sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

SERMÃO PARA O ANO NOVO 2012

EM TUDO DAI GRAÇAS.

Texto: 1 Tessalonicenses 5:18.

Introdução.

• Nesse ano de 2011 nós tivemos a oportunidade de consultar toda a igreja acerca de qual deveria ser o versículo tema para o nosso ano 2012.

• Vários irmãos e irmãs deram sugestões. As mesmas foram as seguintes:

 Eclesiastes 4:9 - Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

 1 Tessalonicenses 4:3a - Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação.

 Lucas 12:32 - Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.

 Isaías 40:8 - Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.

 Tiago 2:26 - Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.

 Daniel 12:3 - Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.

 Oséias 12:5—6 - O SENHOR, o Deus dos Exércitos, o SENHOR é o seu nome; converte-te a teu Deus, guarda o amor e o juízo e no teu Deus espera sempre.

 1 Tessalonicenses 5:18 - Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

 Mateus 14:16 - Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer.

 Colossenses 3:9 - Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.

 Colossenses 4:6 - A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.

• O mais votado foi: 1 Tessalonicenses 5:18 - Em tudo, dai graças, porque
esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

• Então vamos tomar um pouco de tempo para analisarmos esse versículo em sua totalidade já que o mesmo não possui uma parte que podemos chamar de central.

EM TUDO, DAÍ GRAÇAS, PORQUE ESTA É A VONTADE DE Deus Em CRISTO JESUS PARA CONVOSCO

Introdução.

• No início desse capítulo – 1 Tessalonicenses 5:5 – Paulo nos chama como crentes de:

 Filhos da Luz.

 Filhos do Dia.

• Como filhos da Luz e Filhos do dia, ainda nesse capítulo nós somos lembrados que temos certas obrigações ou deveres a cumprir:

• 1 Tessalonicenses 5:14:

 Admoesteis os insubmissos.

 Consolai os desanimados.

 Ampareis os fracos

 Sejais longânimos com todos.

• 1 Tessalonicenses 5:15: Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.

• 1 Tessalonicenses 5:16: Regozijai-vos sempre.

• 1 Tessalonicenses 5:17: Orai sem cessar.

• Por fim chegamos em 1 Tessalonicenses 1:18 que nos diz: Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

• Esse o verso que servirá para nortear nossos caminhos em 2012.

I. A Enorme Necessidade que Temos de Dar Graças em Tudo.

1. A Ingratidão é algo que desagrada muito a Deus.

• A mesma está incluída entre os pecados que irão prevalecer nos “tempos difíceis” do fim – ver 2 Timóteo 3:1—5.

• Como a ingratidão é um pecado terrível, a ira de Deus já se manifesta do céu contra todos aqueles que praticam tal pecado – ver Romanos 1:18—22.

2. Todo cristão deve ser reconhecido por sua “atitude de gratidão”.

• Devemos ser gratos por tudo o que Deus o Pai fez por nós – ver Colossenses 1:12—14.

• Devemos entender que o ato de ser agradecido é um processo no qual devemos nos empenhar e nos disciplinar para conseguir crescer no mesmo –
Colossenses 2:7.

• Devemos ter um coração agradecido, porque o mesmo é parte da nossa nova constituição ou da nossa nova vestimenta, agora que nos livramos das roupas do velho-homem do pecado – ver Colossenses 3:12—15.

• Ações de graças devem fazer parte de todas as nossas orações – ver Colossenses 4:2; 1 Timóteo 2:1.

3. Ações de graças Quando Adicionadas às Nossas Orações Servem para...

• Ajudar-nos a vencer a ansiedade – ver Filipenses 4:6.

• Ajudar-nos a obter a “paz que excede todo entendimento” – ver Filipenses 4:6—7.

II. O Caminho Que Devemos Seguir para Sermos Gratos Sempre e em Todas as coisas.

1. Em Primeiro Lugar Temos que nos Lembrar Sempre que: “Todas as coisas cooperam para o nosso bem Espiritual” – ver Romanos 8:28.

• Por esse motivo nós podemos “Regozijar e Exultar” mesmo em meio às perseguições, as injúrias, e as mentiras que são lançadas sobre nós – ver Mateus 5:10—12.

• Também podemos nos “gloriar nas próprias θλίψις – thlipsis - tribulações – cujo significado literal é: prensar, imprensar ou colocar pressão. Metaforicamente a palavra tem os seguintes significados: opressão, aflição, tribulação, angústia, dilemas – ver Romanos 5:3

• Além disso, conforme Tiago 1:2—3, nós podemos nos alegrar por passarmos por várias πειρασμοῖς – perasmoîs – teste de da fidelidade do homem, da sua integridade, virtude e constância.

2. Como Daniel nós devemos colocar ações de graças em todas as nossas orações diárias – ver Daniel 6:10.

3. Da mesma maneira que devemos orar sem cessar – ver 1 Tessalonicenses 5:17 – nós também devemos Dara graças à Deus sem cessar!

Conclusão:

1. Em primeiro lugar queremos uma igreja aqui:

• Onde os membros tenham seus corações repletos de ações de graças.

• Onde os membros tenham suas bocas transbordantes de ações de graças e louvores para como nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.

• Onde os membros possam se reunir aqui e nos lares com o propósito específico de “contar as benções” uns para os outros e render a Deus e ao Senhor Jesus Cristo as ações de graças devidas.

2. Todas essas verdades estão interligadas. Senão vejamos:

• Quanto mais gratos nos formos, mais estaremos orando para manifestar nossa gratidão.

• Quanto mais orarmos, maior será a alegria que iremos experimentar vinda da parte do Senhor.

3. A chave para experimentarmos toda a alegria que nos está reservada em Cristo começa com uma “atitude de gratidão”. Portanto sejamos gratos. Quem vai ser o primeiro a compartilhar sua gratidão com toda a igreja agora mesmo?

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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Desde já agradecemos a todos.

sábado, 24 de dezembro de 2011

O MENINO QUE NASCEU NO DIA DE NATAL

SERMÃO DE NATAL PARA O ANO 2011

Texto: Lucas 1:31—35

Introdução

• Aquilo que estamos chamando de natal nos nossos dias está tão longe do ensinamento bíblico que duas coisas são urgentemente necessárias.

 A primeira é que precisamos nos arrepender porque muitas vezes temos deixado nos arrastar por isso que está aí: a comercialização perversa e descontrolada, a ansiedade criada pela gastança exagerada e pelos presentes que esperamos ganhar, a atenção exagerada aos enfeites domésticos e a reverência, dedicação e amor que devotamos a essa figura perversa e abominável que chamamos de papai Noel.

 Precisamos nos voltar para as Escrituras e reafirmar algumas verdades acerca do Natal, mas particularmente, acerca daquele que nasceu nesse mundo com o propósito específico de morrer por nós.

• O que viria a ser aquela criança prometida a Maria? Espero mostrar para todos que Ele – que foi chamado Jesus – Deus é Salvador – é alguém que representa algo que vai muito além de servir como uma desculpa esfarrapada para indulgirmos numa gastança desenfreada nesses dias.

• Eu tenho certeza que cada pai e mãe aqui presentes, pensaram de como cada um dos filhos que tiveram seria “especial”.

• Mas isso é ainda mais verdadeiro com respeito ao nascimento do filho de Maria e de “José”.

• Quando o anjo Gabriel se manifestou a Maria, ele lhe disse as seguintes palavras: Lucas 1:30—33 -

30 Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.

31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.

32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai;

33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.

34 Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?

35 Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.

• Baseados nesses versículos queremos reafirmar três verdades acerca de
Jesus:

O MENINO QUE NASCEU NO DIA DE NATAL

I. Em Primeiro Lugar Gabriel diz que o menino seria : μέγας - mégas – grande.

• O menino seria μέγας - mégas – grande. Mas quão grande? Grande como o Vinicius? Não era desse tipo de grandeza que o anjo estava falando.

• Qual seria a grandeza desse menino que iria causar uma profunda impressão em seus pais, muito mais do que eles esperavam?

B. Gabriel Prossegue Dizendo que o menino seria chamado de:

• υἱὸς ὑψίστου – uiòs upsístou – Filho do Altíssimo.

• Ora todos nós sabemos que “filho de peixe, peixinho é”. Isso que dizer que Jesus é Deus, JESUS È DEUS.

 O fato de Jesus ser Deus implica em ser possuidor de Majestosa Soberania.

 Implica que não existe ninguém que esteja em seu mesmo nível nem acima d´Ele.

 Ele é o mesmo Deu chamado por Melquisedeque, ainda no Antigo Testamento de אֵל עֶלְיוֹן – El ´Eleyon – o Deus Altíssimo.
Salmos 47:2 - Pois o SENHOR Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a terra.

 Diante dessa realidade, o Salmista só tem uma coisa a fazer: louvar o Senhor como todos nós devemos fazer:
Salmo 7:17 - Eu, porém, renderei graças ao SENHOR, segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do SENHOR Altíssimo.

Salmo 9:2 - Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores.

 Conforme lemos em Lucas 1:32, Jesus é o Filho do Altíssimo. Isso quer dizer que Jesus tem: A MESMA VIDA, A MESMA ESSÊNCIA E A MESMA NATUREZA DO PRÓPRIO DEUS

II. Jesus também é υἱὸς θεοῦ - uiòs Theoû - Filho de Deus – Verso 35.

Vamos ver como João nos apresenta essa realidade em seu Evangelho no capítulo 5:

• João 5:16—17—16 E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. 17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Isto é: Jesus reivindica ter a mesma natureza de Deus.

• João 5:19 - Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. Isto é: Jesus faz exatamente as mesmas obras de Deus Pai.

• João 5:21 – Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. Isto é: Jesus tem o mesmo poder que Deus o Pai.

• João 5:22 - 22 E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento.

João 5:27 - E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem. Isto é: Jesus tem a mesma autoridade para julgar que o Pai.

• João 5:26 - Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. Isto é: Jesus tem a mesma essência de Deus o Pai.

• João 5:23 - A fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. Isto é: Jesus merece a mesma honra que o Pai.

III. Mas Jesus Também é um menino ou ser humano.

• Em Lucas 2:7 nós lemos que Maria Deus à luz seu πρωτότοκον – protótokon – filho primogênito. Porque teria Lucas usado a expressão primogênito se alguns alegam que Maria não teve outros filhos. E não apenas isso: que apesar do nascimento de Jesus, Maria teria permanecido virgem para sempre. Mas o que nos dizem as escrituras?

 Em primeiro lugar que Jesus foi seu filho primogênito – ver Lucas 2:7.

 Que José não a conheceu – sexualmente falando – até que ela deu a luz a seu filho primogênito – ver Mateus 1:25;

 Que José e Maria tiveram os seguintes filhos juntos: Tiago, José, Simão e Judas e irmãs – pelo menos duas – que não são chamadas pelos seus nomes – ver Mateus 13:55—56.

• Como todas as crianças nesse mundo, em condições normais, o menino Jesus também cresceu e Lucas 2:40 nos confirma esse fato. Jesus continuou se desenvolvendo, como ser humano, até iniciar seu ministério recebendo o batismo pelas mãos de João Batista – ver Lucas 3:21—22.

Conclusão

1. Três verdades importantes acerca de João Batista que estão bem relacionadas com nossas próprias pessoas:

• Quando o Anjo Gabriel apareceu diante do sacerdote Zacarias para anunciar o nascimento de João Batista, ele disse que o menino seria μέγας - mégas – grande diante de Deus – ver Lucas 1:15.

• Jesus afirmou que dos seres humanos nascidos de mulher, não havia ninguém superior a João Batista, mas qualquer um que crê em Cristo é maior que João – ver Lucas 7:28.

• Não devemos ser tolos e começar a pensar que isso acontece por causa dos nossos próprios méritos. NÃO É. É pelos méritos de Cristo e porque, como crentes, nós estamos EM CRISTO

2. Jesus prometeu a seus discípulos que se eles imitassem as atitudes do próprio Senhor, todos eles também seriam υἱοὶ ὑψίστου – uioì upsístou – filhos do Altíssimo – ver Lucas 6:35.

3. Além disso, desde o Antigo Testamento, por causa da vinda de Jesus, o Deus Altíssimo já havia prometido que o reino do seu filho – ver Lucas 1:32—33 – também seria de todos os filhos de Deus. Esse é o reino que iremos herdar quando Jesus voltar e nos garantir, pessoalmente, acesso ao mesmo.
Daniel 7:18 - Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade em eternidade.

4. Quando Jesus voltar ele nos convidará a tomar posse desse reino eterno com essas palavras:

Mateus 25:34 Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

5. Que nesse natal possamos com toda humildade nos humilhar diante do menino Filho do Altíssimo, Filho de Deus e também perfeito ser humano e oferecer-lhe nossas vidas como gratidão, por ser quem Ele é e pelo que fez por nós quando se deixou cravar naquela cruz, por causa dos nossos pecados.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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Desde já agradecemos a todos.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Milagre Representado pelo Milho.




Uma vez esse escriba estava na Cidade do México quando foi surpreendido, na hora do jantar, por um pão azul que me foi servido. Não era um azul-esverdeado como de bolor. Era azul mesmo. Chamei o garçom e perguntei acerca daquela “tortilha” de coloração azulada. Ele estão me explicou que apenas em certos meses do ano eles conseguem milho da cor azul para fazer aquela tortilha especial. Independente da cor a mesma tinha o gosto de uma tortilha feita com grãos de milho amarelo.

De acordo com o Dicionário Aurélio Século XXI, o milho é uma erva da família das gramíneas. De acordo com a botânica o mesmo é reconhecido como um verdadeiro “milagre” da natureza. De acordo com a minha ipinião ele é um verdadeiro milagre diário que nos foi concedido por Deus como fonte de alimento.

Um “pé de milho” como dizemos, costuma produzir até duas espigas de milho, cada uma contendo entre 400 e 600 grãos. Se pensarmos que isso é fruto de apenas um grão que foi plantado e estivermos contando duas espigas com 500 grãos cada, então estamos falando de uma produção de 1000/1. Algo que podemos considerar realmente maravilhoso e digno de um Deus extraordinariamente sábio e poderoso. Mantendo essa proporção, o plantio de 1000 sementes de milho serão capazes de produzir 1 milhão de semente! Se repetirmos esse processo, para uma terceira geração, e plantarmos 1 Milhão de sementes as mesmas produzirão 1 bilhão de sementes em apenas três gerações.

É como eu costumava ensinar meus três filhos observando o pequeno pomar que tínhamos nos fundo de uma pequena chácara onde moramos por 7 anos. “Olhem” eu diz para eles apontando para as mexeriqueiras ou jabuticabeiras, “como a natureza é pródiga e produz com grande abundância”. Todas essa circunstâncias, nos ensinam como a provisão de Deus através de sua providência é realmente muito abundante. É a providência de Deus manifestada de forma tão clara na natureza, especialmente na cadeia alimentar, que nos beneficia com tudo o que necessitamos para nossa sobrevivência. Como escreveu Kenneth Pope em seu livro “Exposing Darwinism´s Weakest Link – Exibindo o elo mais fraco do Darwinismo – “Esse é o tremendo poder de reprodução do DNA, especialmente em plantas consideradas produtoras primárias que produzem, em geral, uma quantidade enorme de bio massa, para que todos possam ser alimentados – inclusive os seres humanos – para que possamos sobreviver. A palvra milho é de origem caribenha e quer dizer: “O sustento da vida”.

O milho é chamado de monóico, porque possui as flores dos dois sexos na mesma planta, os estigmas das espigas femininas são muito compridos, parecendo fios de cabelos. Os grãos ficam um do lado do outro, assim cobrindo toda a espiga. A polinização consiste na transferência do grão de pólen da antera da flor masculina ao estigma das flores femininas. A planta de milho, pela sua organização morfológica, impede que haja autofecundação, ou seja, a polinização de uma espiga por grãos de pólen da mesma planta. O grão de pólen de uma planta, normalmente através de agentes naturais, principalmente correntes aéreas, atinge a barba da espiga de outras plantas. Ocorre normalmente apenas cerca de 2% de autofecundação, razão pela qual se diz que o milho é tipicamente uma planta de polinização cruzada. Para que haja polinização, há necessidade que as flechas estejam soltando pólen e a receptividade das barbas seja coincidente com essa soltura de pólen. Esse é um esquema realmente surpreendente e exige uma planejamento e coordenações perfeitas, caso contrário a polinização não aconteceria e a respectiva produção não passaria, apenas, de uma grande ilusão. Normalmente as barbas ficam receptivas por vários dias, assim como a flecha também solta pólen por vários dias. Essa situação garante a polinização de todas as espigas e se algum fator estranho ocorrer, pode haver queda da produção devido a uma polinização deficiente.

Essa é mais uma das maravilhas da criação de Deus e como o Salmista, não nos cansamos de dizer:
Salmos 104:24:

Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.

Que Deus abençoe a todos. Já comeu seu milho hoje? Risos.

Alexandros Meimaridis 

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Desde já agradecemos a todos.

Notas.

Partes das informações contidas nesse artigo foram coletadas do link a seguir:

http://www.criareplantar.com.br/agricultura/lerTexto.php?categoria=46&id=670

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PESQUISA DO IBGE SOBRE RELIGIÃO NO BRASIL

 ATENÇÃO: SE VOCÊ ESTÁ BUSCANDO NOTÍCIAS ACERCA DAS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES LIBERADAS PELO IBGE, FAVOR CONSULTAR O ARTIGO MAIS RECENTE ATRAVÉS DO LINK ABAIXO:

http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2012/06/igreja-catolica-tem-queda-recorde-de.html


IBGE DECLARA QUE O CRESCIMENTO DOS EVANGÉLICOS FOI FRACO DE 2003 ATÉ 2009

O mapa das religiões traçado pela Fundação Getúlio Vargas apresentou em 2009 um quadro realmente surpreendente, quando comparado com os mesmo elementos da pesquisa feita em 2003.
Temos nos acostumados a ouvir e pseudo liderança evangélica – aqueles todos que vocês bem conhecem – anunciarem que os “evangélicos” continuam crescendo de forma explosiva – ai, ai, ai – e que em breve seremos metade da população brasileira.
Mas não é bem esse o caso demonstrado pelo estudo da FGV. Vejamos os números comparativamente:

• Sem Religião
 2003 = 5,13%
 2009 = 6,72%

• Católicos
 2003 = 77,79%
 2009 = 68,43%

• Evangélicos Pentecostais
 2003 = 12,49%
 2009 = 12,76%

• Outros Evangélicos
 2003 = 5,39%
 2009 = 7,47%

• Espiritualistas
 2003 = 1,50%
 2009 = 1,65%

• Afro Brasileiras
 2003 = 0,23
 2009 = 0,35%

• Orientais ou Asiáticas
 2003 = 0,30%
 2009 = 0,31%

O que esses números nos dizem de fato, acerca da evolução apresentada nesses últimos 7 anos de 2003 até 2009.

Paras as conclusões que vamos fazer em seguida estaremos nos baseado nas últimas informações de IBGE, que aponta que somo quase 195 milhões de brasileiros nesse final de 2011. Vamos pegar os percentuais de 2009 e aplicá-los aos números absolutos de 2011. Não é preciso, do ponto de vista científico, mas pode nos ajudar a ter uma idéia de onde, exatamente, nos encontramos.

1. Os que se declaram sem religião tiveram um expressivo crescimento de quase 31% atingindo o patamar de 6,72% da população, o que em números absolutos – representa pouco mais de 13 milhões de pessoas. Crescimento realmente notável e extraordinário.

2. A Igreja Católica Apostólica Romana continua sangrando pesado e percebemos uma perde de 13,67% nos últimos 7 anos o que representa uma perda superior a 18 milhões de indivíduos, que abandonaram a fé propalada pela Sé Romana. Esse número – tanto relativo quanto absoluto – é o maior dentre todas as religiões e marca o menor número percentual de católicos no Brasil desde o descobrimento.

3. Os evangélicos pentecostais que gostam de “decretar” um crescimento gigantesco para seu movimento, podem constatar por si mesmo que a variação foi pífia – apenas 0,33% - o que em números absolutos representa um crescimento de apenas 643.500, algo que é vinte vezes menor, praticamente, quando comparado com as pessoas que se dizem “sem religião”. Mesmo assim ainda somam um expressivo número absoluto de 24.882.000 Muitas pessoas de fora do movimento evangélico pentecostal já perceberam as maracutaias e não querem saber de ter nenhuma relação com essa turma aí. Além disso, como disse um conhecido meu: nesse exato momento, a porta de entrada nas igrejas evangélicas pentecostais é grande, mas a da saída é bem maior!

4. Já os evangélicos históricos e outros, uma vez que a pesquisa não é muito específica, tiveram um crescimento considerável, saltando de 5,39% para 7,47%, um crescimento relativo de 38,58%. Crescimento relativo esse maior até do que aquele representado pelo grupo dos “sem religião”. Em números absolutos esses evangélicos cresceram 4.050.000. Não temos dúvida que a maior parte desse crescimento tem vindo por parte dos evangélicos pentecostais “desiludidos e desencantados” com as promessas vazias e atitudes apenas interesseiras das suas próprias lideranças.

5. A seguir vêm os Espiritualistas que também é um título bastante geral e abrangente. De qualquer maneira esse pessoal cresceu em números relativos, redondos 10% e representam agora 1,65% da população, o que em números absolutos está próximo de 3.220.000. Esse crescimento é significativo, mas devemos esperar mais algum tempo para ver se o mesmo se sustenta.

6. As religiões afro-brasileiras tiveram um crescimento de 52% o maior, em termos relativos entre todos os grupos pesquisados. Hoje eles representam 0,35% da população o que em números absolutos atinge a marca de 682.500. O crescimento das religiões afro-brasileiras pode ser explicado, em boa parte, pelo fato do Espiritismo Kardecista ter aberto mão das chamadas sessões espíritas, com incorporações e diálogos entre vivos e pretensos mortos. Hoje a maioria dos centros espíritas oferecem apenas “passes e palestras”. Por outro lado, as religiões afro-brasileiras ainda mantêm seus esquemas tradicionais e o membro do centro ou da fraternidade ainda pode ter um acesso direto com alguma entidade – preto velho, índio, caboclo, etc. – que esteja disponível para ser consultado.

7. As religiões orientais tiveram o menor crescimento entre todos os grupos: foram de 0,30% para 0,31%. Em termos absolutos são o menor grupo de todos os pesquisados, somando apenas cerca de 605.000 indivíduos.
Podemos dizer que, de um modo geral a pesquisa não representa nenhuma mudança realmente importante com a óbvia exceção da situação, cada vez mais dramática, experimentada pela Igreja Católica Apostólica Romana. Também devemos notar o crescimento do grupo chamado “sem religião”. Todas as outras ou não sofreram mudanças importantes ou são tão pequenas que, nesse exato momento, não causam em nós absolutamente nada. Apenas um profundo tédio.

A pesquisa é interessante, porque desbanca muitos mentirosos – especialmente no lado católico e evangélico pentecostal. O primeiro porque negava que estaria perdendo tantos membros como a pesquisa acabou revelando. O segundo porque esperava, acreditava, determinava e afirmava que estavam experimentando um crescimento muito grande o que, felizmente, a pesquisa não confirmou.
Para todos, porém, ficam valendo as palavras sábias de Jesus registradas em Mateus 7:13—27 – por favor leia o texto Bíblico até o seu final para entender melhor o que estamos dizendo aqui:

13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),

14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.

18 Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.

19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.

20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?

23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;

25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;

27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

Que Deus abençoe a Todos.

Irmão Alex.

Abaixo segue uma tabela do Censo de 2000 com números precisos por denominações pesquisadas:

DISTRIBUIÇÃO (%) DAS RELIGIÕES NA POPULAÇÁO TOTAL - Brasil - 2000
Total

Total 100,00
Religiões Agregadas
SEM RELIGIÃO 7,35
CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA 73,57
CATÓLICA APOSTÓLICA BRASILEIRA 0,29
CATÓLICA ORTODOXA 0,02
ORTODOXA CRISTÃ 0,00
OUTRAS CATÓLICAS 0,00
EVANGÉLICA DE MISSÃO LUTERANA 0,63
EVANGÉLICA DE MISSÃO PRESBITERIANA 0,58
EVANGÉLICA DE MISSÃO METODISTA 0,20
EVANGÉLICA DE MISSÃO BATISTA 1,86
EVANGÉLICA DE MISSÃO CONGREGACIONAL 0,09
EVANGÉLICA DE MISSÃO ADVENTISTA 0,71
EVANGÉLICA DE MISSÃO EPISCOPAL ANGLICANA 0,01
EVANGÉLICA DE MISSÃO MENONITA 0,01
EXÉRCITO DA SALVAÇÃO 0,00
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL ASSEMBLÉIA DE DEUS 4,96
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL CONGREGACIONAL CRISTÃ DO BRASIL 1,47
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL O BRASIL PARA CRISTO 0,10
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL EVANGELHO QUADRANGULAR 0,78
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL UNIVERSAL DO REINO DE DEUS 1,24
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL CASA DA BENÇÃO 0,08
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL CASA DE ORAÇÃO 0,04
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL DEUS É AMOR 0,46
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL MARANATA 0,16
EVANGÉLICA RENOVADA SEM VÍNCULO INSTITUCIONAL 0,01
EVANGÉLICA PENTECOSTAL SEM VÍNCULO INSTITUCIONAL 0,20
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL COMUNIDADE CRISTÃ 0,05
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL NOVA VIDA 0,05
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL COMUNIDADE EVANGÉLICA 0,05
OUTRAS IGREJAS EVANGÉLICAS DE ORIGEM PENTECOSTAL 0,89
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL AVIVAMENTO BÍBLICO 0,03
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL CADEIA DA PRECE 0,00
EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL IGREJA DO NAZARENO 0,03
EVANGÉLICA NÃO DETERMINADA 0,75
IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS 0,12
EVANGÉLICOS TESTEMUNHA DE JEOVÁ 0,65
LBV / RELIGIÃO DE DEUS 0,01
ESPIRITUALISTA 0,02
ESPÍRITA 1,33
UMBANDA 0,23
CANDOMBLÉ 0,07
OUTRAS DECLARAÇÕES DE RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA 0,01
JUDAÍSMO 0,05
HINDUÍSMO 0,00
BUDISMO 0,13
NOVAS RELIGIÕES ORIENTAIS 0,09
OUTRAS RELIGIÕES ORIENTAIS 0,00
ISLAMISMO 0,02
TRADIÇÕES ESOTÉRICAS 0,03
TRADIÇÕES INDÍGENAS 0,01
RELIGIOSIDADE CRISTÃ SEM VÍNCULO INSTITUCIONAL 0,14
NÃO DETERMINADA 0,21
SEM DECLARAÇAO 0,23
Fonte: CPS/FGV através do processamento de micro dados do Censo 2000 - IBGE

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Auto Estima Um Terrível Erro Contra as Escrituras.

A doutrina ou ensinamento que trata da chamada “auto estima” foi “inventada” por humanistas ateus, homens que abominam a idéia de Deus como Abraão Maslow e Carl Rogers. A mesma foi adotada e adaptada por diversos mestres cristãos, entre os quais podemos destacar o notório Dr. James Dobson. Como muitos outros falsos mestres, o Dr. Dobson valoriza em primeiro lugar a sua própria “auto estima”. Ele é o diretor de uma empresa sem fins lucrativos chamada “Focus on the Family”, mas é também dono de uma empresa que visa lucro. Ele usa o “ministério” para promover os produtos que visam lucro.

Para entender melhor como esse esquema funciona veja nosso artigo nesse link:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/12/entendendo-o-esquema-para-enriquecer.html

Mas no lado do falso ensinamento acerca da auto estima, o Dr. Dobson alega que a falta de auto estima é a responsável por inúmeros sintomas de desordens psiquiátricas, que vão muito além de qualquer outro sintoma que possa ser indicado.

Eu me lembro bem que estava começando meus anos de seminário quando a Editora Vida publicou o primeiro livro do Dr. Dobson em português. Se não me engano tinha o título de “Esconde-Esconde” – Hide and Seek no original. Nesse livro sua declarada intenção era: formular uma bem definida filosofia e abordagem à educação de crianças, que pudesse contribuir com o desenvolvimento de uma auto estima adequada da infância em diante.

Segundo o Dr. Dobson dizia naqueles dias: “Se eu puder escrever uma receita médica para as mulheres do mundo, eu procuraria suprir cada uma delas com uma dose saudável de auto estima e valor pessoal. Tal receita deveria ser tomada três vezes ao dia, até a cura total ser obtida. Eu não tenho dúvida que essa é a maior necessidade que elas têm”.

O Dr. Dobson crê piamente – especialmente porque a auto ajuda vende e vende muito – que “a falta de auto estima é uma grave ameaça a toda família humana e afeta as crianças, os adolescentes, os velhos, e isso em todos os níveis sócio econômicos, entre pessoas de todas as raças e culturas.

De forma ingênua ou criminosa – difícil de dizer – o Dr. Dobson afirma acreditar que a falta de auto estima é a única causa verdadeira para todos os males que enfrentamos no século XXI. Em suas palavras no seu um livro de 1986 – Confident, Healthy Families – Famílias Sadias e Confiantes – o Dr. Dobson afirma o seguinte: “Quanto mais distantes nos encontramos das chaves da auto estima, mais nós podemos perceber os Estados Unidos da América serem tomado por doenças mentais, neuroses, ódio, alcoolismo, abuso do uso de todos os tipos de drogas, violência e desordem social. Auto estima não é algo que as pessoas têm a liberdade de pegar ou largar. É algo que todos precisamos ter e quando está fora do nosso alcance, todos nós sofremos”.

Incrível que um indivíduo como esse, sem conhecimento teológico nenhum tenha seus livros publicados por tantas editoras cristãs, inclusive no Brasil.

Não Dr. Dobson, o problema dos males que assolam nossa sociedade não tem nada a ver com falta de auto estima. A Bíblia é bem clara nesse quesito: nossos males procedem dos nossos corações corrompidos como bem ensinou Jesus. Corações podres cheios de rebeldia contra nosso Deus e Criador: Marcos 7:21—23 -

21 Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,

22 a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

23 Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.

Ver também Salmo 531—3 –

1 Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniqüidade; já não há quem faça o bem.

2 Do céu, olha Deus para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.

3 Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem sequer um.

Infelizmente, e em níveis diversos de comprometimento, nós vamos encontrar muitos outros autores estadunidenses que defendem essa mentira e heresia e que são publicados por editoras cristãs no Brasil. Entre esses nós vamos encontrar Larry Crabb, David Seamands e Garry Collins.

Além da Bíblia, o autor recomenda a leitura dos seguintes autores genuinamente cristãos:

• Dr. Jay Adams.

• Dr. Paul Tournier.

• Wayne Mack.

Recentemente esse blog publicou uma série de artigos baseados no verdadeiro amor de 1 Coríntios 13. Esses estudos poderão ser acessados através desses links:

Estudo 001 – http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/12/1-corintios-13-parte-1-uma-exposicao.html


Estudo 002 – http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/12/1-corintios-13-parte-2-uma-exposicao.html


Estudo 003 – http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/12/1-corintios-13-parte-3-uma-exposicao.html

Estudo 004 - http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/12/1-corintios-13-parte-4-uma-exposicao.html


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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sábado, 17 de dezembro de 2011

1 Coríntios 13 - Parte 4 - Uma Exposição Bíblica do Amor



Atenção: esse estudo é parte de uma série e é da maior importância que o leitor leia as partes anteriores seguindo os links que se encontram no final desse estudo.


ESTUDO 4

5. 1 Coríntios 13:5c

Introdução

Nos tempos antigos e ainda hoje, quando há espaço, grandes personalidades costumavam serem enterradas dentro das igrejas e catedrais. A prática é comum tanto no velho como no novo mundo e inclusive no Brasil. Na Catedral de São Paulo, em Londres, existe o túmulo de certo General cujo nome era Charles George Gordon. O que mais chama a atenção no túmulo do General é o epitáfio que diz: “Local sagrado à memória do General Charles George Gordon que durante todo o tempo e em todos os lugares deu da sua força ao cansado, do seu sustento aos pobres, sua simpatia aos que sofrem e seu coração a Deus”.

Podemos dizer que as únicas pessoas úteis neste mundo são estas que se assemelham com a descrição do General Gordon. É por este motivo mesmo que Paulo nos exorta que a ninguém devamos nada, a não ser o amor. Na vida cristã tudo pode ser suficiente, mas o amor está sempre em demanda. Ele é sempre necessário. A situação da igreja em Corinto ilustra bem o que estamos dizendo:

• A igreja em Corinto havia recebido de Deus tudo o que Ele podia dar.

• Eles haviam recebido de Deus a salvação, o Espírito Santo, a esperança do céu, segurança, a verdade da sã doutrina, dons espirituais, líderes, habilidades, mestres e toda sorte de bênçãos graciosas. Mas apesar de tudo isto, uma coisa ainda faltava. Faltava o amor.

• Como Paulo diz no início do capítulo 13, mesmo que eu entregue minha vida, que é nosso maior bem, para ser sacrificado, sem amor, nada me aproveitará.

• Os irmãos em Corinto eram egoístas e faltos de amor. Os dons espirituais foram dados por Deus para serem usados para abençoar os outros, mas lá eles estavam sendo usados de uma maneira egoísta, arrogante e para aparecer.

a. O amor do qual estamos falando tem suas próprias características:

• O amor só pode ser descrito se o mesmo for observado em ação. Por este motivo cada uma das características do amor, apresentadas neste capítulo 13 são descritas mediante o uso de verbos. Verbos são palavras que indicam ação. O amor não é algo que você define, mas algo que você faz.

• O amor não é um sentimento e sim uma decisão ou uma ação.

• O amor sempre se relaciona a outro alguém.

1. O Amor não se ressente do Mal - οὐ λογίζεται τὸ κακόν – ou loguízetai tò kakón - considerar, registrar. Com o negativo: Não registrar o mal.

a. Uma tentativa de definir λογίζεται- loguízetai.

Nossa palavra em português – ressente - traduz um termo grego que era utilizado pelos contadores e que literalmente quer dizer “manter um cálculo matemático”. É a palavra utilizada para indicar a escrituração de algo em livros contábeis. Porque os contadores registram os dados nos livros? Para não esquece-los!

Agora o que Paulo está dizendo aqui é que o AMOR NÃO MANTÉM UM REGISTRO CONTÁBIL DO MAL QUE SOFRE DE OUTRAS PESSOAS. O AMOR NÃO MANTÉM UMA FOLHA CORRIDA DAS OFENSAS DAS PESSOAS.

O amor não mantém outros permanentemente culpados por algo errado, maldoso ou injurioso que eles tenham feito. O amor perdoa e esquece. Deus lançou nossos pecados nas profundezas do mar - e colocou um sinal bem grande naquele lugar dizendo “é proibido pescar” - e nós devemos fazer o mesmo. Devemos afogar todas as ofensas feitas a nós no imenso mar do amor de Deus.

b. λογίζεται- loguízetai ou o verbo de onde se origina – logizomai - é a palavra utilizada no Novo Testamento para falar dos atos de perdão de Deus. Deus não mantém uma contabilidade do mal e dos erros que cometemos. Assim nós também não devemos manter uma contabilidade acerca dos erros que são cometidos contra nós.

Uma das maneiras que a palavra “logizomai” é traduzida no Novo Testamento é “imputar”. O Aurélio define imputar como “atribuir a alguém a responsabilidade de”.

De fato uma boa parte das vezes que a palavra “logizomai” ocorre no Novo Testamento, ela está sempre acompanhada da palavra “não”. Ou seja, Deus não está imputando a nós alguma coisa. Mas o que é esta coisa?

• Romanos 4:8 – Bem aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.

Na linguagem de 1 Coríntios nós poderíamos dizer: “bem aventurado o homem de quem o Senhor não se ressente do mal feito ou bem aventurado o homem de quem o Senhor não mantém uma folha corrida dos erros praticados. Deus não soma nossos pecados de maneira matemática como um contador pode fazer com receitas e despesas. Deus não mantém uma folha corrida dos nossos pecados.

• 2 Coríntios 5:19 – Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens suas transgressões... Em outras palavras, Deus não mantém um registro contábil dos pecados daqueles que se aproximam dEle.

Por outro lado, quando a palavra “logizomai” ocorre sem a palavra “não” indica que Deus está atribuindo a nós alguma coisa. Mas o que é atribuído a nós por Deus?

• Romanos 4:6 – Bem aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independente das obras.

• Romanos 4:19—22 – Ler todo o texto e notar a ênfase no verso 22 que diz: “pelo que isso lhe foi também imputado para justiça”.

• Tiago 2:23 a – “...ora Abraão creu em Deus e isto lhe foi imputado para justiça”.

O que estes versos que acabamos de ler nos dizem em alto e bom som é que Deus mantém registros somente da nossa justiça - que é pela fé - e não mantém registro do mal que cometemos. Mas independente do fato de Deus não guardar uma folha corrida dos nossos pecados nós ainda pecamos diariamente contra ele. De fato pecamos muitas vezes durante um mesmo dia. Para nosso próprio benefício, já que nós gostamos sempre de acertar contas, Deus tem nos dado um grande privilégio que o privilégio de podermos confessar nossos pecados e assim aliviar nossas consciências – ver 1 João 1:7—10.

c. A confissão de pecados é parte do processo do nosso relacionamento com Deus para nosso próprio bem.

d. Entendendo a confissão de pecados em 1 João 1:8—10.

A palavra grega ὁμολογῶμεν – omologômen – traduzida por confessarmos, quer dizer que concordamos em dizer a mesma coisa que outra pessoa. Isto é: se Deus chama determinada atitude de pecado da mentira, nós temos a obrigação de chamá-lo do mesmo jeito. E depois de concordar com Deus, através da confissão, nós devemos pedir que Deus nos perdoe o pecado da mentira. Quando concordamos com Deus – confissão ou admissão do que fizemos errado – Deus promete nos perdoar o pecado e nos purificar de todas as injustiças.

Conclusão

• Deus não mantém registro dos erros, aleivosias, ofensas e etc., que cometemos contra Ele.

• Deus nos perdoa, perdoa, perdoa e perdoa.

• Deus é nosso exemplo. Não devemos manter uma folha corridas das ofensas que nos são feitas. Devemos perdoar e procurar ver naquela outra pessoa o potencial que ela tem para servir Deus em vez de alimentarmos ressentimentos. Lembremo-nos da parábola do credor incompassivo: “Assim também meu Pai celeste vos fará se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão” - Mateus 18:35.

• Nas ilhas da polinésia francesa os nativos costumam pendurar nos telhados das suas choças lembranças que os ajudem a não esquecer as ofensas que outros cometem contra eles. Eu penso que conosco ocorre o mesmo. Na nossa memória nós estamos muitas vezes suspendendo e pendurando elementos que nos ajudem a não esquecer o mal que nos foi feito.

• O verdadeiro amor não mantém um registro das ofensas. É isto que a expressão “não se ressente do mal” quer dizer.

6. I Coríntios 13:6

1. O Amor não se alegra com a injustiça οὐ χαίρει ἐπὶ τῇ ἀδικίᾳ - ou chaírei èpi àdikía - alegrar-se, folgar, ficar feliz com a injustiça. A palavra injustiça é sinônima da palavra iniquidade e ambas são duas expressões usadas por Deus para descrever o pecado. Pecado é um termo genérico para descrever coisas horríveis tais como: maus desígnios, prostituição, furtos, homicídios, adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Mas como e quando nós podemos nos alegrar no e com o pecado?

a. As formas de como nos alegramos no pecado.

• Nos alegrando no nosso próprio pecado. Todas as vezes que, contamos com arrogância, algum pecado que cometemos e no lugar de termos vergonha do que fizemos nos sentimos orgulhosos, nós estamos nos alegrando com a injustiça. Os Coríntios tinham um sério problema com isto - 1 Coríntios 5:1—7.

• Nos temos que nos lembrar que nossos pecados têm conseqüências devastadoras sobre nossas próprias vidas e as vidas das pessoas próximas a nós e que nós amamos. A promessa de Deus de nos abençoar até mil gerações deve ser um poderoso incentivo para vivermos corretamente. E a palavra de Deus de punir os pecados dos pais nos filhos, até a terceira e quarta gerações, deve ser um poderoso freio nas nossas vidas no que diz respeito a nos alegrarmos com a injustiça.

• Nos alegrando com os pecados do outros. Algumas pessoas se alegram quando ficam sabendo dos pecados cometidos por outros. Estas pessoas têm a falsa impressão de que são melhores que aqueles outros e isto faz com que se sintam bem.

• A grande verdade é que cedo ou tarde os nossos pecados nos acharão – ver Números 32:23.

• Não nos enganemos de Deus não se zomba. Tudo o que o homem semear isto também ceifará – ver Gálatas 6:7.

b. A gravidade de nos alegrarmos com a injustiça ou pecado.

• Todo pecado é uma afronta a Deus. Se amamos a Deus nós vamos evitar o pecado e não vamos nos alegrar com as manifestações do mesmo. Tanto o Salmista quanto Cristo sofreram as conseqüências de não se alegrarem com o pecado – ver Salmo 69:9 e Romanos 15:3. Quando não nos alegramos com o pecado, isto incomoda muita gente. Não podendo agredir a Deus eles se voltam contra nós. Quando consumimos horas e horas de programas medíocres via televisão e achamos literalmente graça das profanidades, das insinuações maliciosas, das perversões sexuais e da adoração de demônios e coisas tais estamos nos alegrando com a injustiça e ofendendo Deus grandemente. Quando reagimos contra estas coisas o mundo se volta contra nós.

• Olhe ao seu redor e veja a quantidade de pecados que nossa sociedade tem aceitado sob as mais variadas desculpas. Eles nos dizem: Temos que ser mais tolerantes, vivemos em uma sociedade multifacetada, estamos vivendo novos tempos e a raça humana não para de avançar. Todas estas coisas não passam de desculpas esfarrapadas para justificar os mais perversos pecados. O apóstolo Paulo nós mostra um quadro bastante claro e apavorante do atual estado das coisas em Romanos 1:28—32.

• Qualquer pessoa que se diz cristão e participa - se alegrar é participar - nestas coisas não sabe o que é amar a Deus. O pecado é tão ofensivo a Deus, que se você ama a Deus de verdade os pecados da nossa sociedade deveriam deixar você com os cabelos em pé.

c. A implicação deste princípio com relação ao hábito de falar mal da vida alheia.

O verdadeiro amor não perde tempo falando acerca dos pecados que outros têm cometido. Fico pensando que existem certas pessoas que não tem outro assunto senão falar mal da vida de alguém. Sobre o que falaríamos se não tivéssemos a avalanche de notícias ruins dos jornais - escritos, falados e televisivos - e sobre as falhas e pecados das vidas das pessoas ao nosso redor? Se o amor não se alegra com a injustiça certamente o amor não se alegra em passar adiante notícias ruins, especialmente acerca dos pecados que outros têm cometido. Se sabemos que os pecados ofendem a Deus, fazemos bem em evitar promovê-los.

7. 1 Coríntios 13:6b

1. O amor regozija-se com a verdade. A expressão grega é συγχαίρει – sugchaírei, alegrar-se. Note que Paulo não contrasta injustiça com justiça e sim injustiça com verdade. Por que isto acontece? Porque onde existe injustiça, então a verdade divina está sendo adulterada, deturpada ou negada. Nós só podemos ser justos se estivermos baseando nossas vidas na verdade divina i.e., se crermos e praticarmos a verdade divina. Quando agimos assim, então podemos nos regozijar.

a. Onde podemos encontrar a verdade?

A verdade absoluta no que diz respeito ao CONHECIMENTO, ao MUNDO e principalmente aos VALORES que os seres humanos devem ter. Esta é uma pergunta que tem perturbado a humanidade desde os tempos mais antigos. Existem tentativas de responder a esta pergunta em todas as culturas conhecidas e nós, que participamos da cultura e sociedade ocidental temos desenvolvido um sistema filosófico complexo buscando responder essa pergunta. Assim temos:

• Gregos Pré Socráticos + Pitágoras, Heráclito, Anaxágoras e Demócrito.

• Sócrates, Platão e Aristóteles = Sofística, Gnosiologia, Moral, Política, Metafísica, Psicologia e Teologia.

• Período Ético = Estoicismo, Epicurismo, Ceticismo, Ecletismo e o Direito Romano

• Período Religioso = O Cristianismo, os Pais da Igreja, os Apologistas, os Controversialistas, os Alexandrinos e os Africanos. Os Luminares da Capadócia, Aurélio, Agostinho,Severino Boécio e Bento de Núrcia.

• Escolástica = Tomás de Aquino.

• Renascença = A renovação das antigas escolas filosóficas. O surgimento da nova Política com Machiavelli e da nova Ciência com Galileo Galilei. A Reforma Protestante e a Contra Reforma.

• Rcionalismo = Renato Descates, Baruch Spinoza, Guilherme Leibniz.

• Empirismo = Francis Bacon, Tomás Hobbes, João Locke, David Hume.

• Iluminismo = Estevão Condillac e Jean Jaques Rousseau.

• Criticismo Kantiano = Immanuel Kant.

• Idealismo = Fitche – ética – Schleiermacher – religião – Hegel – lógica. O pessimismo de Schopenhauer.

• Positivismo = Augusto Comte.

• Filosofias do Século 20 = Intuicionismo, Modernismo, Atualismo, Utilitarismo, Existencialismo e Pós Modernismo

Foi por dar ouvidos a este mundo de opiniões que nós nos encontramos exatamente onde estamos. Ou seja, metidos nesta grande encrenca que é a vida neste início de século XXI. A pergunta, todavia, persiste:

Onde podemos achar a verdade para que possamos nos regozijar nela?

A – Em primeiro lugar nós vamos encontrar a verdade em uma Pessoa: Jesus Cristo. Ele afirmou, que: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM - João 14:6. Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo, é a personificação da verdade pois ele é a Própria Palavra de Deus feita em carne. NO PRINCÍPIO ERA O VERBO, E O VERBO ESTAVA COM DEUS E O VERBO ERA DEUS. Ler João 1:1—14.

B – Em segundo lugar nós vamos encontrar a verdade na Bíblia Sagrada, a Palavra Escrita de Deus. Foi o próprio Cristo quem disse: “SANTIFICA-OS NA VERDADE, A TUA PALAVRA É A VERDADE - João 17:17.

II – Uma vez que sabemos onde encontrar a verdade torna-se primordial, então, vivermos uma vida que seja coerente com a verdade. É só este tipo de vida que pode experimentar a verdadeira alegria. E como é que podemos viver, de maneira prática, a verdade revelada por Deus?

A – Primeiro vamos nos lembrar que o verdadeiro amor regozija-se com a verdade. De fato o Apóstolo João nos diz que: “E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos.” - 2 João 6.

B – Como podemos então andar segundo seus mandamentos? Sendo obedientes aos mandamentos! Quais mandamentos? A lista que segue é meramente ilustrativa e não exaustiva: a Bíblia usa uma linguagem simples para nos ajudar a entender o que Deus quer de nós. Em Efésios 4 Paulo usa uma ilustração simples de que a vida cristã é como trocar de roupa. Ou seja, devemos tirar a roupa velha e suja e nos vestir com roupas novas. Assim temos: ver Efésios 4:20—5:21:

A coisas que devemos pratica e evitar porque somo os eleitos de Deus de acordo com Efésios 5:3—2

• As coisas que devemos evitar:

 A prática e até mesmo a menção em conversas de coisas impudicas – sensuais – impuras ou relativas a qualquer tipo de cobiça – verso 3.

 Conversações torpes – obscenas e indecentes – nem palavras vãs – conversa à toa – nem chocarrices – zombarias – verso 4.

 Não nos deixar enganar acerca dessas coisas – verso 6.

 Não devemos participar nas práticas dessas coisas com aqueles que não conhecem a Deus – verso 6.

 Evitar a prática de tudo o que está relacionado com as trevas de onde saímos – verso 8.

 Não devemos participar nas obras infrutíferas das trevas de onde saímos – verso 8.

 Não devemos sequer fazer menção das coisas praticadas pelos filhos das trevas – verso 12.

 Não devemos nos embriagar com vinho – verso 18.

• As coisas que devemos praticar:

 Ações de graças – verso 5. Palavras boas para a edificação dos ouvintes – ver Efésios 4:29

 Devemos viver como filhos da Luz praticando a bondade, a justiça, a verdade – verso 9.

 Devemos provar as coisas que sabemos agradam o Senhor – verso 10.

 Devemos andar como pessoas prudentes e sábias e não como pessoas néscias – insensatas - verso 15.

 Devemos remir o tempo – usar o tempo que temos para fazer progredir o reino – verso 16.

 Devemos procurar – empenho – compreender qual a vontade de Deus – verso 17.

 Devemos nos encher com o Espírito Santo de Deus – verso 18.

 Devemos falar entre nós com salmos, entoando e louvando de coração o Senhor com hinos e cânticos espirituais – verso 19.

 Devemos dar sempre graças a Deus por tudo em nome do Senhor Jesus – verso 20.

 Devemos nos sujeitar uns aos outros – verso 21.

Logo depois destas considerações gerais Paulo se torna então mais específico, tratando de vários tipos de relacionamentos a saber:

Maridos e Esposas

Pais e Filhos

Servos e Senhores.

Conclusão

Meus irmãos sejamos pois obedientes à verdade. Tanto à verdade Viva - o Senhor Jesus Cristo - como à verdade Escrita - a Bíblia Sagrada. Que nosso desejo de obediência possa produzir verdadeira alegria em nossas vidas e nas vidas daqueles que nos observam, pois o verdadeiro amor REGOZIJA-SE COM A VERDADE.

8. 1 Coríntios 13:7

• A proeminência do Amor – versos 1—3.

• As características do perfeito amor.

1. O amor é paciente.

2. O amor é benigno.

3. O amor não arde em ciúmes.

4. O amor não se ufana.

5. O amor não se ensoberbece.

6. O amor não se conduz inconvenientemente.

7. O amor não procura os seus interesses.

8. O amor não se exaspera.

9. O amor não se ressente do mal.

10. O amor não sem alegra com a injustiça.

11. O amor regozija-se com a verdade

1. Verso 7 – O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta

a. O amor tudo sofre – No grego, o amor é como um telhado. Um telhado cobre, protege, suporta o mau tempo e protege àqueles que estão debaixo dele. A palavra também é usada para representar a segurança que têm aqueles que se encontram dentro de um navio, separados das águas do mar. A mesma palavra ocorre em 1 Pedro 4:8 onde o apóstolo Pedro nos desafia, dizendo: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados. O amor serve como um escudo contra a presença do mal –

Ilustração: Conta-se que na Inglaterra controlada pelos puritanos – bem eles não eram tão puros assim como pretendiam ao adotar esse nome – a história de uma moça que segurou com o próprio corpo o badalo do sino que, ao tocar, seria o sinal para que seu noivo, um soldado condenado por uma corte militar fosse executado na Inglaterra de Cromwell.

b. O amor tudo crê – Indica que o cristão está sempre disposto a acreditar no melhor das pessoas, mas de forma alguma isto pode servir como pretexto para nos deixar enganar, manipular ou permitirmos sermos abusados por quem quer que seja. O amor que tudo crê é aquele que não procura expandir o mal que vê nas pessoas, mas acredita que o melhor de uma pessoa pode ainda vir a sobressair. O amor que tudo crê é aquele que demonstra vontade de confiar em uma pessoa, em vez de suspeitar malignamente. É aquele que procura entender a intenção sempre acima da ação. O amor que tudo crê, neste contexto, não tem nada a ver com crer nas Escrituras Sagradas. É o amor que acredita nos homens, acredita na bondade fraternal. É melhor errar sempre por ter confiado demais, do que errar por não confiar absolutamente.

c. O amor tudo espera – Quantas vezes nossos sonhos, projetos e esperanças foram completamente destruídos pela fraqueza de outros seres humanos. Muitos têm dito que só podemos confiar em Deus. Que não vale sequer a pena tentar confiar em outro ser humano. Mas o que esta parte do verso está nós dizendo é que o verdadeiro amor continua esperando e olhando para o que há de melhor nos seres humanos. No fundo, aqueles que exercitam o verdadeiro amor acreditam que o plano de Deus irá triunfar e que a boa vontade prevalecerá sobre o pecado.

d. O amor tudo suporta – O amor verdadeiro acredita na providência Divina. Tolera os abusos alheios, os fracassos dos outros, e os seus retrocessos. Embora não se alegre com tais comportamentos, suporta-os pondo em prática as qualidades mencionadas no início.

Note as palavras sóbrias e muito sérias contidas em Hebreus 12 1—4 que devem nos servir de incentivo e direção:

1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,

2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos
pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.

4 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue.


A bíblia enfatiza o amor em várias passagens. Ele é o símbolo por excelência que caracteriza ou deve caracterizar os cristãos. Por este motivo a bíblia nos diz que:

12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;

14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição - Colossenses 3:12—14.


9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção,

10 para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo,

11 cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus - Filipenses 1:9—11


Completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento - Filipenses 2:2.

E o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco - 1 Tessalonicenses 3:12.

Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras - Hebreus 10:24.

Seja constante o amor fraternal - Hebreus 13:1.

Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados - 1 Pedro 4:8

Conclusão: Como implementar esse amor na sua vida.

Reconheça que amar é um mandamento de Deus e não a opinião do Alex - ver Romanos 13:8—10.

• Reconheça que o poder para implementar tal amor está dentro de você – ver Romanos 5:5.

• Reconheça que amar é o comportamento normal do cristão – ver 1 João 4:7—10.

• Reconheça que o amor é parte do fruto do espírito – ver Gálatas 5:22—23.

• Ponha o amor em prática – ver 1 Pedro 1:22.

Quando amamos de verdade, o mundo reconhece esse amor e Cristo recebe a glória que lhe é devida.

OUTROS ESTUDOS EM 1 CORÍNTIOS 13


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BIBLIOGRAFIA

Almeida, João Ferreira. Bíblia de Almeida na Versão Revista e Atualizada – 2ª Edição. Sociedade Bíblica do Brasil, Barueri, 1998.

Fee, Gordon D. The First Epistle to The Corinthians in The New International commentary on the New Testament. William B. Eerdmans Publishing Company, Grand Rapids, 1987.

MacArthur, John. Perfect Love in John MacArthur´s Bible Studies. Moody Press, Chicago, 1983.

1 Coríntios 13 - Parte 3 Uma Exposição Bíblica do Amor

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Atenção: esse estudo é parte de uma série e é da maior importância que o leitor prossiga para as outras partes seguindo os links que se encontram no final desse estudo.

2. 1 Coríntios 13:4 – Continuação.

Introdução

• Já vimos que o amor não pode ser definido ideologicamente ou filosoficamente. Pode apenas ser descrito como funciona. A bíblia não define amor, apenas descreve o amor em ação.

• O que já vimos: O amor é paciente, mas nós somos impacientes. O amor é benigno, mas nós somos maldosos. O amor não arde em ciúmes, mas nós, normalmente, invejamos e temos ciúmes uns dos outros.

• Precisamos continuar trabalhando nesta ‘ações’ de amor que já estudamos. Mas vamos ver algumas novas agora.

1 – O amor não se ufana περπερεύεται – perpereútai – ufanar é sinônimo de jactar-se ou gabar-se e ostentar.

a. A definição de ufanar-se – ufanar-se significa VERBALIZAR o orgulho que alguém sente.

• A raiz da palavra ufanar, no grego, vem de “saco de vento” ou pastel de vento para nos ajudar a entender melhor. Descreve o fanfarrão ou bufão.

• Esta é a única vez que esta palavra ocorre no Novo Testamento grego.

• O amor não é um pastel de vento – não se ufana. Não abre sua boca para anunciar que grandes feitos têm conseguido. Um excelente exemplo que podemos oferecer de ufanismo tem a ver com as qualidades alardeadas de certos pregadores, quando são apresentados. O verdadeiro amor não faz propaganda objetivando mostrar que eu sou melhor que você.

• Ufanar descreve aquela pessoa que é capaz de dizer: “Eu estou cansada de falar de mim mesmo. Agora. você fala a meu respeito!”

• Ufanar é uma tentativa nossa de fazer as pessoas ao nosso redor sentirem-se inferiores por causa das coisas que possuímos ou somos como pessoas.

• Ufanar-se anda na contramão da inveja. Na inveja nós queremos algo que outra pessoa possui. No ufanismo nós fazemos os outros quererem o que nós temos.

b. O objetivo maior do ufanismo é: fazer uma outra pessoa sentir quão superior você é em relação a ela.

c. O resultado do ufanismo é: ferir outras pessoas que certamente verão você se destacar enquanto elas parecem tão pequenas. Ufanismo é propaganda. Muitas vezes, a maioria das vezes, composta de mentiras. Nós somos muitas vezes “levados no bico”, enganados, até mesmo por pessoas que se dizem irmãos ou que se chamam pastores.

O Senhor Jesus deve ser nosso exemplo também neste quesito. Note Suas palavras em João 12:49:

“Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar.” Pense um pouco nas palavras deste verso, que na maioria das vezes, em nossas leituras, nos passa completamente despercebido.

d. Um Teste Prático.

• Teste sua dedicação a esta ação do amor - Não se ufanar: Procure, com a ajuda de Deus, passar um dia inteiro sem falar de você. Peça a ajuda de Deus. Diga a Ele: “Pai me ajude a não falar de mim mesmo neste dia. Em nome de Jesus amém.”

2. O amor não φυσιοῦται - fusioûtai - ensoberbecer, inchar-se, ser arrogante.

a. O fato de estarem em uma seqüência “o amor não se ufana, não se ensoberbece”, tem levado muitas pessoas a acharem que estas palavras são sinônimas. Mas de fato elas não são sinônimas. A primeira – ufanar - tem a ver com a verbalização do orgulho enquanto que a segunda – ensoberbecer - tem a ver com o sentimento de orgulho.

Vocês se lembram do maestro compositor Mascagni? Pois é, ele compôs uma Ópera chamada “As Máscaras” a qual dedicou a si próprio com as seguintes palavras: “A mim mesmo, com estima e satisfação eternas”. Era muito cara de pau e muito orgulhoso.

Os irmãos em Corinto tinham um sério problema com a soberba ou orgulho. Este era o maior pecado daquela igreja. Senão vejamos:

• 1 Coríntios 4:18 – Paulo confronta os soberbos.

• 1 Coríntios 5:1 – Soberbos com relação aos pecados sexuais.

• 1 Coríntios 8:1 – Soberbos com relação ao conhecimento.

b. Ilustração acerca de William Carey

• Missionário na Índia.

• Aguardou 7 anos até ver o primeiro convertido.

• Linguista hábil ele traduziu parte das escrituras para cerca de 34 línguas diferentes.

• Seu primeiro emprego foi de sapateiro, consertando solas de sapatos.

• Quando ele chegou à Índia foi totalmente desprezado devido o estrito sistema de castas que existia naquele país.

• Um dia, em um jantar, um Indiano esnobe teve uma idéia e tentou humilhar Carey. Disse o indiano “Eu ouvi dizer Sr. Carey que quando o senhor estava na Inglaterra o senhor fabricava sapatos. Carey respondeu: ”Oh não meu senhor, jamais fabriquei um sapato sequer, eu apenas consertava sapatos”.

• É impossível humilhar uma pessoa verdadeiramente humilde!

Como diz um ditado, muito sábio por sinal, retirado diretamente do pára-choque de um caminhão: “Os caminhões vazios são os que fazem o maior barulho.”

c. Versos que falam contra a soberba ou orgulho.

• Provérbios 8:13 - O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.

• Provérbios 11:2 - Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.

• Provérbios 13:10 - Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.

• Provérbios 16:18 - A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.

•Provérbios 29:23 - A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.

3. 1 Coríntios 13:5a

Vamos agora ver novas atitudes do amor bíblico:

1. O amor não se conduz inconvenientemente - οὐκ ἀσχημονεῖ - não comportar-se indecentemente ou de maneira vergonhosa. O amor é respeitoso e não faz nada que possa envergonhar a pessoa amada.

• Esta conduta inconveniente acontecia em Corinto de três maneiras:

1) Em primeiro lugar pela atitude das mulheres em recusar usar véus nas reuniões da congregação, dificultando, com isto, a distinção entre os sexos - 1 Coríntios 11:2—16).

2) Em segundo lugar nos temos a atitude dos membros ricos da comunidade que traziam para as festas comunitárias, montes de comida que consumiam avidamente, enquanto os membros pobres ficavam olhando.

3) Em terceiro lugar havia aqueles que se embriagavam e com isto causavam escândalos nas festas comunitárias chamadas de “festas do amor”.

Como podemos nos conduzir inconvenientemente nos dias de hoje?

• Com relação aos irmãos?

• Com relação aos incrédulos?

2. O amor não procura os seus interesses οὐ ζητεῖ τὰ ἑαυτῆς - querer, pedir, demandar ou requerer algo em benefício próprio.

• Novamente Paulo faz referência a uma situação encontrada na igreja em Corinto. Desta vez tem a ver com a liberdade de se poder comer qualquer coisa, já que a Terra e tudo que está contido nela pertence ao Senhor – Salmos 24:1.

• A consideração primária que devemos fazer não é se “isto ou aquilo” é certo ou válido e sim não buscarmos nossos interesses, mas dos outros. Esse é o exemplo do próprio apóstolo Paulo – ver 1 Coríntios 10:24, 33.

• Outra questão que existia na igreja de Corinto eram os partidos. A igreja lá estava dividida entre os partidos de Paulo, Apolo e Cefas, com alguns defendendo a idéia que pertenciam ao partido de Cristo – esses pretendiam ser mais espirituais que os outros. Todas estas facções tinham seus próprios interesses especiais e desejavam promover estes interesses acima do bem da comunidade inteira.

