Temos que prestar muita atenção ao que a Bíblia diz.
Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.
II. OS PODERES — PARTE 2
ἐξουσίαις – exousías
– potestades, autoridades.
Quando lidamos com a
expressão grega ἐξουσίαις
– exousías
– potestades, autoridades, nós imediatamente notamos que a mesma é utilizada de
acordo com o padrão já discutido sob os termos anteriores: ἀρχῆ — arché
e
ἄρχων — árchon.
A vasta maioria das referências onde o termo
ἐξουσίαις
– exousías
é utilizados dizem respeito a alguma forma humanas de poder. Apenas de forma
ocasional, esse termo é usado para designar seres não humanos ou espirituais.
Em
escritos fora do Novo Testamento como na Septuaginta — LXX — ou nos escritos do
judeu Fílon de Alexandria o termo ἐξουσίαις
– exousías
nunca é usado para designar poderes do mundo espiritual, com algumas raras
exceções. Essas exceções, por sua vez, em sua totalidade fazem referência
direta a Deus!
A
expressão grega ἐξουσίαις
– exousías
transmite o sentido de direito ou de alguma autorização para o exercício do
poder, podendo, em alguns casos, fazer referência direta a uma pessoa ou grupo
de pessoas que possuem tal autoridade. A ideia de “legitimidade”, talvez seja a
que mais se aproxima do significado do termo grego.
No
Novo Testamento em grego o termo ἐξουσίαις
– exousías
aparece 102 vezes. Dessas, 87 vezes dizem respeito à capacidade impessoal
atribuída a alguém pela posição ocupada. Infelizmente o que temos percebido na
literatura moderna, especialmente nos livros produzidos por autores
Pentecostais e Neo Pentecostais é o desprezo absoluto dessas 87 referências —
85% dos casos — para se concentrarem, com todo empenho, na porção marginal
representada pelos 15% restantes. Isso é o que podemos chamar de má exegese:
desconsiderar a forma como um termo é utilizado em sua maior parte, para se
precipitar em conclusões baseadas no uso minoritário. Para esses pseudo
exegetas, os seres espirituais são mais importantes do que os cargos humanos.
Mas além de estarem redondamente errados em suas conclusões eles também estão
enganados, pois não é difícil nem impossível para seres espirituais corromperem
ofícios e oficiais humanos, causando danos bem maiores do que eles mesmos — os
seres espirituais — seriam capazes de causar por si próprios.
Dessa
forma entendemos que o temo ἐξουσίαις
– exousías
é usado na maioria esmagadora de vezes para se referir à dimensão estrutural da existência que permite ou autoriza, de forma
a legitimar tanto uma pessoa como um grupo de pessoas no exercício da
autoridade. Assim temos que: no Novo Testamento o maior número de vezes em que
a expressão ἐξουσίαις
– exousías
é usada não diz respeito a seres espirituais e sim, a justificações
ideológicas, a legitimização religiosa ou permissões delegadas.
Ser sobrenatural caído.
Trata-se
de um erro crasso, a tendência moderna de destacar apenas os poderes
sobrenaturais como se fossem os únicos a terem verdadeiro significado. Na
Antiguidade o céu é a Terra eram como uma capa sem costura, uma realidade única
com uma interação contínua. É isso que tanto nos fascina na literatura produzida
pelos antigos. Essa continuidade sem limites entre
o céu e a Terra. Mas no Novo
Testamento as coisas não são assim.
Jesus
usou o termo ἐξουσίαις
– exousías
diversas vezes, para se referir tanto a Ele mesmo, como a outras pessoas com
autoridade, como podemos ver em:
Mateus 28:18
Jesus, aproximando-se,
falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
Lucas 12:11
Quando vos levarem às sinagogas e
perante os governadores e as autoridades, não vos preocupeis quanto ao modo por
que respondereis, nem quanto às coisas que tiverdes de falar.
Nossa
análise das ocorrências de ἐξουσίαις
– exousías
no Novo Testamento também nos ensina que não existe nenhum caso sequer onde
essa expressão seja usada, no singular, para se referir a seres sobre-humanos.
Diante
do que vimos não é difícil entendermos como a expressão ἐξουσίαις – exousías
pode ser estendida para abarcar seres espirituais, mas devemos insistir que: na
maioria das vezes no Novo Testamento, tal termo é usado para se referir à
legitimação, às sanções e às permissões que sublinham o exercício diário do
poder por seres humanos.
No
próximo estudo vamos analisar o uso da expressão — δυνάμεις
— dunámeis
— poderes.
LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER
001 — Introdução =
002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas
003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.
004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.
005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.
006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.
007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.
008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.
009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.
010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.
011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.
012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.
013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.
014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução
015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1
016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2
017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3
018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39
019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1
020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2
021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1
022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2
023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1
024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2
025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3
026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4
027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5
028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6
029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS
030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO
031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES
032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002
033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001
034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002
035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003
036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004
037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005
038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006
039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007
040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008
041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009
042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010
043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.htmlQue Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem
que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário