Esse material é parte de uma
série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens
cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você
poderá encontrar links para outras mensagens.
Introdução
A.
Em Atos 4:31 nós somos informados que os discípulos foram, outra vez, enchidos
com o Espírito Santo. Ver Atos 2:4; 3:8. Essa realidade nos ensina duas
verdades. Uma declarada e outra oculta.
1.
A declarada é que o ato de ser enchido com o Espírito Santo é algo que pode ser
repetido, sem limite de vezes. De fato somos ordenados a nos enchermos com o
Espírito Santo como um ato contínuo em nossas vidas —
Efésios
5:18—20
18 E não vos embriagueis com
vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
19 falando entre vós com salmos,
entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,
20 dando sempre graças por tudo a
nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
2.
O que está oculto, é que a promessa de Jesus quanto ao futuro e, quase imediato,
“Batismo com o Espírito Santo” — conforme Atos 1:5 — se aconteceu em Atos 2 não
foi notado pelos apóstolos ou, pelo menos, não foi reportado para Lucas.
B.
O Enchimento com o Espírito Santo nos ensina ainda que esse ato da parte de
Deus a nosso favor visa, fundamentalmente, nos capacitar a manifestar, através
de alguma forma de expressão verbal, as verdades acerca de Jesus Cristo e da
Salvação oferecida pela graça de Deus.
Atos 1:4
Todos ficaram cheios do Espírito
Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia
que falassem.
Atos 4:8
Então, Pedro, cheio do Espírito
Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos.
Atos 4:31
Tendo eles orado, tremeu o lugar
onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com
intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
C.
Tudo isso refletia um realidade maravilhosa que se manifestava em uma profunda
comunhão de coração e alma entre todos os que creram. Essa é a unidade criada
pelo Espírito Santo. Unidade acerca da qual somos exortados a nos esforçar por
preservar —
Efésios 4:1—6
1 Rogo-vos, pois, eu, o
prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes
chamados,
2 com toda a humildade e
mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
3 esforçando-vos diligentemente
por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;
4 há somente um corpo e um
Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;
5 há um só Senhor, uma só fé, um
só batismo;
6 um só Deus e Pai de todos, o
qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
D.
Hoje queremos concentrar nossa atenção nessa gloriosa verdade da unidade
cristã.
A IGREJA VIVENDO EM PLENA
COMUNHÃO UNS COM OUTROS
I. Um Atitude Radical em Oposição
a Como o Mundo Entende as Coisas
A.
Pouco importa de que lado nos encontremos na grande divisão humana criada pela
disputa entre Capitalismo e Comunismo.
B.
O fato é que as duas são MATERIALISTAS ao extremo. Uma alega que Deus não
existe e a outra alega que crê em Deus. Mas no fundo creem apenas em uma coisa:
no poder do dinheiro e no acúmulo de bens materiais.
C.
As coisas não eram muito diferentes no mundo no qual estava inserida a Igreja
Primitiva. Mas os cristãos daqueles dias assumiram uma posição corajosa e
radical quanto ao relacionamento humano no que diz respeito aos bens materiais.
Atos 2:44
Todos os que creram estavam
juntos e tinham tudo em comum.
Atos 4:32
Ninguém considerava
exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.
D.
Isso não quer dizer que os cristãos primitivos implementaram alguma forma de
comunismo ou de vida comunitária onde cada um abria mão de todos os seus bens.
Não, pois, não é difícil perceber que os bens continuavam em posse de seus
possuidores —
Atos 4:36—37
36 José, a quem os apóstolos
deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita,
natural de Chipre,
37 como tivesse um campo, vendendo-o,
trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.
Atos 5:1
Entretanto, certo homem, chamado
Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade.
E.
O que os versos acima nos ensinam é que a atitude do coração dos cristãos
primitivos mudou, de modo radical, no que diz respeito à atitude quanto ao
relacionamento que mantinham com seus bens materiais. Para eles, seus bens
materiais, estavam disponíveis para ajudar irmãos e irmãs que, por ventura,
precisassem de ajuda.
II. A Atitude Radical de Dispor
de Bens Para Ajudar os Necessitados
A.
Note a semelhança das palavras de Atos 2:45 com as que encontramos aqui em
4:34b—35.
B.
Conforme já tivemos a oportunidade de comentar, quando analisamos Atos 2:42—47:
1.
Nunca existiu no seio da Igreja Primitiva nenhuma obrigatoriedade dos membros
venderem seus bens para alcançar quaisquer fins.
2.
Nas duas situações narradas em Atos 2 e 4 não é difícil perceber que toda venda
de bens materiais era voluntária e esporádica, pois visava atender irmãos
necessitados, à medida que essas necessidades surgiam.
III. A Atitude Radical que
Ilustra Bem o Princípio de Proporcionalidade
A.
Na antiga aliança, Deus havia feito certas provisões para garantir a manutenção
da tribo de Levi, pois eles não iriam receber herança entre os outros filhos de
Israel —
Deuteronômio 10:9
Pelo que Levi não tem parte nem
herança com seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como o SENHOR, teu Deus, lhe
tem prometido.
Deuteronômio 18:2.
Pelo que não terão herança no
meio de seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como lhes tem dito.
B.
Esse era um dos motivos porque era necessário recolher o dízimo das outras
tribos: garantir a manutenção do Levitas. Mas o recolhimento dos dízimos
envolvia inúmeras regras que a maioria dos pastores modernos desconhece ou
prefere fingir que não conhece. Vamos citar alguns exemplos:
Levítico 27:32
No tocante às dízimas do gado e
do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será
santo ao SENHOR.
1.
Isso quer dizer que se um indivíduo possuía 10 ovelhas uma era oferecida ao
Senhor. Se o indivíduo possuía 19 ovelhas, ele também contribuía uma ovelha
apenas e não 1,9 como gostam de ensinar muitos pastores em nossos dias.
Deuteronômio 14:22
Certamente, darás os dízimos de
todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo.
Mas,
Deuteronômio 14:28—29
diz —
Ao fim de cada três anos, tirarás
todos os dízimos do fruto do terceiro ano e os recolherás na tua cidade. Então,
virão o levita —pois não tem parte nem herança contigo —, o estrangeiro, o
órfão e a viúva que estão dentro da tua cidade, e comerão, e se fartarão, para
que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em todas as obras que as tuas mãos fizerem.
2.
Isso quer dizer que a cada três anos não se recolhia nenhum dízimo no
tabernáculo nem no templo, mas o mesmo era estocado na própria cidade para a
manutenção dos levitas, dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas!
C.
Nos dias do Novo Testamento não temos mais levitas para serem sustentados e
todo esse complexo sistema representado por diversos tipos de ofertas —
Deuteronômio 12:6
A esse lugar fareis chegar os
vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta
das vossas mãos, e as ofertas votivas, e as ofertas voluntárias, e os
primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.
foi
abolido.
D.
Mas como podemos ver em Atos 2 e 4 necessidades continuavam a existir, o que
nos ensina que nosso compromisso em contribuir com a obra de Deus permanece.
Nos dias da Igreja Primitiva, Lucas nos informa que “nenhum necessitado havia
entre eles”. Essa é uma realidade especial que precisamos reaprender.
E.
Não estamos mais debaixo da Antiga Aliança com seu complexo sistema de
contribuição, mas ainda estamos sob a obrigação de contribuir.
A
contribuição nos dias do Novo Testamento como podemos observar aqui: é
PROPORCIONAL. Quem pode mais deve contribuir com mais e quem pode menos deve
contribuir com menos, mas todos devem contribuir —
2 Coríntios 8:11—15
11 Completai, agora, a obra
começada, para que, assim como revelastes prontidão no querer, assim a leveis a
termo, segundo as vossas posses.
12 Porque, se há boa vontade,
será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem.
13 Porque não é para que os
outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade,
14 suprindo a vossa abundância,
no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir
a vossa falta, e, assim, haja igualdade.
15 como está escrito: O que muito
colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta.
2 Coríntios 9:7.
Cada um contribua segundo tiver
proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a
quem dá com alegria.
F.
A igreja do século XXI precisa contribuir:
1.
Para socorrer irmãos que estejam necessitados.
2.
Para a manutenção do trabalho de Deus — Aluguel e tudo o mais que for
necessário para o bom funcionamento do trabalho.
3.
Sustento pastoral —
1 Coríntios 9:1—14
1 Não sou eu, porventura, livre?
Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu
trabalho no Senhor?
2 Se não sou apóstolo para
outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu
apostolado no Senhor.
3 A minha defesa perante os que
me interpelam é esta:
4 não temos nós o direito de
comer e beber?
5 E também o de fazer-nos
acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do
Senhor, e Cefas?
6 Ou somente eu e Barnabé não
temos direito de deixar de trabalhar?
7 Quem jamais vai à guerra à sua
própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta
um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?
8 Porventura, falo isto como
homem ou não o diz também a lei?
9 Porque na lei de Moisés está
escrito: Não atarás a boca ao boi, quando pisa o trigo. Acaso, é com bois que
Deus se preocupa?
10 Ou é, seguramente, por nós que
ele o diz? Certo que é por nós que está escrito; pois o que lavra cumpre
fazê-lo com esperança; o que pisa o trigo faça-o na esperança de receber a
parte que lhe é devida.
11 Se nós vos semeamos as coisas
espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?
12 Se outros participam desse
direito sobre vós, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não usamos
desse direito; antes, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao
evangelho de Cristo.
13 Não sabeis vós que os que
prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar
do altar tira o seu sustento?
14 Assim ordenou também o Senhor
aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho;
15 eu, porém, não me tenho
servido de nenhuma destas coisas e não escrevo isto para que assim se faça
comigo; porque melhor me fora morrer, antes que alguém me anule esta glória.
1 Timóteo 5:17—18
17 Devem ser considerados
merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com
especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.
18 Pois a Escritura declara: Não
amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu
salário.
4.
Sustento de missionários.
Conclusão:
A.
A união cristã é algo maravilhoso criado pelo Espírito Santo de Deus e deve
servir para:
1.
Trazer glória para o nome de Deus.
2.
Engrandecer o nome do Senhor Jesus Cristo.
3.
Servir de testemunho do poder do Espírito Santo em nossas vidas.
a.
Por todos esses motivos somos desafiados a nos empenhar em preservar a unidade
criada pelo Espírito Santo de Deus.
b.
Mas hoje em dia, para nossa vergonha, a Igreja está fragmentada em milhares de
pedaços.
E por que?
3.Por
causa de falsos ensinamentos.
4.
Por causa da arrogância e do orgulho humano que não querem se submeter ao
ensino das Escrituras.
5.
Porque muitos acham que atingiram um nível de espiritualidade que os torna
superiores ou melhores do que os outros cristãos. Esses envenenam outros com
suas mentiras e causam apenas mais dor e divisão na igreja que deve se esforçar
por preservar a unidade que foi criada pelo Espírito Santo.
6.
Ele — o Espírito Santo é mesmo Deus da
História — citado no verso 28.
B.
Recentemente li o seguinte:
Acho
que temos corações mais duros que o ferro, se não deixarmos nos mover por essa
narrativa do livro de Atos. Naqueles dias os irmão contribuíam de forma
abundante dos próprios bens que possuíam. Em nossos dias nós estamos contentes
não apenas em reter, de forma ciumenta, o que nos pertence, mas também em
roubar o que pertence a outros... Naqueles dias nossos irmãos vendiam suas
propriedades; nos nossos dias reina a cobiça de comprar e comprar, ajuntar e
ajuntar mais ainda. Naqueles dias o amor fez da propriedade de cada indivíduo,
um bem comum para atender aos necessitados; nos nossos dias a inumanidade de muitos
é tal, que reclamam do direito que os pobres têm de existir sobre a terra, da
água que consomem, do ar que respiram e do céu que contemplam.
C.As
palavras acima foram escritas por João Calvino, o Reformador de Genebra, em seu
comentário ao texto de Atos 4:32. Imagine o que ele não escreveria se estivesse
vivo hoje em dia.
1. Pitágoras, o matemático grego que inferniza a vida dos nossos alunos do ensino médio, tinha uma comunidade na qual seus seguidores desfrutavam de tudo em comum. Ele costumava dizer “entre irmãos tudo deve ser comum.1
2.
Flávio Josefo escreveu que os Essênios viviam uma vida comum muito parecida com
a da comunidade pitagórica.
3.
Mas os cristãos da Igreja Primitiva não tinham nada para aprender nem com os
seguidores de Pitágoras e muito menos com os Essênios da Comunidade de Qumram.
4.
Eles apenas refletiam o que haviam sido ensinados pelo Antigo testamento, que
era a Bíblia daqueles dias:
Deuteronômio 15:4
Para que entre ti não haja pobre;
pois o SENHOR, teu Deus, te abençoará abundantemente na terra que te dá por
herança, para a possuíres.
Que
Deus, o Deus Criador, o Deus Todo Poderoso, o Deus ETERNO, o Pai de
misericórdia e de toda consolação, nos ajude a:
5.
Cuidar uns dos outros como devemos conforme lemos em:.
1
Pedro 1:22
Tendo
purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor
fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente.
Ardentemente
quer dizer: seriamente,
fervorosamente, intensamente.
6.
Cuidemos uns dos outros.
7.
Vamos investir no Reino de Deus, pois não sabemos quando o será o fim.
Amém.
OUTRAS MENSAGENS DO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS
SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2
SERMÃO 002 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2
SERMÃO 003 — A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5
SERMÃO 004 — A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8
SERMÃO 005 — A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11
SERMÃO 006 — PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26
SERMÃO 007 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4
SERMÃO 008 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15
SERMÃO 009 — A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21
SERMÃO 010 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36
SERMÃO 011 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41
SERMÃO 012 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47
SERMÃO 013 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002
SERMÃO 014 — A CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10
SERMÃO 015 — A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21
SERMÃO 016 — SALVAÇÃO E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21
SERMÃO 017 — JESUS CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26
SERMÃO 018 — INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22
SERMÃO 019 — A IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31
SERMÃO 020 — A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37
SERMÃO 021 — ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11
SERMÃO 022 — A COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16
SERMÃO 023 — PRISÃO, JULGAMENTO, AÇOITES = ALEGRIA E O PARECER DE GAMALIEL — Atos 5:17—42
SERMÃO 024 — DIVERSIDADE DE DONS = CRESCIMENTO DA IGREJA — Atos 6:1—7
SERMÃO 025 — UM HOMEM CHAMADO ESTÊVÃO — Atos 6:8—12
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/05/atos-dos-apostolos-sermao-025-um-homem.html
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SERMÃO 026 — ACUSAÇÕES CONTRA UM HOMEM HONESTO — Atos 6:13—15
SERMÃO 027 — A DEFESA DE ESTÊVÃO E O DEUS DA GLÓRIA — Atos 7:1—8
Que
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Alexandros
Meimaridis
PS.
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