• Alguns têm dito que esta - procurar os interesses dos outros em primeiro lugar - é a verdadeira medida da vida cristã. Nós somos desafiados a fazer isso mesmo, porque temos Cristo como nosso maior exemplo – ver Romanos 15:1—3. O oposto desta manifestação de amor é a busca egoísta da vantagem própria, da honra pessoal e da influência pessoal sobre outras pessoas.

• Nossa sociedade tem enfatizado e valorizado a importância do ”EU”. Isso pode ser visto, por exemplo, na zombeteira canção da banda Ultraje a Rigor, na música “Eu me amo”. Mas o ensino da Bíblia é claro: “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros” - Filipenses 2:4.

• Buscar o interesse dos outros ou buscar fazer o bem para os outros faz muito bem para nós como pessoas. Existe uma estória interessante de uma senhora bem velinha que durante 2 anos enviou um dinheiro, semanalmente, para um administrador de um cemitério para que o mesmo colocasse flores no túmulo da família. Não tendo mais razão para viver, e sendo informada pelos médicos que a morte estava próxima, ela resolveu visitar o túmulo da família uma última vez. Qual não foi sua surpresa ao ser informada pelo administrador que o dinheiro que ela enviava semanalmente, comprava flores sim, mas as flores eram levadas para um asilo de velhinhos onde podiam ser apreciadas pelos vivos. Aborrecida e incontinenti, a velhinha ordenou ao seu motorista que a levasse embora. Meses se passaram e o administrador não mais recebeu o dinheiro pelo correio nem o corpo da velhinha para ser sepultado. Qual não foi sua surpresa ao ver o carrão da velhinha estacionar em frente ao escritório do cemitério e descer do mesmo não o motorista, mas a própria velhinha. Ela dirigiu-se ao administrador e lhe disse o seguinte: ‘Sabe, você estava certo. As pessoas vivas apreciam tremendamente as flores. Eu mesmo tenho visitado vários asilos levando apenas flores para aquelas pessoas, e posso ver em seus olhos a felicidade que a lembrança e as flores trazem. Por outro lado meus médicos estão bastante confusos, pois não sabem ao que atribuir minha melhora significativa.” FAZER O BEM FAZ BEM”.

• Existe em todos nós o desejo de sermos maiores do que somos, de sermos recebedores de honras maiores e de sermos mais influentes do que somos. Pois bem, para nossa surpresa a Bíblia traz a receita perfeita para alcançarmos estes alvos:

“SABEIS QUE OS GOVERNADORES DOS POVOS OS DOMINAM E QUE OS MAIORAIS EXERCEM AUTORIDADE SOBRE ELES. ENTRE VOCÊS, PORÉM, NÃO DEVE SER ASSIM; PELO CONTRÁRIO QUEM QUISER TORNAR-SE GRANDE ENTRE VÓS, SERÁ ESTE QUE VOS SIRVA; E QUEM QUISER SER O PRIMEIRO ENTRE VÓS SERÁ VOSSO SERVO(ESCRAVO). VOCÊS DEVEM SER EXATAMENTE COMO O FILHO DO HOMEM; ELE NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS SIM PARA SERVIR E DAR SUA VIDA COMO RESGATE POR MUITOS” Mateus 20:25—28.

4. 1 Coríntios 13:5b.

1. O amor não se exaspera - παροξύνεται - paroxúnetai = Irritar, promover a ira. Ser irritado, ficar nervoso. É o egoísmo que gera a irritabilidade. É dessa palavra que procede a expressão “paroxismo” em português. Paroxismo é a combinação de duas palavras: 1) “paro” que significa súbito, imediato; e 2) “xismo” que significa cisma, cisão, rompimento e etc. Dessa maneira, nós podemos dizer esta palavra, no original grego, define uma explosão ou erupção súbita e avassaladora.

Mas Paulo nos diz neste versículo que:

• O verdadeiro amor nunca fica aborrecido, irritado ou com raiva.

• O amor nunca está disposto para uma luta.

• A mensagem de hoje vale para todas as pessoas, mas particularmente para aqueles que “explodem” facilmente.

a. Ilustração da Filha de Jonathan Edwards

Jonathan Edwards foi o terceiro presidente da Universidade Presbiteriana de Princeton em Nova Jersey. Ele tinha uma filha de gênio incontrolável. Um jovem rapaz se apaixonou por aquela moça. E porque o namoro deles foi todo de “laços e flores” ele nunca percebeu como ela era de verdade. Quando chegou o dia de pedi-la em casamento o jovem procurou o Rev. Edwards e lhe disse:

Jovem: Rev. Edwards eu gostaria de me casar com sua filha fulana.
Edwards: Lamento, mas você não pode tê-la.
Jovem: Mas, Rev. Edwards, eu a amo.
Edwards: Mesmo assim você não pode tê-la.
Jovem: Mas, ela me ama!
Edwards: Ainda assim você não pode casar-se com ela.
Desesperado, o Jovem perguntou: Mas por que?
Edwards: Porque ela não é digna de você.
Jovem: Como assim? Ela não é uma moça cristã?
Edwards: Ela é sim, mas a graça de Deus é capaz de conviver com pessoas que ninguém mais é capaz de conviver.

Ou seja, a filha do Rev. Edwards era como aquela mulher que um dia disse: Eu explodo mesmo, mas tudo passa depois de 1 minuto. O mesmo acontece com a bomba atômica!

b. Ira ou raiva não têm relação com a indignação justa.

Nós podemos ver esse tipo de manifestação nos seguintes casos?

• Cristo quando limpou a área do templo – ver João 2:13—17.

• Martinho Lutero quando afixou suas teses nas portas da Catedral de Wittenberg.

Nós temos a obrigação de manifestarmos uma ira santa contra nossos pecados ou aqueles que desafiam a pessoa de Deus ou Sua santa palavra.

• Vocês não imaginam a luta que eu enfrento para preparar cada mensagem ou estudo que tenho que proferir. Eu preciso lutar contra o relógio, lutar contra a minha própria ignorância e preconceitos, lutar contra minhas dificuldades com o texto, no original grego!; lutar contra minha preguiça e contra todas as pessoas que tentam alterar minhas prioridades.

c. A Ira a qual Paulo está se referindo é fruto do egoísmo que existe em cada um de nós e é sempre dirigida a outro ser humano e só pode ser vencida pelo verdadeiro amor.

• Quando nós nos iramos nós não estamos amando a pessoa que é o alvo da nossa ira.

•Quando nos iramos, nós dizemos coisas que ferem profundamente e que são muito difíceis de serem esquecidas. Palavras ditas nestas horas deixam marcas profundas em:

 Maridos

 Esposas

 Filhos

 Irmãos da Igreja

Temos que reconhecer que a ira não é algo fácil de ser controlado, mas a menos que aprendamos a fazê-lo, jamais experimentaremos o verdadeiro amor.

O amor é a única cura para a irritabilidade, porque a irritabilidade é, em última análise, simplesmente nosso egoísmo explodindo.

d. Versos de apoio:

• Salmos 37:8 - Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.

• Provérbios 14:17 - O que presto se ira faz loucuras, e o homem de maus desígnios é odiado.

• Provérbios 16:32 - Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.

• Provérbios 19:11 - A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.

• Provérbios 22:24-25 - Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma.

• Eclesiastes 7:9 - Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos.

• Mateus 5:22 - Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.

• Colossenses 3:8 - Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.

• Tiago 1:19 - Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

OUTROS ESTUDOS EM 1 CORÍNTIOS 13










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1 Coríntios 13 - Parte 2 - Uma Exposição Bíblica do Amor



Atenção: esse estudo é parte de uma série e é da maior importância que o leitor prossiga para as outras partes seguindo os links que se encontram no final desse estudo.

Caso o leitor não tenha lido a parte um do estudo poderá fazê-lo acessando esse link aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/12/1-corintios-13-parte-1-uma-exposicao.html

III. Exposição de 1 Coríntios 13:4.

Introdução:

A. O amor como o bem maior:

• 1 Coríntios 13:13 diz: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.

• 1 Pedro 4:8 diz: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados.”

• 1 João 4:8 diz: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”

• Romanos 13:10 diz: “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da Lei é o amor”

B – O amor em falta onde deveria existir.

Infelizmente o amor estava em falta na Igreja em Corinto. Eles tinham tanto, mas sem amor era como se nada tivessem!

C – Tentativa de definir amor.

• A palavra grega é ἀγάπη – agápe - amor. O Dicionário Teológico do Novo Testamento editado por Gerhard Kittel, no século XIX, discute a palavra ἀγάπη – agápe - amor, tentando defini-la, em longas 31 páginas.

• A Bíblia, por sua vez, nunca procura definir ἀγάπη – agápe - amor. Isto é: a Bíblia nunca define o amor em termos abstratos, sentimentos, sentimentais ou ideológicos.

• A Bíblia descreve o amor em termos de ação. Por quê? Porque o amor não é algo abstrato e muito menos sentimental. O Amor é uma decisão de agir em benefício de outrem. Note o texto de 1 Coríntios 13:4—8a:

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba.

Na nossa tradução em Português de Almeida Revista e Atualizada – ARA - dois adjetivos são usados – paciente e benigno - mas na sua grande maioria, note que verbos são usados para expressar o amor. No texto grego original, somente verbos são utilizados.

• É exatamente esta característica que descreve sempre algum tipo de “ação”, que faz o amor ser amor.

• Uma pergunta antes de prosseguir: Leia 1 Coríntios 13:4—8a. E ai, como você se sai na vida real diante do que acabamos de ler? A descrição de amor que acabamos de ler não é algo que EU e VOCÊS não entendemos. E algo que nós decidimos não aplicar em nossas vidas. Decidimos que não queremos praticar ou exercer atos de amor. Eu quero expor este texto para vocês, mas acima de tudo quero mostrar como aplicar o mesmo no nosso dia a dia!

1.1 Coríntios 13:4 –

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,

1. O amor é μακροθυμεῖ - macrothumeî – paciente.
Essa palavra indica um espírito constante, que nunca desiste. Literalmente descreve a atitude de possuir um ânimo longo ou longanimidade. Caracteriza alguém que nunca desiste do outro.

Quando encontramos a palavra μακροθυμεῖ - macrothumeî – paciente, nós precisamos nos lembrar que seu significado é bastante amplo, e que as implicações representadas são muito profundas. μακροθυμεῖ - macrothumeî descreve alguém que:

1. Possui um espírito paciente, que não perde o ânimo.

2. Persevera pacientemente e bravamente ao sofrer infortúnios e aborrecimentos.

3. É paciente em suportar as ofensas e injúrias de outros.

4. É moderado e tardio em irar-se.

5. É longânimo, tardio para irar-se, tardio para punir.

• Essa palavra é usada 22 vezes no Novo Testamento, a maioria das vezes, para descrever a paciência que devemos ter com outras pessoas. Um excelente exemplo, pode ser encontrado em 1 Tessalonicenses 5:14 onde lemos: “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos”.

• A paciência bíblica, que se manifesta como amor, é aquela capacidade de ser ofendido, vez após vez, ter o poder de retaliar, mas nunca considerar isto como uma opção válida. A pessoa paciente de verdade é aquela que nunca revida. De fato, nunca fica sequer zangada. Mas isto é impossível!! Será mesmo? Ou será que somos nós que não estamos dispostos a procurar em Deus e no seu Espírito Santo a força para manifestarmos esta característica do amor?

• Paciência com pessoas é uma virtude exclusivamente cristã. No mundo grego em que os primeiros cristãos viviam, a paciência não era considerada uma virtude e sim um sinal de fraqueza. Aristóteles dizia que uma das grandes virtudes dos gregos era a recusa absoluta de tolerar qualquer insulto ou ferimentos e a disposição de retaliar imediatamente, até mesmo a menor das ofensas.

• Um exemplo de paciência: Atos 7:52—60:

Qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram os que anteriormente anunciavam a vinda do Justo, do qual vós agora vos tornastes traidores e assassinos, vós que recebestes a lei por ministério de anjos e não a guardastes. Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e rilhavam os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu.

• Estevão era um homem cheio da paciência que só Deus pode dar: sem sentimento de vingança, sem querer retaliar, sem amargura, sem animosidade e sem querer dar o troco, pediu que Deus não levasse em conta as injúrias que lhe estavam fazendo.

• Vocês podem imaginar comigo, por um instante, o que aconteceria com nossas igrejas se ninguém, nunca procurasse se vingar de outro irmão?

• Será que nos podemos imaginar como seria nossa vida familiar se cada membro procurasse em Deus - através da oração - ter mais paciência com os outros membros da família?

• Ilustração acerca da paciência do Deus Eterno: O ateu Robert Ingersoll em muitas de suas palestras costumava fazer uma pausa e dizer, que: se Deus existisse, então que se manifestasse em 5 minutos, matando-o. Como sua morte não acontecia nos 5 minutos propostos, ele prosseguia com sua palestra, tentando convencer seus ouvintes de que Deus não existe. Quando este fato foi contado a um irmão, pastor chamado Theodore Parker, ele fez o seguinte comentário: “Aquele cavaleiro achava mesmo que poderia esgotar a paciência do Deus Eterno em apenas 5 minutos?”

2. O amor é χρηστεύεται – christeúetai – benigno. Isto quer dizer que o amor é útil, agradável e gentil. Descreve alguém que presta serviços a outras pessoas de modo gracioso e bem disposto.

• A benignidade é o outro lado da moeda da paciência.

• A Paciência:

 Agüenta as feridas causadas por outros.

 A paciência diz: “eu posso suportar qualquer coisa vinda dos meus inimigos”

• A Benignidade:

 Retribui as feridas causadas fazendo o bem para o ofensor.

 A benignidade diz: “eu farei qualquer coisa que possa satisfazer alguma necessidade dos meus inimigos”

• A raiz da palavra benignidade ou ser benigno está sustentada pela idéia de ser útil. Assim temos que o amor não é um conceito abstrato, e sim um ato de bondade, um ato de generosidade, um ato visando beneficiar alguém em necessidade. É se dispor a ser útil a alguém, mesmo que este alguém seja seu inimigo.

• Note as palavras de Cristo em Mateus 5:44—48:

Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

• A palavra suave em Mateus 11:30 é a mesma palavra benignidade. Pense nas implicações do convite que Cristo nos faz. Ao contrário do pesado fardo dos fariseus, Cristo nos convida a tomarmos sobre nós seu jugo o qual é qualificado como suave. Ou seja, o jugo de Cristo, além de não nos ser pesado como o dos fariseus é útil, agradável e gentil.

• Uma pergunta para os casais: Vocês têm demonstrado a benignidade bíblica um para com o outro? Ou seja, vocês tem se perguntado “o que eu posso fazer para ser útil e beneficiar meu cônjuge... logo depois de ter sido irritado ou magoado pelo mesmo?

• E vocês pais? Vocês têm sido benignos para com vossos filhos?

• E vocês, filhos, tem tido a preocupação de se perguntarem “o que eu posso fazer que possa ser útil ou benéfico à minha mãe ou pai?

• Ilustração: Dois homens estavam andando por uma estreita trilha que havia sido escavada nas encostas de uma montanha. Eles estavam indo em direções opostas. A trilha era suficiente para somente uma pessoa andar nela. De repente eles se encontraram. Um vinha descendo e outro subindo. De um lado a montanha rochosa. Do outro um abismo! Não havia nenhuma maneira daqueles homens passarem um pelo outro. Ou melhor, havia somente uma maneira. Num flash, um dos homens deitou-se no chão e permitiu que o outro passasse por cima dele pisando em suas pernas e costas. Assim cada homem pode seguir seu caminho.

• Assim é o verdadeiro amor. É benigno, procura sarar feridas, e aguarda com paciência. O amor é capaz de suportar qualquer coisa, capaz de nunca retaliar e retornar somente bondade!

3. O Amor não arde em ζηλοῖ - zeloî – ciúmes. Isto faz referência a ser fervente ou intenso, ferver com inveja, ser invejoso.

As palavras inveja e ciúmes são sinônimas em português. E Shakespeare costumava dizer que a inveja era aquela doença que fazia com que as pessoas ficassem da cor verde! Existe um antigo provérbio latino que diz que a inveja é a inimiga da honra. O livro de Provérbios em 14:30, diz: que a inveja é a podridão dos ossos. E nós podemos dizer, no nosso modo brasileiro, que: a inveja é a dor de cotovelo dos tolos.

a – Analisando a inveja ou ciúmes podemos perceber que a mesma tem dois níveis:

• Inveja superficial.

• Inveja profunda.

Inveja superficial: A inveja superficial é aquela que diz “eu quero o que você tem”.

Inveja profunda: A inveja profunda é aquela que diz “eu gostaria que ele não tivesse o que ele tem”. É ressentir-se do fato de que alguém possui algo. William Barclay diz que a alma humana não pode se afundar mais do que ressentir-se de algo que outra pessoa possui.

b. Aprofundando nossa discussão sobre a inveja.

Se formos honestos nós temos que admitir que é muito difícil não sermos invejosos ou ciumentos das outras pessoas. Exemplo: eu como pregador. É muito difícil a gente se regozijar com alguém que faz exatamente o que fazemos, e faz melhor do que a gente.

c. O problema da inveja ou ciúmes na Igreja em Corinto.

A raiz da palavra inveja ou ciúmes, no grego, quer dizer ferver. Refere-se àquele “ferver” intenso e interno, que todos já experimentamos.

Os membros da igreja em Corinto queriam e desejavam ardentemente os dons espirituais mais mirabolantes. Mas os dons mirabolantes não são, necessariamente, os melhores. Por este motivo, Paulo os exorta a procurarem com “zelo” os melhores dons – ver 1 Coríntios 12:30—31.

Em 1 Coríntios 3:3 Paulo já havia deixado bem claro que o ciúme era prova da imaturidade deles.

d. Paulo, um exemplo para nós.

Ver Filipenses 1:12—18 que diz:

Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus. Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade; estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho; aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias. Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.

e. A inveja nas páginas da Bíblia: uma seleção brevíssima.

Adão e Eva – queriam ser como Deus.

Caim e Abel.

Os irmãos de José – Venderam-no por que estavam com inveja dele.

O irmão do chamado filho pródigo de Lucas 15.

Os judeus contra Estevão – Não podiam resistir-lhe e o invejavam – ver Atos 6—7.

Conclusão

Duas ilustrações:

1. Oscar Wilde escreveu um conto procurando ilustrar o horror que nós somos como seres caídos. Nesse conto ele nos diz que havia um ermitão que vivia dentro de uma caverna e que dezenas de demônios se empenhavam em fazê-lo pecar. Alguns lhe mostravam riquezas, outros mulheres e, outros ainda, campos paradisíacos e reinos majestosos. Mas nada parecia funcionar. O ermitão não se deixava seduzir por nenhuma dessas tentações. Um dia o próprio Diabo decidiu mostrar para seus servos como deveriam proceder para fazer o ermitão pecar. O Diabo se aproximou da entrada da caverna e como quem não queria nada, apenas disse: eu ouvi dizer que teu irmão foi nomeado arcebispo da cidade do Cairo. Num piscar de olhos já era possível ver o velho ermitão “arder” de ciúmes. Pronto, aí estava o pecado da inveja e do ciúme plenamente consumado.

2. Toscanini e Mascagni eram dois famosos maestros contemporâneos na Itália. Mascagni invejava Toscanini por causa da popularidade que esse gozava junto ao público. Não que Toscanini fosse um maestro melhor. Era apenas uma questão de gosto por parte do público. Mascagni era orgulhoso, egocêntrico e tinha um gênio terrível. Isso talvez explicasse a preferência do público por Toscanini. Numa determinada ocasião a cidade de Turim decidiu promover um festival para honrar o compositor Giuseppe Verdi. Para esse festival, a cidade convidou os dois grandes maestros para regerem a orquestra da cidade em dias alternados. Mascagni tinha tanta inveja de Toscanini, que ele foi logo dizendo aos organizadores que só faria o trabalho, apenas se fosse pago uma quantia maior que aquela que Toscanini havia cobrado. A cidade concordou e os contratos foram assinados. Os dias do festival vieram e passaram com absoluto sucesso. Mascagni então procurou a tesouraria para receber seu pagamento. O tesoureiro da cidade abriu uma gaveta e de dentro dela retirou uma moeda de um florim. Sem dizer nada, entregou a moeda ao maestro Mascagni e agradeceu sua cooperação. Mascagni ficou enfurecido e exigiu uma explicação. O tesoureiro então lhe mostrou que Toscanini havia assinado um contrato, em que oferecia seus serviços de graça para a cidade. Mascagni fez um tolo de si mesmo em menos de uma fração de segundos.

OUTROS ESTUDOS EM 1 CORÍNTIOS 13









Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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