Se você mora numa grande cidade, e se, especialmente, essa cidade estiver cercada por outras cidades grandes, você sabe que as frequências das ondas do rádio podem ficar bastante congestionadas. Para prevenir que o som do rádio se torne uma cacofonia completa, cada estação trabalha com uma frequência pré-determinada.
O curioso é que esse mesmo de problema e arranjo para solucionar o problema também existe no mundo animal. Pássaros machos, geralmente delimitam um território, de tal maneira que seu canto para acasalamento, não interfira com o canto de outros machos da mesma espécie.
Sapos também costumam ter um chamado para o acasalamento. Mas, muitas vezes, muitas espécies diferentes de sapos ocupam um mesmo lago ou lagoa. Eles evitam a interferência nos chamados uns dos outros fazendo uso duma frequência exclusiva. Se não for assim, nenhum chamado poderia ser entendido de forma clara. Não temos dúvida que tal ordenamento é uma clara evidência da poderosa mão do criador.
Mas como quase tudo nesse mundo tem sua exceção, existem duas espécies de sapos na América do Sul, localizados numa mesma região e que usam uma mesma frequência. Como eles conseguem? Bem, uma sapo faz seu chamado apenas acima da linha da água — i.e. no ar — enquanto o outro concentra as suas abaixo da linha da água — i.e. submerso. Uma vez que a superfície da água é uma barreira bastante eficiente à propagação do som, nenhum dos dois chamados interfere no outro.
É óbvio que sapos jamais poderiam ter se reunido e decido adotar uma solução tão criativa para um problema capaz de destruir as duas espécies. O que fica bem claro diante disso tudo é que o próprio Criador estabeleceu esse formato, para o bem de duas de suas preciosas criaturas.
Para Meditar:
Deuteronômio 3:24
Ó SENHOR Deus! Passaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua poderosa mão; porque que deus há, nos céus ou na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, segundo os teus poderosos feitos?
Salmos 86:8
Não há entre os deuses semelhante a ti, Senhor; e nada existe que se compare às tuas obras.
Salmos 92:5
Quão grandes, SENHOR, são as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos!
Salmos 104:24
Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.
Salmos 139:14
Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.
ARTIGOS QUE FALAM DA CRIAÇÃO DE DEUS
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do
seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
"Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos"(...)- Assim são os "grandes" cientistas defensores da Teoria da Evolução.
ResponderExcluir(Lc 10.21-24)Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: eu te louvo, Pai, Senhor do Céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.
Paz a todos.
Caro Márcio,
ExcluirAmém. E que Deus te abençoe.
Abraço fraterno.
Irmão Alex