Concepção artística de Jesus debatendo com os fariseus
Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.
Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.
Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a
Cultura.
Lição 025 – A Revelação de Deus e o Fim das
Religiões (22).
F. Como Interpretar os Evangelhos de Forma
Independente das Religiões — Continuação.
Alfabeto em Aramaico
Todas as vezes que nos aproximamos do texto bíblico, nós precisamos estar cientes do fato de que estamos lendo um material que foi escrito há aproximadamente dois mil anos. Além disso, o material que estamos lendo não foi sequer escrito em português e sim em outra língua. No caso da literatura da Nova Aliança, a mesma foi escrita em um tipo de grego chamado de “koiné” — grego comum falado pela maioria dos habitantes do Império Romano — e que é distinto do grego “clássico” – de Platão, Xenofontes e Heródoto — bem como do grego moderno — o grego que se fala atualmente na Grécia. Por esses motivos, devemos sempre considerar, de maneira apropriada, a necessidade que temos de levar em conta estes fatores. Caso contrário, corremos o risco de cometer graves injustiças contra o próprio texto.
Alfabeto em Hebraico '
Alfabeto em Grego Koiné
Mas
nossos problemas não se limitam às questões do texto em si. Torna-se necessário
tentarmos entender também, o contexto em que os fatos que estão narrados na
literatura da Nova Aliança ocorreram. Estudiosos alemães se referiram a este
contexto usando a expressão “sitz in leben”. Esta expressão passou a ser
adotada por todos os estudiosos da Bíblia, que desejam entender, da melhor
maneira possível, o “ambiente” em que Jesus viveu e proferiu suas palavras. Nós
também devemos nos empenhar por estabelecer, de maneira mais independente
possível, o contexto que envolvia a pessoa do Senhor Jesus durante os anos de
Sua vida, como registrados nas páginas da Bíblia. Entre estes nós podemos
destacar:
1. O
contexto histórico.
2. O
contexto político.
3. O
contexto cultural.
4. O
contexto racial.
5. O
contexto social.
6. O
contexto econômico.
7. O
contexto geográfico.
8. O
contexto religioso.
Mas
mesmo com todos estes estudos nossa compreensão ainda será limitada. Todavia, mesmo que
nosso entendimento nunca consiga absorver todas as complexidades e detalhes
daquilo que estamos estudando, ainda assim devemos tentar fazê-lo, envidando
nossos melhores esforços.
Nesta
série de estudos que pretendemos continuar fazendo é nosso objetivo tentar
compreender, da melhor maneira possível, como a autorrevelação de Deus, na
pessoa de Jesus Cristo, confrontou as religiões daqueles dias e como continua
confrontando todas as práticas religiosas, vinte séculos depois. Nosso foco
estará centrado no confronto que, percebemos de maneira clara, existiu entre o
Senhor Jesus e os religiosos daqueles dias. O autor espera poder comprovar que
as práticas religiosas dos judeus do primeiro século da Era Cristã eram
exatamente iguais às tendências religiosas que encontramos nos dias de hoje,
incluindo-se aí as nossas próprias. Como os judeus dos dias de Jesus, nós
também iremos ser diretamente confrontados pelas palavras do Senhor. É inútil
tentar escapar. Somente a atitude voluntária de não ler a Bíblia pode evitar o
confronto que nos aguarda. Mas se nos mantivermos firmes no curso traçado, não
será difícil percebermos:
Líderes religiosos dos dias de Jesus
Líderes religiosos dos dias de Jesus
1. A
multiplicidade de interpretações religiosas que têm sido impostas sobre os
textos bíblicos durante a passagem dos séculos.
2. As
falácias que, de forma contínua, são confrontadas e expostas como completamente
absurdas e ridículas pelas verdades que encontramos nas páginas da Bíblia.
3. A
constante onda de idiotices inventadas pelos líderes religiosos que se evaporam
ao serem confrontadas com as palavras e a sabedoria eternas de Jesus.
4. A
escravidão a que temos sido muitas vezes reduzidos através das práticas
religiosas e diante da quais torna-se imperativo ouvir as palavras do Senhor
Jesus, quando disse: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres – João
8:36”.
Acima
de tudo, porém, desejamos compreender o significado da revelação do próprio
Deus, através da pessoa de Jesus. Tal compreensão, como iremos ver, irá
conflitar com muitas práticas a que estamos acostumados; irá também nos
confundir com respeito a inúmeras idéias erradas que estão profundamente
arraigadas em nós. Além, é claro, de nos confrontar diretamente no que diz
respeito às nossas práticas religiosas.
O
apóstolo Paulo escrevendo ao irmão Timóteo deixa bem claro que existe somente
um Deus e somente um mediador entre Deus e os homens. E este mediador não é
outro senão o próprio Senhor Jesus Cristo — ver 1 Timóteo 2:5. Mas apesar de
ser este poderoso, único e exclusivo mediador, Jesus, ainda assim, se esvaziou
completamente de suas prerrogativas divinas — especialmente as de soberania e
independência — para viver de forma humilde e dependente, sob a direção e
vontade soberana do Pai mediante a presença do Espírito Santo em Sua vida. Em
nenhum momento desse Seu esvaziamento Jesus deixou de ser Deus, mas ele também
não era nada mais do que um ser humano. Como Deus encarnado em forma humana —
ver João 1:1—3 e 14 — Jesus podia “funcionar” como Deus, bem como um ser
humano. Como iremos ver no nosso estudo dos evangelhos, o Senhor Jesus optou,
de forma sistemática, agir com sua natureza humana em vez de lançar mão da
natureza divina.
Mas
mesmo como ser humano, ainda assim, Jesus era completa e radicalmente diferente
de todas as pessoas com as quais conviveu. Desde a mais remota antiguidade os
homens aprendem, logo cedo em suas vidas, acerca da importância de se
conformarem com o grupo no meio do qual habitam. Quando adultos chegamos a
compreender que esta conformação assume a medida exata de tudo o que é
“verdadeiro e virtuoso”. Mas estas verdades e virtudes não estão baseadas em um
parâmetro eterno, como a Palavra de Deus, por exemplo. São invencionices
humanas, parâmetros humanos, verdades humanas. É em um contexto como esse que o
Senhor Jesus se manifesta. O imenso conhecimento dos escribas não lhe causava a menor
impressão. A radical adesão dos fariseus à tradição dos anciãos era vista por
Jesus não como algo digno de ser imitado e sim como algo completamente
reprovável. Para Jesus, que encarnava a própria verdade, nenhuma tradição era sacra
demais para ser questionada; nenhuma autoridade era elevada demais para não ser
questionada e contradita; nenhuma norma estabelecida estava imune a ser revista.
Quando
olhamos para o Jesus que os evangelhos nos apresentam não temos como não ficar
admirados diante do fato de que Ele era um homem livre do sentimento de medo.
Seus opositores, mesmo tendo o poder de mandar prendê-lo e até de condená-lo à
morte não lhe infundiam o menor temor. O destemor demonstrado por Jesus é uma clara
indicação que Ele não tinha medo nem de escandalizar as pessoas nem de
prejudicar Sua reputação. Ao associar-se com pessoas de reputação duvidosa —
prostitutas, coletores de impostos e o populacho mais simples — Jesus se
colocava no centro da tormenta e as pessoas de “boa reputação” não aceitavam
aquele mestre que parecia muito permissivo para o gosto daquela época. Logo,
logo Jesus ganhou uma reputação nada recomendável — ver
Lucas 7:33—34
33 Pois veio João
Batista, não comendo pão, nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio!
34 Veio o Filho do
Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo
de publicanos e pecadores!
Outros estudos acerca da vida de Jesus podem ser encontrados nos links abaixo:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo
002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001
003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.
004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —
005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.
006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.
007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.
008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.
009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.
010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.
011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.
012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.
013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.
014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.
015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12
016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13
017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A
017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B
017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C
017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D
018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A
018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B
019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A
019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B
020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17
021 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 18
022 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 19
023 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 20
024 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 21
025 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 22
026 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 23
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-1-estudo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-1-estudo.html
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 027 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 001 — A PLENITUDE DO TEMPO
002 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 028 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS — LUCAS 1:1—4
003 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 029 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 003 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18.
004 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 030 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 004 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 002
005 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 031 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 005 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 003
006 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 032 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 006 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 004
007A — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 033A — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 007A — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 005A — A DIVINDADE DE JESUS E A IGREJADE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS OU IGREJA DOS MÓRMONS.
007B — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 033B — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 007B — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 005B — A DIVINDADE DE JESUS E AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
007C — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 033C — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 007C — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 005C — A DIVINDADE DE JESUS E OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA
007D — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 033D — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 007D — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 005D — A DIVINDADE DE JESUS E IGREJA CATÓLICA APÓSTÓLICA ROMANA — PARTE 001
007E — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 002 — ESTUDO 033E — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 007E — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 007E — A DIVINDADE DE JESUS E IGREJA CATÓLICA APÓSTÓLICA ROMANA — PARTE 002
008 — Estudos na Vida de Jesus — PARTE 002 — ESTUDO 034 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 008 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 008 — A DIVINDADE DE JESUS COMO APRESENTADA PELO EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 001
009 — Estudos da Vida de Jesus – PARTE 2 – ESTUDO 035 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 009 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 009 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 002
010 — Estudos da Vida de Jesus – PARTE 2 – ESTUDO 036 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 010 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 010 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 003
011 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 037 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 011 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 011 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 004
012 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 038 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 012 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 012 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 005
013 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 039 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 013 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 013 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 006
014 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 040 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 014 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 014 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 007
015 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 041 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 015 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 015 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 008
016 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 042 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 016 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 016 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 009
017 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 043 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 017 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 017 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 010
018 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 044 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 018 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 018 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 011
019 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 045 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 019 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 019 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 012
020 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 046 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 020 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 020 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 013
021 — ESTUDO DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 — ESTUDO 047 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 021 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 021 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 014
Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS.
Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no
facebook através do seguinte link:
Desde
já agradecemos a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário