quarta-feira, 19 de junho de 2013

ESTUDO DA VIDA DE JESUS – PARTE 1 – ESTUDO 016


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Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.

Lição 016 – A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13


d. O Louvor de Zacarias – Lucas 1:67 – 79 - continuação.

Princípios e Prática da Separação Bíblica - Continuação

2. Precisamos ser Socialmente Diferentes.

2 Coríntios 6:17 

Retirai-vos do meio deles, separa-vos, não toqueis em coisas impuras. 
·       Precisamos entender que existem lugares, que simplesmente, não são nem um pouco apropriados para um cristão frequentar. 
·       Precisamos entender que existem pessoas com as quais não podemos nos associar nunca. 
·       Precisamos entender que existem certas práticas que não devem fazer parte do nosso dia-a-dia.
·       Como cristãos precisamos estar prontos para ser diferentes, agir de maneira diferente e de pensar de forma diferente. 

C. A Intimidade com Deus Resultante da Separação.

1. O que Deus promete fazer conosco?

2 Coríntios 6:16b 
Habitarei e andarei entre eles. Serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Eu os receberei, diz o SENHOR!

2. O que Deus promete ser para conosco?

2 Coríntios 6:18 
Serei vosso Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

Somos santos e isto quer dizer que somos “separados do mundo” e “separados para Deus”. Sermos “separados do mundo” e “separados para Deus” não quer dizer não devemos manter nenhum tipo de relacionamento com aqueles que não são cristãos. Neste caso teríamos que sair do mundo

1 Coríntios 5:9—10

9  Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros;

10 refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo.

O que não podemos fazer é manter aquilo que Paulo chama de “jugo desigual” com os incrédulos. Não podemos insistir em fazer funcionar aquilo que Paulo diz que não vai funcionar.

Quem são os incrédulos? A palavra grega usada por Paulo é ἀπίστοις- apístois – e caracteriza aqueles que são incrédulos ou descrentes e sem confiança ou devoção, exclusivamente, em Deus. O mundo está cheio de pessoas assim.

·       Dizem que crêem em Deus, mas fazem despachos nas encruzilhadas. 
·       Dizem que crêem em Deus, mas fazem promessas para santos. 
·       Dizem que crêem em Deus, mas esperam reencarnar para ter uma nova chance se as coisas não correrem como devem. 
O Deus Santo não aceita que a devoção que é devida somente a ele seja repartida com ninguém mais. Isto quer dizer que nossa confiança precisa estar exclusivamente em Deus e em ninguém nem nada mais. Quer dizer que quando oramos, oramos exclusivamente a Deus. Quer dizer que daremos ouvidos exclusivamente à Palavra de Deus. Quando colocamos toda nossa devoção e consagramos nossas vidas exclusivamente a Deus, Ele promete: Habitar em nosso meio, andar conosco, ser o nosso Deus, sermos seus filhos. Deus promete nos receber como filhos e filhas e promete ser nosso Pai!

Para vivermos vidas que sejam coerentes com o pedido de Zacarias em

Lucas 1:74—75

74 de conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor,

75 em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias.

ou seja, vidas de santidade e justiça, nós temos que entender que:

  • Só podemos viver este tipo de vida diante de Deus se formos continuamente sustentados pela graça de Deus com a manifestação de uma evidência constante da Sua presença e aprovação em nosso meio. 
  • Andar em Santidade diante de Deus é viver em um estado de permanente satisfação e sem medo. O pecado deve ser lançado fora e a santidade deve ser introduzida.

Ø    Efésios 4:22—24

Ø    22 No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,

Ø    23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,

Ø    24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

  • O poder do Senhor nos sustenta e quando estamos conscientes da Sua aprovação somos confortados e animados em nossos corações. Desta maneira toda a miséria é removida e a verdadeira felicidade estabelecida. 
  • Este estado bendito deve permanecer enquanto existirmos nesta vida – todos os dias da nossa vida, em todas as idades, em todas as situações e em todas as circunstâncias. Quanto antes iniciarmos este tipo de vida melhor para nós.

viii. Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos - Verso 76.


Zacarias inicia agora a descrever o futuro ministério de seu filho, João, que tinha naquele momento apenas 8 dias de vida. Zacarias profetiza acerca do impacto que o ministério de João Batista teria tanto sobre os judeus como os gentios.

Zacarias começa caracterizando seu filho como “profeta do Altíssimo”. Naqueles dias a palavra  προφήτης profétis – profeta tinha os seguintes significados: alguém que, movido pelo Espírito de Deus e, por isso, seu instrumento ou porta-voz, solenemente declara aos homens o que recebeu por inspiração, especialmente aquilo que concerne a eventos futuros, e em particular tudo o que se relaciona com a causa e reino de Deus e a salvação humana.[1]

Mais adiante, já na literatura do Novo Testamento veio também a significar “aquele que fala aos homens, edificando, exortando e consolando — ver 1 Coríntios 14:3.

João Batista foi certamente um profeta em todos os sentidos descritos acima. Ele proclamou a graça de Deus, ensinando aos homens como deixarem seus pecados e encontrarem a verdadeira salvação deixando bem claro que, caso não houvesse genuíno arrependimento por parte de seus ouvintes a oferta da graça seria seguida por um severo juízo de Deus; ele também anunciou o batismo com o Espírito Santo e com fogo — salvação e condenação. O próprio nome dele Ἰωάννην Ioánnin – era um anuncio: O Eterno é um Doador Gracioso.

O Senhor Jesus caracterizou João como o maior profeta da Antiga Aliança — porque o caracterizou como o maior homem da Antiga Aliança Mas Jesus também deixou claro que o menor sob a Nova Aliança é superior a João Batista

Mateus 11:7—11

7 Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?

8 Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais.

9 Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.

10 Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti.

11 Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.



OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:

001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo

002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001

003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.

004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —

005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.

006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.

007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.

008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.

009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.

010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.

011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.

012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.

013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.

014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.

015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12

016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13

017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A

017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B

017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C

017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D

018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A

018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B

019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A

019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B

020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17
 
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

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Desde já agradecemos a todos.


[1] Strong, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, Barueri, 2002 e 2005.

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