Atenção esse é o primeiro artigo em uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.
Quando
assistimos aos programas via televisão desses pregadores não temos como não nos
perguntar se o que estamos assistindo é realidade ou encenação, especialmente
nas questões atreladas aos encontros de poder com supostas entidades
espirituais do mal e com mirabolantes maravilhas de curas espantosas. Esses
três pregadores e suas respectivas igrejas, Mundial do poder de Deus, Universal
do Reino de Deus e Internacional da Graça de Deus, alé de seu clone menores,
são adeptas da chamada “Teologia da Prosperidade” que ensina, entre outras
coisas que todo o mal na vida das pessoas é fruto da ação de alguma potestade
maligna.
Como
a falta de estudo é a marca registrada desses senhores e a superstição daqueles
que os seguem, é necessário nos ocuparmos por muitos períodos desse assunto
nesse blog. Para aqueles que desejam ler excelentes materiais já produzidos
recomendamos:
- A tese de Doutorado “Sindicato dos Mágicos” de Wander de Lara Proença.
- O livro “A História do Diabo no Brasil” de Alfredo dos Santos Oliva, publicado pela Fonte Editorial de São Paulo.
Para
aqueles que desejam um tratamento em doses homeopáticas, então recomendamos
acompanhar essa série que iremos publicar nesse Blog.
Quando
usamos a expressão “poder”, a mesma está profundamente envolta na visão
materialista que domina nosso mundo moderno. Mas nos dias do Novo Testamento
essa expressão era entendida como a confluência de fatores atrelados tanto ao
poder espiritual quanto ao poder material. Dessa maneira, nós podemos pensar,
em pleno século XXI que a compreensão que os antigos tinham do “poder” pode ser
definida como:
- As leis atreladas ao poder físico.
- As formas institucionalizadas do poder corporativo.
- As formas psicológicas do poder.
- Formas variadas de poder psíquico.
Com
isso, qualquer “poder” residual que não possa ser encaixado a uma dessas formas
citadas acima, passa a ser considerado como pura superstição. Mas o fato é que os antigos só podiam lidar com as forças
invisíveis e desconhecidas concedendo às mesmas uma personalidade e tratando-as
como se tivessem consciência ou fossem seres com vontade própria. Já no
nosso caso, devido ao excessivo materialismo em que estamos metidos, só podemos
categorizar esses “poderes” como verdadeiros mitos.
A
maioria de nós têm sérios problemas em acreditar na existência de seres, sejam
demoníacos ou angelicais, já que temos a tendência de colocar tais seres na
mesma categoria em que colocamos dragões voadores, ogros, jumentos falantes
etc. Existe um enorme abismo entre os escritores bíblicos, os pregadores de
“encontros de poder” e nós.
Nosso
propósito nessas postagens será tentar entender o conceito de “poder” como
ensinado no Novo Testamento. Para alcançarmos esse objetivo será necessário nos
despirmos de todos os preconceitos que temos dentro de nós, tenham eles origem
na psicologia, na sociologia ou na antropologia. Teremos que concentrar nossa atenção
no vocabulário e na compreensão desse vocabulário durante o primeiro século da
era cristã. É inegável que uma boa parte daquilo que encontramos no Novo
Testamento pode ser relacionado a:
- Instituições.
- Sistemas sociais.
- Estruturas políticas.
Por
outro lado, temos que admitir que muito da linguagem de “poder” envolve seres
espirituais que, apesar de se manifestarem prioritariamente, através dos meios
que acabamos de alistar, ainda assim possuem a capacidade de se manifestarem de
forma direta e independente de qualquer estrutura.
Queremos
deixar claro que toda manifestação de “poder” possui tanto um aspecto externo
quanto outro interno. O aspecto externo poder ser uma igreja, uma nação ou um
sistema econômico. O aspecto interno ou invisível é caracterizado pelo
“espírito” ou “força interna” que anima, legitima e regula a manifestação de
poder como ela aparece no mundo. O que podemos dizer nesse contexto é o
seguinte: todas as vezes que certo
“poder”, independente do tipo, se transforma em um ídolo, e passa a ocupar o
lugar de Deus para o bem ou para todas as coisas, então podemos afirmar que o
mesmo tronou-se demoníaco. Aqui chamo a atenção dos leitores para que
considerem o trabalho desses senhores e de suas igreja, dentro dessa última
afirmação. Os elementos importantes são tão evidentes que torna-se
desnecessário apontá-los.
A
nossa missão como verdadeira igreja, como verdadeiros cristãos é desmascarar
toda essa idolatria fazendo com que todos os “poderes”, independente do tipo,
retornem ao propósito para o qual foram criados nesse universo. Esse propósito
está claramente descrito pelo apóstolo Paulo em Efésios 3:10 que diz:
Para que, pela igreja, a
multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e
potestades nos lugares celestiais.
LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER
001 — Introdução =
002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas
003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.
004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.
005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.
006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.
007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.
008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.
009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.
010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.
011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.
012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.
013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.
014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução
015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1
016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2
017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3
018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39
019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1
020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2
021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1
022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2
023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1
024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2
025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3
026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4
027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5
028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6
029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS
030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO
031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES
032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002
033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001
034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002
035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003
036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004
037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005
038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006
039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007
040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008
041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009
042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010
043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html
Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que
puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775
Desde já agradecemos a todos.
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