TODAS AS COISAS ESTÃO SUBORDINADAS A CRISTO
Texto: Filipenses 3:20—21
Introdução.
• Perdido no meio de toda essa esculhambação que chamamos de “páscoa” existe uma grande verdade que deve fazer todos nós ficarmos de fato ADMIRADOS.
• Todos devemos ficar ADMIRADOS acerca da verdade revelada na Bíblia naquilo que diz respeito à Jesus Cristo. Eu espero que você fique admirado, eu quero estar admirado e digo isso por que sei que essa é a vontade de Deus
• 2 Tessalonicenses 1:10 - quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho).
• Esse é meus irmãos e irmãs o alvo final da história: O POVO DE DEUS ADMIRADO DA MAJESTADE DE JESUS CRISTO.
•Nesse domingo da ressurreição eu quero convidar a todos os que estão presentes aqui a olharem com admiração essa verdade, claramente ensinada nas Escrituras, de que
TODAS AS COISAS ESTÃO SUBORDINADAS A CRISTO
Introdução
• O que está implícito nesses versos – Filipenses 3:20—21 é que Jesus Cristo, foi ressuscitado dentre os mortos, e agora, vivo é o ser mais poderoso em todo o universo!
• O motivo porque essas coisas são assim está explicado pelo próprio apóstolo Paulo em Filipenses 2:6—11. Esses versos dizem o seguinte:
Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
• Nesses versos nós temos declaradas inúmeras verdades acerca de Jesus. Entre elas temos:
A divindade eterna de Cristo.
A encarnação de Cristo.
O reconhecimento de Cristo como verdadeiro ser humano.
A morte obediente de Cristo.
A ressurreição de Cristo.
O reino de Cristo sobre todo o universo
• Não existe em toda a literatura da humanidade, nenhuma afirmação que seja mais impressionante e mais compreensiva do que essa que acabamos de ler, com todas as suas implicações.
• Jesus é igual a Deus mesmo. Jesus é Deus. Mas ele também se tornou em verdadeiro ser humano.
• Sua morte na cruz não foi um acidente nem um vacilo da parte de algumas pessoas. A morte de Cristo foi planejada pelo Pai e executada por Cristo como um gesto de obediência à vontade do Pai.
• O Deus Todo Poderoso é também um Deus santo que não usa óculos com lentes cor de rosa nem tem a tendência de varrer para debaixo do tapete do universo os pecados cometidos por uma humanidade desvairada e transgressora. DEUS PUNE O PECADO.
• Mas em sua graça, Deus não deseja descarregar sua justa ira – ver Salmo 7:11 – sobre os seres humanos, então ele pede que Seu filho carregue o fardo representado pelos nossos pecados e receba, sobre si mesmo, toda a justa ira que nossos pecados merecem. Só existe um momento em toda história da humanidade em que nós podemos enxergar, de maneira cristalina, a ira de Deus em ação sem limites e sem nenhuma condição amenizadora: isso aconteceu na cruz do calvário, quando Cristo foi feito pecado por nós – ver 1 Pedro 3:18. Naquela hora toda a ira de Deus foi descarregada de modo tal sobre o Filho de Deus e ele experimentou a morte eterna a nosso favor – separação eterna de Deus – a ponto de clamar: אֵלִי אֵלִי לָמָה עֲזַבְתָּנִי – Eli, Eli, lama ezabettaniy – Deus meu, Deus meu, porque me abandonaste? – ver Salmos 22.1.
• Jesus fez isso por que esse foi o pedido do seu pai. Ele foi obediente e suportou, em nosso lugar:
A ira de Deus.
A maldição por causa da nossa desobediência aos mandamentos de Deus.
O justo juízo de Deus.
A nossa culpa.
Os nossos pecados.
• Por tudo isso Jesus morreu, mas Deus o ressuscitou dentre o mortos e Jesus é agora o Deus-Homem entronizado para sempre à destra do Pai.
• Agora podemos voltar nossa atenção para o texto principal desse sermão que é Filipenses 3:20—21.
I. Admirados do Poder de Jesus de Submeter Todas as Coisas a Si Mesmo.
• Nós podemos ver essa realidade a partir de várias perspectivas:
A. Admirados do Escopo do Poder de Cristo Hoje em Dia
• Jesus Cristo disse, pouco antes de ascender aos céus as seguintes palavras: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra - ver Mateus 20.18. E Filipenses 2:10 acrescenta “debaixo da terra”.
• Isso quer dizer que não existe nenhuma esfera ou dimensão de realidade que não esteja, agora mesmo, sob o eterno poder de Jesus Cristo.
• Alguns questionam essa realidade diante dos tsunamis, terremotos, do câncer crescendo em seu interior ou de casamento em desarranjo.
• Me surpreende ver a arrogância do ser humano. Antes de pensar ou falar algo nesse sentido vamos nos lembrar das palavras do profeta Isaías quando diz: Isaías 55:7—9
Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
• Antes de se deixar contaminar por pessoas iníquas que nada sabem, é mais sábio reagir como o apóstolos Paulo em Romanos 11:33—36 que diz:
Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!
B. Admirados do Processo do Poder de Cristo Hoje em Dia.
• Há muitos zombadores nos dias de hoje, que se assemelham com aqueles que falaram as seguintes palavras a Jesus quando ele estava pendurado na Cruz: Mateus 27:42 - Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça da cruz, e creremos nele.
• E o apóstolo Pedro advertiu a igreja de todos os tempos com essas palavras: Tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação – 2 Pedro 3:3—4.
• Mas quando paramos para considerar o PROCESSO como o poder de Jesus se manifesta nos dias de hoje, nossa perplexidade se evapora em segundos.
• Jesus disse aos seus discípulos que eles não deveriam especular quanto ao futuro – ver Atos 1:7 – mas que deveriam se ocupar em proclamar a mensagem do evangelho – ver Atos 1:8 e que deveriam amar uns ao outros como prova de que eram mesmo seus discípulos – ver João 13.35.
• Quando somos obedientes a esses mandamentos de Cristo a descrença e a trevas espirituais são desfeitas e todo o engano diabólico e as mentiras demoníacas são vencidas pelo poder e beleza de Cristo.
• Jesus nos disse que devemos nos ocupar nessas coisas, por que, quando chegar o tempo que o Pai determinou, Ele mesmo ira retornar e dar uma fim nessa história toda, como Paulo declara em 1 Coríntios 15:24—27:
E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.
C. Admirados da Profundidade do Poder de Cristo Hoje em Dia
• Duas referências são suficientes aqui:
Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste – Colossenses 1:17.
Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas – Hebreus 1:3.
D. Admirados do Triunfo do Poder de Cristo Hoje em Dia
• Cristo obteve uma vitória acachapante sobre todos os seus inimigos:
Despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz – Colossenses 2:15.
O qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes – 1 Pedro 3:22.
E. Admirados da Finalidade para os Seres Humanos do Poder de Cristo Hoje em Dia
• Jesus como Juiz: E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem – João 5:27.
• Jesus como Salvador: De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia - João 6:40.
F. Admirados da Duração do Poder de Cristo
• Apocalipse 11:15 diz: O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
II. Admirados de Que Um Dia Cristo Irá Transformar Esse Nosso Corpo de Humilhação em um Igual ao Corpo da Sua Glória
• Paulo nos diz que um dia esse nosso corpo frágil, debilitado, sujeito a todos os tipos de enfermidades e desequilíbrios mentais, cansado ou viciado e tentado por todos os lados, será igual ao corpo glorificado de Jesus
• Nosso corpo terá que ser um corpo glorificado porque esse é o único tipo de corpo capaz de conter o espírito aperfeiçoado de um justo – ver Hebreus 12:23:
1 Coríntios 15:44 - Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
• Quando nos tivermos recebido nosso corpo glorificado, duas coisas serão muito importantes de acordo com Lucas 24:39—43:
Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, por não acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então, lhe apresentaram um pedaço de peixe assado e um favo de mel. E ele comeu na presença deles.
• Em primeiro lugar nós vamos reconhecer e ser reconhecidos.
• E segundo lugar, se assim quisermos, poderemos comer de tudo o que gostamos! – ver Mateus 26:29 e a chamada “Bodas do Cordeiro” em Apocalipse 19:19 que diz: Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.
III. Admirados de Que Hoje Mesmo nossa Cidadania Está No Céu.
• Aquele que crê em Cristo deve conhecer bem essas palavras encontradas em João 14:1—3 ditas pelo próprio Jesus:
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
• Mas se partirmos antes de Jesus voltar então valem a palavras de Paulo em 2 Coríntios 5:6—8. Elas dizem assim:
Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos. Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor.
Conclusão:
1. Muitas vezes eu me sinto cansado como pastor. Muitas vezes sou tentado a desistir diante de críticas pouco caridosas e ações acerca das quais, na grande maioria das vezes, prefiro não falar porque não acredito que possam ter se originado no nosso meio, de pessoas que se dizem irmãos e irmãs.
2. Alguém já me disse: então, por que você não desiste? Eu não desisto pelos seguintes motivos:
• Primeiro por que estou mais interessado em Cristo, meu Senhor, do que aquilo que acontece dentro da comunidade. Muitos se aborrecem com a igreja, a comunidade ou até mesmo com o pastor, mas para todos esses eu digo: vocês estão olhando para o lado errado. Olhem para Jesus – ver Hebreus 12:2—3.
• Depois, confio plenamente nas palavras de Jesus quando ele disse: EU EDIFICAREI A MINHA IGREJA – ver Mateus 16:18. Muitas vezes não consigo entender como isso acontece, mas creio, com todo o meu coração que acontece. Que está acontecendo agora mesmo aqui, apesar de todas as minhas limitações.
3. Falamos também que Jesus é Juiz e Salvador. Em relação a Jesus a pergunta a ser feita é: Você crê em Jesus como seu Salvador? Ou vai enfrentá-lo como Juiz? Se você aceitar a Jesus você poderá ir para o céu, por toda a eternidade, sem paradas intermediárias no purgatório, sem reencarnações sem fim, sem transmigração de almas, sem sono nenhum da alma. Nesse caso, morrer é estar, imediatamente com Cristo – ver Filipenses 1:21—23:
Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.
4. Por outro lado rejeitar a Cristo e tudo o que ele teve que abrir mão e enfrentar, significa ter que encará-lo como Juiz e receber sobre tua própria cabeça a ira de Deus – ver João 3:36.
5. Onde está a tua cidadania hoje? No céu ou na terra Brazilis?
6. Pouco me importa quem você seja hoje aqui, nesse mesmo instante. A pergunta que você precisa responder é: Você já abandonou ou abriu mão de toda sua descrença e rebeldia contra o Senhor Jesus Cristo?
7. Abra mão de seu orgulho, de suas tentativas ridículas e absurdas de se salvar a você mesmo e entregue-se de coração a Jesus, hoje, sem mais nenhuma demora ou desculpa.
8. Junte-se à essa verdadeira multidão que ninguém pode contar – ver Apocalipse 7:9 – cuja cidadania está nos céus de onde aguardamos a manifestação do Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
OUTRAS MENSAGENS ACERCA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS
Sermão da Ressurreição para o ano 2012
Sermão da Ressurreição para o ano 2013
Sermão da Ressurreição para o ano 2014
Sermão da Ressurreição para o ano 2015
Sermão da Ressurreição para o ano 2016
Sermão da Ressurreição para o ano 2017
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
Desde já agradecemos a todos.
PS. Pedimos a todos os nossos
leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte
link:
Desde já agradecemos a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário