De repente, como uma chuva que
desaba sem avisar, começaram a surgir várias mensagens — escritas e pregadas —
na internet alegando que Davi era um filho bastardo de Jessé e não seu filho
legítimo.
Tais artigos e pregações estão cheios de interpretações pessoais e muitas invencionices humanas e estão baseadas, principalmente, em interpretações particulares das palavras de Davi no
Salmos 51:5
Eu nasci na iniquidade,
e em pecado me concebeu minha mãe.
Para esses falsos mestres, no
versículo acima Davi “confessa” que foi gerado através dum relacionamento
extraconjugal de Jessé, seu pai.
Ora, qualquer um pode dizer o que
quiser de qualquer texto da Bíblia, mas o fato é que existe uma forma correta
de se interpretar a Palavra de Deus usando de forma apropriada as ferramentas
da hermenêutica, da exegese, das línguas originais e etc. Argumentos tolos
como: “o Senhor me mostrou”,“o Senhor me revelou”, “apenas agora essa verdade
está sendo revelada”, etc., não passam de verdadeiros embustes.
Para ajudar nossos leitores a
entenderem o que Davi diz no Salmo 51 oferecemos o estudo abaixo:
O texto de Salmos 51:3-6
diz o seguinte:
3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o
meu pecado está sempre diante de mim.
4 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o
que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu
falar e puro no teu julgar.
5 Eu nasci na iniquidade, e em pecado me
concebeu minha mãe.Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
6. Eis que te comprazes
na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.
O assunto em questão é CONFISSÃO DE PECADO e não, como desejam muitos
intérpretes mal formados, uma discussão acerca de como Davi foi gerado. Se o leitor entender apenas essa verdade, mais da metade do caminho para
resolver esse falso ensinamento, terá sido percorido.
A confissão de Davi tem início
com uma poderosa e cristalina afirmação acerca do conhecimento pessoal que ele
possui: Eu nasci na iniquidade — Salmos
51:5a. A força
do “eu conheço” — verso 3a — é amplificada pela adição de um pronome pessoal
separado. A expressão “eu conheço” deve ser entendida no sentido pessoal do
conhecimento, em vez de apena um reconhecimento ou uma admissão — no sentido de
confissão. A firmação paralela que encontramos em Salmos 51:3b é semelhante: e o meu pecado (ou pecaminosidade) está sempre diante de mim. Tal afirmação também é
poderosa, pois traduz a ideia de uma percepção constante, em vez de consciência
ocasional. Junto com tal percepção vamos encontrar uma tensão contínua
provocada pelo medo e pela vergonha constantes, que não tem nada a ver com seu
nascimento e sim com seu pecado com Bate-Seba – ver
Salmos 32:3—5
3 Enquanto calei os meus pecados, envelheceram
os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.
4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre
mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.
5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade
não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu
perdoaste a iniquidade do meu pecado.
Salmos 38:18
18 Confesso a minha
iniquidade; suporto tristeza por causa do meu pecado.
A coragem de tratar com toda imparcialidade seus próprios atos é uma das características da verdadeira confissão.
O coração da confissão pode se
encontrado em Salmos 51:4a onde Davi diz: “Pequei contra ti, contra ti somente”. Dificilmente poderíamos entender tal frase como uma
referência ao seu nascimento, uma vez que as crianças não têm responsabilidades
nenhuma vinculadas com os atos que culminam com a geração delas mesmas.
Portanto, Davi está definitivamente tratando do seu pecado e não de algum
hipotético nascimento, fruto da prática de qualquer tipo de imoralidade sexual.
Alguns comentaristas desse Salmo
como John James Stewart Perowne — The Book of Psalms; a New Translation., With
Notes e Hermann Gungkel — Introduction
to Psalms: The Genres of the Religious Lyric of Israel (Mercer Library of
Biblical Studies) — têm notado a ausência da confissão de pecado cometido
contra qualquer outro ser humano e assumem que Davi não estava ciente que
houvesse, de fato, cometido tal tipo de pecado. Mas existem diversas passagens
no Antigo Testamento que nos mostram que desde a história mais primitiva do
povo de Israel, já existia a crença que pecados cometidos contra pessoas eram
vistos como pecados contra Deus conforme Hans Kraus aponta em seu comentário — Psalms
1-59 — Continental Commentaries. Ele indica as seguintes passagens:
Gênesis 39:9
Ele não é maior do que
eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como,
pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?
2 Samuel 12:9 — 13 –
Passagem central à nossa discussão
9 Por que, pois,
desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o
heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar
com a espada dos filhos de Amom.
10 Agora, pois, não se
apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a
mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
11 Assim diz o SENHOR:
Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres
à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em
plena luz deste sol.
12 Porque tu o fizeste
em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol.
13 Então, disse Davi a
Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o
teu pecado; não morrerás.
Provérbios 14:31
O que oprime ao pobre
insulta aquele que o criou, mas a este honra o que se compadece do necessitado.
Provérbios 17:5
O que escarnece do
pobre insulta ao que o criou; o que se alegra da calamidade não ficará impune.
Deve ficar óbvio que Davi trata
em Salmo 51:5 apenas de seu próprio pecado ou pior ainda, de sua pecaminosidade
e não do fato de ter sido fruto de um adultério. Caso contrário todos os
versículos do contexto não fazem nenhum sentido. Mas isso já é esperado de
pregadores mal treinado na arte da interpretação com acontece com esse pessoal
que pulula pela internet. A violação de um mandamento é vista como uma ofensa
PESSOAL a Deus. Davi jamais poderia ver seu nascimento com tal. Assumir uma
culpa por algo que ele não era culpado. Ele já estava tendo um tempo difícil
demais para aceitar a culpa da qual ele era culpado e não era correto ser
acusado de algo que ele, absolutamente não tinha culpa. Ver também o comentário
de Artur Weiser — The Psalms: A Commentary - The Old Testament Library.
A afirmação paralela de Salmos 51:4b: e fiz o que é mal perante os teus olhos, também
é enfática. Note que Davi diz: fiz. Ele não diz “meus pais fizeram”. A expressão “e fiz o que é mal perante os teus olhos” é o exato oposto יָשָׁר —
yashar — aquilo que é
certo ou טוֹב
— tob — bom, aos olhos
do ETERNO, conforme podemos ver em:
Deuteronômio 6:18
Farás o que é reto e
bom aos olhos do SENHOR, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa
terra a qual o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais.
Deuteronômio 12:8, 25 e
28
8 Não procedereis em
nada segundo estamos fazendo aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus
olhos
25 Não o comerás, para
que bem te suceda a ti e a teus filhos, depois de ti, quando fizeres o que é
reto aos olhos do SENHOR.
28 Guarda e cumpre
todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e a teus
filhos, depois de ti, para sempre, quando fizeres o que é bom e reto aos olhos
do SENHOR, teu Deus.
A expressão רַע — ra`— mal, refere-se a
qualquer coisa que é má , desagradável ou discordante e pode ou não ter uma
conotação ética específica conforme podemos ver nos seguintes casos:
1. Corrupto ou sem valor:
2 Reis 2:19
Os homens da cidade
disseram a Eliseu: Eis que é bem situada esta cidade, como vê o meu senhor,
porém as águas são más, e a terra é estéril.
Provérbios 20:14
Nada vale, nada vale,
diz o comprador, mas, indo-se, então, se gaba.
Provérbios 25:19
Como dente quebrado e
pé sem firmeza, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia.
Jeremias 24:2
Tinha um cesto figos
muito bons, como os figos temporãos; mas o outro, ruins, que, de ruins que
eram, não se podiam comer.
Mateus 6:23
Se, porém, os teus
olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que
em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!
Mateus 7:17
Assim, toda árvore boa
produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.
2. Desagradável, feio ou triste:
Gênesis 21:11—12
11 Pareceu isso mui penoso aos olhos de Abraão,
por causa de seu filho.
12 Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça
isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o
que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência.
Gênesis 28:8
Sabedor também de que
Isaque, seu pai, não via com bons olhos as filhas de Canaã.
Gênesis 41:19—20
19 Se sois homens
honestos, fique detido um de vós na casa da vossa prisão; vós
outros ide, levai
cereal para suprir a fome das vossas casas.
20 E trazei-me vosso
irmão mais novo, com o que serão verificadas as vossas palavras, e não
morrereis. E eles se dispuseram a fazê-lo.
Neemias 2:3
E lhe respondi: viva o
rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os
sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo?
3. Doloroso ou injurioso:
Deuteronômio 26:16
Hoje, o SENHOR, teu
Deus, te manda cumprir estes estatutos e juízos; guarda-os, pois, e cumpre-os
de todo o teu coração e de toda a tua alma.
Deuteronômio 28:35
O SENHOR te ferirá com
úlceras malignas nos joelhos e nas pernas, das quais não te possas curar, desde
a planta do pé até ao alto da cabeça.
2 Samuel 12:18
Ao sétimo dia, morreu a
criança; e temiam os servos de Davi informá-lo de que a criança era morta,
porque diziam: Eis que, estando a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não
dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança é morta? Porque
mais se afligirá.
Provérbios 11:15
Quem fica por fiador de
outrem sofrerá males, mas o que foge de o ser estará seguro.
Apocalipse 16:21
Também desabou do céu
sobre os homens grande saraivada, com pedras que pesavam cerca de um talento;
e, por causa do flagelo da chuva de pedras, os homens blasfemaram de Deus,
porquanto o seu flagelo era sobremodo grande.
Portanto, a afirmação de Salmos
51:5 a qual, por si mesma já foi explicada em outro artigo, precisa ser,
necessariamente entendida, dentro do contexto em que se encontra e não ser
separada e interpretada ao bel prazer do intérprete.
Todavia, todos são
livres para aceitar ou rejeitar a verdade. Mas ninguém tem liberdade para mudar
a verdade.
Espero que esse artigo possa
ajudar a todos, abrindo seus olhos para a multidão de falsos mestres que a cada
dia inventam novidades para faturar alto em cima das pessoas mais simples A
Bíblia fala por si mesma!
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa
página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
perfeito .
ResponderExcluirObrigado pelo incentivo.
ExcluirDeus te abençoe.
Irmão Alex
Pr. Alexandros, reconheço teu esforço através desse belo artigo.
ResponderExcluirO problema é que imagino que algumas pessoas deveriam ser péssimas em interpretação de texto na escola. Desde cedo deveríamos aprender a usar o contexto, mas infelizmente, talvez essa falta de bagagem tenha sido importada pro meio cristão. Como faz falta uma coerente interpretação bíblica! Erros acontecem, somos falhos, mas a banalização do erro é inaceitável! Que Deus dê visão às nossas lideranças!
Caro Lucas,
ExcluirObrigado por enxergar algo que sempre foi tão óbvio, mas que nem eu nem ninguém que conheça, mencionou antes: a enorme falta que o correto aprendizado da análise sintática e dos textos representam para o todo da nossas vidas.
Obrigado por me ensinar essa verdade.
Deus te abençoe.
Abraço fraterno,
irmão Alex.
é muito bom você lê sempre a palavra para que ninguem te confunda
ResponderExcluirCaro Anônimo,
ExcluirÉ isso aí. Agindo assim nos evitamos os dois erros que Jesus condenou com tanta clareza, ao dizer:
Mateus 22:29
Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.
Abraço fraterno,
Irmão Alex
Irmão Alex,
ResponderExcluirGostei muito da abordagem.
Minha esposa havia me questionado recentemente sobre essa aberração, que ela tinha visto no Canal Gênesis da Sara Nossa Terra, onde uma "pastora", daquelas que irresponsavelmente esses dirigentes "consagram" para aumentarem ainda mais o rol de desatinos "evangélicos", consequentemente gerando mais desvios doutrinários/teológicos já que, mais de 90% dos cristãos atuais não leem a Bíblia Sagrada nem a estudam, mas apenas absorvem qualquer insanidade dita por esses ARAUTOS DO ENGANO E DO ERRO, pois estes se colocam como "voz profética" para essa geração, que a meu sentir e também constatação, é uma das gerações mais enganadas, por puro comodismo, sendo assim alvos fáceis do espírito do erro, que opera em nossa meio e carrega os incautos e desavisados. É uma geração que não pode ser considerada vítima, mas simplesmente alvo de engano, pois procuram aquilo que lhes seja mais palatável, favorável e aprazível para seus próprios interesses.
Corrija-me se estiver errado. Penso também que, sobre a fala de Davi, o mesmo se referia, além de seu pecado de adultério e homicídio, também sobre o pecado original, sob a batuta do qual toda a humanidade foi submetida desde a queda de Adão. Esse texto dos Salmos 51.5: "Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe", é perfeitamente consentâneo com o que Paulo diz em Romanos 3.23: "...todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus".
Por isso você tem toda razão na abordagem e desmentido desses INVENTORES DE MENTIRAS "teológicas"!
Que Deus continue abençoando-o para nos trazer mais esclarecimentos. Amém.
Porque Davi era o único diferente dos seus irmãos? Aspecto físico, ele era ruivo ? Não?? Onde está a prova genética dessa diferença entre seus irmãos? Davi cuidava do lixo da sua casa( Deus o tirou do monturo) alguém ja viu filho legítimo tomar lugar dos "escravos" para cuidar de animais e cuidar dos serviços domésticos? Porque Davi não se assentava a mesa com seus irmãos? Ele era privado , não? Existe muitas provas culturais que da se entender o opostoto desse estudo!
ExcluirUm comentário mais recente, não gosto de colocar comentário em cima de comentário antigo pois dá impressão que a pessoa nunca vai ver. E também se não ver não tem problema. Biblicamente falando é preciso levar em consideração a palavra em seu contexto como o autor infere, como também é preciso ver além disso. Muito fácil acusar as pessoas de falsos mestres, isso infla o ego, esse autor deve se achar a última bolacha do pacote ao pensar que apenas a ideologia dele é a correta, vejamos bem então, se ele seria capaz de "dialogar", pra mim você só enrolou com essa história de contexto da oração de Davi mas não achei nada dizendo se ele é filho bastardo ou não. Seria pq não foi isso redigido no livro Bíblia, que na verdade é a união de vários outros livros onde os escritores foram selecionando os "mais inspirados" tirando assim outros livros que também retratam a época antiga, vivida pelas pessoas que no começo habitaram a terra? Citar denominações e acusá-las de isso ou aquilo é no mínimo perigoso, quem é você Sr. Joel Carvalho pra julgar alguém, se o único que pode julgar é Deus? Só digo uma coisa se libertem da religiosidade pois o fim de vocês é duvidável, que Deus me perdoe e os perdoe também. Se o sr autor já respondeu se é ou não é bastardo por favor me mande o link do artigo que terei o maior prazer em ler pois vejo que és uma pessoa muito inteligente. Abraços.
ExcluirCaro Nunes,
ExcluirSim, você poderá ler o artigo em que tratei especificamente desse tema, por meio do link abaixo:
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/02/yossef-akiva-afirma-que-davi-era-filho.html
Abraço,
irmão Alex
Caro Joel,
ResponderExcluirGraça e paz;
Muito obrigado por teu incentivo para prosseguir nessa luta que muitas vezes chega a me espantar.
É incrível o nível de aceitação ignorante das afirmações mais estapafúrdias.
Deus abençoe a você e tua esposa por não se deixarem enganar por esse verdadeiro canto de sereia que tem levado muitas almas a se desviarem do Senhor.
Abraço fraterno,
irmão Alex
um texto sem contexto não passa de um pretexto, vc deve estudar toda historia de davi e entender a cultura e tradição da poca e podera perceber que a biblia nos da amparo pra tal afirmação da parte do yossef. não estou defendendo ele mais sim o contexto biblico, a biblia é clara e enfatica quando se retrata em falar o primeri ponto que nos mostra algo que chama atenção quando diz que davi era ruivo, a biblia nunca tenta clariar algo sem que aja uma verdade por tras. no fato dele não estar a mesa com os seus irmãos quando samuel falou é parte da cultura da época em que um filho apenas de pai não poderia participar a mesa junto com os demais, e outro ponto é quando se fala na genetica dele e seus irmãos. confesso que devem buscar um estudo aprofundado e historico da época.
ResponderExcluirCaro Anônimo,
ExcluirEntão, como você mesmo reconhece precisa estudar mais. Então vá e faça isso mesmo em vez de ficar perdendo teu tempo para discutir coisas sobre as quais você não entende nada.
Abraço,
Irmão Alex
Anonimo, não podemos ser papagaio de pirata! o irmão Alex não está expressando uma opinião próprio e sim convidando a ler o texto e interpreta-lo a luz do contexto, pois o que muitos pregadores faz é isola o versículo em questão do contexto.
ExcluirBom dia a todos!
ResponderExcluirEu gostaria muito de poder partilhar da idéia dos demais justamente para não entrar em atrito. Mas tenho e devo discordar do assunto em questão!
Eu creio que realmente Davi era fruto de um adultério, porque realmente a Bíblia não precisaria se ater no aspecto físico de Davi, que era tão diferente das características físicas dos jovens israelitas, se o compararmos com a aparência de seus irmãos. Porque até essa questão de característica física dos israelitas é questão de debate no mundo Cristão, uma vez que os judeus são o povo que mais se aproxima dessa "comparação".
Outro fato relevante é que quando Samuel chega na cidade de Belém, santifica a Jessé e a "todos" os filhos deste e os convida para o sacrifício, e depois de fazer passar um por um perante Samuel, é perguntado pelo mesmo se ainda lhe restam filhos, ele diz que ainda resta um e que está a cuidar das ovelhas!!!
Como assim????? Samuel não estava alí para ungir um de TODOS os SEUS filhos??? e o que Davi estava fazendo que não estava no meio?? acaso Jessé não tinha serviçais para estar cuidando das ovelhas naquele momento?? Esqueceu-se de Daví??? Mesmo se o esquecesse a Bíblia citaria tal fato!
Deve-se entender de fato que Davi não havia sido santificado por Samuel e caso fosse filho legítimo teria sido convidado TAMBÉM para o sacrifício (Samuel havia convidado TODOS os seus irmãos e Jessé, mas foi Jessé que não o trouxe à presença de Samuel). 1 Samuel 16:5-13
Davi realmente era bastardo e por isso não poderia estar naquele momento!
O Pastor Akiva não pertence à minha denominação religiosa, diga-se de passagem, e não pretendo defendê-lo nem aquí e nem em outro lugar. Mas a palavra dita é de real conformidade no que escrito está na Palavra de Deus!
Caro Divany,
ExcluirSeus pífios comentários já foram devidamente explicados em nosso artigo, que pelo que nos parece, você ainda não leu e também certos aspectos específicos já foram tratados em outros comentários.
Você está enganado não apenas quanto aos falsos ensinamentos de Yossef Akiva, que, aliás, segundo outro comentaristas não são sequer dele originalmente, mas de um terceiro - ver acima - mas me parece que também está equivocado quanto aos ensinamentos de uma certa falsa profetisa do século XIX. Ter abraçado os falsos ensinamentos da tal falsa profetisa tornam você propenso a aceitar quaisquer ataques às Sagradas Escriturasl. Melhor reconsiderar tudo.
Abraço,
Alexandros Meimaridis
Davany! o que tem haver o fato de Davi não ser irmão por parte de mães dos seu demais irmão e ser ruivo? Assim como ele outros homens importantes eram meio irmãos, a questão aqui é que o Salmo 51.5 é interpretado errado ao dizer que Davi se refere ao seu nascimento( extra conjugal).
ExcluirEu acredito que Davi não estava se referindo ao seu nascimento no salmos 51, mas entendo que este versiculo 5 ele tava recordando de onde Deus retirou ele e onde o colocou, como se estivesse recordando que foi tirado de um local de desprezo e agora estava reinando sobre Israel. Eu não gosto de falar coisas que não tenho certeza, mas faz muito sentido ele ser de certa forma filho ilegitimo.
ExcluirNão, não faz nenhum sentido. Leia o artigo para entender porque.
ExcluirBlog O Grande Diálogo
Tem gente coitados, são duros de entender, até um Salmo, ou história do povo judeu. Os irmaos de Davi, 3 eram soldados de Saul e eram mais altos que Davi, por isso o Senhor disse; Deus não vê, como vê o homem; Mas Davi era forte e ruivo, e de belos olhos, e era o mais jovem dos irmãos, por isso Jessé, pensou que seria os outros escolhidos, mas Deus sabe quem eles escolhe, um homem segundo o seu coração. Porque tanta invenção !? e duvidas ? porque o homem carnal, jamais vai ENTENDER mente do Senhor, só o homem espíritual, e a mulher espíritual entende- Vai de novo pedir SABEDORIA a Deus lá em Tiago-1, 5
ResponderExcluirE por mais que Alex explica, e explica, o cara continua deturpando tudo.
Cara Iracy,
ExcluirPois é! Mas fico feliz de ver como Deus é misericordioso e aqueles que buscam a sabedoria como você recomenda acabam encontrando!
Que Deus te abençoe e continue dirigindo tua vida.
Abraço fraterno,
irmão Alex
se fala daqui e dali em quem confiar cda um defende seus objetivos fica claro que ninguem consegue ter 100% de certeza .Mais importante é o arrependimento do coração de davi . irmão alex seja mais comprensivel com aqueles que discordam da sua opnião pois devemos amar com um coração quebrantados a todos. Certas coisas não chegam a lugar nenhum vamos pregar a salvação ao pegador
ResponderExcluirCaro Anônimo,
ExcluirObrigado por me escrever.
Eu sinto muito ter que desapontá-lo. Apesar de não ser possível ter 100% de certeza em todas as coisas, todavia, existem muitas coisas nas quais é possível ter 100% de certeza. E o caso de Davi é um desses casos.
A Bíblia faz questão de deixar essa questão bem clara para nosso próprio benefício.
Se o erro de Yossef Akiva se limitasse a essa mensagem, eu talvez nem desse tanta importância, mas como se trata mesmo de um falso mestre, eu tenho uma obrigação que a própria Bíblia - jesus os apóstolos e etc. - coloca sobre mim.
Por outro lado gostaria de convidá-lo para que conhecesse melhor o blog o Grande Diálogo. Hoje estamos com quase 1300 artigos publicados e a vasta maioria deles - cerca de 1050 - são artigos de edificação para os crentes, mensagem em áudio e esboços de sermões, estudos bíblicos, proclamação do evangelho da salvação por meio da Pessoa do Senhor Jesus, notícias de interesse para nós como cristãos e etc. Apenas 15% do material é dedicado à apologia. Para isso existem muitos outros sites especializados nessa área e que se concentram apenas na defesa da fé.
Espero ter ajudado com essas explicações. Você também poderá encontrar muito material interessante em outras respostas que demos para outros leitores acima.
Abraço,
irmão Alex
IRMAO ALEX ESTAREI OLHANDO E DESDE JA TE AGRADEÇO PELA RESPOSTA QUE DEUS TE ABENÇOE E A PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO E SUA UNÇÃO ESTEJAM NA SUA VIDA
Excluir( Tito 3.9) “ evite porem, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.”
ResponderExcluir( 1 Timóteo 6. 3ao 5 ) “ se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsia e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre aqueles que tem a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.”
Caro e covarde anônimo,
ExcluirParabéns por identificar Yossef Akiva tão bem especialmente nos versos de 1 Timóteo.
Grande abraço,
irmão Alex.
Irmãos me desculpem mas eu queria fazer um comentario, não quero ofender ninguém, mas sim aprender com todos, e segunndo um pastor da minha igreja HEBREU que é mestre de youssef akiva que na verdade não tem relação alguma com o povo israelita ele só usa o nome e os costumes para se dizer tal, eu tive um conhecimento sobre a vida de davi.na verdade, se vc for buscar na cultura hebraica, os filhos de relacionamentos extras conjugais ficavam com o pai que cometeu o delito, o filho cuidava das ovelhas, os montouros e comia do resto que ficava na mesa, e o restante (montouro) ele retirava da mesa, e de todos em aspecto aparencia, ele era ruivo, e a palavra o cita dessa forma a fim de mostrar que ele era diferente na familia, e quando samuel aborda a jessé depois que ele mostra os seus filhos, ele faz a pergunta sabiamente: "acabaram-se os mancebos" e jesse diz que tem um menor que cuidava das ovelhas, então jesse diz que ninguem irá se assentar na mesa e comer enquanto o menor não se assentar na mesa, pesquisem na cultura, nos modos e costumes hebraicos, estudem isso tambem, pos cada gesto cada simbolo, kipá ou que seja tem um significado e tambem a tratativa de um patriarca da familia em relação aos filhos tambem tem seus significados, e sobre davi estou deixando algumas observações que são:
ResponderExcluir(1) Era considerado vil (Sl 69:19) e como pastor de umas poucas ovelhas, foi acusado indiretamente de fracassado por seu irmão mais velho (1 Sm 17:28).
(2) Seus irmãos o abandonaram no lodo (Sl 69:2).
(3) Foi deixado no deserto, desesperado (Sl 69:3).
(4) Foi odiado sem razão muitas vezes (Sl 69:4).
(5) Seus irmãos eram seus inimigos gratuitamente (Sl 69:4c).
(6) Vivia sob grande afronta e vergonha por causa da situação civil de sua mãe (Sl 69:19; Sl 51:5). Mas sua mãe era uma mulher forte e o ensinou a vencer os desafios da vida.
(7) Era considerado estrangeiro por seus irmãos (Sl 69:8).
(8) Passou fome (Sl 69:10).
(9) Era objeto de escárnio de seus irmãos (Sl 69:11). Um de seus irmãos era o principal autor desses escárnios; por isso o tal perdeu o seu lugar na lista dos filhos de Jessé e o seu nome foi borrado e Davi tomou o seu lugar, conforme a profecia dita a Rute, mas que se cumpriu em Davi (Sl 69:28; Rt 4:14,15): “...Melhor do que sete filhos”, era o oitavo filho de Jessé (1 Sm 16:6‐10; 1 Cr 2:15).
(10) Era motivo de fofocas (Sl 69:13) e tema das canções dos bêbados.
(11) Sabia qual era a sua grande afronta, por ser um filho ilegítimo (Sl 51:5; Sl 69:19).
(12) Era odiado pelos seus irmãos, que zombavam dele (Sl 69:21).
(13) Chamado de presunçoso, maldoso e bisbilhoteiro (1 Sm 17:28). Bisbilhoteiro, só é chamado se voce nao for considerado da familia e se voce não vive dentro da mesma casa.
(14) Era acusado sem saber porquê (1 Sm 17:29)
não quis ofender ninguem e nem fazer menção de erros, mas de fato a biblia nos mostra e tambem não tem um hebreu que estudou e estude não fale que davi não era Bastardo.
Caro Willians,
ExcluirEu creio que já deixamos bem claro tanto em nosso artigo, bem como em nossos comentários as muitas falácias proferidas pelo Akiva, algumas das quais você repete aqui, usando a tradição dos anciãos.
Não. Nós queremos saber apenas o que a Bíblia diz. Pouco nos importam as opiniões humanas venham elas de hebreus ou não. O conhecimento bíblico independe da nacionalidade das pessoas.
Sua longa citação do Salmo 69 ignora o fato que esse Salmo tem sido entendido como referindo-se ao Messias e não a Davi, pessoalmente.
Abraço,
Irmão Alex
Caro irmão Willians Queiroz Lisardo, sua resposta tem embasamento bíblico, MAS SE TRATA DE UMA SUPOSIÇÃO, CONJECTURA. Inclusive o Pr Yossef Akiva colo assim : SUPÕE-SE.
ExcluirO Pr RICARDO GONDIM em ''Os segredos de uma vida bem vivida'' confessa também a SUPOSIÇÃO que Davi era filho ilegítimo e bastardo. Vide no youtube aos 10 minutos https://www.youtube.com/watch?v=xkidvbGyHTc
ExcluirMeu caro Afonso,
ExcluirObrigado por compartilhar essa informação.
Assisti a um pedaço do vídeo e Gondim, a quem já apelidei de "Pinóquio", mente tanto nos minutos posteriores, inclusive inferindo que Davi seria gay etc. que chega a ser nojento.
Tenho pena de quem se senta para ouvir um mentiroso desse calibre falar.
É bem possível que eu escreva uma artigo comentando essa mensagem, a qual já salvei e armazenei em lugar seguro, para evitar, caso eu escreva, que digam que estou inventando coisas.
Mais uma vez obrigado e que Deus te abençoe.
irmão Alex
Há tanta especulaçoes sobre o textoSagrado. Em um dos comentarios alguem transforma o Jejum de Davi em passar fome. Então Davi mentiu qdo disse que era velho, fôra moço e nunca tinha visto o justo mendigar o Pão. Uma pergunta: toda familia precisava ter um bastardo para cuidar dos animais e limpar a casa? Pura conversa fiada de pregadores que querem impressionar.
ExcluirSe o Salmo 69 fala sobre a vida de Davi, então, ele não era filho de adultério! Se o Salmo 69 fala sobre Davi, então a vergonha dele era porque ele se consagrava muito a Deus conforme os versículos 7,9,10! Se Davi era filho de adultério, por que ele chama seus irmãos de "filhos de sua mãe"?
ResponderExcluirSl 69.8
Tenho-me tornado um estranho para com meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe.
Muito bem Lucas,
ExcluirBem pensado. Parabéns. Você prova que não existem argumentos bíblicos para sustentar as mentiras de Yossef Akiva e de seus adoradores.
Grande abraço fraterno.
irmão Alex
Meu Deus irmão Alex,que falta de humildade a sua!! Parece que só vc e seus estudos falam a verdade,aprenda a aceitar opiniões contrárias a sua!! Que feio isso,sempre afirma como já expliquei,meu irmão vc não é é nunca será o dono da verdade!! Mesmo que vc esteja certo,acaba perdendo a razão pela sua arrogância!! Mais humildade meu irmão,até por que mêsmo que vc negue,esse é um tema polêmico sim,e de mais a mais não nos levará a nada!! Oque mudará em nossa salvação se Davi era bastardo ou não? Reveja seus conceitos e mude seu modo de agir,e da mesma forma que vc gosta de ser respeitado,aprenda a respeitar opiniões contrárias a sua!! Deus abençoe sua vida!!
ExcluirCaro e covarde anônimo.
ExcluirNão use o nome de Deus em vão para disfarçar seus ataques pessoais contra mim fugindo da verdadeira questão. Você, provavelmente por falta de conhecimento, pergunta: O que mudará em nossa salvação se Davi era bastardo ou não? Ora, ora, ora.
Se Davi não era um israelita puro ele jamais poderia ter se tornado rei sobre Israel e muito menos fundar uma dinastia da qual o Senhor Jesus seria o principal expoente.
A invenção dos rabinos judeus ávidamente copiada por patéticos pregadores do grupo chamado de "Ivangélicos", sob a pretensão de que existe qualquer controvérsia não passa de puro desvio doutrinário.
Quando os rabinos judeus inventaram essa mentira a intenção deles era atingir a pessoa de Jesus que, entre, muitas outras acusações que sofre, pode também ser chamado de descendente de um bastardo!
Abraço,
irmão Alex
Graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus.
ResponderExcluirFrequentemente vemos uma explosão de “novas visões”, “novas formas de compreender um texto da bíblia”, uma “nova interpretação”, há até quem diga “você interpreta do seu jeito e eu do meu”, e ainda anjos trazendo “novas revelações” (Gálatas 1.8), como é o caso de determinada supostamente chamada igreja!
Absurdo!
Não que nos tempos antigos, ainda na época dos apóstolos não existissem esses falsos instrutores (2 Pedro 2:1; Judas 4-8; Apocalipse 2.2), mas me refiro ao fato de que na atualidade esse número tem sido absurdamente maior, e não somente porque o Evangelho chegou aos quatro cantos da terra, dando a cada um oportunidade de pensar o que quiser dele, mas principalmente, por que a Bíblia não tem sido mais o suficiente para certas pessoas!
Ela necessita de uma espécie de incremento (Provérbios 30.6), para alguns, vale ressaltar, não conseguem entender que a verdadeira espiritualidade vem de dentro, ou seja é interna, mas não somente interna, ela se exterioriza.
Mas há um processo padrão, primeiro o coração (ou a mente) é regenerado (manifestação interna), depois há a manifestação dos frutos do Espirito no exterior (manifestação externa).
Parece-me, que determinadas pessoas “pulam” a primeira etapa, aliás, creio que essas pessoas realmente não passaram de forma alguma pela regeneração, e se veem presas na sua própria ilusão (2 Timóteo 3:13), pensando serem seus momentos de “manifestação espiritual” sinal que estão na verdade, de que herdaram a salvação.
Esqueceram-se do que o Mestre ensinou-nos:
“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”
Mateus 7.22,23.
Que possamos dizer como nossos amados irmãos reformistas:
Sola Fide
Sola Gratia
Soli Deo Gloria
Solus Cristus
Sola Scriptura.
Só a escritura nos serve, por completo e em absoluto, como norma e regra de fé!
Ela é suficiente!
Que Deus continue a abençoar-te a ti e a tua família irmão Alex.
Que o Senhor possa te preservar na intrepidez da defesa do evangelho.
Oremos para que Deus levante mais obreiros capacitados para a sua obra!
Caro Felipe,
ExcluirObrigado por teu comentário e também por tuas generosas palavras. Toda a glória seja dada a Deus e toda honra seja dirigida somente ao Senhor Jesus, nosso amado Salvador e Senhor.
Que Deus continue a te abençoar com esses discernimento,
Abraço fraterno,
irmão Alex
Querido irmão em Cristo, existem inúmeras evidências de que Davi era sim filho bastardo, porém a Bíblia não deixa clara essa afirmação. Convenhamos que Youssef Akiva, conjectura bastante, pois ele precisa encaminhar a palavra de Deus de forma organizada e de fácil entendimento. Então, deixo aberto a opinião de todos, diferente de nosso amado Alex, que faz questão de apontar vários falsos mestres com toda essa asneira de textos. Cada um examine-se a si mesmo, e vamos ler mais a bíblia e também a história, claro. Porque a Bíblia, me refiro a versão brasileira, é limitada e com poucos detalhes.
ResponderExcluirCaro Francisco,
Excluir1. Se a Bíblia não deixa clara tal afirmação, então é porque não se trata de uma verdade. Simples assim. Eu creio na Bíblia e não em Yossef Akiva.
2. Corrigindo: Akiva não conjectura. Ele mente mesmo. Descaradamente.
3. Mas, Francisco é nossa obrigação como cristãos julgar o que ouvimos, lemos, assistimos e etc. Deus tenha misericórdia de todos os que, pretendendo uma espiritualidade superior, decidem não julgar. Serão condenado por Deus por desobediência explícita. Veja lista de versos nesse sentido nos comentários acima.
A Bíblia em português traduzida por João Ferreira de Almeida ou mesmo a NTLH são traduções fiéis aos textos hebraicos, aramaico e grego e não precisam de nenhuma invencionice, como deixei claro no início do artigo.
Abraço,
irmão Alex
È bom ver pessoas envolvidas com a palavra de Deus, melhor do que ficar em frente a tv vendo o que não presta. Apesar de ter nascido em um lar evangélico, venho de uma educação batista, que é conhecida por estudar bem a Bíblia. Mas a verdade não está em religião ou denominação e nem em pessoas, está na Bíblia, e como sempre aprendi que ela fala por ela mesma. o Texto de Tito 3.9 “ evite porem, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor", nos faz refleti que assuntos que dividem opiniões não traz benefícios. Vemos o assunto do batismo no Espírito Santo, de apesar de ser batista, eu acredito, mas os batistas acreditam que recebemos no batismo nas águas, os pentecostais já acredita no ato de falarmos em línguas estranhas. Com isso podemos ver que o assunto de Davi, sobre sua origem, é irrelevante para o decorrer da história. Se ele foi fruto de um adultério, vemos a imensa misericórdia de Deus na vida de Davi, porque além de se torna rei, foi um homem segundo o coração de Deus e de sua linhagem nasceu o salvador Jesus Cristo. Concordo que temos que combater os falsos ensinamentos, mas quem quer seguí-los mesmo ouvindo a verdade, a Bíblia fala no novo testamento que para este não devemos nem orar. Fiquei surpreso quando ouvir este assunto que um pastor que pregou em minha igreja comentou. Busquei informações sobre assunto e chequei até esse blog. Nunca tinha ouvido a respeito desse assunto. Continuo discordando desse fato, mas cada um tem direto de pensar o que quer. Tiago nos ensina que devemos pedir sabedoria ao Espírito Santo, que ele dá liberalmente. Então vamos pedir esta sabedoria e deixá-lo conduzir nossas vidas.
ResponderExcluirAbraços fraternal na Graça e Paz de nosso Senhor Jesus Cristo.
Muito boa irmão suas observações. Confesso que fui tentado a crer nessa interpretação, porque não estudei essa questão profundamente como o irmão apresentou, inclusive com a observância de pequenas palavras como (FIZ) primeira pessoa, percebe-se que Davi fala exclusivamente dele e não dos pais, entre outras observações de importantes que foram feitas.
ResponderExcluirParabéns pelo estudo e obrigado por compartilhar. Um abraço e que a Paz do Senhor seja contigo.
Deus abençoe.
Caro Michel,
ExcluirObrigado por tuas generosas palavras e por tomar tempo para ler algo que escrevemos.
Como cristãos estamos sempre lendo a Bíblia e um dia desses, numa de minhas leituras me deparei com esse versículo, que tem tudo a ver com o assunto do artigo:
Deuteronômio 23:2 Nenhum bastardo entrará na assembleia do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará nela.
Ora, se nenhum bastardo poderia sequer entrar na assembleia do SENHOR, imagine então ser escolhido pelo próprio Deus para ser rei sobre o povo e um homem segundo o coração de Deus e que faria toda a vontade do SENHOR.
Grande abraço fraterno.
Irmão Alex
Boa tarde a todos!
ResponderExcluirOs comentários do Pastor Akiva tem coerência testual. Porém, não podemos afirmar como verdade. Quero fazer observação sobre alguns versículos dicordado do salmo 69.
O fato de Davi falar que é desconhecido pelos filhos de sua mãe, também pode se referir aos seus irmãos, não filhos de Jessé, mas de sua mãe apenas. Visto que ele era criado com Jessé, então era desconhecido realmente dos seus outros irmãos.
O mais importante, e que devemos olhar com atenção, é o fato de que a Bíblia menciona as características de Davi não somente em sua aparência como ruivo. Um discernimento espiritual das escrituras nos faz perceber que suas características não estão mencionadas ali apenas para fazer distinção entre Davi e seus irmãos. Mas para nós mostrar uma realidade espiritual.Pois Deus já havia falado para Samuel que não olha para a aparencia, mas para o coração. Então que fosse filho bastardo ou não, uma interpretação do Espírito, nos fara entender que para ser um Líder segundo o coração de Deus é preciso ter as qualidades mensinadas neste texto.
1° Ser o menor.
2° Está envolvido com as ovelhas.Deus não chama desocupado...
3° Esperar ser Chamado. "...manda chama-lo..."
4° Tem que ter uma marca diferente. E quero aplicar o fato dele ser ruivo não pela genética, se bem que as explicações dos amados tem coerência, como já falei antes. Mas, o coloco em um sentido espiritual de que pelo fato de ele ser de uma cor clara, pode ter acontecido de sua pele ficar numa cor denominada de ruivo pelo calor do sol, uma marca especial de quem está trabalhando, de quem não está numa vida acomodada. Se olharmos para o significado da cor ruivo no dicionário, também teremos essa coerência lógica. Pois uma pessoa de pele clara, depois de alguns dias no sol, sem uma proteção, sua pele e seus cabelos ficarão nessa cor, ruivo ou avermelhado, como é uma das explicações do dicionário para a palavra ruivool
5° Pureza no olhar. "...e belo de olhos (formoso de semblante)
6° Bom testemunho. "...de boa presença..."
7° Ter a Unção do Espírito. "...e ungiu-o no meio dos seus irmãos..."
(I Sm. 16:11-13)
Caro anônimo,
ExcluirMas quanto blá, blá, blá. Então vamos deixar de lado o sólido estudo da hermenêutica e adotar uma pretensa iluminação do Espírito, que irá nos fazer descobrir, inclusive, coisas que não são afirmadas no texto?
irmão Alex
Meu irmao é so estudar as historias e tradicao daquela época q vc vai enchergar q davi era mesmo um filho abastardo, alem d alguns contextos citado ai, diz a tradiçao q todo filho abastardo fica com o trabalho sujo da familia e nao podia se sentar na mesa com seus irmaos e etc.
ExcluirCaro Anônimo,
ExcluirEm apenas quatro linhas você usou a expressão tradição duas vezes. Então aqui estão as palavras de Jesus para pessoas como você:
Marcos 7:9 E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição.
Abraço,
irmão Alex
O que vejo, é que a explicação não tem nada a ver com que David disse: ´´formado em iniquidade e em pecado a sua mãe o concebeu´´ACREDITO PIAMENTE QUE O RAPAZ Alexandros Meimaridis NÃO ENTENDEU NADA DA PERGUNTA explicando com eloquência um assinto que não esta em questão. Davi claramente usa aquele argumento para tentar se explicar ao SENHOR o que conscientemente o levou a cometer o seu pecado com a mulher de URIAS, E por isso ele LEMBRA A DEUS sua historia ali, e leva na presença de DEUS uma desculpa, mesmo pedindo perdão...e a essa tal desculpa é valida.
ExcluirEu e minha família estávamos comentando sobre isso e chegamos à conclusão de que Davi diz isso porque estava na geração de Raabe a prostituta
ResponderExcluirgostei do a sunto.mais tem que ser debatido sim.DN.2.28....JO.5.39..PV.1.23...JR.33.3.....DEUS OCULTO AS SABIOS ENTENDIDOS, MAIS REVELASSE AOS PEQUENO>>>>> OZEA.4.6..JO.8.32
ResponderExcluirBoa noite meu irmão então eu fiquei com essa duvida sobre Davi por causa do salmos 51:5 mais também no salmos 69:8 ele "sou estrangeiro para os meus irmãos, um estranho até para os filhos de minha mãe" voce pode me ajudar
ResponderExcluirCaro Julio,
ExcluirCreio que as dúvidas quanto ao salmo 51:5 estão respondidas no artigo acima.
Quanto as palavras de Salmos 69:8 elas querem dizer uma e mesma coisa dentro do paralelismo estrutural da poesia judaica.
As expressões meus irmãos e filhos de minha mãe são paralelas e não distintas.
A seguinte referência deve ajudar você a entender melhor o que está dito:
Jó 19:13-15
13 Pôs longe de mim a meus irmãos, e os que me conhecem, como estranhos, se apartaram de mim.
14 Os meus parentes me desampararam, e os meus conhecidos se esqueceram de mim.
15 Os que se abrigam na minha casa e as minhas servas me têm por estranho, e vim a ser estrangeiro aos seus olhos.
Além disso, esse Salmo é reconhecido tanto por judeus como por cristãos como sendo um Salmo messiânico. Nesse caso as palavras continuam verdadeiras diante de
Mateus 13:55
Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?
Se ainda estiver em dúvida me avise.
irmão Alex