Esse material é parte de uma
série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens
cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você
poderá encontrar links para outras mensagens.
ATOS DOS APÓSTOLOS
Introdução.
A.
Não existem, no Antigo Testamento, muitas referências ao Espírito Santo.
Juntando todas as formas — Espírito, Espírito de Deus, Espírito do Senhor,
Espírito Santo (2 vezes apenas — percebemos que temos cerca de 80 referências à
terceira pessoa da Trindade.
B.
Uma das últimas menções encontra-se na profecia do profeta Joel, onde Deus
promete derramar, de forma abundante, seu Espírito sobre todas as pessoas —
Joel 2:28—32
28
E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos
filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens
terão visões;
29
até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.
30
Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça.
31
O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e
terrível Dia do SENHOR.
32
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque,
no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR
prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
C.
No Antigo Testamento, todavia, esse derramamento prometido nunca esteve
relacionado a algum tipo de batismo.
D.
Depois de Malaquias, o último profeta do Antigo Testamento, aconteceu um
silêncio profético de aproximadamente 400 anos. Esse silêncio foi quebrado pelo
aparecimento de João Batista pregando um batismo de arrependimento no deserto
da Judéia —
Lucas 3:3
Ele percorreu toda a
circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de
pecados.
E.
João reconhecia que seu batismo, com água, não era para ser comparado com o
batismo que seria administrado por outro, que viria depois dele. Esse, dizia
João, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo —
Lucas 3:15—16
15 Estando o povo na expectativa,
e discorrendo todos no seu íntimo a respeito de João, se não seria ele,
porventura, o próprio Cristo,
16 disse João a todos: Eu, na
verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual
não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o
Espírito Santo e com fogo.
F.
Foi Jesus quem apresentou a verdade completa acerca do Espírito Santo,
ensinando que o mesmo viria para substituí-lo —
João 14:16—18
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos
dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
17 o Espírito da verdade, que o
mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis,
porque ele habita convosco e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos,
voltarei para vós outros.
João 16:12—15
12 Tenho ainda muito que vos
dizer, mas vós não o podeis suportar agora;
13 quando vier, porém, o Espírito
da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo,
mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
14 Ele me glorificará, porque há
de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu;
por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
G.
Mas, como acabamos de ver, o Espírito Santo só viria depois que Jesus
retornasse para o Pai.
H.
Jesus prometeu enviar o Espírito Santo sobre seus discípulos e, por esse
motivo, era necessário que os mesmos esperassem em Jerusalém o cumprimento da
promessa —
Lucas 24:49
Eis que envio sobre vós a
promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais
revestidos de poder.
Atos 1:5
Porque João, na verdade, batizou
com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois
destes dias.
I.
Como um ato simbólico de que sua promessa seria cumprida, Jesus soprou sobre os
discípulos o Espírito Santo —
João 20:22
E, havendo dito isto, soprou
sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
A
graça soberana de Deus, escolheu, para cumprir a promessa...
O
DIA DO PENTECOSTES
I. O Dia do Pentecostes
A
palavra grega πεντηκοστῆς —
pentekostês
— pentecostes, que dizer, literalmente: quinquagésimo dia.
B.
Esse dia marcava a segunda da três grandes festas anuais judaicas – Páscoa, Das
Semanas ou Pentecostes e Tabernáculos —
Deuteronômio 16:16
Três vezes no ano, todo varão
entre ti aparecerá perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher, na Festa
dos Pães Asmos, e na Festa das Semanas, e na Festa dos Tabernáculos; porém não
aparecerá de mãos vazias perante o SENHOR.
C.
A mesma era celebrada no primeiro dia, depois de terem se completado 7 semanas
da celebração da Páscoa. Como coincidia com a época do final da colheita dos
grãos era chamada de Festa da Sega — ver Êxodo 23:16. Tinhas dois significados:
1.
Da perspectiva da agricultura, a mesma marcava a colheita das plantações de
grãos, colheita essa que se iniciava após a celebração da páscoa. Essa colheita
durava 7 semanas. No quinquagésimo dia era celebrada uma festa de gratidão pela
colheita, também chamada de Festa das Semanas, por causa da 7 semanas
envolvidas na colheita.
2.
Mas a festa tinha também um significado histórico. Perto do final do período de
400 anos de silêncio que mencionamos acima, muitos judeus começaram a acreditar
que a data também marcava o dia em que Deus concedeu as tábuas da Lei a Moisés.
Segundo essas pessoas, isso teria acontecido, exatamente, cinquenta dias depois
do Êxodo.
3.
Alguns intérpretes cristãos chegam a ver nas manifestações sobrenaturais de
Atos 2:1—4 algumas semelhanças com as ocorridas no Sinai, conforme
Hebreus 12:18—19
18 Ora, não tendes chegado ao
fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,
19 e ao clangor da trombeta, e ao
som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse
mais,
II. Os Fenômenos Sobrenaturais
Notados
O
Texto de Atos 2:2—4 menciona três fenômenos distintos. São todos “como”
algo que conhecemos, mas na realidade eram manifestações sobrenaturais tanto na
origem quanto no caráter.
A.
O Som COMO de vento
Note
que em nenhum momento o texto diz que algum tipo de vento soprou. Estamos
diante de um som que se parecia como
o som de um vento impetuoso.
B.
As Línguas — Primeira Parte.
Note
que em nenhum momento o texto diz que as línguas eram de fogo. Diz apenas que
pareciam como
línguas de fogo
C.
As Línguas — Segunda Parte.
As
línguas faladas eram verdadeiras línguas humanas, mas mesmo assim são
apresentadas como
sendo “outras”.
III. Entendendo o Que Aconteceu
Dentro do Contexto Maior
A.
A promessa de João Batista — Ele vos batizará com o Espírito Santo e com Fogo —
parece estar se cumprindo com uma precisão que vai muito além do esperado. De
fato, o que está narrado nesses versos, confirma o que Jesus prometeu em
Atos 1:8
Mas recebereis poder, ao descer
sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como
em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
B.
O som como de um vento impetuoso é excelente emblema do Espírito Santo que
viria revesti-los de poder para poderem cumprir a missão conforme proposta em
Atos 1:8 – RECEBEREIS PODER.
C.
As línguas, como de fogo, nos fazem lembrar da brasa que foi retirada do altar
e com a qual o anjo tocou os lábios do profeta Isaías, simbolizando sua
purificação e capacitação para falar a palavra de Deus ao povo de Israel —
Isaías 6:6—7
6
Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva,
que tirara do altar com uma tenaz;
7
com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus
lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.
Assim
também os discípulos estavam sendo purificados e capacitados para servirem,
como Isaías, de testemunhas a favor da verdade — ver Atos 1:8 – SEREIS MINHAS
TESTEMUNHAS
D.
Ato contínuo nós temos a manifestação dessas outras línguas, que comprovam a
universalidade tanto da mensagem, como do reino de Deus, conforme Atos 1:8 –
ATÉ OS CONFINS DA TERRA.
Conclusão:
A.
Sem a vinda do Espírito Santo, a vida cristã e o discipulado cristão seriam
impraticáveis e até mesmo impossíveis.
B.
Como poderíamos...
1.
Ter vida verdadeira sem a presença do único doador da vida? —
2 Pedro 1:2—3
2 Graça e paz vos sejam
multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.
3 Visto como, pelo seu divino
poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade,
pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e
virtude,
2.
Ter entendimento sem a presença do Espírito da verdade que veio para nos
conduzir a toda verdade?
3.
Ter comunhão verdadeira sem a presença do Espírito Santo que cria a unidade
entre nós? Nós não temos que criar a unidade, temos que nos esforçar por
preservá-la —
Efésios 4:3
Mas a impudicícia e toda sorte de
impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos.
4.
Demonstrar um caráter semelhante ao de Jesus Cristo sem a manifestação do fruto
do Espírito Santo? —
Gálatas 5:22—23
22 Mas o fruto do Espírito é:
amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
23 mansidão, domínio próprio.
Contra estas coisas não há lei.
5.
Testemunhar de forma efetiva sem o poder do Espírito Santo? — ver Atos 1:8.
C.
Sem o Espírito Santo a igreja é como um defunto. O corpo está ali, mas não
existe nada de vida.
D.
Aquele que veio ao mundo assumindo nossa humanidade, que viveu uma vida de
perfeita santidade, que morreu por causa dos nossos pecados e que ressuscitou e
ascendeu ao céu, sim, esse mesmo Jesus enviou, no dia do Pentecostes, o seu
Espírito Santo.
E.
O dia do Pentecostes marca então, o ato final do ministério salvador de Jesus
representando pelo cumprimento da promessa de enviar o Espírito Santo, o outro
Consolador. A nossa salvação está completada. Ela ainda não está realizada, mas
é tudo uma questão de tempo apenas, para que assim seja. Mas ela está completa
e perfeitamente acabada.
F.
O acontecimento registrado no dia do Pentecostes marca o início desse novo
momento na vida do povo de Deus. Marca o momento da presença permanente do
Espírito Santo no meio e dentro do povo de Deus daquele dia em diante e até
nossa redenção final.
Que
o Deus compassivo e Todo Poderoso nos ajude a compreender a grandeza do que
aconteceu naquele dia de Pentecostes. E que, como aqueles primeiros irmãos,
possamos nós também ser cheios do Espírito Santo.
OUTRAS MENSAGENS DO
LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS
SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS —
Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2
SERMÃO 002 —
INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2
SERMÃO 003 — A
TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5
SERMÃO 004 —
A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8
SERMÃO 005 —
A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11
SERMÃO 006 —
PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26
SERMÃO 007 —
O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4
SERMÃO 008 —
O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15
SERMÃO 009 —
A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21
SERMÃO 010 —
O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36
SERMÃO 011 — O
PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41
SERMÃO 012 — A
VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47
SERMÃO 013 —
A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002
SERMÃO 014 — A
CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10
SERMÃO 015 —
A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21
SERMÃO 016 — SALVAÇÃO
E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21
SERMÃO 017 — JESUS
CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26
SERMÃO 018 — INÍCIO
DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22
SERMÃO 019 — A
IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31
SERMÃO 020 —
A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37
SERMÃO 021 —
ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11
SERMÃO 022 — A
COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/atos-512-16-sermao-021-comunidade-dos.html
Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
PS.
Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook
através do seguinte link:
Desde
já agradecemos a todos.
Olá irmão Alex, como estás?
ResponderExcluirQuero fazer uma pergunta:
Sabemos que a Salvação é pela "graça mediante a fé" (Ef 2.8).
Cremos também que a Salvação assim é, quer no Novo Pacto quer no Antigo Pacto. E como o senhor bem destacou no sermão acima é o ESPÍRITO SANTO quem gera a vida, ou seja, a capacidade para crer e assim ser salvo.
Porém, se essa vivificação é obra do ESPÍRITO SANTO, e todo aquele que foi vivificado consequentemente foi "batizado no ESPÍRITO" (Mt 3.11, 12) - entendendo que o batismo o qual João Batista se refere aqui, com o "ESPÍRITO", se refere a Salvação e outro, "com fogo" se refere a Perdição - não seria lógico deduzir que os crentes do Antigo Pacto tinham o ESPÍRITO SANTO, ou eram Sua habitação?
Assim sendo como fica esse texto do evangelho de João, qual segue:
"Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado." ?
Espero que eu tenha sido claro na minha dúvida, e fico no aguardo da resposta.
Abrs fraternos em CRISTO
Sergio Junior
Olá Sérgio,
ExcluirGraça e paz.
Obrigado por me escrever.
Antes de tentar responder à tua pergunta é necessário enfatizar uma verdade que considero da maior importância: sempre que lemos as Escrituras Sagradas, devemos prestar o máximo de atenção aos vários fatores envolvidos no que estamos lendo — como, por exemplo: o momento na linha do tempo das próprias Escrituras, a história, a geografia, a sintaxe, a gramática, a sociologia e etc.
Quero dizer que teu primeiro parágrafo está correto, mas no segundo parágrafo é necessário notar que apesar do Espírito Santo ser sempre aquele que vivifica, muitos foram vivificados, ou seja, nasceram de novo, mas não experimentaram o Batismo com o Espírito Santo. Digo isso porque o batismo com o Espírito Santo é um evento único — é um ato de Deus na história como assim também foi o nascimento de Cristo, Sua vida e obra, Sua morte e ressurreição e sua ascensão. O batismo com o Espírito Santo só aconteceu, uma única vez, no dia do Pentecostes e depois que Cristo já estava
glorificado junto ao pai, nos mais altos lugares celestiais.
Todavia os discípulos, João Batista e outros personagens do Antigo Testamento experimentaram esse novo nascimento, mas sem terem sido batizados com o Espírito Santo. Mas naquele grandioso dia de Pentecostes toda a Igreja do Senhor, tanto da Antiga quanto da Nova Aliança foi
incorporada em um único corpo, e todos os ímpios de todos os tempos
também foram definitivamente condenados.
Quanto ao versículo de João, as coisas são relativamente simples de explicar, desde que não se queira complicar:
O texto diz: João 7:39 — Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
Se desejarmos entender esse versículo de acordo com o vocabulário usado — Jesus não havia sido ainda glorificado — vamos perceber que o mesmo está se referindo, especificamente, ao Batismo com o Espírito Santo, algo que só poderia depois das ascensão e da glorificação de Cristo.
O resto, creio, fica autoevidente pela leitura dos versos abaixo e seus respectivos contextos imediatos — centrados na palavra “aperfeiçoados —
João 17:23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
Colossenses 2:10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.
Hebreus 11:40 por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.
Hebreus 12:23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,
Abraço fraterno,
Irmão Alex