domingo, 30 de novembro de 2014

ISRAEL BANE EM DEFINITIVO O DR MADS GILBERT DA FAIXA DE GAZA


Israel shuts Dr Gilbert out from Gaza for life
Doctor Mads Gilbert. Photo: Vegard Wivestad Grøtt / NTB scanpix

O Dr. Mads Gilbert, um médico norueguês que prestava serviços voluntários atendendo nos hospitais da faixa de gaza, já foi objeto de um dramático artigo publicado pelo nosso blog. Esse artigo poderá ser visto por meio do seguinte link:


Agora somos informados que o Estado de Israel acrescentou infâmia às injúrias já feitas contra alguém que ajudou a tratar das mais de 11000 pessoas feridas na Faixa de Gaza, apenas na última e criminosa operação das Forças de Destruição de Israel — IDF — contra a acuada população daquela pequena faixa de terra.

Segundo notícias locais da Noruega, o Governo de Israel baniu o Dr. Mads Gilbert pelo resto da sua vida de retornar para a Faixa de Gaza. É, a verdade incomoda bem mais do que podemos imaginar, e os brucutus israelenses não foram capazes de suportar as informações que o Dr. Gilbert produziu durante os dias da operação “Borda Protetora” que matou e feriu mais de 13000 palestinos entre julho e agosto de 2014.

De acordo com o noticiário, as autoridades israelenses citaram razões de segurança para banir o médico norueguês da faixa de Gaza. Segurança? Por que? Será que o Dr. estava arremessando bolsas de plasma ou tubos de esparadrapo que estavam atingindo as cidades israelenses ao redor da Faixa de Gaza e ferindo os “inocentes” cidadãos de tão “honrado” país?

O Dr. Gilbert é um homem de verdade, é norueguês e tem 67 anos de idade. Nos últimos tempos ele tem feito inúmeras viagens para a Faixa de Gaza para ajudar no tratamento de pessoas.

Durante o último verão no hemisfério norte, o Médico Chefe que vive e trabalha no norte da Noruega, trabalhou no Hospital localizado em Shifa na Faixa de Gaza onde ele passou mais de 50 dias ajudando a tratar dos mais de 11000 feridos pelas tropas de destruição de Israel — IDF. O Dr. Gilbert tentou retornar para a Faixa de Gaza em outubro passado para continuar ajudando no mesmo hospital, mas foi impedido por oficiais israelenses de entrar na Faixa de Gaza.

Segundo o Dr. Gilbert, quando se aproximou da fronteira com a localidade de Erez, o mesmo foi notificado por soldados israelenses que não poderia prosseguir em direção à faixa de Gaza.

De acordo com um e-mail enviado pelas autoridades israelenses para embaixada Norueguesa, o Dr. Gilbert estava banido da Faixa de Gaza por questões de “Segurança”. A embaixada tomou as dores do Dr. Gilbert depois da recusa. O secretário de Estado da Noriega, Bård Glad Pedersen disse ao noticiário local o seguinte: “Da perspectiva norueguesa, nos intercedemos a favor do Dr. Gilbert solicitando ao governo israelense que mudasse sua decisão. A situação humanitária na Faixa de Gaza ainda é bastante difícil e a necessidade de pessoal médico persiste”.

Já o Dr. Gilbert acredita que a decisão de Israel está relacionada com seus comentários críticos contra o Estado de Israel. O corajoso médico e ativista a favor da paz escreveu uma carta para a mídia internacional, no último mês de julho — ver a carta no nosso link no início desse artigo — na qual relatou as condições extremas em que se encontrava no hospital onde estava trabalhando na Faixa de Gaza.

 Quem é o Dr. Mads Gilbert?

1. Nasceu em Oslo em 1947.

2. Médico chefe especializado em anestesiologia no Hospital da Universidade do Norte da Noruega.

3. Tem trabalhado por mais de 30 anos em zonas de conflito armado, especialmente na Faixa de Gaza.

4. Entre os prêmios que recebeu está o prestigiado Fritt Ords Honorary Prize em 2009.

5. Foi nomeado Comandante da Ordem de Santo Olaf em 2013.

6. Recebeu o grau de PhD pela Universidade de Iowa nos EUA.

O blog o grande diálogo lamenta profundamente essa decisão do governo de Israel, um povo que já sofreu tanto, mas ao que parece seus líderes não aprenderam nenhuma lição pelo que seus antepassados tiveram que passar.

A notícia original poderá ser vista por meio do link abaixo:


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

ESTUDO DA VIDA DE JESUS – PARTE 2 – ESTUDO 033C — A DIVINDADE DE JESUS E OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA.


Ellen Gould White - "A Falsa Voz da Profecia do Movimento Millerista"

Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.

Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.

Lição 033C – OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 007C.

II. O Prólogo do Evangelho de João – João 1:1—18 - Continuação

C. Exposição de João 1:1—18 — Continuação.

1. João 1:1- No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus - Continuação.

Da perspectiva bíblica e teológica nós podemos dizer que João escolheu a expressão λόγος lógos, visando enfatizar as seguintes idéias:

A. Jesus é a personificação da Palavra de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Quando falamos — usando palavras — nós estamos comunicando nossas idéias e vontade às outras pessoas.

B. Dessa mesma maneira o Filho de Deus é chamado de λόγος lógos, porque é por intermédio dele que Deus tem nos falado nestes últimos dias — ver

Hebreus 1:1—3

1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,

2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,


É essa manifestação que torna as pessoas indesculpáveis —

João 15:22

Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.

C. Ao dirigir João para que ele usasse essa palavra λόγος lógos, o Espírito Santo tinha a intenção de dar a essa expressão um significado definitivo que pudesse servir para todos os cristãos de todas as eras. Nos dias do próprio apóstolo João já existia uma seita que começava a defender a idéia de que o Logos era na realidade o primeiro Aeon — era ou vida. Ele seria aquele que havia emanado diretamente de Deus e como tal era algo criado. Ainda segundo esta seita foi este Aeon que se uniu ao corpo do homem que chamamos Jesus. Foi para impedir que doutrinas como estas triunfassem naqueles dias que o Espírito Santo levou o apóstolo João a estabelecer a posição do Logos como sendo exatamente a mesma do próprio Deus. Hoje em dia nós precisamos nos apegar com firmeza à Palavra de Deus para enfrentarmos as muitas tentativas — inclusive de grupos que se intitulam cristãos — de reduzirem o Senhor Jesus, o qual é Deus —

Romanos 9:5 —

Deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

a um mero ser criado ou a um deus de segunda categoria.

Entre os grupos, pretensamente cristãos, que negam a divindade de Jesus, nós podemos citar os seguintes:

O Adventismo do Sétimo Dia

Ensinamento Errado # 1

Os chamados Adventistas do 7º dia no início do seu movimento não acreditavam na doutrina da Trindade. Eles a negavam e isto de forma categórica. Todavia e aos poucos foram adotando posições Trinitárias e as afirmativas que negavam a Trindade foram removidas de seus livros — o que é muito estranho para um grupo que alega ter sido criado por meio de uma revelação da palavra profética de Deus. Mas certos resquícios daqueles dias ainda podem ser encontrados mesmo nas obras de Ellen G. White chamada de verdadeira “voz da profecia”.

Fonte


Em seu livro ”Patriarcas e Profetas” Ellen White afirma: “... Ele (Jesus) foi revelado a eles como o Anjo de Jeová, o capitão das hostes celestiais, Miguel, o Arcanjo.” “Patriarchs and Prophets, p. 761.”

Nossa Resposta

O Adventismo do Sétimo dia é produto típico dos seus dias. Surgiu na primeira metade do mesmo século que presenciou o advento de inúmeros outros movimentos religiosos nos Estados Unidos da América. Entre estes movimentos que nós podemos citar, nós vamos encontrar grupos pseudo-cristãos bem como grupos pagãos:

1. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou Igreja Mórmon e seu falso profeta Joseph Smith.

2. A Igreja do Cristo Cientista ou Ciência Cristã e sua falsa profetisa Mary Baker Eddy.

3. A Igreja Unitária, que apesar de existir como movimento desde o século XVI, se organizou como uma Associação de Igreja somente em 1825.

4. As chamadas Testemunhas de Jeová e seus falsos profetas Charles Taze Russell e Joseph Rutherford.

5. O Movimento Teosófico de Helena Petrovna Blavatsky e do Coronel Henry Steel Olcott.

6. O Movimento Espírita iniciado nos Estados Unidos da América com as irmãs Margarete e Kate Fox e que foi depois “codificado” pelo francês Hippolyte-Léon Denizard Rivail que dizia ser uma reencarnação de um poeta celta chamado Allan Kardec.

O que todos estes movimentos possuem em comum? A negação taxativa de que Jesus é Deus verdadeiro.

Foi em meio a este ambiente religioso que surgiu aquilo que ficou conhecido como a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Depois do “susto” inicial causado pelo fracasso da “profecia” de William Miller que estabeleceu a data do retorno de Jesus a Terra para o período entre as primaveras de 1843 e 1844, datas essas que foi depois foram recalculadas recalculada para 22 de Outubro de 1844, o “movimento millerista” caiu nas mãos de uma prolífica “copiadora” chamada Ellen Gould White. Como todos os movimentos do século XIX o Adventismo do Sétimo Dia foi marcado, no seu início, por uma veemente negativa acerca da possibilidade de que Deus existisse em três pessoas distintas. Aos poucos, todavia, os ensinamentos antitrinitários foram sendo modificados para acomodar o “gosto” trinitário da maioria do povo estadunidense. Em tempos recentes muitos membros da Igreja Adventista têm questionado o ensinamento trinitário e esse questionamento está causando um verdadeiro cisma no seu meio. Pastores e membros que questionam o trinitarianismo atual da Igreja Adventista estão sendo expurgados, mas a denominação se nega a reconhecer, terminantemente, os erros do passado. 

Na internet existem dezenas de artigos bem escritos e solidamente embasados discutindo a posição doas Adventistas do Sétimo Dia quanto a questão da trindade, inclusive com as variações que mencionamos acima. E tudo isso vindo de uma igreja que pretende estar baseada em "verdadeiras revelações divinas". 

Outros estudos acerca da vida de Jesus podem ser encontrados nos links abaixo:

001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo

002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001

003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.

004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —

005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.

006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.

007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.

008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.

009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.

010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.

011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.

012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.

013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.

014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.

015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12

016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13

017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A

017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B

017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C

017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D

018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A

018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B

019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A

019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B

020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17

021 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 18

022 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 19

023 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 20

024 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 21

025 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 22

026 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 23
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-1-estudo.html

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 027 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 001 — A PLENITUDE DO TEMPO
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
002 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 028 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS — LUCAS 1:1—4
003 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 029 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 003 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/07/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
004 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 030 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 004 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
005 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 031 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 005 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/09/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
006 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 032 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 006 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 004
007A — A DIVINDADE DE JESUS E A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS OU IGREJA DOS MÓRMONS.
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
007C —  A DIVINDADE DE JESUS E OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_30.html
007D — A DIVINDADE DE JESUS E  IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA — PARTE 001http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
007E — A DIVINDADE DE JESUS E  IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA — PARTE 002http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_3.html
008 — A DIVINDADE DE JESUS COMO APRESENTADA PELO EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_31.html
009 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
010 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/03/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
011 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 004http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/05/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
012 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 005http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
013 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 006
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/07/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
014 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 007
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
015 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 008
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/09/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
016 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 009
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
017 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 010
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
018 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 011
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
019 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 012
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
020 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 013
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
21 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 014
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
022 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 015 — A LUZ DOS HOMENS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
023 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 016 — JESUS VEIO TRAZER O PERDÃO E A SALVAÇÃO DE DEUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_8.html
024 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 017 — JESUS É O MESSIAS PROMETIDO NA PROFECIA DAS 70 SEMANAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_11.html
025 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 018 — JESUS É O SOL DA JUSTIÇA PROMETIDO NA PROFECIA DE MALAQUIAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
26 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 019 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
27 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 020 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 002


Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

sábado, 29 de novembro de 2014

ESTUDO DA VIDA DE JESUS – PARTE 2 – ESTUDO 033B — A DIVINDADE DE JESUS E AS CHAMADAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ



Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.

Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.

Lição 033B – OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 007B.

II. O Prólogo do Evangelho de João – João 1:1—18 - Continuação

C. Exposição de João 1:1—18 — Continuação.

1. João 1:1- No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus - Continuação.

Da perspectiva bíblica e teológica nós podemos dizer que João escolheu a expressão λόγος lógos, visando enfatizar as seguintes idéias:

A. Jesus é a personificação da Palavra de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Quando falamos — usando palavras — nós estamos comunicando nossas idéias e vontade às outras pessoas.

B. Dessa mesma maneira o Filho de Deus é chamado de λόγος lógos, porque é por intermédio dele que Deus tem nos falado nestes últimos dias — ver

Hebreus 1:1—3

1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,

2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, 

É essa manifestação que torna as pessoas indesculpáveis —

João 15:22

Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.

C. Ao dirigir João para que ele usasse essa palavra λόγος lógos, o Espírito Santo tinha a intenção de dar a essa expressão um significado definitivo que pudesse servir para todos os cristãos de todas as eras. Nos dias do próprio apóstolo João já existia uma seita que começava a defender a idéia de que o Logos era na realidade o primeiro Aeon — era ou vida. Ele seria aquele que havia emanado diretamente de Deus e como tal era algo criado. Ainda segundo esta seita foi este Aeon que se uniu ao corpo do homem que chamamos Jesus. Foi para impedir que doutrinas como estas triunfassem naqueles dias que o Espírito Santo levou o apóstolo João a estabelecer a posição do Logos como sendo exatamente a mesma do próprio Deus. Hoje em dia nós precisamos nos apegar com firmeza à Palavra de Deus para enfrentarmos as muitas tentativas — inclusive de grupos que se intitulam cristãos — de reduzirem o Senhor Jesus, o qual é Deus —

Romanos 9:5 —

Deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

a um mero ser criado ou a um deus de segunda categoria.

Entre os grupos, pretensamente cristãos, que negam a divindade de Jesus, nós podemos citar os seguintes:

As Testemunhas de Jeová



Ensino Errado # 1

Jesus Cristo, antes de se tornar homem, era Miguel, o arcanjo, a primeira e maior de todas as criações de Deus Jeová.

Fonte

Cristo foi a primeira de todas as criações de Deus — ver Colossenses 1:15 e Apocalipse 3:14 – “Jehovah’s Witnesses in the 20th Century”1989 Edition p. 13.

“... ele (o Verbo) foi criado antes de todos os outros espíritos filhos de Deus, e ele é o único que foi diretamente criado pelo próprio Deus”. “You Can Live Forever in Paradise on Earth”, 1982, p. 50.

“... o Filho de Deus era conhecido como Miguel antes de vir para a Terra”. Reasoning from the Scriptures” p. 218.

Nossa Resposta

Colossenses 1:15 é uma passagem paralela com Filipenses 2:9—11 e Efésios 1:9—10. Passagens como estas se referem a Cristo em termos das prerrogativas que ele possui e não fazem nenhuma referência a ele ter sido criado por Deus. O que esSes textos afirmam é que Cristo é anterior à criação e, portanto, Senhor de tudo o que foi criado. Note de forma especial Colossenses 1:17.

A passagem de Apocalipse 3:14 usa a expressão grega ἀρχὴ  arché — princípio. Como o Apocalipse e o Evangelho de João foram escritos pelo mesmo autor, é apenas lógico que ele use uma mesma expressão de forma consistente naquilo que escreveu. Como já vimos para João a expressão grega ἀρχὴ arché corresponde à expressão em hebraico רֵאשִׁית re’shiyth — princípio e faz referência à condição desfrutada por Deus ANTES que existisse o tempo.

A posição das Testemunhas de Jeová é indefensável da perspectiva da exegese bíblica.

Ensino Errado # 2

Jesus era apenas o “Relações Públicas” de Deus antes do seu nascimento.

Fonte

“... antes de nascer no nosso planeta Terra como homem, Jesus havia sido nos céus um ser espiritual poderoso... ele funcionava nos céus como alguém que fala por Deus”. “You Can Live Forever in Paradise on Earth”, 1982, p. 58.

Nossa Resposta.

I. Jesus reivindicou, de forma específica, que ele mesmo era Deus. O Evangelho de João registra algumas passagens onde Cristo reivindica ser Deus. Naquelas ocasiões a audiência entendeu exatamente as implicações das suas reivindicações e reagiu de acordo com as convicções que possuíam.

João 8:57—59

Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo.

João 10:30 -33

Eu e o Pai somos um. Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar.

João 17:5

E, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo –.

II. Jesus é identificado, de forma específica, como sendo Deus pelos autores bíblicos da Nova Aliança. Assim, além das reivindicações feitas diretamente pelo Senhor Jesus, o Espírito Santo conduziu os autores do Novo Testamento a identificarem Jesus com o único e verdadeiro Deus.

João 1:1

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

João 1:18

Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

João 20:28

Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!

Atos 20:28

Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

Romanos 9:5

Deles — i.e. dos judeus —  são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!
Colossenses 1:15

Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.

Colossenses 2:9

Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

Tito 2:13

Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.

2 Pedro 1:1

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.

Ensino Errado # 3

Quando Jesus viveu na Terra Ele não era Deus, mas somente um homem perfeito.

Fonte

“...quando Deus enviou Jesus para a Terra, Ele fez de Jesus aquilo que poderia satisfazer a justiça, não aconteceu uma encarnação, não tivemos um Deus-homem e sim, apenas, um homem perfeito”. “Should You Believe in the Trinity?”1989, p.15.

Nossa Resposta.

Jesus era Deus mesmo. Nas Escrituras Sagradas Ele é chamado de Deus — ver João 20:28, Hebreus 1:8—9 e  Tito 2:13; Jesus foi honrado como sendo Deus — ver João 5:23; e pessoas oraram a Jesus como Deus —

Atos 7:59

E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!

Ensino Errado # 4

Depois que Jesus morreu, Ele foi ressuscitado com Sua identidade original, restaurado, como o arcanjo Miguel.

Fonte.

“Leia de maneira cuidadosa a narrativa bíblica a seguir: ‘Uma guerra eclodiu no Céu: Miguel — que é Jesus Cristo ressuscitado — e seus anjos batalharam com o dragão’”. “You Can Live Forever in Paradise on Earth”, 1982, p. 21.

Nossa Resposta

O arcanjo Miguel baseado em sua própria autoridade não foi capaz de repreender a Satanás — ver Judas 9 — ao passo que em Mateus 4:8—10, é o próprio Senhor Jesus, apesar de se encontrar em um estado de glória inferior, como homem, quem ordena de forma direta à Satanás dizendo: ”retira-te”. Além do mais, Hebreus 2:5 deixa bem claro que não foi a anjos de nenhum tipo que Deus sujeitou o mundo que há de vir. Textos tais como o de Lucas 1:32—33 e o de Apocalipse 19:16 referem-se a Cristo como aquele que irá reinar de forma soberana.

Portanto, o Senhor Jesus e o arcanjo Miguel não podem ser uma e a mesma pessoa.

Ensino Errado # 5

Jesus não é o Deus Todo-Poderoso.

Fonte

“Bem, teria Jesus afirmado alguma vez que ele era Deus? Não, Ele nunca disse isso. Na Bíblia ele é chamado de ‘Filho de Deus’. E foi Ele mesmo que disse: ‘O Pai é maior do que Eu sou” — João 10:34—36 e 14:28. Além disso, Jesus disse que havia certas coisas que nem Ele nem os anjos sabiam mas somente Deus sabia — Marcos 13:32. Ainda mais: a Bíblia registra as seguintes palavras de Jesus em oração: ‘Não se faça a minha vontade e sim a Tua’ — Lucas 22:42. Se Jesus fosse o Deus “Todo-Poderoso” ele não teria feito esta oração, não é mesmo?

A Bíblia também registra o fato de que após a morte de Jesus foi ‘Deus quem o fez ressuscitar’ — Atos 2:32. Desta forma podemos notar que o Todo-Poderoso Deus e Jesus são claramente duas pessoas separadas. Mesmo depois da Sua morte, e da sua ressurreição e ascensão, Jesus ainda não era igual a Seu Pai – ver 1 Coríntios 11:3 e 15:28”. “You Can Live Forever in Paradise on Earth” 1982, pp 39 – 40.

Nossa Resposta

Em João 10:34—36 Jesus estava, na realidade, Se fazendo igual a Deus ao afirmar que ele era o “Filho de Deus” — ver João 5:17—18. Em João 14:28 Jesus faz uso da expressão μείζων meízon — para se comparar ao Pai e esta é um forma irregular e serve apenas para indicar que Deus, o Pai, estava ocupando uma posição “mais alta”, no Céu, enquanto o Filho estava aqui na Terra.

Em Marcos 13:32 Jesus, como o Deus-homem que era, possuía duas naturezas: uma divina e outra humana. Para se tornar em tudo igual a nós, Jesus optou por agir, a maior parte do tempo, de acordo com Sua natureza humana. Ele optou de forma voluntária não exercer Seus atributos de onisciência, por exemplo. Mas na Bíblia nós também temos registros onde o Senhor optou por exercitar sua soberania e onisciência, como podemos ver em, por exemplo, em Mateus 9:4.

Em Lucas 22:42 nós temos o Senhor se submetendo à vontade do Pai. Mas o ato de submissão não representa a inferioridade daquele que se submete a outro. A submissão não representa que aquele que se submete possui uma natureza inferior, se assim fosse, então como é que fica Efésios 5:21 onde somos ordenados a nos submeter uns aos outros?

Com referência a afirmação de Atos 2:32, a Bíblia não deixa dúvidas de que: 1) O próprio Senhor Jesus — ver João 2:19—20; 2) o Pai — ver Colossenses 2:12 e; 3) O Espírito Santo — ver Romanos 8:11, são os responsáveis pela ressurreição de Jesus. Foi o Deus Triuno quem, em última instância, trouxe o Senhor Jesus de volta à vida. É ensinamento claro das Escrituras que, enquanto na Terra, Jesus honrou a Seu Pai. A expressão  κεφαλὴ kefalè —cabeça designa, de forma metafórica, alguém que merece ser honrado. E é exatamente neste sentido que Paulo usa esta palavra.

Ensinamento Errado #6

Jesus é “um deus”, um Deus menor que Jeová Deus.

Fonte

“Em João 1:1 que se refere a Jesus como sendo o “Verbo”, algumas traduções da Bíblia dizem: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”. Mas note que o verso 2 nos diz que o Verbo “estava no princípio com Deus”. E, Jesus foi visto pelos homens. Agora o verso 18 nos diz que: ”Deus nunca foi visto por homem algum”. Desta maneira nós achamos que algumas traduções do verso 1, nos oferecem a ideia correta da língua original quando lemos: “O Verbo estava com Deus, e o Verbo era divino, ou e o Verbo era um Deus”, isto é, que o Verbo era alguém poderoso como um deus”. É claro que Jesus não é o Deus Todo Poderoso. De fato, Jesus falou de Seu Pai como “meu Deus” e como o “único Deus verdadeiro” – ver João 20:17; 17:3”. “You Can Live Forever in Paradise on Earth” 1982, p 40.

Nossa Resposta

A única tradução que o autor conhece que apresenta o tipo de texto como referido pelas Testemunhas de Jeová é a “Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas” que é produzida pelas próprias Testemunhas de Jeová. Tal tipo de tradução não está baseada no texto grego do Evangelho de João e sim em um livro chamado “Emphatic Diaglott” – que combina uma cópia do texto grego feita por J. J. Griesbach em — 1806 — com uma tradução para o inglês feita palavra por palavra. Este material foi publicado em 1864 por certo Benjamin Wilson, mas nunca foi aceito pelos estudiosos do NT como tendo qualquer valor. O Diaglott traduz João 1:1 da seguinte maneira: ”In the beginning was the Logos, and the Logos was with GOD and the Logos was God. This was in the beginning with GOD”. Note a distinção na palavra “Deus” entre as forma “God e GOD”. De acordo com o texto EM INGLÊS e NÃO EM GREGO acima, as Testemunhas de Jeová na sua bíblia, traduzem João 1:1 da seguinte maneira: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era deus”. Mas elas não param por aí. Assumindo ares de grandes estudiosos na língua grega, as Testemunhas de Jeová justificam este tipo de tradução “alegadamente” baseados na gramática da língua grega. Tal afirmação, todavia, tem sido contestada de forma bastante veemente e conclusiva pelos estudiosos.

De acordo com o professor da Universidade de Princeton Bruce Manning Metzger, a Tradução do Novo Mundo das Sagradas Escrituras feita pelas Testemunhas de Jeová ignora por completo uma bem estabelecida regra gramatical do grego koiné que exige que a tradução seja “e o verbo era Deus”. De acordo com essa regra um predicado nominativo definido possui sempre um artigo quando aparece DEPOIS de um verbo e o mesmo não possui nenhum artigo quando PRECEDE o verbo. Quando esta regra é aplicada a João 1:1 fica bem evidente que a leitura “e o Verbo era Deus” deve ter preferência sobre uma leitura do tipo “e o Verbo era deus”; ou “e o Verbo era um deus”; ou ainda “e o Verbo era divino”. Como a estrutura de João 1:1 é bastante simples não devemos enfrentar problemas para provar a regra.  Senão vejamos: — a ordem das palavras a seguir corresponde ao Novo Testamento Grego, publicado pelas Sociedades Bíblicas Unidas em sua quarta edição.

Ἐν En — preposição que no caso dativo significa “em” ou “no” em português.

ἀρχῇ arché — princípio — substantivo feminino no grego — refere-se ao período antes da criação e funciona mais como qualificativo do que temporal.

ἦν ên — era, verbo. Forma imperfeita do verbo εἰμί eimí — e que expressa uma existência contínua e atemporal e que está em contraste com a expressão ἐγένετο egéneto — criadas como aparece em João 1:3.
 
o — artigo definido traduzido por “o, a, ele, ela, este ou aquele”. Note esta pequena palavra de uma letra só porque é ela que detém a explicação que estamos buscando.
 
λόγος lógos — Verbo ou palavra. Substantivo masculino.

καὶ kaì — e. Conjunção.

o — artigo definido traduzido por “o, a, ele, ela, este ou aquele”. Note esta pequena palavra de uma letra só porque é ela que detém a explicação que estamos buscando.

λόγος lógos — Verbo ou palavra. Substantivo masculino.

ἦν ên — era, verbo. Forma imperfeita do verbo εἰμί eimí — e que expressa uma existência contínua e atemporal e que está em contraste com a expressão ἐγένετο egéneto — criadas como aparece em João 1:3.

πρὸς pròs — com. Preposição que no caso acusativo indica “com ou junto de”, no sentido de companhia. Neste caso indica que o Verbo mantinha um relacionamento de “companhia” com Deus antes da criação.

τὸν tòn — outra forma do artigo definido mencionado acima

θεόν Theón — Deus. Substantivo masculino que pode ser usado tanto para descrever o Deus verdadeiro como divindades falsas.

καὶ kaì — e. Conjunção.

θεὸς Theòs — Deus. Substantivo masculino. Aqui temos que notar que o substantivo θεὸς Theòs — Deus PRECEDE o verbo e não vem, por sua vez, precedido de um artigo. Por este motivo ele funciona como um predicado nominativo definido. É ele quem precede o sujeito, definido pelo uso do artigo, e enfatiza a sua — do sujeito — qualidade.

ἦν ên — era, verbo. Forma imperfeita do verbo εἰμί eimí — e que expressa uma existência contínua e antemporal e que está em contraste com a expressão ἐγένετο egéneto — criadas como aparece em João 1:3.

o – artigo definido traduzido por “o, a, ele, ela, este ou aquele”.

λόγος lógos — Verbo ou palavra. Substantivo masculino. Como o artigo acompanha a expressão λόγος lógos — Verbo ou palavra esta é a palavra que é qualificada pelo uso do substantivo θεὸς Theòs — Deus. fazendo com que a tradução certa seja: “e O VERBO era Deus”. Esta é a mesma regra que faz com que a tradução direta “e Deus era o Verbo” também seja errada. A tradução certa só pode ser: “e o Verbo era Deus”.

Outros estudos acerca da vida de Jesus podem ser encontrados nos links abaixo:

001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo

002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001

003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.

004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —

005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.

006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.

007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.

008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.

009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.

010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.

011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.

012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.

013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.

014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.

015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12

016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13

017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A

017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B

017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C

017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D

018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A

018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B

019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A

019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B

020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17

021 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 18

022 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 19

023 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 20

024 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 21

025 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 22

026 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 23
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-1-estudo.html

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 027 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 001 — A PLENITUDE DO TEMPO
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
002 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 028 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS — LUCAS 1:1—4
003 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 029 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 003 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/07/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
004 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 030 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 004 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
005 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 031 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 005 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/09/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
006 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 032 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 006 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 004
007A — A DIVINDADE DE JESUS E A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS OU IGREJA DOS MÓRMONS.
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
007C —  A DIVINDADE DE JESUS E OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_30.html
007D — A DIVINDADE DE JESUS E  IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA — PARTE 001http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
007E — A DIVINDADE DE JESUS E  IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA — PARTE 002http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_3.html
008 — A DIVINDADE DE JESUS COMO APRESENTADA PELO EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_31.html
009 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
010 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/03/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
011 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 004http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/05/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
012 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 005http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
013 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 006
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/07/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
014 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 007
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
015 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 008
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/09/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
016 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 009
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
017 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 010
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
018 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 011
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
019 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 012
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
020 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 013
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
21 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 014
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
022 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 015 — A LUZ DOS HOMENS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
023 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 016 — JESUS VEIO TRAZER O PERDÃO E A SALVAÇÃO DE DEUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_8.html
024 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 017 — JESUS É O MESSIAS PROMETIDO NA PROFECIA DAS 70 SEMANAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_11.html
025 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 018 — JESUS É O SOL DA JUSTIÇA PROMETIDO NA PROFECIA DE MALAQUIAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
26 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 019 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
27 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 020 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 002

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.