Essa é uma série cujo propósito é estudar, com
profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No
final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem
o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.
Lição 016 – A
Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13
d. O Louvor de Zacarias
– Lucas 1:67 – 79 - continuação.
Princípios e Prática da
Separação Bíblica - Continuação
2. Precisamos ser
Socialmente Diferentes.
2 Coríntios 6:17
Retirai-vos do meio deles, separa-vos, não toqueis
em coisas impuras.
·
Precisamos entender que existem lugares, que
simplesmente, não são nem um pouco apropriados para um cristão frequentar.
·
Precisamos entender que existem pessoas com as
quais não podemos nos associar nunca.
·
Precisamos entender que existem certas práticas que
não devem fazer parte do nosso dia-a-dia.
·
Como cristãos precisamos estar prontos para ser
diferentes, agir de maneira diferente e de pensar de forma diferente.
C. A Intimidade com
Deus Resultante da Separação.
1. O que Deus promete
fazer conosco?
2 Coríntios 6:16b
Habitarei e andarei entre eles. Serei o seu Deus e
eles serão o meu povo. Eu os receberei, diz o SENHOR!
2. O que Deus promete
ser para conosco?
2 Coríntios 6:18
Serei vosso Pai e vós sereis para mim filhos e
filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.
Somos
santos e isto quer dizer que somos “separados do mundo” e “separados para
Deus”. Sermos “separados do mundo” e “separados para Deus” não quer dizer não
devemos manter nenhum tipo de relacionamento com aqueles que não são cristãos.
Neste caso teríamos que sair do mundo
1 Coríntios 5:9—10
9 Já em carta vos escrevi que não vos
associásseis com os impuros;
10 refiro-me, com isto, não propriamente aos
impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste
caso, teríeis de sair do mundo.
O
que não podemos fazer é manter aquilo que Paulo chama de “jugo desigual” com os
incrédulos. Não podemos insistir em fazer funcionar aquilo que Paulo diz que
não vai funcionar.
Quem
são os incrédulos? A palavra grega usada por Paulo é ἀπίστοις- apístois – e
caracteriza aqueles que são incrédulos ou descrentes e sem confiança ou devoção,
exclusivamente, em Deus. O mundo está cheio de pessoas assim.
·
Dizem que crêem em Deus, mas fazem despachos nas
encruzilhadas.
·
Dizem que crêem em Deus, mas fazem promessas para
santos.
·
Dizem que crêem em Deus, mas esperam reencarnar
para ter uma nova chance se as coisas não correrem como devem.
O Deus
Santo não aceita que a devoção que é devida somente a ele seja repartida com
ninguém mais. Isto quer dizer que nossa confiança precisa estar exclusivamente
em Deus e em ninguém nem nada mais. Quer dizer que quando oramos, oramos
exclusivamente a Deus. Quer dizer que daremos ouvidos exclusivamente à Palavra
de Deus. Quando colocamos toda nossa devoção e consagramos nossas vidas
exclusivamente a Deus, Ele promete: Habitar em nosso meio, andar conosco, ser o nosso Deus, sermos seus
filhos. Deus promete nos receber como filhos e filhas e promete ser nosso Pai!
Para
vivermos vidas que sejam coerentes com o pedido de Zacarias em
Lucas 1:74—75
74 de conceder-nos que,
livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor,
75 em santidade e
justiça perante ele, todos os nossos dias.
ou
seja, vidas de santidade e justiça, nós temos que entender que:
- Só podemos viver este tipo de vida diante de Deus se formos continuamente sustentados pela graça de Deus com a manifestação de uma evidência constante da Sua presença e aprovação em nosso meio.
- Andar em Santidade diante de Deus é viver em
um estado de permanente satisfação e sem medo. O pecado deve ser lançado
fora e a santidade deve ser introduzida.
Ø
Efésios 4:22—24
Ø
22 No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho
homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,
Ø
23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,
Ø
24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e
retidão procedentes da verdade.
- O poder do Senhor nos sustenta e quando estamos conscientes da Sua aprovação somos confortados e animados em nossos corações. Desta maneira toda a miséria é removida e a verdadeira felicidade estabelecida.
- Este estado bendito deve permanecer enquanto
existirmos nesta vida – todos os dias da nossa vida, em todas as idades,
em todas as situações e em todas as circunstâncias. Quanto antes
iniciarmos este tipo de vida melhor para nós.
viii. Tu, menino, serás
chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os
caminhos - Verso 76.
Zacarias
inicia agora a descrever o futuro ministério de seu filho, João, que tinha
naquele momento apenas 8 dias de vida. Zacarias profetiza acerca do impacto que
o ministério de João Batista teria tanto sobre os judeus como os gentios.
Zacarias
começa caracterizando seu filho como “profeta do Altíssimo”. Naqueles dias a
palavra προφήτης – profétis –
profeta tinha os seguintes significados: alguém que, movido pelo Espírito de
Deus e, por isso, seu instrumento ou porta-voz, solenemente declara aos homens
o que recebeu por inspiração, especialmente aquilo que concerne a eventos
futuros, e em particular tudo o que se relaciona com a causa e reino de Deus e
a salvação humana.[1]
Mais
adiante, já na literatura do Novo Testamento veio também a significar “aquele
que fala aos homens, edificando, exortando e consolando — ver 1 Coríntios
14:3.
João
Batista foi certamente um profeta em todos os sentidos descritos acima. Ele
proclamou a graça de Deus, ensinando aos homens como deixarem seus pecados e
encontrarem a verdadeira salvação deixando bem claro que, caso não houvesse
genuíno arrependimento por parte de seus ouvintes a oferta da graça seria
seguida por um severo juízo de Deus; ele também anunciou o batismo com o Espírito Santo
e com fogo — salvação e condenação. O próprio nome dele Ἰωάννην – Ioánnin – era um anuncio: O Eterno é um Doador Gracioso.
O
Senhor Jesus caracterizou João como o maior profeta da Antiga Aliança — porque
o caracterizou como o maior homem da Antiga Aliança Mas Jesus também deixou
claro que o menor sob a Nova Aliança é superior a João Batista
Mateus 11:7—11
7 Então, em partindo
eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no
deserto? Um caniço agitado pelo vento?
8 Sim, que saístes a
ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem
nos palácios reais.
9 Mas para que saístes?
Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.
10 Este é de quem está
escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará
o teu caminho diante de ti.
11 Em verdade vos digo:
entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o
menor no reino dos céus é maior do que ele.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo
002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001
003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.
004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —
005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.
006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.
007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.
008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.
009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.
010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.
011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.
012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.
013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.
014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.
015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12
016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13
017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A
017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B
017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C
017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D
018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A
018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B
019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A
019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B
020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS.
Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde
já agradecemos a todos.
[1] Strong, J. Léxico Hebraico,
Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, Barueri, 2002 e
2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário