Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo
119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os
aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias.
No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior
M. Exposição do Salmo 119:97—104 — Os inúmeros benefícios
derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.
I. Introdução
A décima terceira divisão de oito
versículos do Salmo 119 inicia com a letra מ — mem que significa: “água fluindo”. Esta letra era usada para
indicar o numeral 40. Normalmente é transliterada como a letra “m” em
português.
II. A partir dessa porção o Salmista não
irá mais dar ênfase nas suas dificuldades. Ele irá se concentrar,
exclusivamente, na pessoa de Deus e Sua Santa Palavra. Nesses versículos de 97
a 104, o Salmista irá discorrer acerca dos privilégios e benefícios de ser
ensinado por Deus e por Sua Santa Palavra.
A. O Salmista e sua atitude para com a Palavra de Deus —
versos 97 e 103.
Verso 97 — Não tendo nenhuma outra maneira de
expressar sua atitude para com a Palavra de Deus, o Salmista se expressa
mediante o uso de uma exclamação: Quanto amo a tua lei!
1. Esta forma de se expressar do
Salmista indica claramente as seguintes verdades:
a. Quanto mais o Salmista lê, mais ele
ama a Palavra de Deus.
b. Quanto mais ele ama a Palavra de
Deus, mais ele deseja ler a mesma. De fato ele diz que a Palavra de Deus é sua
meditação durante todo o dia!
c. Em nenhum momento o Salmista
manifesta a idéia de que a Palavra de Deus lhe era pesada ou restritiva. Pelo
contrário, ele encontrava prazer e alegria em comunhão com a Palavra de Deus —
ver Salmos 119:14, 16, 24, 47, 72 e etc.
Verso 103 — Outra forma que o Salmista encontra
de expressar como ele percebe a Palavra de Deus é compará-la ao mel. De fato,
ele diz que a Palavra de Deus lhe era mais doce que o mel. Essa metáfora,
apesar de ser nova no Salmo 119, reflete o que encontramos no Salmos 19:10,
onde o Salmista nos diz que os mandamentos do SENHOR: “São mais desejáveis do
que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o
destilar dos favos”.
1. Note que para o Salmista não havia
distinção entre promessas, preceitos, doutrinas ou ameaças. Todo o conteúdo da
Palavra de Deus lhe era igualmente precioso.
B. O Salmista e os benefícios derivados da Palavra de Deus –
versos 98—102.
Nesses versículos, O Salmista vai nos
dizer as consequências diretas de ser ensinado por Deus e por Sua Santa
Palavra.
Verso 98 — O primeiro privilégio derivado de
ser ensinado por Deus e por Sua Santa Palavra é tornar-se sábio. Essa foi uma
promessa feita por Deus ao povo de Israel por meio de Moisés em Deuteronômio
4:5—6 onde se lê:
“Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me
mandou o SENHOR, meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a
possuir. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o
vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes
estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente”.
As implicações destas palavras são as
seguintes:
1. O conhecimento da Palavra de Deus
oferece uma sabedoria que vai muito além da esperteza humana. Sabedoria é
conhecimento colocado em prática.
2. Esse conhecimento da palavra de Deus,
associado a uma vida de obediência fiel e habitual produzem um tipo de
sabedoria que não pode ser alcançada de nenhuma outra forma! Sabedoria verdadeira
é fruto da obediência a Deus e Seus mandamentos.
3. Uma vida de verdadeira santidade é a
maior prova de sabedoria e a melhor defesa que podemos ter contra os inimigos.
Verso 99 — Neste verso o Salmista reconhece
várias verdades básicas:
1. Mestres
humanos não são confiáveis. Eles possuem uma agenda e querem vê-la cumprida.
Temos que ter muito cuidado com eles.
2. Mestres
humanos não possuem o genuíno conhecimento da salvação, com exceção daqueles
que são crentes. De fato a maioria dos mestres neste mundo não possui nenhum
tipo de discernimento espiritual.
3. Existe
mais sabedoria nos mandamentos do Senhor do que em todo o conhecimento humano.
Verso 100 — O salmista reconhece que o estudo da
Palavra de Deus o faz mais prudentes do que as pessoas mais velhas ou mais
experimentadas. Meu pai costumava dizer que: “não existe nada como um tolo, mas não
existe nada mesmo, como um velho tolo”. Idade não é sinal automático de
sabedoria. Lutero, o reformador, dizia: “Antiguidade não serve como antídoto contra
a estupidez”.
Versos 101—102 — Nesses dois versos o Salmista faz um
contraste entre:
1. Desviar
os pés de todo mau caminho — verso 101. A Bíblia diz que o mundo inteiro jaz
no maligno — ver 1 João 5:19. Temos, portanto, que tratar o mundo de acordo com
a revelação de Deus. Temos que nos manter alertas contra sua aparência, seu
brilho, suas mentiras e trapaças. Todos os caminhos e ofertas do mundo precisam
ser rigorosamente desprezados.
2. Não se apartar dos juízos de Deus — verso 102. Ao optarmos por Deus e Seus caminhos estamos declarando guerra
ao mundo e àquele que controla o curso deste mundo que é o maligno, mencionado
no verso de 1 João acima. Mesmo com tamanha oposição, o Salmista sustenta sua
decisão, porque é Deus mesmo quem o ensina!
C. O Salmista e a única conclusão possível diante do que foi
exposto anteriormente — verso 104.
Note que o Salmista inicia esta porção
dizendo: “amo a tua lei”. Por semelhante modo, ele termina dizendo: “detesto
todo caminho de falsidade”. É impossível andar com Deus, ler e estudar a Palavra de
Deus, ser ensinado por Deus e ser, ao mesmo tempo, tolerante com o erro e a
falsidade. A expressão “caminho de falsidade”
nesse verso diz respeito a todos os caminhos que conduzem ao erro e ao pecado.
O Salmista se recusa a compactuar com o erro tenha ele a forma que tiver.
Conclusão:
1. Como o Salmista, nós devemos entrar
no abençoado ciclo de ler a Palavra de Deus cada vez mais, porque a amamos e
amá-la cada vez mais porque lemos a mesma, cada vez mais! Como diz o apóstolo
João: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos;
ora, os seus mandamentos não são penosos” — 1 João 5:3.
2. Temos que aprender, na prática, o
significado das palavras de Jesus quando disse: “Eis que eu vos envio como ovelhas para
o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como
as pombas” — Mateus 10:16. Como podemos agir assim? Somente
obtendo a sabedoria divina advinda da leitura e do estudo constante da Palavra
de Deus.
3. Temos que aprender a detestar todo
caminho de falsidade. Quando acreditamos em algo falso ou mentiroso cometemos
pecado contra o SENHOR. Por este motivo devemos estar prontos para reconhecer o
caminho da falsidade. Como? Conhecendo o caminho da verdade
por meio de estudo da palavra de Deus e deixando-nos ensinar por Deus mesmo.
OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119
001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =
002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =
003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens
004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos
005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra
006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra
007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus
008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus
009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus
010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus
011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus
012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia
013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação
014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.
015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.
016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.
017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.
018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”
019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista
020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar
021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus
022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS
023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a
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Desde já
agradecemos a todos.
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