Atenção esse estudo é parte de uma série no Salmo 119. No
final de cada estudo você ira encontrar links para os outros estudos.
Recomendamos a leitura da série inteira para melhor proveito.
I. Introdução Geral.
A. Tipo de Literatura e Tipo de Salmo
·
O Livro dos Salmos como um todo está
escrito em forma poética. Como é muito difícil, senão impossível mesmo,
transpor poesia de um idioma para outro – neste caso específico transpor do
hebraico para o português – os tradutores da versão de Almeida Revista e
Atualizada traduziram o texto hebraico usando o método de tradução conhecido
como equivalência dinâmica onde para cada palavra-idéia no original hebraico
corresponde uma palavra-idéia na língua de destino que é o português. Por sua
parte, os editores, neste caso a Sociedade Bíblica do Brasil, decidiu
diferenciar os textos originalmente grafados em prosa dos textos grafados em
forma poética usando o seguinte artifício:
·
1.
Textos em prosa são apresentados de
forma corrida e rigorosamente justificados como no exemplo abaixo:
26 Também disse Deus: Façamos o homem à
nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do
mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e
sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
27 Criou Deus, pois, o homem à sua
imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou e lhes disse:
Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os
peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela
terra.
29 E disse Deus ainda: Eis que vos
tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a
terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para
mantimento.
30 E a todos os animais da terra, e a
todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de
vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.
31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis
que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia – Gênesis 1:26—31.
2.
Já os textos em forma de poesia são
apresentados respeitando as quebras de rimas encontradas no original hebraico e
absolutamente sem justificação como no exemplo abaixo:
1 Bem-aventurado o homem
que não anda no conselho dos ímpios,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem se assenta na roda dos
escarnecedores.
2 Antes, o seu prazer está na lei do
Senhor,
e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Ele é como árvore
plantada junto a corrente de águas,
que, no devido tempo, dá o seu fruto,
e cuja folhagem não murcha;
e tudo quanto ele faz será bem sucedido
– Salmos 1:1—3.
·
O Salmo 119, além de ter sido
originalmente grafado em forma poética foi também composto na forma de um
acróstico usando as 22 letras do alfabeto hebraico. O salmo está dividido em 22 estrofes de 8
versículos cada uma onde todos os versículos de uma mesma estrofe são iniciados
por palavras que contêm a mesma letra do alfabeto hebraico. Infelizmente os editores
da versão de Almeida Revista e Atualizada 2ª Edição não preservaram a separação
a cada oito versículos a não ser pelo fato de que a primeira letra de cada nova
estrofe está em grafada em negrito.
·
Como mencionamos acima o alfabeto
hebraico possui 22 letras que são:
A – Alef ; b – Beth ; g – Gimel ; d – Daleth ; h – He; w – Vav ; z – Zayin; j – Heth; f – Teth; y – Yod; k – Caf; l – Lamed; m – Mem; n – Nun; s – Samech; u – Ayin; p – Pe; x – Tzade; q – Kof; r – Resh; v – Shin; t – Tau.
Desta maneira e seguindo o esquema
mencionado acima a primeira estrofe do Salmo 119 terá todos os seus 8
versículos iniciados com a letra A – Alef conforme pode se observar abaixo
– note que o Hebraico é uma língua escrita da direita para a esquerda, portanto
a letra A
– Alef inicial de cada versículo será a primeira letra da
esquerda para a direita: Salmos 119:1— 8
1 אַשְׁרֵי
תְמִימֵי־דָרֶךְ הַהֹלְכִים בְּתוֹרַת יְהוָה׃
2 אַשְׁרֵי
נֹצְרֵי עֵדֹתָיו בְּכָל־לֵב יִדְרְשׁוּהוּ׃
3 אַף לֹא־פָעֲלוּ עַוְלָה
בִּדְרָכָיו הָלָכוּ׃
4 אַתָּה צִוִּיתָה פִקֻּדֶיךָ
לִשְׁמֹר מְאֹד׃
5 אַחֲלַי יִכֹּנוּ דְרָכָי לִשְׁמֹר
חֻקֶּיךָ׃
6 אָז לֹא־אֵבוֹשׁ בְּהַבִּיטִי
אֶל־כָּל־מִצְוֹתֶיךָ׃
7 אוֹדְךָ בְּיֹשֶׁר לֵבָב בְּלָמְדִי
מִשְׁפְּטֵי צִדְקֶךָ׃
8 אֶת־חֻקֶּיךָ אֶשְׁמֹר
אַל־תַּעַזְבֵנִי עַד־מְאֹד׃
·
Outros textos do Antigo Testamento
escritos em forma de acrósticos são:
Ø Salmos 9—10 – Ações de Graças e a Derrubada dos Ímpios.
Ø Salmos 25 – Oração por Auxílio Divino.
Ø Salmos 34 – Provai que o Senhor é bom!
Ø Salmos 37 – Temporária, a felicidade dos perversos.
Ø Salmos 111 – As obras magníficas de Deus.
Ø Salmos 112 – Promessa de vida futura aos piedosos.
Ø Salmos 145 – A bondade, grandeza e providência de Deus.
Ø Provérbios 31:10—31 – O louvor da mulher virtuosa.
Ø Lamentações de Jeremias – Capítulos 1 a 4 dos quais o capítulo 3 é
o mais detalhado.
B. Autoria do Salmo 119
O Salmo 119 não possui um autor
designado. Isto tem feito que a autoria tente ser definida pelo conteúdo ou
pelo estilo. Durante os séculos inúmeros autores têm sido sugeridos. Entre
estes os mais comuns são:
·
O rei Davi – Se a decisão fosse por
meio de votos, o rei Davi certamente seria o vencedor.
Ø Os pais gregos da igreja consideravam que o Salmo 119 era
realmente uma biografia abreviada do rei Davi onde ele mesmo expressa todos os
estados pelos quais havia passado descrevendo suas provações, perseguições, socorros
e encorajamentos recebidos da parte de Deus. A maioria dos autores concorda com
esta posição.
Ø Os pais latinos da igreja preferiam optar por comparar o conteúdo
do Salmo 119 com os evangelhos sem atribuir autoria.
·
Outros acreditam que o autor teria sido
algum dos profetas.
Ø Alguns autores acreditam que o Salmo 119 é realmente um dos salmos
escrito durante o cativeiro e exílio na Babilônia. Mas entre estes existe a
convicção que mesmo tendo sido produzido durante o cativeiro Babilônico o autor
teria se utilizado de notas feitas pelo próprio rei Davi. Entre os autores
sugeridos deste período estão os profetas Jeremias e Daniel.
·
Outros ainda acreditam que o autor seria
o próprio Senhor Jesus.
Ø A sugestão de que é Senhor Jesus quem fala através deste Salmo,
não é possível porque os versos 67, 71 e 75 tornam esta possibilidade
completamente inviável.
Ø
C. Propósito do Salmo 119 – Por que o Salmo foi Escrito?
1. Conforme mencionamos no título deste
estudo o Salmo 119 tem o propósito de demonstrar a excelência da palavra de
Deus. Para fazer isto o autor vai discursar acerca da necessidade que temos de
ouvir e praticar aquilo que Deus ordena e dos benefícios decorridos desta
obediência. Assim sendo o salmista ira se empenhar para nos mostrar que:
·
Nós temos a necessidade de estudar de
forma constante e diligente a palavra de Deus. O apóstolo Paulo diz: “Procura
apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar,
que maneja bem a palavra da verdade - 2 Timóteo 2:15”.
·
Nós temos a necessidade de crer e
praticar de forma constante aquilo que Deus nos ordena em Sua palavra. Tiago, o
irmão do Senhor nos diz: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não
somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos - Tiago 1:22.
·
Que a palavra de Deus é incomparável
como conselheira e consoladora e constitui-se no único meio pelo qual podemos
alcançar a verdadeira felicidade. É bom lembrar que o Senhor Jesus é a palavra
viva de Deus, pois “Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de
verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai – João 1:14”,
enquanto que a Bíblia é a palavra escrita de Deus.
2. Quando falamos da palavra escrita de
Deus, a Bíblia, este Salmo 119 nos ajuda a lembrar que a força humana é incapaz
de obedecer aos mandamentos divinos. Deus mesmo precisa criar em nós tanto a
vontade quanto a força para sermos obedientes a Deus. O apóstolo Paulo se
refere a esta verdade dizendo: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer
como o realizar, segundo a sua boa vontade - Filipenses 2:13”.
3. Para alcançar seu propósito o autor
do Salmo 119 lança mão do uso de sinônimos da expressão hebraica תּוֹרָה – toráh que é comummente traduzida por lei. De fato
somente o verso 122 não traz qualquer referência à lei ou a qualquer dos outros
sinônimos usados pelo autor. Quando analisamos o Salmo 119 atentamente podemos
alistar o seguinte uso da expressão
תּוֹרָה –
toráh – lei e de seus sinônimos:
·
תּוֹרָה – toráh – lei. Neste Salmo o uso da expressão lei não está
restrito à lei dada a Moisés no monte Sinai e corresponde à lei de Deus no
sentido mais amplo possível e que compreende absolutamente tudo que Deus
ordenou para nossa obediência e conformidade.
·
עֵדוֹת - edot – testemunho. Existia uma cópia da lei de Deus colocada dentro do
Santo dos Santos no Tabernáculo e do Templo em Jerusalém para servir de
testemunha de acusação contra o povo de Israel diante do único Deus
verdadeiramente misericordioso e perdoador – ver Deuteronômio 31:26.
·
פִקֻּד – piqqud –
preceito. Constitui-se de instruções dadas aos homens para dirigi-los na
conduta correta.
·
חֻקַּת – hukat –
decreto. Os decretos falam da força obrigatória e da permanência das Escrituras
em se tratando de leis “registradas para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente
– ver Isaías 30:8”.
·
מִצְוֹת - misvot – mandamentos. Palavra usada para
ressaltar a qualidade daquilo que está sendo dito.
·
מִשְׁפְּט – mishpat –
juízo. Refere-se às decisões do Juiz onisciente a respeito de situações humanas
comuns. As Escrituras são o padrão que deve reger o relacionamento entre as
pessoas por este motivo são elas exatamente que definem por excelência este
termo.
·
דְּבָר – debar – palavra ou דְּבָרִים –
debarim – palavras. Este é o termo mais comum e abrange toda a verdade de Deus
seja ela declarada, prometida ou mandada.
·
אִמְרה – imrah – promessa. Esta expressão é por vezes
traduzida como palavra, pois os tradutores buscam o melhor equilíbrio na língua
de destino. Ela se refere a qualquer coisa que tenha sido dita por Deus. Como
nem tudo o que Deus fala é promessa no sentido nato da palavra em português os
tradutores têm optado por traduzir a mesma por “palavra”.
·
Além destas 8 expressões, outras também
podem ser usadas para se fazer referência à auto-revelação de Deus. Em Salmo
119:3 e 37 encontramos a expressão “teus caminhos” sem o acompanhamento de
nenhum dos termos mencionados acima. Em Salmos 119:132 encontramos “teu nome” e
em Salmos 119:90 temos “tua fidelidade”. Estas duas últimas expressões servem
para se referir primariamente à imutabilidade daquilo que Deus tem decretado.
D. Conclusão
Seria o autor do Salmo 119 um adorador
da palavra de Deus em vez de ser um adorador do próprio Deus? Esta suposição
não se sustenta, pois todas as referências contidas neste Salmo, com respeito à
palavra de Deus, fazem referência ao próprio Deus mesmo. Quando nos aproximamos
de Deus com reverência através da Sua palavra somos renovados e nutridos na fé.
Que Deus Abençoe a todos
OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119
001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =
002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =
003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens
004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos
005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra
006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra
007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus
008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus
009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus
010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus
011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus
012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia
013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação
014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.
015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.
016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.
017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.
018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”
019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista
020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar
021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus
022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS
023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS
PS. Pedimos a
todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook
através do seguinte link:
http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775
Desde já agradecemos
a todos.
PODE SER UMA OU OUTRA RESPOSTA NAO IMPORTA A CERTA,O QUE VALE REALMENTE E A CONFIANÇA DEPOSITADA EM DEUS
ResponderExcluirCara Sheila e Bruno,
ExcluirQual é a pertinência do que você escreveram diante do nosso artigo?
irmão Alex
Amei, encontrei respostas para alguns questionamentos ao qual estava buscando neste Salmo,referente as iniciais do alfabeto hebraico, vocês mencionaram a 1º estrofe do Salmo em hebraico, seria possível me enviarem o Salmo completo em hebraico para meu e-mail? guiahanny@gmail.com,
ResponderExcluirCara Ana,
ExcluirVerifique se o e-mail que você menciona acima está correto. Enviei o Salmo 119 como você solicitou, mas o e-mail não pôde ser entregue.
Abraço,
irmão Alex.
A Paz do Senhor Jesus, meu nome é Micheli e também gostaria do Salmo todo,n• 119, em hebraico, se possível, desde já agradeço:
ExcluirE mail: nandafofys26@gmail.com