Este estudo é parte de uma Análise do Livro do
Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança
que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada
estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo
O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas
בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ
Eretz ha
ve-et Hashamaim et Elohim Bará Bereshit
Terra a céus os Deus criou princípio No
Gênesis 1:1
B. OS NOMES DO DEUS
CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA
O
uso da expressão אֱלֹהִים – Elohim – Deus como indicado acima ocorre 2.570 vezes nas
Escrituras. Quando se refere ao verdadeiro Deus, אֱלֹהִים – Elohim
funciona como sujeito de toda a atividade divina revelada ao homem e, como
objeto de todo temor e reverência genuínos por parte do homem. Partindo desta
afirmação encontrada em Gênesis 1:1 os autores do Antigo Testamento nos legaram
inúmeras implicações acerca do poder criador de Deus:
1. Deus é o Criador:
· יְהוָה בּוֹרֵא הַשָּׁמַיִם הוּא הָאֱלֹהִים יֹצֵר הָאָרֶץ — “o
SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra — Isaías 45:18”.
· יְהוָה אֱלֹהֵי הַשָּׁמַיִם אֲנִי יָרֵא אֲשֶׁר־עָשָׂה אֶת־הַיָּם
וְאֶת־הַיַּבָּשָׁה —
“e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que
fez o mar e a terra — Jonas 1:9”.
Deus é Soberano
2.
Deus é Soberano:
·
אֱלֹהֵי כָל־הָאָרֶץ —
“o Deus de toda a terra — Isaías 54:5”.
·
יְהוָה אֱלֹהֵי כָּל־בָּשָׂר —
“o SENHOR, o Deus de todos os viventes —
Jeremias 32:27”.
·
יְהוָה
צְבָאוֹת אֱלֹהֵי יִשְׂרָאֵל יֹשֵׁב הַכְּרֻבִים אַתָּה־הוּא הָאֱלֹהִים לְבַדְּךָ
לְכֹל מַמְלְכוֹת הָאָרֶץ —
“Ó SENHOR dos Exércitos, Deus de
Israel, que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de
todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra — Isaías 37:16”.
·
כִּי יְהוָה אֱלֹהֵיכֶם הוּא
אֱלֹהֵי הָאֱלֹהִים וַאֲדֹנֵי הָאֲדֹנִים הָאֵל הַגָּדֹל הַגִּבֹּר וְהַנּוֹרָא
אֲשֶׁר לֹא־יִשָּׂא פָנִים וְלֹא יִקַּח שֹׁחַד — “Pois
o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus
grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno;
que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes
– Deuteronômio 10:17—18”.
·
Todos estes títulos podem ser resumidos na
expressão לֵאלֹהִים עֶלְיוֹן — LELOHIM ELEION — Deus Altíssimo — Salmos 57:2.
Deus é Juiz
3. Deus é Juiz: Como Deus soberano, אֱלֹהִים —
Elohim é frequentemente descrito como Juiz.
·
אֱלֹהִים שֹׁפֵט
— “Deus
que julga — Salmos 50:6 e 75:7”.
·
אֱלֹהִים שֹׁפְטִים בָּאָרֶץ
— “Deus
que julga na terra — Salmos 58:11”.
Deus é Majestoso e
Glorioso
4. Deus é Majestoso e Glorioso.
·
בּוֹרֵא אֱלֹהֵי
עוֹלָם יְהוָה — “o
Eterno Deus, o SENHOR, o Criador — Isaías 40:28”.
·
אֱלֹהֵי מִשְׁפָּט
— “Deus
de justiça — Isaías 30:18”.
·
בֵּאלֹהֵי אָמֵן
— “Deus
da verdade — Isaías 65:16”.
·
וַיהוָה אֱלֹהִים אֱמֶת
הוּא־אֱלֹהִים חַיִּים וּמֶלֶךְ עוֹלָם —
“o SENHOR é verdadeiramente Deus; ele é
o Deus vivo e o Rei eterno — Jeremias 10:10”.
·
הָאֱלֹהִים הַקָּדוֹשׁ — “Deus
santo — 1 Samuel 6:20”.
Deus é Salvador
5.
Deus é Salvador.
Esta é a categoria ou forma
predileta dos autores do Antigo Testamento para se referir a Deus. É de longe a
mais comum e a mais numerosa. Nesta forma o nome de Deus está diretamente
associado, por meio da forma chamada de “construto”, ao nome de personagens
bíblicos.
·
לָהֶם לֵאלֹהִים
— “Serei
o seu (deles) Deus — Gênesis 17:8”.
·
אֱלֹהֵי אַבְרָהָם
— “Deus
de Abraão — Gênesis 26:24”.
·
אֱלֹהֵי אַבְרָהָם אֱלֹהֵי יִצְחָק
וֵאלֹהֵי יַעֲקֹב — “Deus
de Abrão, Deus de Isaque e Deus de Jacó — Êxodo 3:6”.
·
יְהוָה צְבָאוֹת אֱלֹהֵי מַעַרְכוֹת
יִשְׂרָאֵל — “SENHOR
dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel — 1 Samuel 17:45”.
·
אֱלֹהֵי יְרוּשָׁלִָם
— “Deus
de Jerusalém — 2 Crônicas 32:19”.
Todos estes títulos representam
Deus como Salvador de Seu povo, assim como o faz a simples expressão “Deus da
Salvação”:
·
אֱלֹהֵי יִשְׁעֵנוּ
— “Deus
da nossa salvação — 1 Crônicas 16:35; Salmos 18:46; 88:1”.
6. Alguns títulos refletem os atos de Deus
realizados no passado a favor de Seu povo.
·
קוֹל אֱלֹהִים חַיִּים מְדַבֵּר מִתּוֹךְ־הָאֵשׁ
— “a
voz do Deus vivo falar do meio do fogo — Deuteronômio 5:26 — comparar com 1
Reis 18:24”.
·
אֱלֹהִים מוֹשִׁיב יְחִידִים
בַּיְתָה מוֹצִיא אֲסִירִים בַּכּוֹשָׁרוֹת — “Deus faz que o solitário more em família; tira os
cativos para a prosperidade – Salmos 68:6”.
·
לְךָ מַיִם מִצּוּר הַחַלָּמִישׁ
— “te
fez sair água da pederneira — ver Deuteronômio 8:11—16”.
·
אֱלֹהֵיכֶם אֲשֶׁר־הִבְדַּלְתִּי
אֶתְכֶם מִן־הָעַמִּים —
“Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos
separei dos povos — Levítico 20:24”.
7.
Outros títulos expressam a intimidade Deus com Seu povo.
·
הַאֱלֹהֵי מִקָּרֹב אָנִי
נְאֻם־יְהוָה וְלֹא אֱלֹהֵי מֵרָחֹק — “Acaso,
sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? — Jeremias 23:23”.
·
כִּי כַּאֲשֶׁר יְיַסֵּר אִישׁ
אֶת־בְּנוֹ יְהוָה אֱלֹהֶיךָ מְיַסְּרֶךָּ –
“Como um homem disciplina a seu filho,
assim te disciplina o SENHOR, teu Deus – Deuteronômio 8:5”.
Em todos os versículos
mencionados acima, o uso da palavra אֱלֹהִים – Elohim faz
referência direta e inequívoca ao Deus Eterno e Todo Poderoso que É, Ele mesmo,
sem princípio e que possui, em Si mesmo, todo o poder para chamar à existência
ou criar tudo o que existe, sejam coisas, sejam seres vivos. No que diz
respeito à criação somente o Deus Criador deve ser merecedor de toda a nossa
adoração e reverência bem como de toda nossa obediência!
Os Céus
הַשָּׁמַיִם — ha shamaim —
os céus — Esta expressão se origina do arábico “shamay” que significa “ser alto”. Como usado em Gênesis 1:1 esta
palavra se refere à região aérea, com seu respectivo domo espacial e que inclui
todas as órbitas nele existentes. Devido à vastidão do céu e do espaço os judeus sempre se referiram ao
céu no plural: céus. Aqui temos novamente a manifestação do
“plural de majestade”.
A Terra
הָאָרֶץ — ha eretz — a
terra — O hebraico possui somente uma palavra para descrever tanto o Planeta
Terra como a terra pertencente a um país. Assim, sempre que a expressão הָאָרֶץ – ha eretz
aparece na Bíblia Hebraica sozinha, i.e., sem estar acompanhada pelo nome de um
país, ela se refere ao Planeta Terra. Quando acompanhada pelo nome de um país
ela se refere ao território daquele país. Assim, a Terra de Israel é referida
como sendo אֶרֶץ יִשְׂרָאֵל — eretz Israel — terra de Israel.
O
primeiro versículo da Bíblia, Gênesis 1:1, assume a existência ou
pré-existência de Deus, pois é Ele quem cria todas as coisas e todos os seres
em um tempo que a Bíblia define como sendo “no princípio”. Gênesis 1:1 nos
ensina as seguintes verdades acerca de Deus:
- A eternidade de Deus i.e., que Deus é eterno, pois ele já existia antes de qualquer outra coisa ser ou ter sido criada. Como nada pode surgir do nada devemos entender que Deus sempre existiu.
- O mesmo versículo também nos ensina acerca da
onipotência de Deus, já que Ele cria o Universo e tudo o que nele está
contido.
- Implica também a absoluta liberdade de Deus, uma vez que Ele é completamente livre para decidir um novo curso a ser seguido.
- Ensina-nos ainda acerca da sabedoria infinita de Deus, pois o κόσμος - kósmos – um universo ordenado, que contém tanto as coisas materiais como as idéias só poderia ter surgido como fruto de um ser de absoluta inteligência.
- Nele também podemos ver a bondade essencial de Deus e o fato de que Deus está além de quaisquer limitações impostas pelo tempo e pelo espaço já que Deus existia antes que o tempo existisse e antes que o espaço existisse.
Continua...
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Meimaridis
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