ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUDOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? NO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.
VI. Uma Interpretação Histórica, Filológica e Teológica de Apocalipse 12.
Que, achando-se grávida, grita com as dores de parto,
sofrendo tormentos para dar à luz — Apocalipse 12:2.
Achando-se grávida — essa expressão é um termo técnico no Novo
Testamento para descrever uma mulher grávida — ver Mateus 1:18, 23 (citando
Isaías 7:14); Marcos 13:17; 1 Tessalonicenses 5:3.
Existem várias passagens no Antigo Testamento que descrevem a comunidade
teocrática — os filhos de Deus — como uma mulher com dores de parto — ver
Isaías 26:17 e outras referências já listadas acima.
Apocalipse 12:2 faz uma comparação da comunidade teocrática — os filhos
de Deus — com uma mulher que enfrenta as dores de parto conforme podemos ler,
como meras comparações, em Isaías 13:8; 21:3; Jeremias 4:31; 13:21; 22:23;
Oséias 13:13. A comunidade teocrática dá a luz ao “Novo Israel” na pessoa do menino
homem que a representa — ver Isaías 66:7—9. Esses versículos de Isaías apontam
para um mesmo e grandioso evento: o nascimento do Messias divino esperado pelos
judeus, que é o mesmo eterno Verbo de Deus, que se fez carne e que nós os
cristãos chamamos de Jesus. Assim um único menino nasce para promover a união
definitiva entre judeus e gentios conforme podemos ler em Efésios 2:14—22.
Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande,
vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas —
Apocalipse 12:3.
O segundo sinal visto por João é um ameaçador dragão. Ao que parece essa
imagem é emprestada de Daniel 7:7. No caso de Daniel como ele está tratando da
quarta e última besta a mesma é identificada com o império romano. Ao contrário
do cordeiro descrito em Apocalipse 5:6 que tem sete chifres, o dragão tem dez
chifres. O mesmo acontece com aqueles que representam o dragão: A Besta que
surge do mar — Apocalipse 13:1 — e a besta que transporta a grande meretriz —
descrita em Apocalipse 17:3, 7 — também têm cada uma 10 chifres que representam
a totalidade do poder satânico. No Livro do Apocalipse o numeral 10 — dez — é
usado exclusivamente com relação aos inimigos de Deus em todas suas atividades.
Esse dragão, bem caracterizado no verso 9, é mencionado diversas vezes no
Antigo Testamento e chamado através de diversos nomes:
·
רָהַב —
rahab — Monstro marinho mitológico usado muitas vezes para se referir ao Egito,
enquanto nação que escravizou o povo de Israel – ver Salmos 89:10.
·
תַּנִּין —
tanniyn — dragão, serpente ou monstro marinho — ver Jó 7:12; 26:12—13, Isaías
51:9; Jeremias 51:34.
·
לִוְיָתָן — liveyatan — traduzida por “crocodilo” em
Salmos 74:14; Ezequiel 29:3; 32:2; e por “dragão” e outros nomes em Isaías
27:1.
·
בְהֵמוֹת — b^ehemowt
— traduzida por “hipopótamo” em Jó 40:15.
·
נָּחָשׁ — nachash — traduzida por “serpente” em
Amós 9:3. Essa é a mesma expressão usada em Gênesis na tentação do primeiro
casal.
A variedade de nomes atribuídos a essa verdadeira besta aponta para
tradições e tempos distintos, mas o personagem retratado é sempre o mesmo. Aqui
no apocalipse ele é chamado ainda por outro nome: δράκων — drákon —
dragão. Esse dragão está relacionado com o mar primitivo e também com Egito —
ver Isaías 51:9—16. Esses versos nos ensinam que aquilo que aconteceu no início
da criação e no início da nação de Israel irá se repetir, numa escala muito
maior, no final dos tempos. A situação descrita em Gênesis 1:1—2 que contrapõe
Deus de um lado e o caos do outro, se repetirá nos últimos dias nessa batalha
entre o Diabo e seus anjos de um lado e Gabriel e os anjos de Deus do outro.
A batalha cósmica é transformada em batalha escatológica — referente ao
final dos tempos — e isso pode ser visto em passagens tais como: Isaías 51:6—8;
65:25; Oséias 2:18—22. Tais passagens nos falam de uma bem-aventurada paz como
a que reinava no Éden antes da queda. A promessa de Deus é substituir a Terra e
os céus atuais por Novos Céus e uma Nova Terra — ver Isaías 65:17 e 66:22.
Eis um dragão, grande, vermelho
— a
expressão grega traduzida por vermelho é — πυρρὸς — pirròs — cujo significado é: ter cor
de fogo ou vermelho. Essa é a cor do pecado – ver Isaías 1:18 — do sangue, do
fogo e da violência. Nosso adversário — Satanás ou o Diabo — possui essa
características em graus supremos. Note, por exemplo, Apocalipse 6:4 onde um
cavalo vermelho representa a guerra e a mortandade dos seres humanos. Jesus diz
que Satanás foi homicida desde o começo e que os judeus estavam querendo
satisfazer os desejos do Diabo quando queriam assassiná-lo o bom Mestre — ver
João 8:44. Tal descrição do Diabo pode ter sido influenciada pela dura perseguição
que os cristãos sofreram durante o reinado de Domiciano[1],
que coincidiu com o período em que João estava banido em Patmos por esse mesmo
imperador, e recebeu de Jesus a revelação que está em nossas Bíblias com o nome
de Apocalipse de João. Os atos de perseguição eram considerados pelos cristãos
com inspirados pelo próprio Satanás. Todavia, nós devemos sempre entender que a
narrativa do Apocalipse não descreve nenhum personagem de forma individual e
específica.
OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12
001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo
002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene
003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1
004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 2
005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1
006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2
007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3
008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ
009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA
010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1
011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2
012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO
013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU
014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA
015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA
016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA
017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO
018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.htmlQue Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa
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Desde já agradecemos a todos.
[1] Tito Flávio Domiciano — em latim: Titus
Flavius Domitianus — nasceu em 24 de outubro de 51 e veio a falecer em 18 de
setembro de 96. É geralmente chamado e conhecido como Domiciano. Foi imperador
romano de 14 de setembro de 81 d.C. até a sua morte a 18 de setembro de 96. Perseguiu
duramente os cristãos.
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