ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUdOS
APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS
ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? nO FINAL
DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.
Então, ouvi
grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do
nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos
irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus — Apocalipse
12:10.
Quem lê o livro do Apocalipse já está
acostumado com esses atos de prorromper em louvores a Deus, que encontramos
espalahados pelo mesmo — ver, por exemplo, Apocalipse 4:8, 11; 5:9—10, 12—13;
7:10, 12; 11:15, 17—18; 12:10—12;15:3—4; 19:1—2, 4, 6—8. É bom destacarmos que
a voz que João ouve vinda do céu não é dos mártires — cf. Apocalipse 6:9—11. O
clamor dos mártires para serem vindicados é distinto desse canto de louvor e
adoração. Essa voz bem pode ser de um dos vinte e quatro anciãos, pelo fato da
repetida ênfase na expressão δύναμιν — dúnamin —
poder — ver Apocalipse 4:11; 7:12;
11:17; 12:10 — ou até de algum outro ser celestial não determinado. O
argumento de alguns comentaristas, de que a designação “nossos irmãos” exclui a
possibilidade de que seja um anjo quem está falando, não leva em conta o
conteúdo de Apocaipse 19:10, no qual um anjo se declara “conservo” junto com o
apóstolo João e os irmãos.
Nós consideramos desnecessária a posição
assumida por vários comentaristas que os versos de Apocaipse 12:10—12 devem ser
entendidos de modo proléptico[1]. Da
perspectiva de João, como já temos falado, a grande tribulação que está prestes
a se precispitar sobre a igreja de Deus é fruto direto da derrota do Diabo e
etc., na grande batalha espirutual travada no céu. A salvação, o poder e o
reino de Deus são todas realidades presentes. E, apesar de derrotado, Satanás
ainda é um inimigo considerável, especialmente para aqueles que não têm o
Espírito Santo nem conhcem o Senhor Jesus. É verdade que a história nos tem
mostrado que “as coisas que em breve devem acontecer” — Apocalipse 11:1 — têm
demorado bem mais do que a expectativa original de João. Todavia, o ponto que
precisamos enfatizar aqui, é que a intenção dessa passagem não é estabelecer uma cronologia e sim
revelar a causa sobrenatural, que se encontra por trás da oposição satânica
feita à igreja do Senhor, todas as vezes e em todos os lugares onde a mesma
ocorrer. Não deve nos surpreender que quanto mais próximo
do fim de todas as coisas, mais violenta e mais hostil irá se tornar essa
perseguição.
A frase “nosso Deus” modifica todos os tres substantivos
que vieram antes. Não é apenas o reino soberano de Deus que chegou, mas também a
grande libertação provocada pela manifestação do mesmo e a autoridade pela qual
tal reino é governado. Cristo, o Filho, compartilha dessa autoridade, porque
foi graças à morte de Jesus que o Diabo foi derrotado — ver Hebreu 2:14—15 e 1
João 3:8 e comparar com Apocalipse 5:9 e 12:11. A vitória de Cristo sobre o
Diabo, decrita aqui de forma metafórica, aconteceu de fato na história,
conforme os textos de Hebreus e João.
O governo soberano de Deus torna-se uma
realiedade presente no fato que o “acusador” dos irmãos é precipitado dos céus.
O grande papel de Satanás como acusador encontra sua manifestação clássica,
como já vimos, no livro de Jó — ver Jó 1:6—12; cf. 1 Enoque 40:7. Suas
acusações contra os justos continuam de noite e de dia. Mas pelas virtudes da
morte de Cristo, ele agora não consegue mais estabeler um sólido argumento para
acusar os eleitos de Deus — ver Romanos 8:33—34. O acusador é lançado para a
terra. E apesar de João usar uma linguagem militar para descrever a batalha
entre Satanás e seus anjos e Miguel e seus anjos, a luta não é tanto uma
batalha entre exércitos e sim um disputa legal, mais apropriada para uma corte
de justiça — onde Deus é o juiz, Satanás o acusador e Cristo nosso advogado. O
resultado final dessa disputa é que o acusador é lançado para fora do trinunal.
Nossos irmãos — existe uma grande disputa entre os estudiosos acerca de quem João está
se referindo com essa frase. Quem são esses irmãos? João não pode estar
tratando dos mártires — aqueles que perderam a vida por causa da fé em Cristo —
porque isso implicaria que mesmo depois de sofrer tanto nas mãos dos seus
algozes, ainda estariam sujeitos a continuar sofrendo nas mão do acusador no
céu. Por outro lado, creio que não temos muitas dificuldades em afirmar que, em
parte, tratar-se dos fiéis que ainda se encontram vivendo sobre a terra, e que,
portanto ainda estariam sujeitos a sofrer acusações por parte de Satanás. Esse
parece ser o caso se aceitarmos que a grande voz ouvida vinda do céu tem sua
origem em seres angelicais e também em seres humano, pois já vimos que os anjos
consideram os seres humanos conservos — ver Apocalipse 19:10 e 22:9. Desse
modo, os anjos e os seres humanos estão louvando a Deus, porque o acusador dos
justos, tanto de anjos quanto de homens, foi precipitado do céu.
De fato cremos que crentes, de qualquer época ou circunstância, podem se
regozijar sobre essa vitória, independentemente de quão difíceis suas
experiências pessoas estejam sendo. Nossa verdadeira luta, como sabemos não é
contra carne e sangue e sim contra as forças de nosso adversário, o qual foi
completamente derrotado por Cristo sobre a cruz — ver Efésio 1:15—23 e Efésios
6:10—20.
Houve alegria no céu com a expulsão do nosso inimigo. Mas para os
habitantes da terra isso representou uma péssima notícia, conforme iremos ver
com mais detalhes no verso a seguir. Uma última implicação da expulsão de
Satanás da presença de Deus como nosso acusador é apropriada por Paulo em Romanos 8:1 — Portanto, agora, nenhuma
condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne,
mas segundo o espírito.
OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12
001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo
002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene
003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1
004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 2
005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1
006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2
007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3
008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ
009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA
010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1
011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2
012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO
013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU
014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA
015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA
016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA
017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO
018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.htmlQue Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que
puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
[1] Proléptico: Diz-se de um fato que se fixa
segundo uma era ou um método cronológico ainda desconhecido quando ocorreu esse
fato
me ajudou muito,obrigado.
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