domingo, 31 de julho de 2011

EX-FRADE ATACA JESUS PARA PROMOVER UMA VARIAÇÃO DO ESPIRITISMO



Em outro post, chamado “As Contradições da Cristandade”, que pode ser acessado aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/07/as-contradicoes-da-cristandade.html

nós tivemos a oportunidade de comentar que a cada período de cinco a dez anos aparece alguém ensinando que a Igreja Católica é uma fraude – e é mesmo – mas, a intenção é dizer que a Igreja Cristã é uma fraude. É essa mentira que nos leva a escrever contra esses pretensos críticos. O último de que tínhamos notícias era um espanhol que publicou um livro (1) onde alega, entre outras bobagens, que Jesus nunca teve a intenção de formar a igreja cristã. Para pessoas com el señor Árias – ex padre - eles, os cristãos primitivos esperavam a volta de Jesus em poucos anos. Como está volta não aconteceu, se inventou, então, a igreja com toda sua estrutura hierarquizada e rígida que visava exatamente prover os cristãos com uma maneira organizada para aguardar o longo período entre a primeira e a segunda vindas de Jesus. O livro dele foi publicado em 2001.

Pois não é que exatamente agora, em 2011, dez anos depois do livro de Juan Árias, surge outro livro, desta vez escrito por um ex-frade franciscano que atende pelo nome de Marcelo da Luz. Ele pode até se chamar “Luz”, mas o fato é que se encontra imerso nas mais profundas trevas que podemos imaginar.

Seu livro chama-se “Onde a Religião Termina?” e foi publicado pela Editares e lançado em Fevereiro de 2011. É um volume massudo de 486 páginas que custam R$ 68. Quer um conselho? Poupe seu dinheiro. O livro não vale à pena nem como argumento para discussão. Digo isso porque o autor, bem atrevido, diga-se de passagem, se propõe apenas a provar as seguintes coisas:

• Jesus Cristo, aquele dos Evangelhos e do Novo Testamento, é um mito e não uma pessoa. Ele nunca existiu de fato. Comentário: boa sorte nesse quesito. Existem milhares de escritores mais competentes que nosso frade em questão e que fracassaram por completo. As histórias que ele conta têm, pelo menos, 250 anos, não existe nada de novo, portanto. Quem quiser ouvir o besteirol do ex-padre, que não tem nada de novo do que vem sendo dito por teólogos liberais desde os meados do século XVIII, poderá acessar esse link:

http://www.youtube.com/watch?v=0w2xLoN6X04&feature=fvwrel

• Os evangélicos idolatram a Bíblia. Comentário: é possível que existam alguns evangélicos mal informados e supersticiosos que ajam dessa maneira. Eles podem até serem evangélicos, mas realmente não conhecem a Jesus nem as Escrituras Sagradas.

• A Igreja Católica Apostólica Romana faz lavagem cerebral nas pessoas. Comentário: fala sério frade Luz. Você chegou a essa conclusão sozinho ou...

• O espiritismo consola as pessoas. Comentário: olha, o cara abandonar a fé católica romana eu até entendo, mas elogiar o espiritismo aí já é realmente estupidez da mais alta magnitude.

• As religiões atrasam a evolução. Comentário: a evolução a que ele se refere é a evolução espiritual das pessoas e nesse quesito ele está coberto de razão. Toda religião é escravidão. O Cristianismo não pode ser confundido com uma religião, porque o Cristianismo acerca do qual estamos falando é, na realidade, a própria vida de Jesus vivida através de cada crente pela presença do Espírito Santo de Deus.

Infelizmente o propósito original de Deus para Seu povo da Nova Aliança foi pervertido rapidamente por causa das tendências pecaminosas que existem em nós de sempre revertermos às práticas religiosas, em vez de viver a vida cristã. Esta nossa tendência constitui-se em uma verdadeira insensatez como tão bem a chamou o apóstolo Paulo – ver Gálatas 3:1—3. Por este motivo o próprio Paulo exortou os gálatas a que não se deixassem escravizar novamente – ver Gálatas 5:1. Sim, porque, vale à pena repetir, toda RELIGIÃO É ESCRAVIDÃO.

Peço ao leitor que não se deixe intimidar pelos meus comentários. Uma realidade pertubadora associada ao Padre Luz é que, ele não é um ateu clássico, como poderíamos considerar, o biólogo nigeriano Richard Dawkins. Ele, na realidade, é adepto de um movimento esotérico chamado de “Conscienciologia”. Xique né? O inventor desse besteirol é um médico brasileiro e velho parceiro de Chico Xavier chamado Waldo Vieira. Nosso doutor acredita na reencarnação, mas não das almas humanas, e sim, apenas da consiência. Tanto o inventor – Vieira – quanto o ardoroso seguidor – Luz – acreditam que estão lidando com uma verdadeira ciência e não com uma religião. Até onde vai a estupidez humana é realmente impossível de dizer diante das afirmações estapafúrdias desses dois senhores. Quem quiser ouvir as bobagens do Dr. Vieira da própria boca dele basta seguir esse link aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=NHsSNaYJ6YQ&NR=1

O padre Luz, mergulhado em trevas, fala muito acerca de Jesus em seu livro, porque sua intenção número um é provar que Jesus, por não ter existido como pessoa divina, não poderia, em nenhuma hipótese, ser o Filho de Deus. Luz acredita em certo tipo de deus, mas é impositivo em afirmar que os seres humanos não lhe devem absolutamente nada. Ou seja: o deus do ex-frade não passa de um banana.

O ex-padre Luz alega que “não há motivos racionais para que alguém considere Jesus divino ou o homem mais inteligente e brilhante que já existiu. Muito pelo contrário. Hoje, qualquer pessoa esclarecida pode ir muito além de Jesus Cristo”. Talvez seja essa a pretensão dele. Mas em defesa de Jesus contra todas essas mentiras, nós podemos afirmar o seguinte:

1. Jesus não é um mito, Jesus é Deus que veio habitar entre nós – ver João 1:1—3, 14. Jesus veio suprir as condições necessárias para que o ser humano fosse reconciliado com Deus – ver 2 Coríntios 5:18—19. Jesus não veio nos prometer uma vida eterna futura. A vida eterna é uma qustão de relacionamento e como tal, se inicia aqui mesmo, enquanto vivemos na Terra. Note as palavras de Jesus em João 17:3 onde ele diz: E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Observe o tempo presente: A VIDA ETERNA É ESTA. Ele não diz, será. JESUS DIZ: É. JESUS, SIM, REPRESENTA O FIM DAS RELIGIÕES, COMO AFIRMATIVA MESMO, e não como uma interrogação com faz o ex-padre, que continua tão perdido no Espiritismo como estava na Igreja Católica Romana.

2. Nossa afirmativa acima de que o Cristianismo é a própria vida de Jesus vivida através dos crentes pelo poder do Espírito Santo, não passa, na realidade, de uma afirmativa ontológica – do enquadramento do ser como um ser – baseada em certas pré suposições. É uma teologia que está centrada na pessoa de Cristo – Cristocêntrica – e como tal apresenta uma poderosa pressuposição de que Jesus não veio a este mundo para trazer alguma coisa – seja lá o que for – e sim para manifestar a Si mesmo como aquele que é capaz de viver, como Deus, nos seres humanos. Essa afirmação desmonta, por completo, grande parte dos argumentos apresentados no livro “Onde a Religião Termina?”. Este tipo de compreensão será sempre anti-religioso e desposará, de forma contínua, o fato de que a revelação de Deus através da pessoa de Jesus representa, de forma absoluta, o fim de todas e quaisquer formas religiosas e das próprias religiões em si mesmas. Fica aqui, então, a advertência de que a continuação desse estudo poderá ser bastante prejudicial às suas práticas religiosas. Nosso alvo é, quanto possível, deixarmos nos moldar pelas palavras do Senhor Jesus, como registradas nos escritos da Nova Aliança, especialmente aquelas que encontramos nas páginas escritas pelos quatro evangelistas.

3. Todas as vezes que nos aproximamos do texto bíblico, nós precisamos estar cientes do fato de que estamos lendo um material que foi escrito há aproximadamente dois mil anos. Além disso, o material que estamos lendo não foi sequer escrito em português e sim em outra língua. No caso da literatura da Nova Aliança, a mesma foi escrita em um tipo de grego chamado de “koiné” – grego comum falado pela maioria dos habitantes do Império Romano – e que é distinto do grego “clássico” – de Platão, Xenofontes e Heródoto – bem como do grego moderno, o grego que se fala atualmente na Grécia. Por estes motivos devemos sempre considerar, de maneira apropriada, a necessidade que temos de levar em conta estes fatores. Caso contrário, nós corremos o risco de cometer graves injustiças contra o próprio texto.

4. Mas nossos problemas não se limitam às questões do texto em si. Torna-se necessário tentarmos entender também, o contexto em que os fatos que estão narrados na literatura da Nova Aliança ocorreram. Estudiosos alemães se referiram a este contexto usando a expressão “sitz in leben”. Esta expressão passou a ser adotada por todos os estudiosos da Bíblia, que desejam entender, da melhor maneira possível, o “ambiente” em que Jesus viveu e proferiu suas palavras. Nós também devemos nos empenhar por estabelecer, de maneira mais independente possível, o contexto que envolvia a pessoa do Senhor Jesus durante os anos de Sua vida, como registrados nas páginas da Bíblia. Caso contrário corremos o risco de fazer afirmações tolas, como as que encontramos no livro do ex-frade. Entre esses aspectos do contexto, nós podemos destacar:

• O contexto histórico.

• O contexto político.

• O contexto cultural.

• O contexto racial.

• O contexto social.

• O contexto econômico.

• O contexto geográfico.

• O contexto religioso.

Mas mesmo com todos estes estudos nossa compreensão ainda será limitada. Todavia, mesmo que nosso entendimento nunca consiga absorver todas as complexidades e detalhes daquilo que estamos estudando, ainda assim devemos tentar fazê-lo envidando nossos melhores esforços.

5. Um dos propósitos desse blog é tentar compreender, da melhor maneira possível, como a autorevelação de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, confrontou as religiões daqueles dias e como continua confrontando todas as práticas religiosas, vinte séculos depois. Nosso foco está centrado no confronto que percebemos, de maneira clara, existiu entre o Senhor Jesus e os religiosos daqueles dias. Não é difícil comprovarmos que as práticas religiosas dos judeus do primeiro século da Era Cristã eram exatamente iguais às tendências religiosas que encontramos nos dias de hoje, incluindo-se aí as nossas próprias e essas esposadas pelo ex-padre. Como os judeus dos dias de Jesus, nós também precisamos ser, diretamente confrontados, pelas palavras do Senhor. É inútil tentar escapar. Somente a atitude voluntária de não ler a Bíblia pode evitar o confronto que nos aguarda. Mas se nos mantivermos firmes no curso traçado, não será difícil percebermos:

• A multiplicidade de interpretações religiosas que têm sido impostas sobre os textos bíblicos durante a passagem dos séculos.

• As falácias que, de forma contínua, são confrontadas e expostas como completamente absurdas e ridículas pelas verdades que encontramos nas páginas da Bíblia.

• A constante onda de idiotices inventadas pelos líderes religiosos que se evaporam ao serem confrontadas com as palavras e a sabedoria eternas de Jesus.

• A escravidão a que temos sido muitas vezes reduzidos através das práticas religiosas e diante da quais torna-se imperativo ouvir as palavras do Senhor Jesus, quando disse: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres – João 8:36”.

Acima de tudo, porém, desejamos compreender o significado da revelação do próprio Deus, através da pessoa de Jesus. Tal compreensão, não é difícil perceber, irá conflitar com muitas práticas a que estamos acostumados; irá também nos confundir com respeito a inúmeras idéias erradas que estão profundamente arraigadas em nós. Além, é claro, de nos confrontar diretamente no que diz respeito às nossas práticas religiosas.

6. O apóstolo Paulo escrevendo ao irmão Timóteo deixa bem claro que existe somente um Deus e somente um mediador entre Deus e os homens. E este mediador não é outro senão o próprio Senhor Jesus Cristo – ver 1 Timóteo 2:5. Mas apesar de ser este poderoso, único e exclusivo mediador, Jesus, ainda assim, se esvaziou completamente de suas prerrogativas divinas – especialmente as de soberania e independência – para viver de forma humilde e dependente, sob a direção e vontade soberana do Pai, mediante a presença do Espírito Santo em Sua vida. Em nenhum momento desse Seu esvaziamento Jesus deixou de ser Deus, mas ele também não era nada mais do que um ser humano. Como Deus encarnado em forma humana – ver João 1:1—3 e 14 - Jesus podia “funcionar” como Deus, bem como um ser humano. Mas o fato é que o Senhor Jesus optou, de forma sistemática, agir com sua natureza humana em vez de lançar mão da natureza divina.

7. Mas mesmo como ser humano, ainda assim, Jesus era completa e radicalmente diferente de todas as pessoas com as quais conviveu. Desde a mais remota antiguidade os homens aprendem, logo cedo em suas vidas, acerca da importância de se conformarem com o grupo no meio do qual habitam. Quando adultos chegamos a compreender que esta conformação assume a medida exata de tudo o que é “verdadeiro e virtuoso”. Mas estas verdades e virtudes não estão baseadas em um parâmetro eterno, como a Palavra de Deus, por exemplo. São invencionices humanas, parâmetros humanos, verdades humanas. É em um contexto como esse que o Senhor Jesus se manifesta. O imenso conhecimento dos escribas não lhe causava a menor impressão. A radical adesão dos fariseus à tradição dos anciãos era vista por Jesus não como algo digno de ser imitado e sim como algo completamente reprovável. Para Jesus, que encarnava a própria verdade, nenhuma tradição era sacra demais para ser questionada; nenhuma autoridade era elevada demais para não ser questionada e contradita; nenhuma norma estabelecida estava imune a ser revista.

Quando olhamos para o Jesus que os evangelhos nos apresentam não temos como não ficar admirados diante do fato de que Ele era um homem livre do sentimento de medo. Seus opositores, mesmo tendo o poder de mandar prendê-lo e até de condená-lo à morte não lhe infundiam o menor temor. O destemor demonstrado por Jesus é uma clara indicação que Ele não tinha medo nem de escandalizar as pessoas, nem de prejudicar Sua reputação. Ao associar-se com pessoas de reputação duvidosa – prostitutas, coletores de impostos e o populacho mais simples – Jesus se colocava no centro da tormenta e as pessoas de “boa reputação” não aceitavam aquele mestre que parecia muito permissivo para o gosto daquela época. Logo, logo Jesus ganhou uma reputação nada recomendável – ver Lucas 7:33—34.

8. Uma das características mais marcantes do Senhor Jesus é sua atitude de não comprometer suas convicções em troca de apoio e aplauso popular. Nestes dias nós estamos cansados de ver muitos líderes religiosos dispostos a comprometer suas convicções em troca de aceitação. Jesus não, Ele se preocupava em fazer e agradar ao Pai que o havia enviado. Ele não estava interessado naquilo que as pessoas pensavam dele. E as pessoas, em geral, pensavam muito mal de Jesus como vimos a pouco – elas o chamavam de glutão e beberrão e amigo de publicanos e pecadores. Mas não para por aí. Seus parentes próximos e seus inimigos mais ferozes também tinham opiniões nada elogiosas acerca do Senhor Jesus, como podemos ver a seguir:

• Os parentes de Jesus achavam que ele estava - ἐξέστη – exésti - fora de si ou que estava insano ou maluco da cabeça. Por este motivo saíram atrás dele para o - κρατῆσαι – kratêsai - prenderem – ver Marcos 3:21.

• Mesmo sua mãe e seus irmãos, nesta mesma ocasião, quiseram chamá-lo para fora da casa em que se encontrava, talvez com o mesmo propósito que os parentes mencionados acima, mas não foram atendidos. Pelo contrário, Jesus deixou claro que fazer a vontade de Deus é nossa tarefa mais importante. Sua mãe e Seus irmãos não foram atendidos! Ver Marcos 3:31—35.

• Ainda neste mesmo contexto os maiores inimigos de Jesus – os fariseus e os escribas – acusaram Jesus de - Βεελζεβοὺλ ἔχε – Beelzeboùl éche – possesso de Belzebu – ver Marcos 3:22 e Mateus 12:24.

Como dissemos antes, Jesus era destemido e não usava meias palavras. Através de parábolas, de afirmações e de instruções era sempre contundente. Ele falava assim porque nossas vidas na Terra e na eternidade dependem das palavras que ele proferiu – ver João 6:63.

Estes são os motivos porque estamos insistindo na necessidade que temos de fazer uma leitura dos Evangelhos e, por extensão, de toda a literatura da Nova Aliança, que seja independente das formas como são interpretadas pelas religiões. Quando lemos os Evangelhos com esta atitude nós precisamos estar preparados para nos perguntar, vez após vez, o seguinte:

1) Diante da cena que estamos lendo, quais são os conceitos religiosos que estão em evidência aqui?

2) Como a mensagem de Jesus contrasta com as tendências religiosas tão comuns entre os seres humanos?

O teólogo alemão Ernst Kasëmann diz: “Jesus surgiu rompendo através da piedade e da teologia praticadas por seus contemporâneos, trazendo as promessas e o amor de Deus em vez da lei de Moisés; trouxe também Seu inefável dom, o Espírito Santo, para ocupar o lugar das tradições judaicas; além disso, trouxe uma revelação precisa da vontade de Deus para substituir de uma vez por todas os casuísmos do judaísmo, bem como uma revelação da graça de Deus em lugar das obras de justiça” (2).

Nossa oração é que pessoas com o ex-padre Luz e seus seguidores enxerguem a verdadeira luz que resplandece nas trevas através de Jesus e não há nada que as trevas possam fazer para impedir ou alterar aquilo que Jesus veio fazer a nosso favor. Jesus representa o fim de todas as religiões, inclusive dessa bobagem chamada Conscienciologia, como o sol quando nasce dispensa com a necessidade de todos os outros elementos de iluminação.

Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria – Malaquias 4:2.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Notas.
1) Árias Juan. Jesus, esse Grande Desconhecido, Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 2001.

2) Kasëmann, Ernst. Jesus Means Freedom. Fortress Press, Philadelphia, 1969.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O DEUS DA BÍBLIA VAI MESMO JULGAR AS PESSOAS?



Uma das coisas que surpreendeu esse escriba foi ver a tremenda aceitação que o livro “A Cabana” escrito por William P. Young obteve entre os chamados evangélicos. Nós já tivemos a oportunidade de falar acerca do mesmo em outro post.

Quem tiver interesse pode acessar o mesmo aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/02/cabana-livro-escrito-por-william-p.html

Mas o que foi ainda mais surpreendente foi ver o apoio que o livro obteve por parte de alguns notórios evangélicos, como o compositor Michael W. Smith que endossou o livro na quarta capa, além de denominações e organizações inteiras das terras do Tio Sam e outros países de língua inglesa, e que também possuem raízes fincadas no Brasil. Entre esses nós podemos citar a Calvary Chapel de Chuck Smith e as Vineyard Churches, com filiais no Brasil, e o grupo Hillsong, cujas músicas são traduzidas e cantadas em todas as denominações chamadas evangélicas, apesar de serem compostas e interpretadas, em boa parte, por uma católica carismática australiana.

A cabana também se tornou o livro favorito entre as igrejas emergentes comandadas por Brian McLaren – com livros publicados no Brasil – e Rob Bell – também com livros publicados no Brasil. O motivo é bem simples: o deus da “cabana” é uma pessoa bacana - sem trocadilhos - que adora rock and roll, não julga ninguém e não exercita sua santa ira contra nenhum pecador. Mandar alguém para o inferno de fogo? Nem pensar! O deus da “cabana” não exige nenhum tipo de arrependimento, nem novo nascimento. Ele simplesmente não coloca nenhum tipo de carga sobre as costas das pessoas. O filho do deus da “cabana” é jovem e rebelde. Isso tem levado alguns a fazer afirmações muito irreverentes acerca de Jessus, tais como:

• Jesus Cristo foi o maior rebelde que andou sobre a face da terra – Mark Stuart da banda Audio Adrenalina.

• Nós acreditamos que Jesus foi o primeiro rebelde; o primeiro roqueiro punk – Sony da banda cristã new metal P. O. D. – A banda possui um fã clube no Brasil.

• Jesus é melhor que maconha! – Banda Barren Cross

Quando o profeta e sacerdote Samuel confrontou o rei Saul ele disse as seguintes palavras:

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei - 1 Samuel 15:23.

Não posso crer que Jesus era algum tipo de rebelde e muito menos um rebelde do tipo punk. Quanta bobagem. Se Jesus fosse mesmo um rebelde ele estaria cometendo o pecado de feitiçaria.

Creio que é chegada a hora de começarmos a prestar mais atenção naquilo que nossos jovens estão ouvindo e lendo, mal orientados por todo tipo de homens e mulheres que abandonaram as Escrituras faz tempo, e criaram um deus conforme sua própria imagem e semelhança.

As palavras do apóstolo Paulo devem nos servir de orientação nesses tempos tão confusos: 1 Timóteo 1:8—11 -

8 - Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo,

9 - tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e REBELDES, IRREVERENTES e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas,

10 - impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina,

11 - segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.
Todos esses falsos ensinamentos que mencionamos acima se opõem à sã doutrina e devem ser firmemente rejeitados por todos que amam a Jesus Cristo, e desejam seguir seu verdadeiro exemplo de amor sacrificial a favor dos seres humanos caídos.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ALTA CORTE BRITÃNICA SUGERE QUE FÉ CRISTÃ É PREJUDICIAL ÀS CRIANÇAS

Suprema Corte da Inglaterra - fachada - Divulgação/UK Supreme Court

Em um julgamento sem precedentes — contra uma família que por muitos anos tem recebido filhos de outras famílias para ajudar a educar — a Suprema Corte da Inglaterra sugeriu que cristãos que adotam a visão tradicional quanto à educação sexual – macho e fêmea – não estão preparados para servirem como “educadores”, pois pensam que os “direitos” dos homossexuais tripudiam sobre a liberdade de consciência do Reino Unido.

Os juízes declararam que as convicções cristãs quanto à ética sexual podem ser adversa às crianças uma vez que as mesmas sustentam, de forma implícita, que não existe igualdade entre todos os seres humanos – quanta hipocrisia. Por outro lado, a comissão dos Direitos Humanos da Iglaterra alegou que as crianças correm o risco de serem infectada pelas crenças morais cristãs.

Como podemos ver é esse julgamento que afirma, nos termos mais categóricos possíveis, os direitos homossexuais sobre a consciência do povo inglês e impede, na prática, que famílias cristãs possam ajudar na educação de órfãos, de filhos de pais sepradados e outras crianças em situação de risco.

Diante dessa decisão cremos que não existe nada mais que seja capaz de parar o incessante impedimento de casais cristãos poderem adotar ou ajudar a educar filhos de outros pais, sem que para isso tenha que contemporizar quanto aos valores em que acreditam.

É realmente vergonhoso esse estado de coisas, vindo de um país com uma tradição cristã tão intensa que nos brindou, por exemplo:

• Como o fim do tráfico de escravos africanos praticado pelos europeus.

• Como o fim da imposição dos chineses concumirem o ópio produzido por sua majestade na Índia, e que matinha viciados cerca de 14 milhões de habitantes chineses.

• O maior e mais intenso serviço missionário em um único período da história.

Que Deus, tenha misericórdia do povo inglês e possa intervir para mudar esse estado de coisas, caso contrário as conseqências serão mais desastrosas do que aquelas experimentadas por Sodoma e Gomorra. Ouça o o que Jesus disse acerca das cidade – países – impenitentes ou que não querem se arrepender: Mateus 11:21-24

21 Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza.

22 E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras.

23 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.

24 Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo.

Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Por Que Evangélicos Estão Retornando ao Catolicismo? - Parte 2



Esta é a parte 2 desse estudo. A primeira parte pode ser acessada aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/07/por-que-evangelicos-estao-retornando-ao.html

Recomendo a todos aqueles que estão cansados das Apostoladas e da Profetadas e que estão considerando retornar para podridão da idolatria romana, que busquem refúgio em Jesus Cristo lendo, especialmente, a Epístola aos Hebreus. Nessa epístola nós encontramos passagens como estas:

Hebreus 2:10-15

10 Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.

11 Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos,

12 dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.

13 E outra vez: Eu porei nele a minha confiança. E ainda: Eis aqui estou eu e os filhos que Deus me deu.

14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que
tem o poder da morte, a saber, o diabo,

15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.

Hebreus 4:14-16

14 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.

15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

Hebreus 5:7-10

7 Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade,

8 embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu

9 e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,

10 tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Hebreus 6:17-20

17 Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento,

18 para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta;

19 a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu,

20 onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Hebreus 7:26-27

26 Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus,

27 que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu.

Hebreus 9:11-12

11 Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação,

12 não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.

Hebreus 9:24-28

24 Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus;

25 nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio.

26 Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.

27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,

28 assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.

Hebreus 10:19-24

19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,

20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,

21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus,

22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.

24 Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

Hebreus 12:1-6

1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,

2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.

4 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue

5 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;

6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.

Hebreus 12:18-26

18 Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,

19 e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais,

20 pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte, será apedrejado.

21 Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo!

22 Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia

23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,

24 e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.

25 Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte,

26 aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu.

Hebreus 13:9

9 Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam.

As doutrinas várias e estranhas mencionadas pelo autor de Hebreus podem ser facilmente percebidas no seguinte:

1. Por que seguir os escritos de homens que estão hoje no céu, quando podemos seguir a orientação de apóstolos e profetas modernos entre os evangélicos e a os católicos romanos dispões do sagrado magistério da igreja?

2. Por que termos apenas a Bíblia quando tanto evangélicos quanto católicos romanos possuem enormes catedrais. Os evangélicos em breve terão uma réplica do Templo de Salomão, que está levando à loucura não só os evangélicos, mas também os próprios judeus e maçons que estão investindo os tubos no projeto, cada um com suas próprias intenções, é claro.

3. Além disso, a Igreja Católica Romana possui tudo o que é necessário para essas experiências místicas com deus sem conhecer o verdadeiro Deus: imagens sagradas, santos, a virgem Maria, água benta, relíquias dos santos e o besteirol que não tem fim.

Agora, quer mesmo saber por que devemos concentrar nossa atenção na Palavra de Deus – Viva e Escrita – e não nessas tolices? Porque apenas a Palavra de Deus é capaz de nos conduzir de volta para Deus, mediante a reconciliação oferecida através de Jesus Cristo e com isso sermos adotados na família de Deus e nos tornarmos herdeiros da vida eterna. A outra opção é ignorar a Palavra de Deus e sofrer todas as consequências terríveis que foram, originalmente, preparadas para o Diabo e seus anjos, mas que os homens sem Deus também herdarão, caso não se arrependam.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


Notas:

1. http://pewforum.org/events/index.php?EventID=80 page 16.

2. http://www.rickwarren.com/about/thepeaceplan/

3. Ver seu livro “The Spirit of the Disciplines” – O Espírito das Disciplinas.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Por Que Evangélicos Estão Retornando ao Catolicismo? - Parte 1


Curioso quandro onde Maria parece bem mais nova que Jesus!!

Todos sabem que o movimento chamado evangélico experimentou um enorme crescimento nos últimos quarenta anos. Mas o grande fato agora, diante de nós, é que esse movimento estagnou e pior, começa a sofrer de duas maneiras, a saber:

• Pela primeira vez o Censo do IBGE registrou uma nova categoria de pessoas debaixo do título “Religião”. É uma categoria completamente nova composta de pessoas que se declararam como: Evangélicos Não Praticantes.

• Além dessas hordas de Evangélicos Não Praticantes estamos também notando um êxodo considerável das hostes chamadas evangélicas retornando para o catolicismo, de onde a maioria saiu originalmente.

Esse blogueiro já tem advertido inúmeras vezes dos perigos e graves consequências que desabarão sobre os evangélicos por causa da imoral associação com os Católicos Romanos em várias frentes, onde os interesses podem até serem comuns, mas a motivação dever ser completamente diferente. Por esse último motivo, os crentes devem sempre se dissociar, em vez de se associarem com aqueles que impulsionam a superstição e a idolatria entre o povo brasileiro. O leitor poderá entender melhor o que estamos dizendo lendo os artigos nos endereços abaixo:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/07/ecumenismo-em-alta-evangelicos-e.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/06/grande-apostasia.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/03/cuidados-que-devemos-tomar-com-todos-os.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/02/evangelicos-nao-devem-se-esquecer-da.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/11/o-perigo-da-associacao-entre-catolicos.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/11/questao-do-aborto-e-alianca-entre.html

A liderança evangélica é completamente corrupta e culpada nessa associação porque visa apenas manipular as pessoas e não defender a verdade nem de batalharem “diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos – Judas 3c.
Outro aspecto que precisamos considerar é a terrível influência dos autores estrangeiros, especialmente os estadunidenses cujos livros entulham as livrarias evangélicas de todo o país. Acerca da nossa dependência cultural e religiosa, a níveis realmente vergonhosos sugiro a leitura da postagem intitulada “Nossa Herança Amarga” aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/10/nossa-heranca-amarga.html

As associações das lideranças evangélicas que estão trocando afagos imorais com os dignitários da Igreja Católica, associada aos falsos ensinamentos que procedem das terras do Tio Sam estão contribuindo para a fragmentação do povo evangélico e são os dois mais fortes elementos, no incentivo de um retorno ao catolicismo romano. Um dos mais insidiosos autores estadunidenses, com uma multidão de seguidores no Brasil trata-se de Rick Warren. Ele afirmou o seguinte:

“Nós criamos aquilo que estamos chamando de “clínica em uma caixa” e estamos usando pessoas normais – pastores como ele são anormais – como voluntários. Quando Jesus enviou seus discípulos, e esse será meu último ponto, Ele lhes disse que fossem para os vilarejos e encontrassem ‘um homem de paz’ – mentira, veja o que Jesus disse em Lucas 10:5-6. Quando vocês encontrarem o homem de paz, comecem a trabalhar imediatamente com ele. Se ele responder à vossa mensagem continuem trabalhando com ele. Caso não encontrem ninguém naquele local, sacudam a poeira das vossas sandálias e dirijam-se a outra vila. Quem é o “homem de paz” em qualquer vila? Pode também ser uma mulher de paz. São pessoas de respeito , abertas e influentes. Eles não precisam ser, necessariamente, cristãos. De fato eles podem ser mulçumanos, mas eles estão abertos e são influentes. Então você pode trabalhar com eles para atacar os cinco gigantes – atacar os cinco gigantes não tem nada a ver com pregar o Evangelho da Graça de Deus – e isso irá produzir uma segunda Reforma.1

Note que Warren está pronto para se associar a qualquer um que esteja disposto a lutar contra os cinco gigantes que são definidos por ele mesmo como sendo: vazio espiritual, lideranças corruptas, pobreza, doenças e falta de educação formal2. Essa é a mesma atitude das lideranças evangélicas, que estão prontas a se associarem aos católicos romanos quando o assunto é lutar contra os homossexuais, contra o aborto etc. O problema que existe nisso tudo é que a força dessa propalada “reforma” não procede do poder do Espírito Santo nem da força da Palavra Viva de Deus que é o Senhor Jesus nem da Palavra Escrita de Deus que é a Bíblia Sagrada. A força desses movimentos procede da organização política, ou seja, do próprio homem.

Outro estadunidense muito interessado em reformar a Igreja é C. Perter Wagner, que é o guru do movimento apostólico moderno. De acordo com Wagner, a solução para Igreja – não sabia que a Igreja, o Corpo de Cristo, estava passando por algum tipo de problema – é a presença de apóstolos que falem de forma autoritativa para a igreja. Nesse contexto ele elogia, inclusive, os apóstolos católicos romanos como exemplos. O fato é que Peter Wagner e seus seguidores – sejam apóstolos sejam profetas – não demonstram nenhuma consideração pela Palavra de Deus, exatamente como está acostumada a proceder a Igreja Católica Romana. Isso torna a migração de volta para os velhos caminhos da idolatria mais fácil!

Não é difícil notar que muitos autores brasileiros contemporâneos, estão assumindo posições cada vez mais claras contra as doutrinas reformadas e a exegese bíblica sadia, alegando que o Espírito Santo pode guiá-los melhor do que Jesus e a Bíblia. Coitados. Ainda não aprenderiam o básico dos básicos que é: Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar – João 16:12-15. O Espírito Santo não vão contra aquilo que Jesus e a Bíblia ensinam. Por isso um dos lemas da Reforma Protestante era Sola Scriptura.
Outro elemento perverso e pervasivo que se originou, nos últimos anos, na terra do Tio Sam atende pelo curioso nome de “Igreja Emergente”. Os argumentos usados pelos defensores da Igreja Emergente para chutar para escanteio a Palavra de Deus, são exatamente os mesmo utilizados por séculos pela Igreja Católica Romana. Isso acontece por um simples motivo: os emergentes rejeitam a forma de fazer teologia baseada na sistematização da verdade e com isso tornam o princípio reformado de Sola Sriptura impossível de ser adotado. De fato, os emergentes consideram os verdadeiros crentes como “ingênuos” por ainda acreditarem nas Escrituras como sendo proposicionais e inerrantes. A postura que adotam é de agnosticismo, no mínimo curioso, onde não se cansam de afirmar: não podemos saber, não podemos saber, não podemos saber. Ora as consequências disso são óbvias. Uma vez que a Palavra de Deus é deixada de lado, não existe nenhum impedimento para um retorno para a igreja romana. O argumento é simples: em vez da Palavra de Deus, vamos adotar tradições religiosas. Nesse caso, quanto mais antiga for a tradição, melhor.

Outro guru é o autor popular Dallas Willard. Ele tem se empenhado em conduzir muitos seguidores a adotarem práticas monásticas medievais – católicas romanas – que ele mesmo admite, não podem ser encontradas na Bíblia3. Willard rejeita o conceito reformado de Sola Scriptura porque considera as igrejas que adotam essa forma de agir como enormes fracassos. De acordo com Willard o ensinamento centrado na Bíblia fracassou porque o evangelho pregado baseado exclusivamente nas Escrituras mantém uma relação muito distante com o nosso corpo físico. A solução? Encontrar na história da igreja práticas que realmente funcionam. Que práticas seriam essas? Willard afirma que são as práticas adotadas pelos místicos católicos. Coitado, nunca aprendeu que essas práticas, apesar da aparência não possuem nenhuma eficácia contra a sensualidade conforme afirma o apóstolo Paulo em Colossenses 2:20-23, onde lemos:

Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

A sugestão de Willard nega a dependência que o crente deve ter na Palavra de Deus. Em vez disso, tal dependência deve ser substituída pelas práticas doentias de místicos católicos. Para que fique claro quão doentias são essas práticas, recentemente foi anunciado que sua santidade, o papa João Paulo II costumava se flagelar – chicotear – como uma forma de se purificar. Pobre diabo, nunca entendeu a completa extensão do sacrifício de Jesus Cristo a nosso favor. Ele ainda acreditava que precisava se purificar a si próprio por não acreditar na purificação oferecida pelo preciso sangue de Jesus conforme lemos em 1 João 1:7-10:

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Para Willard, o Espírito Santo se esqueceu de inspirar os autores bíblicos para que escrevessem acerca das disciplinas necessárias para sermos bem sucedidos como cristãos. Essas disciplinas nos vieram através de personagens bem intencionados da Igreja Católica Romana, mas completamente enganados pelo Diabo, cujo objetivo principal é negar a eficácia da obra redentora de Cristo, sugerindo a necessidade de adicionarmos obras e esforço humano ao que Cristo fez, se realmente desejamos alcançar a verdadeira santidade. É nessa grossa mentira que se sustenta todo o processo de beatificação e santificação da Igreja Católica Romana, quando a Bíblia declara que todo crente é SANTO!

Note caro leitor a tremenda semelhança que une os evangélicos aos católicos:

• Os católicos jogaram fora a Bíblia e procuram inspiração para a vida cristã na vida dos santos místicos católicos.

• Os evangélicos abandonaram a Bíblia e em seu lugar entronizaram apóstolos, profetas e pastores ridículos falando apenas bobagens de coisas que não entendem absolutamente nada.

Como a tradição católica é mais antiga, a mesma se torna extremamente atraente para os evangélicos que estão começando a cansar das apostoladas e profetadas de araque a que se submeteram voluntariamente por algumas décadas. Muitos estão, agora mesmo, considerando a real possibilidade de voltar para a igreja romana. Esse é o motivo porque a igreja romana não se incomoda em comparecer a eventos organizados por evangélicos. Ela possui séculos de experiência em enganar os otários que realmente odeia, mas finge gostar. Seu desejo é atrair de volta aqueles que a abandonaram para escravizá-los novamente.

Quanto aos evangélicos não precisam se preocupar em reinventar a roda. Se não confiam na Palavra de Deus, podem sentir plena liberdade e buscar socorro no velho, herético e idólatra misticismo católico romano.

Willard considera a solitude monástica fundamental para o crescimento espiritual. Estranho, muito estranho mesmo que Deus tivesse enviado seu filho para nos unir a Cristo e uns aos outros de forma indelével, quando, segundo Willard, o propósito de Deus foi que vivêssemos em isolamento e solitude. Veja o que Paulo diz em Efésios 2:11-22:

11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,

12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.

13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.

14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,

15 aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,

16 e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.

17 E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto;

18 porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.

19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,

20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;

21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,

22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

Uma vez desprezada a palavra de Deus, então as possibilidades de busca são ilimitadas, como todas as tolices existentes tanto no campo católico quanto evangélico são suficientes para provar. Para Rick Warren, a Igreja Emergente, C. Peter Wagner, Dallas Willard, a liderança evangélica e a Igreja Católica Romana as Escrituras não são suficientes. Precisamos de invenções humanas se queremos alcançar a verdadeira santidade. A intenção de todos eles é atrair o público oferecendo uma falsa espiritualidade para pessoas que não experimentaram uma verdadeira conversão. As práticas místicas oferecidas pelos santos católicos ou pelos apóstolos e profetas evangélicos não são exclusivas da cristandade. De fato, elas são muito comuns em todo o Oriente, seja no meio dos mulçumanos, dos hindus, dos budistas etc. O que tem atraído evangélicos para esse segmento do catolicismo é a falta da pregação da genuína Palavra de Deus, que foi substituída por apresentações melodramáticas e fantasiosas de pessoas à beira a demência em cultos que, muitas vezes, mais se parecem com reuniões de umbanda. A falta de pregação da Palavra de Deus acabou por encher as igrejas evangélicas de pessoas não regeneradas que estão ali apenas em busca da “benção”, mas não têm nenhum interesse em manter um relacionamento constante com Deus e Jesus Cristo. Mas através das práticas místicas é possível se “experimentar” uma proximidade de deus, mesmo quando a pessoa não tem interesse de caminhar com Deus em seu dia a dia.

Você Poderá acessar a segunda parte desse estudo aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/07/por-que-evangelicos-estao-retornando-ao_21.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cantor do Grupo Megadeath declara: A Magia Negra Arruinou Minha Vida



O cantor principal, guitarrista e líder da banda de rock conhecida como Megadeath – Morte Gigantesca – Dave Scott Mustain declarou recentemente que a prática da Magia Negra arruinou sua vida. Dave fundou a banda Megadeath depois de sair da Metálica, outra banda de rock. Há alguns anos Dave professou a fé em Jesus Cristo, e desde então se recusa a cantar a canção intitulada “The Conjuring” – A Conjuração – que aparece no álbum da banda gravado em 1986, cujo título é: “Peace Sells...but Who is Buying” – Paz vende... mas Quem está Comprando”. Em seu testemunho, ele disse que ficou fascinado com a feitiçaria da Magia Negra desde a sua mocidade e que a canção mencionada acima contém instruções de como colocar uma pessoa sob a influência de algum tipo de magia negra. Infelizmente, apesar do reconhecimento, Dave Mustain não bandonou seu velha vida e continua tocando música com letra terríveis como por exemplo: “Killing is My Bussiness and Bussiness is Good” – Matar é o Meu Negócio e o Negócio Vai Muito Bem” – gravada em 1984.

Mustain ainda não entendeu que uma coisa que Deus deseja de seus filhos é que, após a conversão eles deixem de “tocar” – desculpem o trocadilho – em coisas impuras – ver 2 Coríntios 6:17.

Além disso, como crentes somos exortados por Paulo com as seguintes palavras: E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as – Efésios 5:11.

De acordo com Mustain quando lhe falaram acerca da morte de Jesus na Cruz ele pensou: “O que eu tenho a perder com isso”? Isso apenas prova que uma pequena reforma de vida ou até mesmo uma “conversão” de qualquer jeito, não são compatíveis com aquilo que a Bíblia chama de REGENERAÇÃO. Como diz o apóstolo Paulo, devemos provar todas as coisas e ver se elas se sustentam em pé – ver 1 Tessalonicenses 5:21.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

domingo, 17 de julho de 2011

Pastor Incentiva União com Incrédulos.


Rick Warren

Ao falar para uma multidão reunida na Willow Creek Church, comandada pelo bonachão Rick Warren, o pastor da igreja emergente Dave Gibbons, incentivou os cristãos presentes a abandonarem o apego às suas denominações e a se associarem livremente com os incrédulos. Gibbons é pastor da Newsong Community Church na cidade de Irvine na Califórnia nos EUA, e disse que as pessoas do mundo enxergam as igrejas como um verdadeiro engodo por causa das múltiplas divisões existentes. Sua sugestão é que todas as denominações abandonem seus nomes próprios e passem a chamar-se apenas “A Igreja”. Para finalizar acrescentou: “Você pode fazer algo grande a favor do reino de Deus, se você deixar de lado sua própria “marca”.

Ora, devemos ser honestos e muito cuidadosos nessa questão. Não podemos ignorar que a Bíblia nos adverte, de forma clara, que tanto a apostasia – traição – quanto as heresias – ensinamentos falsos – se multiplicariam, especialmente nos últimos dias. Ver post em que tratamos desse assunto aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/06/grande-apostasia.html

Por esses motivos, consideramos uma tolice absoluta não ter interesse em saber, com certeza, aquilo que a Bíblia ensina. E o que a Bíblia ensina precisa ser levado muito a sério. Mas igrejas como Willow Creek e Newsong a muito tempo abandonaram a Bíblia e tornaram-se igrejas “sem bandeira” o que lhes permite tripudiar à vontade sobre os ensinamentos bíblicos.

Devemos mesmo seguir o conselho do Sr. Gibbons e nos associar com os incrédulos? Uma rápida avaliação das circunstâncias ao nosso redor irá nos mostrar que isso tem acontecido com uma frequência bastante alta. Vamos pegar, por exemplo, a associação imoral entre evangélicos e católicos ao redor da luta contra a PLC 122 e outras questões políticas. Não é à toa que a grande maioria dos incrédulos vendo toda essa inconsistência e falta de dignidade e honra, considere as igrejas, de modo geral, como sendo “irrelevantes, chatas e hipócritas”. Basta ver os vídeos do Silas Malafaia e da Igreja Romana se adulando e criticando um ao outro mutuamente.

O interesse das lideranças católicas e evangélicas é um só: manter o domínio sobre as massas ignorantes. Mas as palavras de Paulo avisam a todos que: Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados – 2 Timóteo 3:13.

Além do mais, Paulo também nos adverte contra os hipócritas que andam em desacordo com a doutrina ou ensinamentos que a Palavra ensina e com isso causam confusão e divisões: Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles – Romanos 16:17.

A instrução é bem clara e não precisa de explicações adicionais. Você aí, lendo esse material, quanto dinheiro você tem enviado para ajudar a sustentar esses ministérios espúrios que se associam com os idólatras e mestres de inúmeras falsas doutrinas tais como: santos poderosos, Maria como co-redentora, co-mediadora, purgatório, bolacha de farinha que se transforma “magicamente” no verdadeiro corpo, sangue, alma e tudo o mais que Jesus é, purgatório, missas e etc?

Não meus irmãos e irmãs, nós precisamos nos dissociar de todos aqueles que compactuam com as obras das trevas:

E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as - Efésios 5:11.

Todos precisamos responder com clareza às seguintes perguntas: Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? – 2 Coríntios 6:14.

Não me canso de admirar a maneira com Rick Warren promove, vez após vez, ensinos que são cristalinamente contrários aos ensinamentos da Palavra de Deus. Será que alguma vez ele se atreveu a advertir sua igreja contra falsos mestres? Duvido, pelo tipo de convidados que costuma ter em suas conferências. Deus tenha misericórdia de suas almas e lhes permita chegarem ao verdadeiro arrependimento.

Você poderá ler outro artigo acerca de Rick Warren nesse link:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/10/rick-warren-apostata-de-vez.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

IGREJA CATÓLICA SE QUEIXA DA ATITUDE DOS GAYS



Em primeiro lugar gostaria de deixar bem claro que sou totalmente contrário ao uso de práticas zombeteiras – zombaria apenas pela própria zombaria. Mas devo admitir que, muitas vezes, a ironia e até mesmo a zombaria tem seu lugar no meio das complexas situações que estamos enfrentando no Brasil nesses últimos tempos, especialmente no caso da polarização que existe entre os grupos GLBT por um lado, e os grupos evangélicos associados à Igreja Católica Romana, pelo outro. Mas a Igreja Católica Romana também está, agora mesmo, envolvida em um gigantesco caso a nível mundial que trata da prática da pedofilia e outras práticas imorais entre membros do seu clero. Essa ferida podre foi dolorosamente exposta no monumental documentário de Amy Berg – Deliverer Us From Evil ou Livra-nos do Mal.



Quanto àqueles que imaginam que como cristãos não temos o direito de julgar sugiro que leiam o seguinte artigo para ajudá-los a entender as diferenças entre juízo temerário, condenado por Jesus, e o juízo de comportamento e práticas que foi ordenado por Jesus aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/05/o-cristao-pode-julgar.html

Pois muito bem. A Igreja Católica Apostólica Romana, para ficarmos apenas nessa última questão em que a mesma está envolvida, tem procurado de todas as formas possíveis, encobir os milhares de casos de pedofilia e outras práticas sexuais ilícitas cometidas por membros do clero. Para isso ela tem:

• Permitido que sacerdotes acusados saiam dos países onde os delitos foram cometidos e se refugiem em países de onde não podem ser extraditados.

• Aberto seus cofres para acertar, até agora, ao ritmo de 5 bilhões de dólares, compensações financeiras aos ofendidos. De tabela, ela consegue livrar da prisão os criminosos, na maioria dos casos.

• Se recusado terminantemente a receber ofendidos e seus familiares em
audiências particulares por “sua santidade” em na cidade do Vaticano.

• Se recusado, de todas as maneiras, a excomungar os criminosos de tamanhas ofensas que destruíram não apenas a vida de indivíduos, mas de famílias inte
iras.

• Se empenhado em encobrir casos que ainda não vieram à luz, ou que não foram ainda denunciados.

O problema é antigo. De acordo com o link abaixo, a pedofilia tem sido tolerada dentro da Igreja Católica Romana desde o século IV. Ver Aqui:

http://elesbaonews.com.br/not_completa_col.php?id=1931


D. Odílio

Diante desse descalabro, me admiro muito de ver tanto a Igreja Romana na pessoa de Dom Odílo Scherer, Arcebispo da cidade de São Paulo, quanto seu fervoroso aliado, o pastor Silas Malafaia virem a público denunciarem o uso de imagens de pretensos santos católicos em poses eróticas e corpos musculosos – bem ao gosto da galera gay – promovendo o uso de camisinhas. Ver aqui:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5208468-EI306,00-Santos+musculosos+em+Parada+Gay+de+SP+irritam+Igreja+Catolica.html

De acordo com denúncias feitas pelo Caio Fábio acerca do – mau – comportamento sexual do Sr. Silas Malafaia, que moral ele tem para vir a público criticar os gays e proteger a – pasmem – Igreja Católica Romana? As denuncias do Caio podem ser vistas aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=HAB6YCnHw7k

Por outro lado, que moral possui a Igreja Católica Romana e seu aliado para protestarem contra essa prática? A Igreja Romana sabe muito bem que seus alegados santos não passam de uma grossa e mal costurada mentira. Que os mesmos foram inventados para explorar a boa fé, a ingenuidade e a superstição do povo, como vem acontecendo com todas as religiões desde que o mundo é mundo. O profeta Isaías zomba da idolatria com impagáveis palavras dizendo: Isaías 44:9—20

9 Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos.
10 Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?

11 Eis que todos os seus seguidores ficariam confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos e se apresentem, espantem-se e sejam, à uma, envergonhados.

12 O ferreiro faz o machado, trabalha nas brasas, forma um ídolo a martelo e forja-o com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, não bebe água e desfalece.

13 O artífice em madeira estende o cordel e, com o lápis, esboça uma imagem; alisa-a com plaina, marca com o compasso e faz à semelhança e beleza de um homem, que possa morar em uma casa.

14 Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre as árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer.

15 Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta e coze o pão; e também faz um deus e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela.
16 Metade queima no fogo e com ela coze a carne para comer; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ah! Já me aquento, contemplo a luz.

17 Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu deus.

18 Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e o seu coração já não pode entender.

19 Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: Metade queimei e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore?

20 Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira aquilo em que confio?
Note especialmente a última frase: NÃO É MENTIRA AQUILO EM QUE CONFIO? Isto é: o ídolo.

Jeremias também não deixa por menos e passa uma severa e zombeteira condenação sobre todos os adoradores de ídolos em Jeremias 10:3—16

3 Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, com machado;

4 com prata e ouro o enfeitam, com pregos e martelos o fixam, para que não oscile.

5 Os ídolos são como um espantalho em pepinal e não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, e não está neles o fazer o bem.

6 Ninguém há semelhante a ti, ó SENHOR; tu és grande, e grande é o poder do teu nome.

7 Quem te não temeria a ti, ó Rei das nações? Pois isto é a ti devido; porquanto, entre todos os sábios das nações e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti.

8 Mas eles todos se tornaram estúpidos e loucos; seu ensino é vão e morto como um pedaço de madeira.

9 Traz-se prata batida de Társis e ouro de Ufaz; os ídolos são obra de artífice e de mãos de ourives; azuis e púrpuras são as suas vestes; todos eles são obra de homens hábeis.

10 Mas o SENHOR é verdadeiramente Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.

11 Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo destes céus.

12 O SENHOR fez a terra pelo seu poder; estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus.

13 Fazendo ele ribombar o trovão, logo há tumulto de águas no céu, e sobem os vapores das extremidades da terra; ele cria os relâmpagos para a chuva e dos seus depósitos faz sair o vento.

14 Todo homem se tornou estúpido e não tem saber; todo ourives é envergonhado pela imagem que ele mesmo esculpiu; pois as suas imagens são mentira, e nelas não há fôlego.

15 Vaidade são, obra ridícula; no tempo do seu castigo, virão a perecer.

16 Não é semelhante a estas Aquele que é a Porção de Jacó; porque ele é o Criador de todas as coisas, e Israel é a tribo da sua herança; SENHOR dos Exércitos é o seu nome.

Antes de criticar e de se declararem ofendidos, Dom Odílio e os católicos deveriam olhar para suas próprias práticas nojentas de idolatria. Eles têm muito que confessar de práticas erradas, especialmente com respeito à idolatria e às imoralidades denunciadas nos últimos tempos. Até o presente momento não temos visto absolutamente nada nesse sentido. Por esse motivo consideramos a pretensa alegação de ofensa como uma manifestação da pior espécie de hipocrisia que pode existir: dar uma de vítima, enquanto vitima milhões de pessoas ignorantes e indefesas ao redor do mundo com seus falsos ensinamentos acerca dos “santos” e das práticas inconfessáveis contra crianças inocentes.

Quanto ao Sr. Silas Malafaia ele também não é inocente. Primeiro porque se associa com os católicos na defesa do uso dos pretensos santos. Depois, porque, sendo um manipulador profissional faz apelos em cima de apelos melodramáticos para levantar fundos para sustentar seus pífios programas de televisão, sob a alegação de que está pregando o Evangelho. A quem ele pensa que está enganando? Com certeza a muitos otários que correm para os telefones com o objetivo de lhe enviar “ofertas voluntárias”. Mas a avareza, Sr. Silas é também idolatria e tão nojenta quanto àquela dedicada aos ídolos da Igreja Católica Romana. Paulo diz: Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria - Colossenses 3:5.

Note o final do verso: A AVAREZA, QUE È IDOLATRIA.

Aí está, pouco importa se a idolatria está atrelada aos ídolos feitos de barro, de madeira, de gesso e etc., ou se está atrelada à avareza. O Sr. Silas também tem muito do que se arrepender e enquanto há vida há esperança para todos esses. Infelizmente, não vai existir nenhum purgatório depois da morte, nem missa de qualquer tempo que seja, que será capaz de livrar da condenação eterna. Todos os idólatras estão destinados ao lago de fogo conforme Apocalipse 21:8 que diz:

Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Idólatras devem abandonar suas práticas abomináveis e voltar-se para Deus, pois o nosso Deus é rico em perdoar – ver Isaías 55:6—7.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

sábado, 9 de julho de 2011

MUITA HIPOCRISIA NA MARCHA PARA JESUS




Não é difícil entender que nem todos os que participam da Marcha para Jesus concordam com a mesma ou que aceitem a vergonhosa liderança amontoada no topo de algum dos trios elétricos. Esse ano a Marcha foi transformada em “Marcha Política” que é o que realmente conta. Lideranças evangélicas e políticas tiveram a oportunidade de falar dos mais diversos assuntos políticos. O resto foi apenas show gospel, que é o que realmente motiva as pessoas a frequentarem esses eventos: atrações, muitas atrações.

No meio da algazarra evangélica, alguns irmãos, resolveram levantar faixas protestando contra a proposta da marcha e contra sua liderança corrupta e até mesmo criminosa, já que os líderes máximos, o apóstolo Estevam Hernandez e a Bispa Sonia, foram presos em flagrante delito no aeroporto de Miami e condenados a dois anos de detenção – parte enjaulados como deve ser, e parte confinados dentro da própria mansão que possuem naquela cidade. Além do mais, o próprio ministério público afirma que a organização conhecida como “Igreja Apostólica Renascer em Cristo” é uma organização, de fato, criminosa. Isso para não falarmos nas nove pessoas mortas no desabamento do teto do templo localizado na Av. Lins de Vasconcelos cujas famílias ainda aguardam uma indenização por parte da Renascer.

De acordo com o The Christian Post, evangélicos portando faixas com os dizeres “Voltemos ao Evangelho PURO E SIMPLES” tiveram as mesma tomadas e as pessoas foram agredidas por seguranças, membros e pastores da Renascer. Esse grupo pertencia à Igreja do Evangelho Quadrangular. Outra faixa que esse grupo estendeu dizia: “O Brasil não Precisa de Apóstolos ou Patriarcas com suas fórmulas mágicas e sua Teologia da Prosperidade, que envergonha o Evangelho de Cristo e são contrárias à realidade dos que sofrem. Chega de Vergonha: o Amor e a Graça de Deus nos bastam – Mateus 6:33”. Ver o link aqui:

http://portuguese.christianpost.com/noticias/20110623/protesto-marcha-para-jesus-evangelicos-agredidos-por-evangelicos-da-renascer/

Esses são os mesmos indivíduos que criticam a chamada lei da “mordaça gay”, mas que não têm o menor escrúpulo em aplicar a lei da “truculência evangélica”. Queremos que saibam que estamos cientes desses atos de hipocrisia e violência explícitas. Vocês podem continuar a enganar o povo ignorante, a massa de manobra, mas cada vez mais tem gente que está acordando.

Outro grupo de irmãos também foi perseguido, inclusive com agressões físicas e o roubo de suas faixas. Ver o link aqui:

http://www.genizahvirtual.com/2011/06/roubados-e-agredidos-na-marcha-para.html

Como é possível essas pessoas dizerem que representam a “liberdade de expressão”, ou a “manutenção dos bons costumes”, quando agem de forma tão truculenta contra os próprios irmãos. Com isso provam apenas que não entendem nada acerca do verdadeiro evangelho. Seu único interesse é fazer política e dominar a massa ignara. Jesus disse:

Mateus 5:44-48.

44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;

45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu
sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.

46 Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os
publicanos também o mesmo?

47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?

48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

E ainda mais:

João 13:34-35

34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.

35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

Curiosamente um dos líderes do movimento pregou sobre o amor que devemos ter para todos, mas especialmente com relação aos nossos inimigos no congresso pentecostal brasileiro “Fogo para o Brasil”. No congresso falou de amor. Na marcha, aparentemente, não se importou em que seguranças baixassem o “porrete” nas vozes discordantes.

Se você leitor, é evangélico, acorde e procure acordar outros também. Divulgue essa mensagem para que outros também possam deixar de servirem de massa de manobra para esses que são, como Jesus diz,  lobos com vestes de cordeiros.

Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Efésios 5:18 - 21 - Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns aos Outros - AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 8 - SERMÃO 015



Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

VIVENDO A VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS

Texto: Efésios 5:18 - 21.

Introdução Geral.

• Jesus nos deixou um mandamento específico dizendo que devemos amar uns aos outros do mesmo modo como Ele nos amou

• Quando obedecemos a este mandamento:

 Nós provamos que somos verdadeiros discípulos de Jesus.

 O mundo reconhece que Jesus foi, de fato, enviado por Deus.

• O mandamento de amar uns aos outros assume vários aspectos e pode ser manifestado de muitas maneiras diferentes. Entre estas maneiras, nós já vimos as seguintes:

 Acolhei-vos ou aceitai uns aos outros.

 Saudai uns aos outros.

 Tende o mesmo cuidado de uns para com os outros.

• Hoje queremos abordar outro destes mandamentos de reciprocidade que diz:

Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns aos Outros

I. Introdução

A Igreja Primitiva é muitas vezes idealizada por pessoas nestes dias, como se ela não tivesse enfrentado problemas. Mas a realidade que encontramos nos Novo Testamento é muito diferente. Vejamos alguns pontos:

• Ela experimentou discórdias e divisões acerca de assuntos que envolviam ensinamentos, costumes, conduta cristã e métodos e modos de fazer as coisas.

• Como nos dias de hoje, havia pessoas que achavam que seu jeito de fazer as coisas era melhor do que o jeito dos outros.

• Os apóstolos estavam bem conscientes que as pessoas são bastante rápidas para insistir nas suas idéias e muito lerdas para ceder e fazer a vontade das outras pessoas.

• Este foi o motivo porque o apóstolo Paulo nos forneceu, inspirado pelo Espírito Santo, o seguinte mandamento: Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo – Efésios 5:21.

• Seguir a Jesus como verdadeiro discípulo significa adotar muitos mandamentos radicais. Este é um deles. Mas, qual é seu significado?

II. Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns Aos Outros

A. O mandamento:

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.Efésios 5:18 – 21.

B. Definição do Mandamento.

• Sujeitar-se uns aos outros é o mesmo que considerar estar sob a autoridade de companheiros cristãos e sujeitar-se a seguir, de forma voluntária, suas – deles – decisões instruções e desejos.

C. Exemplos e Não Exemplos de obediência a este mandamento.

• Mas graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por amor de vós; porque atendeu ao nosso apelo e, mostrando-se mais cuidadoso, partiu voluntariamente para vós outros. – 2 Coríntios 8:16 – 17.

• Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.– 1 Coríntios 10:32 - 33.

• Acerca do irmão Apolo, muito lhe tenho recomendado que fosse ter convosco em companhia dos irmãos, mas de modo algum era a vontade dele ir agora; irá, porém, quando se lhe deparar boa oportunidade – 1 Coríntios 16:12.

D. O Ensino do Novo Testamento Acerca deste Mandamento.

O Novo Testamento contém muitos mandamentos que definem, de forma precisa, quem deve se sujeitar a quem:

• Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

• As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido – Efésios 5:22 – 24. Ver ainda Colossenses 3:18 e 1 Pedro 3:1.

• Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas - Romanos 13:1. Ver ainda Tito 3:1 e 1 Pedro 2:13.

• Todos os vossos atos sejam feitos com amor. E agora, irmãos, eu vos peço o seguinte (sabeis que a casa de Estéfanas são as primícias da Acaia e que se consagraram ao serviço dos santos): que também vos sujeiteis a esses tais, como também a todo aquele que é cooperador e obreiro. 1 Coríntios 16:14 – 16.

• Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso – 1 Pedro 2:18. Ver ainda Tito 2:9.

• Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça - 1 Pedro 5:5.

• Crentes, sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo – Efésios 5:21.

III. Sujeição e Obediência não São a Mesma Coisa.

• Algumas pessoas acham que obediência e sujeição são a mesma coisa.

• Mas, apesar do fato de que a verdadeira sujeição acaba se manifestando em obediência, existe uma diferença muito significativa entre as duas.

• A obediência pode ser oferecida em meio à relutância, murmúrios, e reclamações abertas, inclusive.

• Por outro, o ato de sujeitar-se é feito de maneira espontânea e voluntária. Ela é uma atitude auto imposta que surge da humildade e do abandono do egoísmo que existe em nós.

• A sujeição corresponde àquela atitude do amor que “não procura seus próprios interesses” – ver 1 Coríntios 13:5.

• É uma atitude que procura servir o próximo por amor – ver Gálatas 5:13 e 1 Pedro 2:16.

• Quando aceitamos obedecer a este mandamento nós refletimos a mesma atitude que havia em Jesus.

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz – Filipenses 2:5—8.

Conclusão:

1. Sujeitar uns aos outros é um mandamento que possui as seguintes implicações:

• É uma evidência de que alguém está cheio do Espírito Santo – ver Efésios 5:18. Uma pessoa pode usar o nível com que se sujeita aos outros para aferir o nível do enchimento com o Espírito Santo.

• Sujeitar-se uns aos outros deve ser feito no “temor de Cristo”. Isto quer dizer que devemos nos sujeitar uns aos outros com a mesma sinceridade de coração com que nos submetemos a Cristo – ver Efésios 6:5—6 e 1 Pedro 5:1—5.

• Nossa sujeição de uns para com os outros precisa estar sempre alinhada com nossa sujeição a Deus. Devemos sempre nos sujeitar, em primeiro lugar, à palavra de Deus. Se nos sujeitar uns aos outros irá significar que temos que desobedecer a Palavra de Deus, de qualquer maneira então, não estamos obrigados a tal sujeição.

2. O valor deste mandamento é bastante significativo. Quando cada cristão sujeita a si mesmo a outro cristão, seja em uma questão envolvendo a Igreja, seja em uma questão particular então:

• Rivalidades, discórdias e descontentamentos são vencidos.

• Manifesta-se o espírito descrito em Filipenses 2:2, que diz: “completai
a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento”.

• A comunhão cristã irá demonstrar um espírito que é caracterizado por harmonia, simpatia, ternos afetos e humildade.

• Quando estas coisas existirem em nosso meio então, o mundo saberá que somos verdadeiros discípulos de Jesus e que Ele foi, de fato, enviado pelo Pai.

3. A instrução do apóstolo Pedro é bastante clara:

“Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança – 1 Pedro 3:8—9.

4. Quando obedecemos a estes mandamentos então, criamos uma atmosfera apropriada para o crescimento espiritual, a edificação uns dos outros e para servirmos uns aos outros com nossos dons.

5. Que Deus, o Pai de Misericórdia, nos ajude a nos sujeitar uns aos outros.

Outros Estudos Acerca da Vida Comum dos Santos de Deus.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07


Que Deus Abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.