Esse material é parte de uma
série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens
cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você
poderá encontrar links para outras mensagens.
ATOS DOS APÓSTOLOS
Introdução.
A.
Jesus acabou de ser elevado à vista dos apóstolos, onde uma nuvem acabou por
encobri-lo da visão que eles tinham do Senhor.
B.
Eles foram instruídos, provavelmente por dois anjos, a confiarem nas palavras
de Jesus acerca de sua παρουσίᾳ — parousía, ou
segunda vinda.
1.
Eles não deveriam especular quanto ao momento em que Jesus iria retornar.
2.
Eles deveriam esperar a promessa acerca do batismo com o Espírito Santo e
depois se ocupar, entre a ascensão e a vinda de Jesus, com a pregação do
evangelho por todo o mundo e à toda criatura.
C.
Jesus tinha conduzido os discípulos, saindo de Jerusalém e caminhando na
direção da cidade de Betânia —
Lucas 24.50
Então, os levou para Betânia e,
erguendo as mãos, os abençoou.
D.
Em algum lugar, próximo do monte chamado das oliveiras, a ascensão aconteceu e
os apóstolos foram confortados pelos dois homens que lhes apareceram.
E.
Diante desses fatos era necessário retornar para Jerusalém e
PERSEVERAR
UNÂNIMES
tanto
nas promessas quanto na expectativa.
I. Orando de Forma Unânime
A.
Os discípulos retornaram para Jerusalém, que ficava cerca de um quilômetro do
monte das Oliveiras. Essa era a distância fixada pelos rabinos judeus como
permissível para se caminhar no dia do sábado. Esse critério não era bíblico e
sim invenção humana.
B.
Os judeus são vítimas de suas próprias tolices até os dias de hoje.
Invencionices com respeito ao dia do sábado são abundantes, como por exemplo:
1.
Elevadores são programados para parar, automaticamente, em todos os andares em
alguns edifícios em Israel, para que o indivíduo não tenha o “trabalho” de apertar
o botão para chamar o mesmo.
2.
Rolos de papel higiênico, em São Paulo, são substituídos ou por papel higiênico
já cortado ou por guardanapos para que a pessoa não tenha o “trabalho” de
cortar o mesmo.
3.
Chaves e outros objetos que precisam ser transportados, como não podem ser
carregados, precisam ser “vestidos”. O deslocamento dentro de automóveis, mesmo
sendo muito superior à distância limite, não conta porque quem está trabalhando
é o carro e não a pessoa. Quanto ao fato da pessoa estar dirigindo, não conta
como trabalho, porque seu empenho não resulta, diretamente, em nenhum
benefício, já que é o carro que faz todo o serviço.
C.
Chegando em Jerusalém os discípulos se dirigiram para um local chamado
cenáculo que era, provavelmente, a mesma
casa onde tinham celebrado a páscoa judaica e onde Jesus instituiu a ceia
cristã como uma forma de nos ajudar a lembrar, tanto o sacrifício que fez na
cruz, como a esperança de nos encontrarmos com ele outra vez —
Lucas 22:12
Ele vos mostrará um espaçoso
cenáculo mobilado; ali fazei os preparativos.
D.
Lucas registra agora, os nomes dos apóstolos em número de onze do mesmo modo
como já os havia registrado em número de doze em outra ocasião – ver Lucas
6:12—16.
E.
Ele ainda menciona a presença de certas “mulheres”, uma referência provável ao
grupo de mulheres que assistiam Jesus e seus discípulos em seu ministério
itinerante – ver Lucas 8:1—3.
F.
Duas outras menções são muito importantes aqui:
1.
A primeira é a menção de Maria, mãe de Jesus, citada aqui pela última vez no
Novo Testamento. Todos os méritos atribuídos a Maria que vão além daquilo que
está declarado nos Evangelhos, trata-se de invenções humanas sem amparo na
revelação Bíblica.
2.
A outra menção, diz respeito aos irmãos de Jesus. Esses são, certamente, filhos
de José e de Maria, pois o Novo testamento diz que José não manteve relações
sexuais com Maria, apenas enquanto ela estava grávida com o menino Jesus —
Mateus 1:20—25
20 Enquanto ponderava nestas
coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho
de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do
Espírito Santo.
21 Ela dará à luz um filho e lhe
porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
22 Ora, tudo isto aconteceu para
que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta:
23 Eis que a virgem conceberá e
dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer:
Deus conosco).
24 Despertado José do sono, fez
como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher.
25 Contudo, não a
conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.
3.
Além do mais, a alegação de que se tratava, de fato, de primos de Jesus e não
de irmãos como muitos pretendem, não se sustenta porque o grego tem uma palavra
específica para primo que é ἀνεψιὸς – anepsiòs
– e que é bastante diferente de irmão que é ἀδελφὸς — adelfòs.
G.
As pessoas que estavam no cenáculo se ocupavam da oração de duas maneiras
específicas:
1.
Em primeiro lugar elas προσκαρτερέω
– proskateréo
– perseverar. Esse verbo tem as seguintes implicações:
a.
Ser constantemente atento a, dar constante cuidado a algo.
b.
Perseverar e não esmorecer — conforme a instrução de Jesus em
Lucas 18:1
Disse-lhes Jesus uma parábola
sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer.
c.
Em segundo lugar eles eram ὁμοθυμαδὸν — omothimadòn
— unânimes. Isso quer dizer que eles tinham uma mente, agiam de comum acordo e
eram consumidos por um mesmo propósito.
d.
A linguagem aqui faz
referência a um conjunto de notas musicais que, mesmo sendo distintas, se
harmonizam em grau e tom para produzir algo bonito.
II. A Substituição de Judas por
Matias — Atos 1:15—17
Era
necessário substituir Judas. Isso se devia ao fato de que o colégio apostólico,
com as capacidades fundacionais que já mencionamos, precisava voltar a contar
com o número de 12. Os motivos, veremos mais adiante.
A.
A Morte de Judas — Atos 1:18—19
1.
A morte de Judas tem duas versões no Novo Testamento.
2.
A primeira encontra-se em Mateus 27:3—10 e afirma que Judas, depois de devolver
o dinheiro que havia recebido para trair o Senhor, saiu da área do Templo e foi
enforcar-se. Esse texto também afirma que os sacerdotes compraram o campo de um
oleiro para enterrar pessoas pobres.
3.
A segunda é essa aqui — Atos 1:18—19 — que afirma que Judas comprou um campo e
que tendo se precipitado, teve seu abdômen rompido e suas vísceras ficaram
espalhadas no chão.
4.
Existe alguma contradição nessas narrativas? Não necessariamente.
a.
Judas pode perfeitamente ter se enforcado e depois seu corpo ter se precipitado
— seja porque a corda ou o local onde a corda estava amarrada não resistiu — e
ele acabou sendo precipitado com as consequências que se seguiram.
b.
De fato, foram os sacerdotes que adquiriram o campo para fazê-lo em cemitério.
Mas, como o dinheiro havia sido fornecido por Judas não é errado dizer que foi
ele quem comprou o campo. Os romanos costumavam dizer o seguinte: “Quid facit per autem, facit per se”, ou
seja, aquilo que você faz através de outros, você mesmo fez.
B.
O Cumprimento da Escritura – 1:15—17, 20.
1.
O Motivo principal para repor a vaga de Judas é a instrução contida nas
Escrituras.
2.
Jesus capacitou os discípulos a entenderem as escrituras do Antigo testamento —
Lucas 24:25—27, 32, 45—49
25 Então, lhes disse Jesus: Ó
néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
26 Porventura, não convinha que o
Cristo padecesse e entrasse na sua glória?
27 E, começando por Moisés,
discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava
em todas as Escrituras.
32 E disseram um ao outro:
Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava,
quando nos expunha as Escrituras?
45 Então, lhes abriu o entendimento
para compreenderem as Escrituras;
46 e lhes disse: Assim está
escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no
terceiro dia
47 e que em seu nome se pregasse
arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de
Jerusalém.
48 Vós sois testemunhas destas
coisas.
49 Eis que envio sobre vós a
promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais
revestidos de poder.
3.
Lucas cita dois salmos: o Salmo 69 e o Salmo 109.
a.
O Salmo 69 trata do fato que Judas desertou aquele colegiado e da sua morte —
ver Salmo 69:4, 9 e 24. Essa é a diferença fundamental entre a morte de Judas e
a de Tiago — ver Atos 12:1—2 — que não precisou ser substituído.
Já
o Salmo 109 trata da necessidade da sua substituição — ver Salmo 109:8.
C.
A Escolha de Matias — Atos 1:21—26
1.
A proposta de Pedro deixa bem claro, o que eles consideravam como requisitos
para assumir aquele ministério apostólico.
a.
Em primeiro lugar o ministério apostólico consistia em dar testemunho da
ressurreição de Jesus — verso 22.
b.
Como tal, era necessário que o indivíduo selecionado tivesse, ele mesmo visto o
Senhor ressuscitado — conforme 2:32; 3;15; 10:40—42.
c.
A escolha teria que ser feita pelo próprio Senhor Jesus, como havia acontecido
com os outros onze — verso 24.
2.
O lançamento de sortes — verso 26 — é algo Bíblico e pode ser praticado até
mesmo nos nossos dias. Nós também podemos, como é nosso costume aqui na
comunidade, orar e depois da oração, fazermos uma votação democrática e, a
proposta vencedora, deverá ser aceita como a vontade de Deus. Nesse caso
específico, creio que o lançamento de sortes foi menos traumático.
Conclusão:
1.
Essa narrativa nos ensina várias verdades.
2.
A primeira tem a ver com a grande realidade de como nos aplicamos pouco ao
serviço da oração, e de maneira nem um pouco perseverante. Apesar disso, Deus
tem se mostrado gracioso e nos respondido.
3.
Depois temos esta questão crucial da falta de unanimidade. Parecemos mais uma
orquestra desafinada do que com algo que realmente encanta as pessoas. Nossa
falta de unanimidade demosntra algumas verdades inconvenientes a nosso
respeito.
a.
Em primeiro lugar nos mostra o quão cheios de “opiniões próprias” nós nos
encontramos.
b.
Depois, se queremos seguir nossas opiniões precisamos, necessariamente
desprezar a Palavra de Deus, que deveria servir como única regra de fé e
prática.
c.
Sabe por que existe tanta divisão no seio da Cristandade? Porque em algum
momento, alguém ou alguns decidiram seguir suas próprias opiniões e não prestar
atenção ao que a palavra de Deus ensina.
d.
Nossos primeiro irmãos nos dão um belo exemplo de como estavam unidos ao redor
das palavras do Senhor Jesus e dos homens que os orientaram após a ascensão.
4.
Faremos bem em aprender com eles e:
a.
Priorizar a oração em nossas vidas, do mesmo modo como eles fizeram.
b.
Manter nossa união, não com base em nossa denominação, em politicagens e outras
tolices humanas e sim, com base naquilo que está revelado na palavra de Deus.
Só assim poderemos esperar progredir na vida cristã e sermos bem-vindos na
eternidade.
c.
Lançar mão de mecanismos que possam ser isentos de manipulação e democráticos
em todas as nossas decisões.
Que
Deus nos abençoe e nos ajude, por que os desafios diante dos quais estamos hoje
não são pequenos e possuem implicações profundas para nosso bem estar, tanto
aqui quanto na eternidade.
OUTRAS MENSAGENS DO
LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS
SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS —
Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2
SERMÃO 002 —
INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2
SERMÃO 003 — A
TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5
SERMÃO 004 —
A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8
SERMÃO 005 —
A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11
SERMÃO 006 —
PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26
SERMÃO 007 —
O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4
SERMÃO 008 —
O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15
SERMÃO 009 —
A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21
SERMÃO 010 —
O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36
SERMÃO 011 — O
PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41
SERMÃO 012 — A
VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47
SERMÃO 013 —
A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002
SERMÃO 014 — A
CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10
SERMÃO 015 —
A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21
SERMÃO 016 — SALVAÇÃO
E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21
SERMÃO 017 — JESUS
CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26
SERMÃO 018 — INÍCIO
DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22
SERMÃO 019 — A
IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31
SERMÃO 020 —
A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37
SERMÃO 021 —
ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11
SERMÃO 022 — A
COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/atos-512-16-sermao-021-comunidade-dos.html
Que
Deus nos ajude a cumprir com nossas responsabilidades. Amém.
Alexandros
Meimaridis
PS.
Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde
já agradecemos a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário