O objetivo dessa série é
apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos
encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é
disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com
o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele
que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o
leitor encontrará os links para os estudos seguintes:
LIVRO DO APOCALIPSE — INTRODUÇÃO
Texto: Apocalipse 1:1—20
Introdução.
A.
O livro do Apocalipse é evitado por muitos cristãos, porque eles não conseguem
fazer sentido do mesmo.
B.
Para ajudar a todos que se encontram nessa situação, nós vamos desenvolver uma
pequena série de mensagens abordando os três primeiros capítulos do Livro do
Apocalipse.
C.
Vamos, portanto, começar o próprio nome do livro. A palavra grega usada é Ἀποκάλυψις —
Apocálipsis
— cujo significado é: ato de tornar descoberto ou exposto. Nesse sentido pode
tratar-se de uma REVELAÇÃO da verdade. Algo que estava escondido e que agora é
trazido à luz.
D.
O Livro do Apocalipse tem sido objeto das mais infamantes interpretações.
Muitos indivíduos que desejam apenas aparecer escrevem “comentários” sobre o
Apocalipse, sem nenhum conhecimento que os habilite para tal. Apenas inventam
interpretações e procuram vincular o que João escreveu com os acontecimentos do
dia de hoje, criando verdadeiros absurdos e interpretações passageiras que
precisam ser modificadas quando as condições correntes se modificam.
E.
O Livro do Apocalipse, temos que admitir, é um livro bem diferente dos outros
livros que temos nas Escrituras Sagradas. Ele é um livro que fala de:
1.
Anjos e demônios.
2.
Cordeiros, leões, cavalos, dragões e etc.
3.
Dois monstros terríveis surgem um vindo do mar e outro da própria terra e etc.
4.
Uma primeira leitura do Livro do Apocalipse parece nos conduzir para diversas
visões caóticas, fatídicas e misteriosas.
5.
Mas o próprio Livro nos diz que o mesmo é uma REVELAÇÃO vinda do próprio Deus
e, portanto, útil para seu povo de todas as eras se for entendido de forma
apropriada.
Apocalipse 1:1
Revelação de Jesus Cristo, que
Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem
acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu
servo João.
F.
O Livro do Apocalipse tem início com uma promessa: Apocalipse 1:3 — Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem
as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está
próximo.
G.
E termina com uma grave advertência:
Apocalipse 22:18—19
Eu, a todo aquele que ouve as
palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer
acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém
tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua
parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas
neste livro.
H.
Bem Vamos iniciar, conforme devemos, nossa
INTRODUÇÃO
AO LIVRO DO APOCALIPSE
I. Algumas Chaves Que Nos Ajudam
a Entender o Livro do Apocalipse.
A.
O Livro do Apocalipse é uma REVELAÇÃO como está claramente afirmado em seu
primeiro versículo. E é dessa forma que devemos nos aproximar do mesmo. Sendo
uma REVELAÇÃO divina então podemos ter certeza que há muito no texto do
Apocalipse para:
1.
Chamar-nos ao arrependimento e à renovação.
2.Muito
para humilhar-nos e envergonhar-nos.
3.
Muito para acautelar-nos contra a malícia de nosso inimigo.
4.
Muito para incentivar-nos à firmeza e perseverança na fé.
B.
O Livro do Apocalipse é uma revelação para a Igreja. Foi especificamente
dirigido para sete igrejas localizadas na Ásia Menor
Mapa
das sete cidades
mas
vale também para a Igreja do Senhor em todas as épocas, inclusive para a nossa.
João recebeu instruções precisas de que deveria colocar a REVELAÇÃO em forma
escrita e enviar uma cópia para cada uma das sete igreja mencionadas em
Apocalipse 1:11
Dizendo: O que vês escreve em
livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes,
Filadélfia e Laodiceia.
II. As Sete Cidades da Ásia Menor
A.
A cidades mencionadas por Jesus estão localizadas no mapa de uma forma tal que
ajudaria a pessoa responsável por entregar as cartas, a se dirigir a cada uma
das igrejas de uma forma racional, perfazendo um semicírculo, começando em
Éfeso e terminando em Laodiceia. Esse circuito foi chamado pelo arqueólogo Sir
William Ramsey de “a parte mais populosa, rica e influente da província romana
da Ásia”.
B.
Essas cartas, como mencionamos acima, têm nos dias de hoje a mesma importância
e valor que tinham quando foram originalmente escritas por João e enviadas para
as sete igrejas da Ásia Menor.
C.
Essas Igrejas — sete em número que indica a totalidade, a integralidade e a
perfeição — representam as igrejas locais de todas as épocas e de todas as
nações.
III. A Perseguição Sistemática do
Povo de Deus Tem Três Aspectos Principais
A.
