sábado, 15 de março de 2014

Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus — Estudo 021

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQQP9UA8e7vRp2AgFz_noiMy3e9H70yvabBPU0V1Ls9QsA1BxbKTHKXzCGVclAVCSNX3Z-yVmWbJ3W5CUZ-GokwrX3frjJwxWqybOOGvHaXLVtW2scfyZGYrKFzTX3PtazZctu995t6O4/s400/46503_Papel-de-Parede-Contraste-Natural--46503_1024x768.jpg
  CONTRASTE

Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo 119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior


Exposição do Salmo 119 – A Excelência da Palavra de Deus - 021

T. Exposição do Salmo 119:153 – 160 – O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus.

I. Introdução

A. A vigésima divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra ר – resh que significa “cabeça”. Essa letra era usada para indicar o numeral 200. Em português Essa letra é transliterada pela letra R.

B. Nesta passagem o Salmista insiste no socorro vindo da parte de Deus e usa como argumento preferencial o conteúdo da própria Palavra de Deus adquirido através da comunhão com Deus, da oração, e da leitura e meditação da Palavra de Deus.

1. Os ímpios e suas atitudes antagônicas a Deus e ao Salmista – versos 155, 157 e 158.

É da maior importância entendermos o que significa ser ímpio ou infiel da perspectiva de Deus. Os termos bíblicos em hebraico são רְשָׁעִים resha`iym — ímpios e בֹגְדִים boguediym — infiéis, termos esses que descrevem todos aqueles que não querem se aproximar de Deus nem seguir a Deus, obedecendo aos termos que o próprio Deus estabeleceu. Alguns são do tipo que gostam de pecar abertamente. Outros possuem religião, mas querem seguir a Deus em seus próprios termos e modos. Os dois tipos não possuem nenhuma consideração verdadeira por Deus e Sua santa Palavra. Dessa maneira, estas pessoas são descritas como perversas e desleais para com Deus. As conseqüências deste tipo de atitude são as seguintes:

a. Verso 155 — Estão longe da salvação porque não desejam se submeter a Deus. A verdadeira salvação só é possível mediante estrita obediência àquilo que Deus determinou para a nossa salvação.

b. Verso 157 — Esse verso nos mostra que não satisfeitos em ofender a Deus estes ímpios perseguem aqueles que querem seguir a Deus verdadeiramente.

c. Verso 158 — Este versículo descreve, especialmente, aqueles que são desleais para com Deus do ponto de vista das práticas de devoção e adoração. Refere-se aos idólatras, àqueles que inventam regras e normas que Deus não estabeleceu, àqueles que se apresentam como emissários de Deus, mas que não passam de falsos profetas.

2. O Salmista clama com intensidade pela intervenção de Deus em sua vida — versos 153, 154, 156, 159.

Ao contrário dos ímpios e dos infiéis o Salmista procura em tudo ser leal a Deus. Este é o motivo central porque ele confia sua segurança e salvação a Deus.

a. Verso 153 — O Salmista pede para Deus livrá-lo das suas aflições. Essas consistiam em:

i. Verso 22 — Opróbrio – abjeção extrema — e desprezo.

ii. Verso 51 — Zombaria.

iii. Verso 157 — Perseguição.

b. Verso 154 — O Salmista pede para Deus defendê-lo, libertá-lo e vivificá-lo.

i. O Salmista não tinha a quem recorrer então recorria exclusivamente a Deus para sua defesa — ver

Salmos 35:1

Contende, SENHOR, com os que contendem comigo; peleja contra os que contra mim pelejam.

Salmos 43:1

Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação contenciosa; livra-me do homem fraudulento e injusto.

ii. O Salmista estava tolhido, como alguém que está preso, seu pedido a Deus: liberta-me.


iii.O Salmista pede para Deus vivificá-lo de acordo com suas promessas. A palavra de Deus nos ensina que é da vontade de Deus que todos os que passam por dificuldades sejam socorridos, todos os que estão prostrados sejam colocados novamente de pé — ver Salmos 119:25. Note que o pedido do Salmista é feito “segundo a tua promessa”. Este é o argumento mais poderoso que podemos usar na presença de Deus: usarmos a própria Palavra de Deus como nosso argumento.

c. Verso 156 — Da mesma maneira como muitos são os inimigos perseguidores mencionados no verso 157, assim também muitas são as misericórdias do Senhor. O Salmista repete o pedido para o SENHOR vivificá-lo. E da mesma maneira que havia feito no verso 154 o pedido do Salmista estava baseado “segundo os teus juízos”. Às vezes temos que ser chacoalhados pelo juízo de Deus para “acordarmos” do estado em que nos encontramos —

Miquéias 7:9

Sofrerei a ira do SENHOR, porque pequei contra ele, até que julgue a minha causa e execute o meu direito; ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça.

Deve ficar bem claro que nunca estaremos sem argumentos diante de Deus, se usarmos a própria Palavra de Deus como fonte dos nossos argumentos.

d. Verso 159 — Novamente o Salmista pede para Deus vivificá-lo. Desta vez o argumento não está baseado em algo que ele encontra na Palavra de Deus em si e sim na própria Palavra de Deus, pois ele diz: “amo os teus preceitos”.    

3. O Salmista reafirma vez após vez a consideração que ele tinha pela palavra de Deus:

a. Verso 153 — Não me esqueço da Tua Lei.

b. Verso 157 — Não me desvio dos Teus testemunhos.

c. Verso 159 — Amo os teus preceitos.

4. Em contraste os ímpios ou infiéis:

a. Verso 155 — Não procuram os Teus decretos.

b. Verso 158 — Não guardam a tua palavra.

c. A verdadeira motivação do Salmista — verso 160.

Após considerar atentamente a Palavra de Deus, após ler longamente e de forma pausada, após meditar na Palavra de Deus por longos períodos o Salmista chega às seguintes conclusões:

d. A Palavra de Deus é a mais pura verdade, desde o princípio!

e. Os juízos de Deus são sempre justos!

Conclusão:

1. Devemos ter bem claro diante de nós as palavras do apóstolo Paulo quando diz:

2 Timóteo 3:12

Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

2. Quando confiamos exclusivamente em Deus para a nossa libertação, nos podemos fazer nosso o pedido o Salmista quando diz:

Salmos 143:9

Livra-me, SENHOR, dos meus inimigos; pois em ti é que me refugio.

3. Um dos grandes privilégios que temos nessa vida é lermos atentamente a Palavra de Deus e dela recolhermos passagens que podemos usar como argumentos em nossas orações a Deus – ver, por exemplo:

Salmos 139:23—24

23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;
24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Provérbios 3:5—6

5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.

6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Isaías 1:18

Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

Filipenses 4:6—8

6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Tiago 4:7.

Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

4. O Senhor Jesus nos fez as seguintes promessas:

João 7:38

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

João 10:10

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.



OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário