sábado, 30 de novembro de 2013

JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO — GÊNESIS 37:4 - Estudo 008

O ódio dos Irmãos de José

Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida de José como um Tipo do Senhor Jesus Cristo. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: José como Tipo de Cristo.

H. O ódio que seus irmãos sentiam por José.

O texto bíblico nos diz o seguinte:

”Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente” — Gênesis 37:4.

Como podemos notar era o amor que Jacó tinha por José que fazia com que o ódio que os irmãos nutriam por ele se manifestasse. Assim também aconteceu com o Senhor Jesus: 1) Ele revelou o amor de Deus, Seu Pai; 2) Ele tornou evidente o ódio que os homens tinham tanto por Ele quanto pelo Seu Pai —


João 15:23

Quem me odeia odeia também a meu Pai.
Diante da revelação de Deus existem apenas duas possibilidades para todos os seres humanos:

1. Os homens odeiam Jesus e Deus por revelar o que realmente está dentro de seus – dos seres humanos – corações, expondo, desse modo, a tremenda hipocrisia em que vivem —

Marcos 7:21—23

21 Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,

22 a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

23 Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.

2. Os homens aceitam a revelação, por mais dolorosa que seja, e procuram refúgio na graça de Deus para serem perdoados. Se não agirem desse modo jamais alcançarão a verdadeira salvação, independente do que possam fazer —

João 15:22—25

22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.

23  uem me odeia odeia também a meu Pai.

24 Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai.

25 Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.

Quando Cristo expôs, claramente, a hipocrisia dos fariseus eles o odiaram —


Mateus 23:12—39

12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.

13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!

14 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!

15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!

16 Ai de vós, guias cegos, que dizeis: Quem jurar pelo santuário, isso é nada; mas, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado pelo que jurou!

17 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?

18 E dizeis: Quem jurar pelo altar, isso é nada; quem, porém, jurar pela oferta que está sobre o altar fica obrigado pelo que jurou.

19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta ou o altar que santifica a oferta?

20 Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que sobre ele está.

21 Quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita;

22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que no trono está sentado.

23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!

24 Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!

25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!

26 Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!

27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!

28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

29  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos

30 e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices no sangue dos profetas!

31 Assim, contra vós mesmos, testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.

32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.

33 Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?

34  Por isso, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas. A uns matareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade;

35 para que sobre vós recaia todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o santuário e o altar.

36 Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre a presente geração.

37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!

38 Eis que a vossa casa vos ficará deserta.

39 Declaro-vos, pois, que, desde agora, já não me vereis, até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor!

Por isso Jesus advertiu a todos contra esse tipo de hipocrisia em


Lucas 12:1

Posto que miríades de pessoas se aglomeraram, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

Já o apóstolo Paulo nos exorta a amarmos uns aos outros sem nenhum tipo de hipocrisia —

Romanos 12:9

O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.

Por outro lado, quando Jesus expôs a vida pecaminosa que a mulher samaritana estava vivendo, ela recebeu de bom grado a boa nova de que o Messias já havia chegado e que ela podia ser perdoada —

João 4:23—29

23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

25 Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.

26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.

27 Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?

28 Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:

29 Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!

O mesmo acontece nos dias de hoje: quando os seres humanos ouvem a Palavra de Deus sendo fielmente pregada — existe muita mistura de verdade com mentira hoje em dia sendo pregada como “verdadeiro evangelho” — e a verdadeira condição do ser humano como perdido e completamente sem esperança. Quando isso acontece então, das duas uma:

1. Os seres humanos procuram esconder o miserável estado em que se encontram, como tentaram fazer Adão e Eva — folhas de figueira?? — se cobrindo com os panos imundos da justiça própria —

Isaías 64:6

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam.

2. Os seres humanos vêm para luz, se humilham diante do veredicto de Deus de que são culpados e merecedores apenas do fogo eterno do inferno e aceitam o plano salvador de Deus, pela Graça de Deus, como realizado pelo Senhor Jesus Cristo a nosso favor.
E você meu caro leitor? Em que condição você se encontra? Você é como os irmãos de José que desprezam e odeiam o Filho do amor de Deus —

Efésios 1:6

Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.

Não pode haver engano nesse ponto. Ou você AMA o Senhor Jesus ou então, você o ODEIA, mesmo que não nutra um sentimento bem determinado de ódio por Ele. É o simples ato de não amar que nos faz odiar de acordo com os conceitos bíblicos de amor e ódio. Veja essas impressionantes palavras registradas pelo apóstolo Paulo em

1 Coríntios 16:22

Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata!

Em outras palavras: quem não ama o Senhor Jesus está sob a maldição e a condenação de Deus —

João 3:36

Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Qual é o seu caso? Ama ou odeia o Senhor Jesus? 

Que sempre possamos dar ouvidos às palavras do Senhor em Salmos 2:12 que nos incentivam a “Beijar o Filho e nos refugiarmos nEle”.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DE JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO

Estudo 001 — José como Tipo De Cristo — Introdução

Estudo 002 — José como Tipo De Cristo — A Infância de José

Estudo 003 — José como Tipo De Cristo — Os Irmãos e Os Nomes de José

Estudo 004 — José como Tipo De Cristo — José Como Pastor dos Seus Irmãos

Estudo 005 — José com Tipo De Cristo — José Como o Filho Amado de Seu Pai

Estudo 006 — José com Tipo De Cristo — Jesus, o Filho e Deus Pai

Estudo 007 — José com Tipo De Cristo — José e a Túnica Talar de Distinção

Estudo 008 — José com Tipo De Cristo — O Ódio que os Irmãos de José Tinham Dele

Estudo 009 — José com Tipo De Cristo — José era Odiado por Causa de Suas Palavras

Estudo 010 — José com Tipo De Cristo — José Estava Destinado a Um Futuro Extraordinário

Estudo 011 — José com Tipo De Cristo — José Antecipa Sua Glória Futura

Estudos 012 e 013 — José como Tipo de Cristo — José Sofre nas Mãos de Seus Irmãos e Vai a Busca Deles a Pedido de Jacó

Estudos 014 e 015 — José como Tipo de Cristo — José Busca Fazer o Bem a Seus Irmãos, e É Enviado De Hebrom Para a Região de Siquém

Estudo 016 — José como Tipo de Cristo — José Vai Até a Região de Siquém

Estudos 017 e 018 — José como Tipo de Cristo — José se Torna um Viajante Errante Nos Campos e Campinas da Palestina

Estudos 019 — José como Tipo de Cristo — A Conspiração contra José

Estudos 020 — José como Tipo de Cristo — As palavras de José são Desacreditadas

Estudos 021 e 022 — José como Tipo de Cristo — José é Insultado e Humilhado e José é Lançado num Poço

Estudos 023 e 024 — José como Tipo de Cristo — José é Retirado Vivo do Poço e Os Irmãos de José Misturam Ódio com Hipocrisia

Estudos 025 e 026A — José como Tipo de Cristo — José é Vendido por Seus Irmãos e o Sangue de José é Derramado

Estudos 026B — José como Tipo de Cristo — O Futuro de Israel Profetizado em Gênesis 38

Estudos 027 e 028 — José se Torna um Servo — Jose se Torna Próspero

Estudos 029 — O Senhor de José Estava Muito Feliz com Ele

Estudos 030 — José Como Servo Foi Uma Bênção Para os Outros

Estudos 031 — José Era Uma  Pessoa Consagrada aos Outros

Estudos 032 — José Foi Duramente Tentado, Mas Resistiu à Tentação

Estudos 033 — José Foi Acusado Falsamente

Estudos 034 — José Não Tentou Se Defender das Falsas Acusações

Estudos 035 — José Sofreu nas Mãos dos Gentios

Estudo 036 e 37 — José Ganha o Reconhecimento do Carcereiro e José Foi Numerado com outros Transgressores.

Estudo 038 — José Como Instrumento de Bênção e de Condenação.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Gênesis Estudo 013A - A Criação – A CRIAÇÃO DE DEUS DIA A DIA — O SEXTO DIA — PARTE 2


 
Concepção artística

Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo 

O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ 
            Eretz   ha  ve-et  Hashamaim  et      Elohim        Bará     Bereshit
            Terra   a      e        céus       os        Deus         criou   princípio No
Gênesis 1:1
Continuação...

G. O Sexto Dia — A Criação dos Seres Viventes

AS IMPLICAÇÕES DO HOMEM SER CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Concepção artística

e. O homem foi criado “macho e fêmea” e abençoado com a bênção de crescer e multiplicar-se. Deus o criou “macho e fêmea” - Adão e Eva.  Adão em primeiro lugar foi formado do pó da terra e Eva foi como que “esculpida” de uma das costelas de Adão — ver Gênesis 2. Pelo que lemos no livro do Gênesis, Deus criou as plantas e todos os animais em múltiplos e em muitos pares, mas quando fala do homem, fez apenas um! — macho e fêmea. É neste conceito que Malaquias, o último profeta do Antigo Testamento se baseia para falar poderosas palavras contra o divórcio:

Não é verdade que Deus criou um único ser, feito de carne e de espírito? E o que é que Deus quer dele? Que tenha filhos que sejam dedicados a Deus. Portanto, tenham cuidado para que nenhum de vocês seja infiel à sua mulher. Pois o SENHOR Todo-Poderoso de Israel diz: — Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher — Malaquias 2:15—16 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

É também neste mesmo conceito, de que Deus fez apenas um homem – macho e fêmea – que Jesus baseou seu argumento contra o divórcio:


Jesus respondeu: — Por acaso vocês não leram o trecho das Escrituras que diz: “No começo o Criador os fez homem e mulher”? Deus disse: “Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu – Mateus 19:4—6 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

f. Nosso primeiro pai estava, por assim dizer, confinado a uma só mulher. Se ele a desprezasse não teria outra com quem se unir. Isto é um claro indicativo que a união entre um homem e uma mulher não pode ser algo que se desfaça baseado exclusivamente na vontade consensual do casal ou mesmo de uma das partes somente. Veja os anjos, por exemplo, não foram criados como “machos e fêmeas”, pois não receberam a bênção de procriar e se reproduzir — ver Lucas 20:34—36. O homem — macho e fêmea — recebeu a missão de propagar sua espécie e fazê-la continuar sobre a face da terra. Deus fez somente um macho e uma fêmea para que possamos todos saber que temos uma origem comum, somos todos descendentes dos mesmos pais e temos todos um mesmo tipo de sangue — humano.

g. Uma vez que Deus fez o homem — macho e fêmea — com a capacidade de transmitir sua natureza aos seus descendentes, lhe foi ordenado: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a — Gênesis 1:28. Desta maneira Deus concedeu ao homem:

i. Uma herança bastante extensa. Os filhos do homem são feitos para viver suas vidas sobre a face da terra e estão perfeitamente habilitados para este tipo de vida — ver Atos 17:26. O planeta Terra é o local que Deus mesmo determinou onde o ser humano pode se colocar a serviço da providência divina no governo das criaturas inferiores. É também o local onde existe vida inteligente nesta esfera da criação — o autor não aceita a existência de vida em outros planetas, mas não está disposto a morrer por causa desta convicção específica. O planeta Terra também é o local onde o homem pode receber os benefícios da bondade de Deus, onde também outras criaturas são beneficiadas, mas, diferentemente do homem, não possuem o conhecimento para reconhecer este fato. A verdade é que toda a criação renderá graças a Deus, de alguma maneira, mas somente o homem é capaz de bendizer ao Senhor:

Benigno e misericordioso é o SENHOR, tardio em irar-se e de grande clemência. O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras. Todas as tuas obras te renderão graças, SENHOR; e os teus santos te bendirão. – Salmos 145:8—12.

ii. Uma família numerosa e duradoura, que deveria crescer a apreciar a herança dada pelo Senhor. Nossa capacidade de multiplicar é fruto direto da bênção de Deus sobre o primeiro homem — macho e fêmea — ver 1 Crônicas 26:4—5 também. É graças a esta bênção de Deus que uma geração vai e é substituída pela seguinte.

iii. Foi também no momento da criação do homem — macho e fêmea — que Deus concedeu a este mesmo homem o domínio sobre todos os seres considerados inferiores — ver Gênesis 1:28. Esta é uma situação muito interessante. O homem não provê alimento para os animais inferiores — especialmente para os peixes e para os pássaros — mas mesmo assim recebe autoridade sobre eles. Desta maneira Deus concede uma honra especial ao homem — macho e fêmea — que deve, realmente, conduzi-lo a honrar ainda mais o Criador. O domínio concedido por Deus foi gravemente afetado pela queda e tornou-se, de fato, em uma exploração e destruição sem medidas. Todavia, a graça de Deus, através de seus filhos, Ele restaura aquilo que a queda derrubou e nos permite seguir vivendo neste planeta. Porque estamos “em Cristo” toda a criação pertence, por direito a nós – ver 1 Coríntios 3:21—23.

3. Outras Ideias Acerca da Criação: A “Teoria da Evolução”.


Em oposição ao ensino das Escrituras Sagradas que nos ensinam acerca do Deus Todo Poderoso que é o Criador dos céus e da terra e de todos os seres que existem, um grupo de homens quer nos fazer acreditar em suas “teorias” mirabolantes de como o universo e tudo o mais foi criado, entre as quais a mais destacada é aquela que é conhecida como a “Teoria da Evolução”.

A chamada Teoria da Evolução, todavia, não passa realmente de uma “fé irracional”. Todos os livros escritos por biólogos em defesa da Teoria da Evolução, sejam eles recentes ou antigos, estão recheados de afirmações dogmáticas tanto quanto as que encontramos nos primeiros capítulos do Livro do Gênesis. Com isto estamos querendo dizer que os crentes não podem provar que Deus criou os céus, a terra e tudo o que existe, inclusive os seres humanos. O que podemos fazer é crer que Deus criou mesmo todas as coisas porque a Bíblia assim ensina. Da mesma maneira, os teóricos evolucionistas não podem provar que suas teorias são verdadeiras. Que a evolução existe e todo o blá-blá-blá que está atrelado a seus argumentos. Tudo o que podem fazer é declarar dogmaticamente suas opiniões e acreditar nelas. Pretendem, todavia, que suas teorias ou sua fé é realmente a única fé verdadeira. Falam de si mesmo como defensores de “fatos” ao mesmo tempo em que se referem a nós como defensores de “dogmas”. Mas a verdade é que eles não possuem nenhum “fato” e possuem, isto sim, muitos dogmas, alguns, como já vimos, cientificamente impossíveis e outros completamente irracionais. Atualmente chegamos a uma situação onde uns poucos biologistas formam um verdadeiro “Colégio de Cardeais” desta “Nova Fé”, que tacha seus oponentes de “hereges” e cuja pena imposta nestes casos é a de “excomunhão” da fraternidade científica. Tudo isto acontece apesar das evidências, cada vez maiores, de que todas as premissas fundamentais da Teoria da Evolução têm validade extremamente duvidosa quando não contrariam diretamente os fatos. De acordo com o Dr. Arthur Custance a filosofia evolucionista tem se constituído em um estado mental que mais se parece com uma prisão do que uma atitude científica apropriada.

4. A Evolução Teísta.

Existem algumas pessoas – entre os protestantes e evangélicos – que acreditam em uma “Teoria de Evolução Teísta” que é também chamada de “Criacionismo Progressivo” – está é, por exemplo, a posição oficial da Igreja Católica Apostólica Romana. Segundo esta teoria Deus teria criado a humanidade usando a evolução como um recurso. De acordo com os proponentes desta teoria, os seres humanos teriam se desenvolvido sobrenaturalmente a partir de espécies antropoides semelhantes ao homem. Os cristãos que aceitam esta teoria da evolução não aceitam a outra onde tudo é fruto da chance e do acaso, da evolução aleatória e sem propósito como descrita anteriormente. Esta posição, Evolução Teísta, por ser realmente uma lei secundária da biologia e não se constituir em uma doutrina de Criação, não contradiz a crença em um Deus Criador. Assim, os teístas creem que a evolução foi parte da criação de Deus e está perfeitamente inserida dentro da Sua obra soberana.

Apesar de visões como a Evolução Teísta e do Criacionismo Progressivo serem possíveis, devemos levar a sério a ênfase bíblica quanto à unidade das origens do ser humano – temos todos um mesmo tipo de sangue: humano:

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir. Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação. Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos — Romanos 5:12 – 19.

E, como vimos, temos todos uma origem comum, já que descendemos do mesmo homem – macho e fêmea – criado originalmente e diretamente por Deus.

Outros artigos acerca da Introdução ao Antigo Testamento
A. O Texto do Antigo Testamento

001 – O CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO

002 – A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA

003 – A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 1 = Os Escribas e O Texto Massorético — TM

004 – A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 2 = O Texto Protomassorético e o Pentateuco Samaritano

005 – A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 3 = Os Manuscritos do Mar Morto e os Fragmentos da Guenizá do Cairo

006 - A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 4 = A Septuaginta ou LXX
007 - A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 5 = Os Targuns e Como Interpretar a Bíblia

B. A Geografia do Antigo Testamento

001 – INTRODUÇÃO E MESOPOTÂMIA

002 – O EGITO

003 – A SÍRIA—PALESTINA

C. A História do Antigo Testamento

001 — OS PATRIARCAS DA NAÇÃO DE ISRAEL

002 — NASCE A NAÇÃO DE ISRAEL

003 — A NAÇÃO DE ISRAEL: O REINO UNIDO

004 — O REINO DIVIDIDO E O CATIVEIRO BABILÔNICO

D. A Introdução ao Pentateuco
001 — O PENTATEUCO — PARTE 1 — O QUE É E DO QUE TRATA O PENTATEUCO

002 — O PENTATEUCO — PARTE 2 — OS TEMAS PRINCIPAIS DO PENTATEUCO — PARTE 1

003 — O PENTATEUCO — PARTE 2 — OS TEMAS PRINCIPAIS DO PENTATEUCO — PARTE 2

004 — O PENTATEUCO — PARTE 2 — QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO — PARTE 1

005 — O PENTATEUCO — PARTE 3 — QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO — PARTE 2

006 — O PENTATEUCO — PARTE 3 — QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO — PARTE 3

OUTROS ARTIGOS ACERCA DO LIVRO DE GÊNESIS

001 — Introdução e Esboço

002 — Introdução ao Gênesis — Parte 2 — Teorias Acerca da Criação

003 — Introdução ao Gênesis — Parte 3 — A História Primeva e Sua Natureza

004 — Introdução ao Gênesis — Parte 4 — A Preparação para a Vida Na Terra

005 — Introdução ao Gênesis — Parte 5 — A Criação da Vida

006 — Introdução ao Gênesis — Parte 6 — O DEUS CRIADOR

007 — Introdução ao Gênesis — Parte 7 — OS NOMES DO DEUS CRIADOR, OS CÉUS E A TERRA

008 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 1 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 1

009 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 8A – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 2

010 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus - Parte 9 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Segundo e o Terceiro Dia

011 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 10 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quarto Dia

012 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 11 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quinto Dia

013 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 1

013A — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12A — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 2

014 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 13 — Teorias Evolutivas

015 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A

016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B

017 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A

018 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 17 — GÊNESIS 3B

019 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 18 — GÊNESIS 3C

020 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Livre Arbítrio — Parte 19

021 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Dois Adãos — Parte 20

022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21

023 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22

024 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23

025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24

026 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Conclusão Acerca de Caim — Parte 25

027 — Estudo de Gênesis — Gênesis 5 — Sete e outros Patriarcas Antediluvianos — Parte 26

028 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Perversidade Humana, Os Filhos de Deus e as Filhas dos Homens— Parte 27A

029 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — OS Nefilim e os Guiborim — Os Gigantes e os Valentes — Parte 27B

030 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Maldade do Coração Humano— Parte 27C.

031 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Corrupção Humana Sobre a Face da Terra e Deus Pode se Arrepender? — Parte 27D.

032 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28A.

033 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28B.

034 — Estudo de Gênesis — Gênesis 7 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 29 — O Dilúvio Foi Global Ou Local?

035 — Estudo de Gênesis — Gênesis 8 — A promessa que Deus Fez a Noé e seus descendentes — Parte 30 — Nunca Mais Destruirei a Terra Pela Água

036 — Estudo de Gênesis —  O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 001

037 — Estudo de Gênesis — O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 002

038 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 001

039 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 002

040 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 003

041 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 004 — A NATUREZA DA ALIANÇA ENTRE DEUS E NOÉ

042 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 005 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 001

043 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 006 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 002 — OS NEGROS SÃO AMALDIÇOADOS?

044 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 007 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 003 — A CONTRIBUIÇÃO DOS FILHOS DE NOÉ PARA A HUMANIDADE

045 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 001 — OS DESCENDENTES DE JAFÉ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/genesis-estudo-045-tabua-das-nacoes.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.