A sociedade cristã representada por essas sete igrejas estava experimentando no
final do século I uma dura realidade de perseguição. O imperador Domiciano — Tito
Flávio Domiciano — que governou o império romano de 81—96 d.C. jurou exterminar
os cristãos. Isso era algo que havia sido iniciado 25 antes pelo imperador Nero
— Nero Cláudio César Augusto Germânico.
Imperador
Domiciano
Imperador
Nero
B.
As perseguições movidas pelo imperador Domiciano foram sistemáticas. Domiciano
era ávido por honras divinas e com isso sua perseguição se espalhou por toda a
província romana da Ásia.
Reprodução do Templo ao Imperador em Pérgamo no Museu de Berlim.
C.
Os cristãos que adoravam a Jesus como Senhor estavam sendo “convidados” a
adorar César como senhor. A recusa representava desde o ostracismo social e até
mesmo a morte. As perspectivas não eram tão boas para a igreja nascente
daqueles dias.
D.
Para agravar ainda mais a situação, as igrejas não tinham apenas a perseguição
com que se preocupar. Outros problemas tão perigosos quanto à perseguição
também existiam: o ensino de falsas doutrinas de todos os tipos. Falsos profetas andavam ao redor pelas igrejas espalhando
suas mentiras e atraindo os seguidores de Jesus para longe do Salvador. Além
disso, homens e mulheres imorais estavam contaminando a igreja e o alto
padrão de conduta estabelecido pelas Escrituras e pelos ensinamentos dos
apóstolos estava sendo rapidamente degradado.
III. As Táticas do Diabo
A.
Durante toda a história da raça humana as táticas do Diabo não sofreram
alterações: Perseguição, desvio do caminho da verdade e prática de pecados de
toda natureza, especialmente os vinculados com imoralidades sexuais.
B.
Nenhuma dessas táticas passavam despercebidas a João. Ele sabia a origem de
cada uma delas e nós também precisamos nos conscientizar que o Diabo, nosso
Adversário, continua ativo, apesar de ter sido derrotado pelo Senhor Jesus, mas
ele não está completamente liquidado:
1 Pedro 5:8
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo,
vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para
devorar.
C. De todas essas situações — perseguição, desvios doutrinários e
imoralidades sexuais — uma luta muito maior — espiritual — também estava sendo
travada entre Cristo e o anticristo, entre o Cordeiro de Deus e o Dragão
Assassino e entre a cidade Santa — a Igreja ou Jerusalém Celestial — e a “grande
cidade” Babilônia, representando o mundo.
D.
O ataque satânico contra a Igreja acontecia em várias frentes simultaneamente.
Ora o ataque era físico, vindo da parte do imperador e seus servidores. Outras vezes
era intelectual por meio de falsas doutrinas ou ensinamentos e outras vezes,
ainda, era moral, pela adoção de práticas de comportamento contrárias ás
escrituras. Essas três formas de ataque são representadas no Livro do
Apocalipse pela:
1.
A Besta que emerge do mar.
2.
A besta que surge da terra ou o falso profeta.
3.
E a Babilônia, a prostituta e mãe de todas as abominações que existem sobre a
terra.
E.
Em todas as épocas podemos notar essas três ações. As táticas do Diabo não
mudam porque elas funcionam bem com cada nova geração de cristãos que,
infelizmente, parece que não aprendem nada com o passado.
F.
Hoje temos igrejas que estão sofrendo perseguições físicas, prisões e até mesmo
o martírio. Na Síria, no Iraque, no Sudão, no Senegal e etc.
G.
Em outros lugares a Igreja está travando verdadeiras batalhas mentais com
falsas teologias. No Brasil, todo dia surge uma nova invencionice e temos que
conhecer bem as Escrituras para podermos combater essas mentiras.
H.
A o redor do mundo existe uma luta no campo moral. O mundo deseja que a igreja
abandone suas posições bíblicas e adote os mesmos comportamentos mundanos e
nojentos que todos desejam praticar.
Conclusão:
1.
Só podemos começar a entender o Apocalipse quando vemos o mesmo como uma
REVELAÇÃO de Deus para o Seu povo de todas as épocas.
2. O Apocalipse é então, uma mensagem para a
Igreja de todas as épocas.
3.
O Apocalipse é um chamado para todos nós para que:
a.
Suportemos com paciência as tribulações.
B.
Apeguemo-nos à Verdade com todas as nossas forças. Aqui não há lugar para corpo
mole.
C.
Resistamos às adulações do Diabo e obedeçamos aos mandamentos do Senhor.
OUTROS
ESTUDOS ACERCA DE APOCALIPSE CAPÍTULOS 1 A 3
OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE
IGREJAS
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 —
INTORDUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA
VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 —
UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA
CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006 — FINAL
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 —
UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES — PARTE 001
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
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