De acordo com notícia veiculada pelo site do jornal “O Estado de São Paulo”, o papa Francisco I pretende canonizar via decreto e sem processo formal o padre José de Anchieta, acusado de tiranizar os índios e até de mandar matar um deles pelo ex-padre Dr. Aníbal Pereira Reis em sua obra: “Anchieta: Santo ou Carrasco?”.[1] Esse ato parece mais um conluio entre jesuítas já que tanto Anchieta quando Francisco I pertencem à essa ordem.
Segue a notícia do Estadão
Padre José de Anchieta será declarado santo por decreto do papa Francisco.
José Maria Mayrink - O Estado de S. Paulo
Assinatura do documento ocorrerá antes da canonização dos papas João XXIII e João Paulo II
O padre José de Anchieta será declarado santo, por decreto do papa Francisco, no início do mês de abril, anunciou nesta quinta-feira, 27, o arcebispo de Aparecida, cardeal d. Raymundo Damasceno Assis, em entrevista ao repórter Silvonei José, na Rádio Vaticano. A notícia é surpreendente, porque não se esperava que a cerimônia de canonização fugisse às regras da Congregação para as Causas dos Santos, que vinha trabalhando para acelerar o processo de Anchieta.
Tela de Benedito Calixto, de
1893, retrata Padre José de Anchieta - Pinacoteca do Estado/Reprodução
Segundo d. Damasceno, a canonização por decreto, em vez de uma celebração solene na Praça de São Pedro, foi decisão pessoal do papa, que na mesma data, a ser ainda fixada, vai declarar santos dois missionários canadenses. A assinatura do decreto ocorrerá antes da canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, marcada para o dia 27 de abril, que deverá atrair mais de dois milhões de pessoas.
"Vamos comemorar de uma
maneira simples a canonização do Padre Anchieta a partir da assinatura do
decreto, que corresponde a uma forma equivalente à proclamação solene de um
santo", anunciou d. Damasceno. Em seguida, haverá outras comemorações, a
começar por uma missa celebrada em conjunto com os canadenses em uma paróquia
romana e por outra missa, a ser presidida por Francisco no Colégio Pio Brasileiro,
em Roma. A data depende da agenda do papa.
Pio Brasileiro
Pio Brasileiro: local onde são preparados os bispos brasileiros.
Dirigido até agora pelos jesuítas, o Pio Brasileiro está comemorando 80 anos de existência e passará a ser administrado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Essa instituição abriga os padres brasileiros enviados a Roma para fazer mestrado e doutorado em Teologia. Seu novo diretor será, provavelmente, padre Lauro Versiani, reitor do Seminário São José, em Mariana (MG).
Dirigido até agora pelos jesuítas, o Pio Brasileiro está comemorando 80 anos de existência e passará a ser administrado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Essa instituição abriga os padres brasileiros enviados a Roma para fazer mestrado e doutorado em Teologia. Seu novo diretor será, provavelmente, padre Lauro Versiani, reitor do Seminário São José, em Mariana (MG).
D. Damasceno, que é também presidente da CNBB, adiantou que haverá celebrações pela canonização de Anchieta durante a assembleia geral do episcopado em Aparecida, na primeira quinzena de maio, e nas cidades em que ele atuou como missionário: São Paulo, Rio, Vitória e Salvador. O cardeal prevê que haja comemorações também nas Ilhas Canárias, onde José de Anchieta nasceu em 1534, e em Portugal, onde ele se tornou jesuíta e estudou. Morreu em 1597, no Espírito Santo.
Anchieta foi beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II. A canonização estava dependendo da aprovação de um milagre, que Francisco dispensou. "O beato Anchieta, Apóstolo do Brasil, é venerado em todas as regiões do País e centenas de graças são atribuídas à sua intercessão", observou padre César Augusto dos Santos, vice-postulador da causa de canonização.
O artigo original do Estadão poderá ser visto por meio desse link aqui:
Nossas considerações:
A Igreja Católica Apostólica Romana mente ao declarar que ”centenas de graças são atribuídas à sua intercessão”, isto é, à intercessão do padre morto José de Anchieta.
Sugerimos a leitura do nosso artigo que trata dessa questão acerca do fato se os santos católicos romanos podem mesmo interceder a favor dos vivos sobre a terra por meio do link abaixo:
A bíblia é bem clara quanto a toda essa questão ao afirmar o seguinte:
Hebreus 9:27—28
27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,
28 assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.
OUTROS ARTIGOS ACERCA DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
[1]
Reis, Aníbal Pereira. Anchieta: Santo ou
Carrasco? Edições “Caminho de Damasco” Ltda, São Paulo, 1981.
Nenhum comentário:
Postar um comentário