não em algum futuro marido.

4. Marido que realmente presta é aquele que está disposto a ocupar o segundo lugar na vida de uma mulher a quem deve tratar de acordo com 1 Pedro 3:7.




Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Pastor John MacArthur desafia a Igreja a Não “fornicar” com o Mundo.




Na última conferência voltada para pastores promovida pela Grace Community Church e pelo Shepherd Seminary, ambos dirigidos pelo pastor batista John MacArthur, ele disse o seguinte: “A Igreja, se deve ser alguma coisa, precisa ser absolutamente distinta da cultura, absolutamente distinta do mundo, absolutamente distinta dos incrédulos. O apóstolo Paulo exige um rompimento total. É impossível casar a igreja com a cultura. A igreja não deve fornicar com o mundo”. Apesar da dureza e do vigor das palavras do pastor MacArthur, as mesmas precisam ser entendidas no contexto apropriado do Novo Testamento conforme a orientação que encontramos, por exemplo, em 1 Coríntios 5:9—10: “Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo”.

Mas, infelizmente o próprio MacArthur tem, muitas vezes se associado com muitos verdadeiros inimigos da cruz de Cristo, numa espécie de compromisso realmente reprovável. Muitas vezes, unido por causas comuns – aborto, questões homossexuais, etc. – MacArthur tem subido e compartilhado palanques com autoridades católico romanas. Ele também comunga com Billy Graham que tem dito que acredita que pessoas, de qualquer religião, podem ser salvas sem o conhecimento de Jesus Cristo – para aqueles que desejarem ouvir as palavras da boca do próprio Billy Graham podem acessar esse link:

http://www.youtube.com/watch?v=-gtR8rp4ozw&NR=1

Ora, apenas essa afirmação deveria ser suficiente para fazer o pastor John se mexer em defesa dos claros ensinamentos da Bíblia em Atos 4:12: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Se existir a possibilidade de salvação sem Jesus, segue-se que o Senhor morreu em vão – ver Gálatas 2:21.

A Bíblia nos adverte acerca do cuidado e da devida distância que devemos manter daqueles que estão dispostos a fazer qualquer coisa para se manterem politicamente corretos:

• Romanos 12:2 - E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

• Romanos 16:17 - Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles.

• 2 Coríntios 6:14—18 - Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

• 1 Timóteo 6—5 - Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.

• 2 Timóteo 3:5 - Tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

• 1 João 2:15—17 - Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

Peço que nenhum dos leitores me entenda mal. Reprovar alguém biblicamente é nosso dever e obrigação – em breve estarei publicando um artigo acerca da nossa responsabilidade e obrigação de julgar aquilo que está errado conforme a Palavra de Deus.

Até lá continuo em oração para que nossos olhos sejam abertos acerca do mal que existe nessas associações que temos denunciado aqui nesse blog.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

sábado, 7 de maio de 2011

Saudai-vos uns Aos Outros - AMAI-VOS UNS AOS OUTROS - Parte 4 - SERMÃO 011



Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior


Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Sermão 013


Texto: Romanos 16:16

Introdução.

• Como cristãos não estamos reunidos aqui hoje para cumprir uma obrigação. Estamos aqui por que amamos o Senhor e queremos adorá-lo.

• A fé cristã não é uma fé baseada em cumprimento de obrigações. É uma fé baseada em relacionamentos.

 Relacionamento com Deus.

 Relacionamento com os Irmãos.

• Estes relacionamentos são concretizados mediante a prática constante do amor.

 Amor para com Deus.

 Amor para com os irmãos.

• Visando nos ajudar a entender as implicações contidas no mandamento que foi dado por Jesus e que diz:

 “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. – João 13:34.

• O Espírito Santo inspirou os autores dos livros do Novo Testamento a desenvolverem uma série de mandamentos que estamos chamando de “mandamentos de reciprocidade” por que os mesmos são verdadeiros para todos os cristãos é devem governar nossos relacionamentos uns com os outros.

• O amor que devemos uns para os outros é tão importante que quando não amamos uns aos outros nós também não amamos a Deus:

Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão – 1 João 4:20 -21.

• Na mensagem anterior tivemos a oportunidade de falar acerca de como devemos “nos acolher ou aceitar uns aos outros”, independente de qualquer coisa e de quaisquer circunstâncias.

• O mandamento do Senhor diz: Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus - Romanos 15:7.

• Hoje queremos tratar de outro mandamento recíproco que diz:

Saudai-vos uns Aos Outros

I. O Mandamento Acerca do Dever de Saudar Uns Aos Outros.

• Este mandamento é mencionado muitas vezes no Novo Testamento. Nós podemos encontrá-lo em:

 Romanos 16:16 - Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.

 1 Coríntios 16:20 - Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.

 2 Coríntios 13:12 -12 Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam.

 1 Pedro 5:14 - Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz a todos vós que vos achais em Cristo.

II. Qual é o Significado do Verbo “saudar” no Original Grego?

A. A palavra usada por Paulo é Ἀσπάζομαι – aspázomai.

Esta palavra possui as seguintes definições na língua grega:

• Saudar alguém, cumprimentar, dar cumprimentos de boas vindas, desejar o bem a.

• Receber alegremente, dar boas vindas.

B. Como as pessoas praticavam esta saudação nos dias do Novo Testamento?

• O beijo ou ósculo era e ainda é em muitos lugares a forma mais comum de saudação que existe.

• Em toda a bacia do mediterrâneo e através de todo o oriente médio o ósculo ainda é a forma mais tradicional de saudar alguém.

• Nos dias do Novo Testamento o beijo era a forma mais comum de saudação entre os membros de uma mesma família bem como entre aqueles que pertenciam a um mesmo grupo religioso.

C. Da definição que demos acima, podemos concluir que para os autores do Novo Testamento, o verbo Ἀσπάζομαι – aspázomai – saudar tinha os seguintes significados:

 Saudar uns aos outros é uma forma externa de reconhecer nossa vida comum em Cristo e manifestar nosso amor fraternal de uns para com os outros.

 Tal saudação pode ser física, audível ou por escrito.

 A ênfase principal deste mandamento é que NÃO DEVEMOS IGNORAR UNS AOS OUTROS QUANDO SURGIR QUALQUER OPORTUNIDADE DE NOS COMUNICAR UNS COM OS OUTROS.

D. Assim Temos que:

• Os cristãos dos primeiros séculos, porque se consideravam uma verdadeira família de irmãs e irmãos adotaram o ósculo como a forma mais comuns de saudarem uns aos outros.

E. Os tempos e os Costumes mudam.

• No ocidente adotamos o cumprimento com as mãos entre homens, e de um beijo, dois beijos e até três beijos “prá casar” entre homens e mulheres e, em alguns casos, ainda adotamos nos abraçar.

• Mas nossos costumes não devem eclipsar a verdade que Deus nos quer ensinar: devemos saudar uns aos outros de alguma forma para demonstrar nossa aceitação comum e o amor que temos uns pelos outros.

Conclusão:

1. Quando falamos da necessidade de nos saudar uns aos outros, em obediência ao mandamento de Deus, nós temos que nos lembrar que existem algumas implicações neste mandamento:

• A saudação deve ser pessoal como vemos em Romanos 16 e em 3 João 14.

• A saudação deve conter algum tipo de reconhecimento e de apreciação pela pessoa saudada. De um modo especial deve ser reconhecido o trabalho feito a favor do Senhor e do Seu reino.

• A saudação deve ser imparcial. Ninguém pode ser tratado como “favorito” ao mesmo tempo em que ninguém pode ser “ignorado”. Fazer distinção entre uma pessoa e outra é pecado – ver Tiago 2:9.

• Não devemos saudar - no sentido ensinado no Novo Testamento como reconhecendo com irmão ou irmã na fé - a ninguém que, professando ser cristão - esteja ensinando falsas doutrinas – ver 2 João 10 – 11.

2. O valor deste mandamento, quando obedecido, possui um imenso poder em criar uma atmosfera de amor e de afeição fraternal entre os crentes.

3. Quando praticado de forma consciente e consistente, este mandamento ajuda a aproximar os cristão, como uma verdadeira comunidade, o que faz com que a comunidade seja encorajada a dar outros passos na direção de expressar o amor mútuo que devemos uns aos outros.

4. Então, seja com um aperto de mão, com um abraço ou até mesmo com um beijo, saudemos uns aos outros reconhecendo que somos membros da família de Deus, e por este motivo não devem existir nem “favoritos” nem “ignorados” entre nós.

5. Que o Deus que nos ama a todos, indistintamente, possa nos ajudar a manifestar seu amor uns para com os outros através deste significativo ato de “saudar uns aos outros”.


Outros Estudos Acerca da Vida Comum dos Santos de Deus.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06



Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Porque Não Posso Concordar com o Ricardo Gondim.



Não conheço o Sr. Ricardo Gondim pessoalmente. Por esse motivo, sempre que escrevo algo acerca dele procuro evitar, como é minha obrigação, fazer qualquer comentário acerca de sua pessoa. Limito-me a falar acerca daquilo que ele diz ou escreve. Esse é novamente o caso agora.

Não sei exatamente quando, mas ele concedeu uma entrevista à revista Carta Capital. Em uma de suas respostas ele afirma o seguinte:

RG: ... "Fui eleito o herege da vez. Entre outras coisas, porque advogo a tese de que a teologia de um Deus títere, controlador da história, não cabe mais. Pode ter cabido na era medieval, mas não hoje. O Deus em que creio não controla, mas ama. É incompatível a existência de um Deus controlador com a liberdade humana. Se Deus é bom e onipotente, e coisas ruins acontecem., então há algo errado com esse pressuposto. Minha resposta é que Deus não está no controle. A favela, o córrego poluído, a tragédia, a guerra, não têm nada a ver com Deus. Concordo muito com Simone Weil, uma judia convertida ao catolicismo durante a Segunda Guerra Mundial, quando diz que o mundo só é possível pela ausência de Deus. Vivemos como se Deus não existisse, porque só assim nos tornamos cidadãos responsáveis, nos humanizamos, lutamos pela vida, pelo bem. A visão de Deus como um pai todo-poderoso, que vai me proteger, poupar, socorrer e abrir portas é infantilizadora da vida".

Ricardo se considera injustiçado, o que é uma atitude típica dos fariseus como os encontramos na Bíblia. Mas, mesmo se sentindo assim, ele ainda consegue enxergar certo privilégio, pois alega ter sido “eleito o herege da vez”. Alguém aí poderia me enviar a lista oficial dos “10 últimos hereges da vez”, fazendo o favor. Ela alega estar sendo perseguido porque não aceita mais a idéia de um Deus “títere e controlador da história”. Ora, aqui cabe perguntar, quem defende idéia tão esdrúxula de um deus assim senão pastores das Assembléias de Deus e outros ramos do pentecostalismos, como ele mesmo. A visão reformada de Deus é de um Senhor absolutamente soberano não apenas sobre todo o universo, mas principalmente sobre o planeta Terra e a vida de todos os seres humanos, inclusive. Todavia, Gondim é livre para crer no deus que melhor satisfizer suas fantasias ou necessidades, mas sua ingenuidade chega a ser patética, pois não fosse a graça soberana de Deus, há muito já teríamos destruído o planeta e dado cabo de todas as nossas vidas. Mas Deus nos ama a ponto de não permitir que exerçamos nossa sanha assassina e destruidora como gostaríamos de fazer.

A posição de Gondim é típica dos teólogos pentecostais que, na sua grande maioria, não entendem absolutamente nada acerca, por exemplo, de versos tais como Romanos 8:28—30. Não entendem nada acerca da graça de Deus e dos misteriosos propósitos de Deus relacionados à nossa eleição em AMOR – ver Efésios 1:4—5 - e predestinação para sermos exatamente como Jesus Cristo. Caso se dedicasse a estudar as Escrituras em vez de ficar apenas criticando os reformados, talvez pudesse entender essas verdades sublimes. Para mim, pessoalmente, tem sido motivo de grande alegria ver vários pastores das Assembléias de Deus abandonando suas posições tradicionais, para adotarem os ensinamentos da reforma. Isso é realmente maravilhoso. Mas, infelizmente, não é o caso de Gondim.

Ele fala de liberdade humana, como se fosse uma realidade na vida de todos os seres humanos. Talvez devesse dar ouvidos à letra composta pelo Flávio Venturini e cantada com todo sentimento por Milton Nascimento: Caçador de Mim. Nesse poema, Flávio Venturini admite que a vida humana é uma “entrega a paixões que nunca têm fim”. Não existe verdadeira liberdade para aqueles que são escravos do pecado, qualquer que seja, por menor que seja. Jesus é categórico: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado – João 8:34. Portanto, adeus a essa pretensa liberdade humana. Ela simplesmente não existe.

Como um rabino judeu ele argumenta que é incompreensível o fato de coisas ruins acontecerem a pessoas boas. Mas quem são, pergunto eu, essas pessoas boas? A bíblia é acachapante quando se utiliza de adjetivos para caracterizar os pecadores diante de Deus. Eis uma lista parcial de como somos classificados enquanto pecadores diante de Deus: desviados, perdidos, fracos, ímpios, extraviados, inúteis e pecadores; incapazes de fazer o bem, mortos em delitos e pecados, transgressores, homens naturais incapazes de aceitar e de entender a revelação de Deus; néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-se uns aos outros; infiéis, adúlteros, traidores, assassinos, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus; cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Bem, a lista é longa, mas não é exaustiva!1 Como um homem dizendo-se pastor e mestre das Sagradas Escrituras pode acreditar que existam pessoas boas é talvez a maior incógnita que tenho acerca de Gondim.

Como um verdadeiro tolo Gondim afirma que Deus não está no controle. Bem, faz parte da paciência e do caráter amoroso de Deus tolerar as afrontas que lhe fazemos, sem que necessariamente ele nos trate de acordo com o que merecemos – ver Salmos 103:10.

Concordo, em parte, com Gondim quando ele afirma: ”A favela, o córrego poluído, a tragédia, a guerra, não têm nada a ver com Deus”. De fato essas coisas não são responsabilidade de Deus, mas exclusivamente nossa. Mas Deus deseja que Seus filhos se envolvam com todas essas questões, porque os seres humanos não foram criados para viver em favelas, nem ao lado de córregos poluídos e muito menos fazendo guerra uns com os outros. Compete aos filhos de Deus imitarem o irmão primogênito, Jesus – ver Romanos 8:29 – promovendo a reconciliação com Deus que é o primeiro passo de todos e depois envidar todos os esforços para manter a unidade que nos é concedida pelo Espírito Santo – ver 2 Coríntios 5:20 e Efésios 4:1—3.

A proposta e a busca de Gondim de tentar viver como se Deus não existisse é realmente uma alternativa constrangedora. No fim, o que resta de toda sua proposta é puro humanismo: sem Deus, sem esperança sem salvação eterna.

Que Deus abençoe a todos,

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Notas

1. Listas contendo as coisas terríveis que os seres humanos são capazes de fazer podem ser encontradas, por exemplo, em: Marcos 7:21 – 22; Romanos 1:28 – 32; 1 Coríntios 6:9 – 10; Gálatas 5:19 – 21; Efésios 4:31; 5:3 – 6; Colossenses 3:5; e 2 Timóteo 3:1 – 6. E isto para ficarmos no Novo Testamento somente.