Atenção
esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros
de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos
pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros
estudos.
Texto
Base: Romanos 13:1—3
1 Todo homem esteja sujeito às autoridades
superiores — ἐξουσίαις ὑπερεχούσαις — exousíais
uperexoúsais;
porque não há autoridade — ἐξουσία — exousía — que não proceda de Deus; e as autoridades que
existem foram por ele instituídas.
2 De modo que aquele que se opõe à autoridade —
ἐξουσία — exousía — resiste à ordenação de Deus; e
os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.
3 Porque os magistrados — ἄρχοντες
— árxontes
— não são para temor, quando se faz o bem, e sim
quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade — τὴν ἐξουσίαν — tèn exousían —
? Faze o bem e terás louvor dela.
Não iremos nos
envolver em todos os problemas existentes nesses versículos — já existem
comentários demais disponíveis em português tratando dos mesmos[1] —
mas iremos nos concentrar apenas em identificar quem são os magistrados — ἄρχοντες
— árxontes
— e a autoridade — ἐξουσία —
exousía.
Praticamente todos os
comentaristas concordam que a expressão magistrados
— ἄρχοντες
— árxontes
— que
temos no verso 3 diz respeito a seres humanos, uma vez que os mesmos portam a
espada do verso 4, e recolhem os impostos mencionados no verso 6. Em todas
essas ações os mesmos funcionam como “ministros ou servos” a serviço de Deus.
Por esse motivo, eles merecem todo nosso respeito e consideração de acordo com
o verso 7. Por analogia é possível esperarmos que as autoridades superiores — ἐξουσίαις ὑπερεχούσαις — exousíais
uperexoúsais — também sejam autoridades humanas,
especialmente diante da descoberta que os termos Archon, Archontes e Exousiais
são intercambiáveis em muitos contextos. Nesse sentido, a orientação de Paulo
seria muito semelhante com aquela de Pedro que encontramos em
1
Pedro 2:13—17
13
Sujeitai-vos a toda instituição humana — ἀνθρωπίνῃ κτίσει
— anthropíne ktísei — por causa do
Senhor, quer seja ao rei, como soberano,
14
quer às autoridades, — ἡγεμόσιν — heyemósin — como enviadas por ele, tanto para castigo dos
malfeitores como para louvor dos que praticam o bem.
15
Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a
ignorância dos insensatos;
16
como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia,
mas vivendo como servos de Deus.
17
Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.
As semelhanças são
tantas com o texto de Paulo que muitos acreditam que as palavras de Pedro foram
o primeiro comentário ao que Paulo escreveu em Romanos 13. Se isso for fato,
então Pedro interpreta, claramente, a expressão grega — ὑπερεχούσαις —
uperexoúsais — como
se referindo a altas autoridades humanas, e não a alguma autoridade
sobre-humana. Dessa forma, aqueles que defendem que estamos lidando com seres
angelicais nesses contextos têm sua posição muito enfraquecida.
Mas, aqui precisamos
mencionar que quando Paulo fala dessa autoridades ele sempre tem no background
a ideia de que por trás dessas autoridades se encontram seres angélicos
sobre-humanos. Mas como alguns têm argumentado, de forma bastante sólida,
diga-se de passagem, nenhuma visão, seja moderna ou secular poderia estar na
mente de Paulo. Se agirmos assim, começaremos a ler coisas que não estavam,
realmente, na mente do apóstolo. Então, como Paulo usa uma mesma expressão ἐξουσία —
exousía — autoridade,
para se referir tanto a autoridades humanas como também sobre-humanas devemos
entender que ele age dessa maneira de propósito e não pretende traçar uma linha
de demarcação clara entre uma e a outra.
Como já tivemos
oportunidade de ver antes, se o apóstolo Paulo pressupõe a noção judaica da
existência de representantes angélicos para cada nação diante do conselho
celestial, ele nunca se sente compelido a deixar isso muito claro para nós. Mas
Paulo, certamente, aceita o conceito greco-romano da existência de forças
espirituais por trás de todas as instituições, conceito esse cuja noção judaica
acerca da existência de “Anjos das Nações” é uma espécie de adaptação. O próprio
Celso em sua tentativa de atacar a fé cristã afirmou que deveríamos adorar os
demônios uma vez que os mesmos se encontram por trás de todas as autoridades
que existem. Temos então uma dificuldade muito grande em entender, exatamente,
qual era a verdadeira posição de Paulo acerca de todas essas coisas. A pergunta
que precisamos fazer é: a expressão grega ἐξουσία —
exousía — autoridade,
se refere a poderes espirituais? Não temos dúvidas que Paulo tem em mente, em
parte, autoridades humanas ao usar o termo exousía,
pois a mesma é usada em justaposição com a expressão archontes nesse mesmo verso, onde todos concordam que tal expressão
identifica seres humanos. Esse é o motivo que leva muitos comentaristas a
entender as palavras usadas por Paulo nesses versos como parte da sua
preocupação de como os cristãos devem comportar-se, de modo prático, diante
dessas autoridades. Uma situação semelhante é descrita em Mateus 17:24—27 onde
os discípulos são instruídos a pagar o imposto por conveniência, mesmo não
sendo obrigados a fazê-lo.
Por fim cremos que é
seguro afirmarmos o seguinte: enquanto Paulo teria, certamente, afirmado a
existência de poderosos seres espirituais por trás das expressões físicas dos
governos, ele não está preocupado com essa dimensão de poder nesse contexto.
Sua preocupação tem a ver com o questões práticas do dia a dia da igreja no que
diz respeito ao comportamento dos cristãos diante da burocracia do estado e
daqueles que o representam — as exousiai
— no breve intervalo de trevas antes que brilhe a Luz de Deus, conforme
Romanos
13:11—12
11
E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes
do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no
princípio cremos.
12
Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e
revistamo-nos das armas da luz.
13
Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em
impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;
14
mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no
tocante às suas concupiscências.
Dessa forma, é o
contexto que se torna todo-importante em nos ajudar a determinar a identidade
dos poderes mencionados em Romanos 13:1—3. No estudo anterior concluímos que
tais poderes em 1 Coríntios 2:6—8 nos pareciam tanto humanos como sobre
humanos. No estudo de hoje concluímos que os mesmos são apenas humanos. Já no
estudo seguinte — onde iremos tratar de Romanos 8:38—39 — os poderes têm mesmo
uma aparecia de forças espirituais.
LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER
001 — Introdução =
002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas
003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.
004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.
005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.
006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.
007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.
008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.
009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.
010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.
011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.
012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.
013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.
014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução
015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1
016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2
017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3
018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39
019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1
020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2
021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1
022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2
023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1
024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2
025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3
026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4
027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5
028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6
029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS
030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO
031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES
032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002
033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001
034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002
035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003
036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004
037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005
038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006
039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007
040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008
041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009
042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010
043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html
Que Deus abençoe a
todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a
todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook
através do seguinte link:
Desde já
agradecemos a todos.
[1] Entre esses comentários
podemos citar os seguintes autores: João Calvino, John Stott, William
Hendriksen, D. Martin Lloyd-Jones, C. E. B. Cranfield, Karl Barth e etc.
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