Atenção
esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros
de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos
pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros
estudos.
Introdução
Texto
Base: Romanos 8:31—39
38
Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os
principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39
nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá
separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
A doxologia[1]
final que encerra a seção teológica central da Epístola aos Romanos tem seu
início com a pergunta retórica de Paulo registrada em
Romanos
8:31
Que
diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
A partir daí o texto
se compõe de uma série de frases que vão num crescendo, soando cada vez mais
alto a resposta óbvia: Ninguém, Ninguém,
Ninguém.
Será que Deus está contra nós. Mas que ABSURDO! Deus nos deu Jesus, seu único
filho para que pudéssemos ser reconciliados come Ele mesmo.
Romanos
8:32
Aquele
que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou,
porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Será que alguém pode
nos acusar de alguma coisa, então? Como isso seria possível? Deus é o nosso
juiz e ele já nos declarou justificados.
Romanos
8:33
Quem
intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
Será que o Senhor
Jesus nos condenaria? Como poderia quando ele mesmo morreu e ressuscitou a
nosso favor e agora encontra-se à direita de Deus intercedendo a nosso favor?
Romanos
8:34
Quem
os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual
está à direita de Deus e também intercede por nós.
Será que alguém pode
nos separar do amor de Cristo? A resposta continua negativa. Nem mesmo o mal
que os seres humanos podem praticar contra nós — seja θλῖψις — thlîpsis
— uma situação de grande aperto causada por aflição, tribulação, angústias ou
dilemas; ou στενοχωρία —
stenochoría
— angústia como fruto de uma terrível calamidade ou extrema aflição; διωγμὸς —diogmòs
— perseguição; λιμὸς —
limòs
— escassez de colheita ou fome; γυμνότης — gimnótes
— nudez do corpo; κίνδυνος —
kíndinos
— perigo ou risco de qualquer natureza; μάχαιρα — máchaira
— faca grande usada para matar animais e cortar carne. Em resumo:
Romanos
8:35
Quem
nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição,
ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Dessa forma nós
podemos dizer o seguinte: todas as sanções do Estado, da religião, do sistema
econômico, das cortes, da polícia, dos exércitos, da opinião pública, da força
da turba ou de grupos de pressão que tentam nos forçar a nos afastarmos de Deus,
como eles mesmos estão afastados de Deus, estão completamente destituídos de
todos os seus poderes e forças. Essas forças nos expõem à morte todos os dias
conforme
Salmos
44:22
Mas,
por amor de ti, somos entregues à morte continuamente, somos considerados como
ovelhas para o matadouro.
mas elas não
conseguem nos separar do amor que temos em Cristo, e isso as impede de nos
obrigarem a nos submetermos aos seus desejos. É por isso que Paulo afirma que:
Romanos
8:37
Em
todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos
amou.
Independentemente do
que possam fazer, elas são incapazes de fazer o relógio andar para trás, para
além do momento em que foram publicamente expostas ao desprezo pelo Cristo
crucificado. A partir de agora a idolatria que representam não pode mais ser
escondida.
Com esse crescimento
contínuo chegamos à exclamação final de exultação. O verso 35, como vimos, nos
fala dos poderes desse mundo, algo geralmente ignorado, por causa da grande
ênfase colocada nos poderes cósmicos descritos nos versos 38—39. Mas a ideia de
Paulo é fazer desaparecer qualquer sombra de dúvida que possa existir na mente
do cristão. Os poderes cósmicos estão, normalmente, pareados:
Morte
|
Vida
|
Anjos
|
Principados
|
Coisas do presente
|
Coisas do porvir
|
Os Poderes
|
|
Nem altura
|
Nem profundidade
|
Nem Qualquer Outra
Criatura
|
O fato que todos os
pares são opostos tem levado vários comentaristas a entenderem que os Anjos se
opõem aos Principados. Se isso for verdade então os principados poder fazer
referência tanto as poderes sobrenaturais, quanto a poderes humanos. Todavia já
tivemos a oportunidade de afirmar que as forças humanas e terrestres já foram
todas tratadas nos versos 31—37. Desse modo, a impressão que resta é que as
Potestades mencionadas aqui são, na realidade, forças espirituais do mal. Mesmo
assim é bom não tentarmos especificar a exata intenção do apóstolo Paulo ao
usar a expressão ἀρχαὶ —
archaì
— principados nesse verso.
O fato que δυνάμεις — dunámeis
— poderes e “qualquer outra criatura” quebram a estrutura de pares demonstrada
acima, pode significar que Paulo não estava interessado ou mesmo consciente da
estrutura poética e do intento da mesma, nem em criar um contraste específico
em sua lista, mas em criar um efeito acumulado que transmita a impressão que
nada nas extremidades da vida e nem mesmo os poderes cósmicos, sejam bons ou
maus, podem nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus. È possível, entretanto,
que os leitores de Paulo assumissem que seu primeiro objetivo era fazer
referência a poderes voltados para mal, uma vez que são apenas esses que
tentariam nos separar de Cristo. Todavia, mesmo aqueles que são bons, ao se
tornarem absolutos, tornam-se maus. Até mesmo as melhores pessoas podem ser
pervertidas pela idolatria, com respeito à Lei, ao Templo e a própria religião
em si mesma. Em nossos próprios dias não importa para onde você olhe — seja a
igreja católica, igrejas pentecostais ou até mesmo a igreja presbiteriana — em
todas podemos encontrar atitude de verdadeira idolatria com relação às suas
lideranças ou até mesmo com a própria denominação. Não existe nada diferente.
Ninguém está imune da apostasia. Todavia não existe ninguém, por mais apóstata
que seja, que consiga negar a obra de Cristo feita a nosso favor, e isso, de
uma vez por todas.
A expressão “coisas
do porvir” é provável que não se refira à era vindoura, e sim a eventos que
deverão ocorrer num futuro próximo, imediatamente antes da segunda vida de
Cristo ou da sua Parousia. “Altura” e
“profundidade” traduzem as palavras gregas ὕψωμα, βάθος —
úpsima, báthos
— e são termos técnicos usados em escritos astrológicos, mas não durante o
período do Novo Testamento. Nessa outras literaturas os termos parecem indicar
o topo e o fundo dos pilares que sustentam o firmamento. Mas para Paulo essas
expressão, juntamente com “coisas do presente e do porvir” servem apenas para indicar
a dimensão espaço tempo, de acordo com o que lemos em
Salmos
139:8—9
8
Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá
estás também;
9
se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares.
Nesses versos do
Salmo 139 as dimensões espaço-temporais são utilizadas para se indicar a
impossibilidade de se fugir da presença de deus. Em resumo podemos dizer que
nem coisas humanas — versos 31—37 — nem forças cósmicas — versos 38—39 — e nem
mesmo o próprio espaço e o tempo, podem minar a vitória que os crentes têm por
estarem unidos a Cristo. A última expressão usada por Paulo, “nem qualquer
outra criatura”, serve como uma espécie de etc., que prova o quanto esse texto
concorda com o que temos em
Colossenses
1:16
Pois,
nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as
invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades.
Tudo foi criado por meio dele e para ele.
onde todos esses
poderes — humanos, estruturais ou divinos — são meras criaturas de Deus.
Além disso, a
expressão “qualquer outra criatura” indica que a realidade de “ser criatura” é
uma categoria geral que indica uma categoria geral da qual toda a série
apresentada é derivada. Todo Poder é uma “criatura”. Os Poderes não são meros
acidentes nem produtos da ficção humana. Eles têm seus próprios lugares na
ordem da criação. Eles sofrem todas as consequências da queda. Desse modo, quando
tentam obstruir a salvação dos eleitos, são incapazes de separar tais eleitos,
mesmo por um momento sequer, do amor de Deus que os eleitos desfrutam por causa
de Cristo. E mais, eles não podem separar os eleitos do amor de Deus, porque
são incapazes de se separarem a si mesmos do amor de Deus.
Nas três passagens
anteriores, a discussão girou em torno se os poderes mencionados eram
terrestres ou celestiais e se eram bons ou maus. A procura vai prosseguir nas
três próximas passagens, so que agora teremos uma ênfase específica na
escatologia: nesses casos iremos considerar quando e como podemos considerar
que Cristo é o vencedor em seu confronto com os poderes.
LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER
001 — Introdução =
002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas
003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.
004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.
005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.
006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.
007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.
008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.
009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.
010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.
011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.
012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.
013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.
014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução
015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1
016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2
017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3
018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39
019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1
020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2
021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1
022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2
023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1
024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2
025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3
026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4
027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5
028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6
029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS
030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO
031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES
032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002
033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001
034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002
035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003
036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004
037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005
038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006
039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007
040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008
041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009
042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010
043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html
Que Deus abençoe a
todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a
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Desde já
agradecemos a todos.
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