Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos
alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos
os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará
links para outros estudos.
Continuação...
No século V a.C, Empédocles
argumentava a favor da ideia que os elementos, que são originais e construtivos
mereciam serem chamados de “deuses”, uma vez que tudo era feito a partir deles.
Mas não havia unanimidade acerca de qual deus representava qual elemento.
Alguns, por exemplo, não identificavam o fogo com Zeus e sim com a deusa
Héstia. Nesse sentido, os elementos funcionam apenas como características dos
deuses. A divinização dos elementos era algo comum em toda extensão do período
Greco-romano. Filo, um judeu da dispersão, reflete isso, no primeiro século
a.C., ao afirmar: “Alguns têm deificado os quatro elementos: terra, água, ar e
fogo”.
Em nossos dias, os cristãos têm
enormes dificuldades para entenderem e apreciarem a impessoalidade desses
elementos divinizados. Mas isso não é algo incomum fora dos círculos cristãos
influenciados, especialmente, pelas doutrinas orientais. Para as pessoas
imersas na cultura Greco-romana o conceito de divindade não envolvia
pessoalidade, mas representava apenas um conceito vago de presença não
consciente. Nesse sentido, tudo o que veio primeiro era considerado digno de
ser adorado. Tal adoração não era lógica, necessariamente, mas apenas
perceptiva e sensorial. Por esse motivo, Paulo enfatiza a superioridade de
Cristo, quando comparado com esses poderes em passagens como —
Colossenses 2:15—20
15 Este é a imagem do
Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16 pois, nele, foram
criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis,
sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi
criado por meio dele e para ele.
17 Ele é antes de todas
as coisas. Nele, tudo subsiste.
18 Ele é a cabeça do
corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em
todas as coisas ter a primazia,
19 porque aprouve a
Deus que, nele, residisse toda a plenitude
20 e que, havendo feito
a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas
as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
A expressão στοιχεῖα — stoicheîa — rudimentos, tem um
sentido distinto em —
Colossenses 2:20
Se morrestes com Cristo
para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais
a ordenanças.
Aqui Paulo se dirige aos
Colossenses com uma pergunta hipotética. Seu receio era que os Colossenses
acabassem sucumbindo às pregações de mestres itinerantes que infestavam as
cidades da Ásia menor naqueles dias. Paulo desejava que os Colossenses
continuassem avançando e que não retrocedessem nunca. Como eles, antes de se
converterem, participavam ativamente do mundo pagão da cultura Greco-romana, é
certo que, para eles, a expressão στοιχεῖα — stoicheîa — rudimentos, se referia a rituais e práticas do paganismo.
Esses eram os rituais para os quais eles haviam morrido no batismo, mas para os
quais estavam agora correndo o risco de retornarem pela influência dos falsos
mestres. Dessa forma a expressão στοιχεῖα — stoicheîa — rudimentos, faz mesmo referência aos elementos comuns da
religião seja pagã ou judia.
Como verdades parciais, os
elementos tanto da filosofia como da piedade contêm apenas uma sombra da
realidade —
Colossenses 2:17
Porque tudo isso tem
sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
e esses mesmos elementos
fracassam, por completo, quando tentam explicar Deus, seja por meio da razão —
Colossenses 2:8
Cuidado que ninguém vos
venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos
homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.
seja por meio da adoção de
rituais —
Colossenses 2:11, 16
11 Nele, também fostes
circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da
carne, que é a circuncisão de Cristo.
16 Ninguém, pois, vos
julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados.
ou por meio da automortificação —
Colossenses 2:20—23
20 Se morrestes com
Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos
sujeitais a ordenanças:
21 não manuseies isto,
não proves aquilo, não toques aquiloutro,
22 segundo os preceitos
e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
23 Tais coisas, com
efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa
humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a
sensualidade.
O desejo de Paulo é que os
Colossenses permaneçam “mortos” no que diz respeito às práticas humanas e para
que não se rendam às falsas reivindicações pagãs, uma vez que as mesmas os
fariam tropeçar e se desviarem da verdade e os fariam escravos de preceitos
retirados da lei judaica. A similaridade com a atual judaização da fé
evangélica, que vemos em nossos dias, é mesmo desconcertante.
Portanto, a expressão grega στοιχεῖα — stoicheîa — rudimentos, recebe sua
definição apropriada pelo contexto que estamos analisando. Em Colossenses 2:8 a
mesma fazia referência a certa ênfase sincrética e especulativa com relação aos
elementos, como sendo os princípios fundamentais de toda realidade. Já em
Colossenses 2:20 ela significa a totalidade das crenças e práticas que orientam
a vida de qualquer indivíduo. Estamos falando de todas essas noções
rudimentares e atos ritualísticos, socialmente aceitáveis, que caracterizam o
todo da vida humana, seja em que sociedade que for.
Dessa maneira, nós podemos
resumir o uso de στοιχεῖα — stoicheîa — rudimentos, da seguinte maneira de acordo com os contextos
em que a mesma aparece:
1. O verdadeiro ABC dos princípios
elementares da fé — Hebreus 5:12; Gálatas 4:9.
2. Os elementos básicos dos quais
o universo é constituído — 2 Pedro 3:10, 12.
3. Os elementos básicos que
constituem a existência religiosa comum tanto a gentios como a judeus —
rituais, festivais, leis, crenças — Gálatas 4:3, 9; Colossenses 2:20.
4. Os primeiros elementos ou
princípios fundamentais do Universo físico — Colossenses 2:8.
Diante desse resumo nós podemos
afirmar que a preocupação de Paulo, ao tratar de cada um dos aspectos
mencionados acima, tinha a ver com o sério problema chamado idolatria. Que essa
era mesmo sua preocupação maior é facilmente percebido pelo risco que todos nós
corremos de começarmos a adorar os princípios básicos da existência. Isso
acontece sempre quando nos entregamos a práticas religiosas por mero costume e
sem reflexão, ou quando adotamos ideais filosóficos e até mesmo ideológicos. Sempre
que isso acontece, então στοιχεῖα — stoicheîa — rudimentos, tornam-se verdadeiros deuses funcionais nas vidas
das pessoas. Nesse estado, tais pessoas, passam a se dedicar a esses falsos
deuses e a se distanciarem do Deus verdadeiro e do Seu Cristo, que são os
primeiros e os últimos responsáveis por chamar tudo à existência, pelo mero
poder de suas palavras, quando nada existia! Em estudos futuros falaremos mais
dessa adoração idólatra.
CONTINUA...
LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER
001 — Introdução =
002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas
003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.
004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.
005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.
006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.
007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.
008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.
009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.
010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.
011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.
012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.
013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.
014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução
015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1
016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2
017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3
018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39
019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1
020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2
021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1
022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2
023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1
024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2
025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3
026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4
027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5
028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6
029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS
030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO
031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES
032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002
033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001
034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002
035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003
036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004
037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005
038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006
039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007
040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008
041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009
042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010
043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html
044 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 28 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 012 — AS FORÇAS ESPIRITUAIS DO MAL — PARTE 001
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis.
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