Antigo Local de Batismo
O Batismo Cristão[1]
Introdução
Nosso desejo nesse estudo é apresentar
algumas ideias acerca do batismo cristão, especialmente da perspectiva
reformada. Pedimos a todos os leitores que tiverem interesse verdadeiro nessas
questões que leiam o material abaixo com o coração aberto. Não desejamos fazer
aqui nenhum tipo de apologia e sim um estudo bíblico que possa beneficiar a
todos.
I – O significado do batismo
O batismo é um sinal.
O batismo nos foi dado por Deus para
servir aos seguintes propósitos:
·
Servir nossa fé diante de Deus.
·
Servir nossa confissão diante dos
homens.
Além disso, o batismo traz à nossa fé
outros elementos importantes:
·
O batismo é um sinal e uma prova do
processo de limpeza do qual somos participantes.
·
O batismo é como um documento selado
que confirma que nossos pecados foram abolidos, remidos e evaporados, de tal
maneira, que nunca mais podem ser trazidos à presença de Deus, nem serem
lembrados ou trazidos em forma de acusação contra nós:
Veja os
versos abaixo:
Hebreus 9:11—12
Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já
realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos,
quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros,
mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido
eterna redenção.
Atos 2:38—39
Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja
batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis
o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para
todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus,
chamar.
II – A virtude central do batismo não
está na água e sim na Palavra de Deus
O apóstolo Paulo afirma que:
Efésios 5:25b—26
Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela para
que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra.
Em outra passagem do apóstolo Paulo nós
lemos:
Tito 3:5
Não por obras de justiça praticadas por
nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do
Espírito Santo.
E o apóstolo Pedro diz:
1 Pedro 3:18—22 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
Pois o próprio Cristo sofreu uma vez por todas pelos
pecados, um homem bom em favor dos maus, para levar vocês a Deus. Ele morreu no
corpo, mas foi ressuscitado no espírito, e no espírito foi e pregou aos
espíritos que estavam presos. Estes eram os espíritos daqueles que não tinham
obedecido a Deus, quando ele ficou esperando com paciência nos dias em que Noé
estava construindo a barca. As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo,
foram salvas pela água. Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês.
Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com
Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da
ressurreição de Jesus Cristo, que foi para o céu e está do lado direito de
Deus, governando os anjos, as autoridades e os poderes do céu.
Nem Paulo nem Pedro tinham a intenção
de nos ensinar que a limpeza e a salvação são alcançadas pela água e, muito
menos, que a água contém, em si mesma, qualquer poder para limpar, regenerar ou
renovar, ou ainda, que o batismo é a causa da salvação. O BATISMO NÃO SALVA! O
que eles querem dizer é que com esse sacramento recebemos o conhecimento destes dons tão
preciosos.
A única limpeza que o batismo nos
oferece é aquela derivada da similaridade de termos sido aspergidos — a bíblia não reconhece ninguém tendo sido
imerso no sangue de Cristo[2]
— com o sangue de Cristo — ver Hebreus 12:24 e 1 Pedro 1:2 – e, de onde
emprestamos a idéia, por assemelhação, da lavagem e da limpeza.
III – O batismo como sinal de uma
limpeza permanente. O batismo é apenas um sinal — parte 1.
O batismo representa que todos os
nossos pecados — passados, presentes e futuros — foram completamente perdoados.
Cristo, “cancelou o escrito de dívida —
toda nossa dívida — e, removeu-o completamente, encravando-o na cruz —
Colossenses 2:13—15”.
Quando presenciamos um batismo nos dias
de hoje, devemos nos alegrar pela lembrança permanente que ele nos trás, acerca
do fato que todos os nossos pecados foram, completamente, perdoados. Fomos
agraciados pelo Senhor com uma redenção — libertação — eterna.
IV – O batismo como um sinal da nossa
morte e renovação em Cristo. O batismo é apenas um sinal — parte 2.
Romanos 6:3—4
Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados
em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele
na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os
mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.
Romanos 6:5
Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte,
certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto:
que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do
pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos.
Romanos 6:8
Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele
viveremos.
Romanos 6:11
Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas
vivos para Deus, em Cristo Jesus.
V – O batismo como um sinal da nossa
união com Cristo. O
batismo é apenas um sinal — parte 3.
O batismo nos ensina que, somos também
recipientes de todas as bênçãos que são de Cristo. Paulo nos diz que somos
filhos de Deus porque nos revestimos de Cristo no batismo:
Gálatas 3:26—27
Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo
Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos
revestistes.
Todas as promessas e dons de Deus que
nos são oferecidos no batismo encontram sua plena satisfação somente na pessoa
de Cristo.
VI – O Batismo de João Batista e o
Batismo Cristão.
O batismo de João Batista, bem como a
batismo apostólico tinham em comum vários pontos:
·
Eram ordenanças divinas, isto é, feitos
em nome de Deus.
·
Eram batismos de arrependimento.
·
Eram batismos para perdão — ou remissão
— os pecados.
A expressão de João Batista: “Ἴδε ὁ ἀμνὸς τοῦ θεοῦ
ὁ αἴρων τὴν ἁμαρτίαν τοῦ κόσμου
— Eis o Cordeiro de
Deus, que tira o pecado do mundo — encontrada em João 1:29, é completa em
si mesma e nada pode ser acrescentada a ela por ninguém. Com esta expressão,
João Batista está declarando que:
·
Cristo é um sacrifício aceitável a
Deus.
·
Cristo é a propiciação para a nossa
justificação.
·
Cristo é o autor da salvação.
Desta maneira, a única diferença que
podemos aceitar entre os dois tipos de batismo é a seguinte: João Batista
batizava em nome daquele que iria vir e os apóstolos em nome daquele que havia
trazido a revelação completa da parte de Deus, isto é, Cristo – ver Lucas 3:16
e Atos 19:4. Talvez, apenas talvez, este seja o motivo por que:
Os 11 apóstolos que receberam o batismo
de João Batista e a quem Jesus enviou com a instrução explícita de que deveriam
batizar “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” — ver Mateus 28:19 —
não tenham recebido, eles mesmos, o batismo cristão.
O apóstolo Paulo que não recebeu o
batismo de João Batista e a quem o Senhor não enviou para batizar — ver 1
Coríntios 1:17 — tenha sido o único dos apóstolos a receber o batismo cristão —
ver Atos 9:17—18.
Os fatos que acabamos de narrar possuem
consequências graves para todos os
que insistem em fazer do batismo cristão algo que represente mais do que o
sinal que deve representar.
VII – O Que Acontece com o Batismo
Quando ele Deixa de Ser um Sinal.
Quando perdemos a compreensão bíblica
de que o batismo é, e deve apenas ser um sinal, nós acabamos por transformá-lo em algo que
possui um fim em si mesmo. O propósito do batismo é apontar para
Cristo. Mas quando o batismo passa a ser um
fim em si mesmo... nós começamos a dar importância e a distinguir o batismo
mediante o uso de argumentos artificiais, tais como:
Modo do batismo – aspersão, efusão ou
imersão.
Idade dos batizandos — crianças e
pessoas já com a “idade da razão” ou somente pessoas com a “idade da razão”.
Local do batismo — um lugar seco, um
tanque ou piscina ou um rio de águas correntes, etc.
Não é o modo do batismo que é
importante, é a analogia.
A idade do batizando não é importante,
é a analogia representada pelo batismo como sinal o que importa.
O
local do batismo não é relevante, é a analogia que é importante.
·
Sinal de uma limpeza permanente.
·
Sinal da nossa morte e renovação em
Cristo.
·
Sinal da nossa união permanente com
Cristo.
Uma última palavra faz-se necessária,
neste item, para todos aqueles que acham que possuem um argumento imbatível,
quando dizem que: “batizar crianças é
algo inútil, porque a criança não entende nada”. Bem, este argumento
poderia ser considerado se o batismo não fosse um sinal, mas tivesse algum
outro significado. Mas, como vimos, o batismo é um sinal e serve não apenas
para quem o recebe, mas também para quem o assiste como testemunha. O batismo,
quando ministrado a uma criança serve como um sinal externo de que os
privilégios outorgados ao povo de Deus são estendidos a todo Seu povo — ver
exposição mais ampla destas idéias no outro estudo sobre o “Batismo Infantil” —
e não apenas aos chamados professos[3]. E mais, desde quando eu
preciso estar consciente para ser abençoado por Deus? Quando Isabel ouviu a voz
de Maria, João Batista — ainda um feto — agitou-se de alegria no ventre de sua
mãe — ver Lucas 1:39—44. E mais ainda, Quando Deus decidiu nos abençoar em
Cristo, com toda sorte de bênçãos celestiais, Ele o fez antes da criação do
mundo — ver Efésios 1:3—14. Não só eu não tinha consciência, como não havia
sequer nascido e nem o mundo havia sido criado. O amor que nosso amoroso Pai nutre por nós, transcende nossa
consciência, bem como o tempo e o espaço. Compreender as doutrinas da
eleição e da predestinação neste contexto pode ajudar bastante.
VIII – O batismo tipificado na Antiga
Aliança
1 Coríntios 10:1—2[4]
Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais
estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido
todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés.
Como os israelitas do passado, nós
também:
·
Fomos libertos do Egito, isto é, da escravidão do pecado.
·
Vimos nosso faraó e seu exército, isto é, o Diabo e seus anjos, serem
completamente derrotados e expostos ao ridículo — Colossenses 2:11—15.
·
A nuvem de dia e a coluna de fogo à noite eram símbolos da
presença de Deus no meio de Seu povo e serviam para protegê-los e impedir que
desanimassem no meio ao calor, a escuridão e o frio intensos dos dias e noites
no deserto - Êxodo 13:21—22. Hoje temos o Espírito Santo de Deus habitando em nós! – ver
1 Coríntios 6:19—20.
IX – Devemos nos Esforçar para Vencer,
na Prática, o Pecado Persistente.
1 Coríntios 10:1—13
Paulo deixa bem claro que devemos
aprender com a história do povo de Israel. E, nesta mesma passagem recebemos de
Deus, a promessa que, Ele não permitirá que sejamos tentados além das nossas
forças. Além disto, Deus promete suprir um livramento especial de modo que
possamos suportar as tentações. Quem quer poder? Deus quer nos dar todo o poder que
precisamos para vencer o pecado em nossas próprias vidas. Temos que responder,
honestamente, a esta pergunta: Eu quero o poder de Deus para vencer o pecado na minha
própria vida? Cuidado: a luta contra o pecado é
árdua e pode fazer você sangrar — Hebreus 12:1—4.
X. O Batismo não Tem Relação
Obrigatória com Água como Muitos Desejam.
Vejam apenas essas duas referências que
vinculam o batismo com atos que não envolvem água e pessoas numa mesma
situação:
Lucas 12:50
Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e
quanto me angustio até que o mesmo se realize!
É obvio que Jesus estava se referindo à
sua morte na cruz.
A outra passagem, já mencionamos acima
e é de 1 Coríntios 10:1—13.
Como a passagem deixa claro, os únicos
que entraram em contato com a água nessa passagem acabaram morrendo afogados!
Conclusão
Isto é o que devemos crer e praticar: nós somos
batizados em Cristo visando a mortificação da nossa carne — o despir das obras
da carne. Esta mortificação começa com o batismo e deve ser perseguida, dia a
dia, até que seja plenamente alcançada, quando passarmos desta vida para
estarmos, definitivamente, com o Senhor. Ver
Romanos capítulos 6, 7 e 8:1.
Que Deus abençoe a Todos
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a
todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook
através do seguinte link:
Desde já
agradecemos a todos.
[1] Todas as referências citadas
neste trabalho são da versão de Almeida Revista e Atualizada,
2ª Edição,
publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil, salvo indicação explícita em
contrário.
[2] O substantivo feminino
“imersão” não existe na Bíblia em Português. O mesmo é verdade com relação ao
verbo “imergir”.
[3] Alguns gostam de argumentar que a mera
“apresentação” da criança diante da igreja cumpre plenamente este propósito,
sem necessidade da criança ser batizada. Mas o problema que existe com esse
argumento é que a tal da “apresentação” não é bíblica, ao passo que o batismo
é, claramente, ensinado no Novo Testamento.
[4] É curioso o fato de que os únicos que foram
literalmente “imersos” nas águas do Mar Vermelho foram os egípcios, que
acabaram morrendo por esse mesmo motivo.
boa noite graça e paz para nossa edificação se vc diz que uma criança sem conciencia tem seu batismo feito pela vontade de seus pais validado como vc expica a passagem eunuco com FELIPE que declara que nada inpedede se ele crer, deixando nos claro que acondição para ser batizado e se a pessoa crer na pregaçao como em atos tambem e comfirmado por Pedro apos apergunta do povo que ouvia ele falar de Jesus arependam e sejam tods batizados para remissão dos pecados se tem que crer e se arrepender para ser batizado como um batismo de uma criança pode ser valido sem que o mesmo tenha intendimento ou noção de "crer' e de se "arrepender "?
ResponderExcluirCaro Fábio,
ExcluirNote que os exemplos que você deu envolvem pessoas adultas, das quias se requer fé, profissão e a quem se oferece o batismo.
O batismo tem seu valor atrelado ao fato de que o mesmo aponta para a pessoa e a obra de Jesus. Assim, pouco importa se estamos batizando infantes ou adultos, conquanto que fique claro, qual é o verdadeiro significado do símbolo. Reveja o item VII acima.
Abraço,
irmão Alex