O artigo abaixo foi publicado
pelo site do Instituto Unisinos:
Fonte: http://goo.gl/ZkPvKb
A reportagem é do sacerdote John
Buckthese, publicada por Religión Digital, 11-10-2014. A tradução é do Cepat.
Os
dalits católicos ROMANOS levantam a voz e criam uma igreja dentro da Igreja
Ontem, na capital da Índia, os
católicos dalits inauguraram uma igreja dentro da Igreja católica. Os líderes
leigos tomaram a iniciativa e colocaram em funcionamento a ‘Bharatiya Dalit
Igreja’ na Índia. Uma iniciativa que conta com o apoio da maioria dos
sacerdotes e religiosos. Os católicos da casta dos intocáveis, que representam
70% da Igreja católica na Índia, querem que sejam considerados e que se
respeite sua voz no seio eclesial.
“Para pregar a Boa Nova aos
Dalits” (Lc 4,18)
‘Bharatiya Dalit Igreja’ (BDC)
(Bharatiya significa Índia, a palavra ‘Dalit’ se refere à comunidade
marginalizada). A Igreja nova, iniciada pelos católicos Dalits na Índia, está
comprometida em pregar a ‘Boa Notícia’ de Jesus Cristo aos dalits, a casta
hindu que é discriminada e marginalizada socialmente e economicamente.
Visão da igreja Dalit
Evangelização aos Dalits, os
chamados intocáveis, rejeitados constantemente, perseguidos, envergonhados e
conduzidos à margem da sociedade. A pregação do Evangelho de Cristo significa
restaurar a dignidade e a identidade dos dalits à imagem e semelhança de Deus
(Gênesis, 1, 27).
Jesus histórico viveu como
qualquer homem, sofreu como um dalit, porque Jesus foi rejeitado pela
sociedade, ridicularizado pelas autoridades, desprezado pelos líderes
religiosos e torturado até a morte. Jesus sofreu como a comunidade dalit está
sofrendo na sociedade, ao longo da história e agora, especialmente dentro da
Igreja católica na Índia.
‘O sofrimento’ é considerado como
uma norma, característica e uma lei não escrita para os dalits na Índia e isso
nós também vemos na vida de Jesus até a morte, e continua ainda, passados 2000
anos. Jesus sofre a cada dia conosco (dalits) e sua promessa de estar conosco
até o fim dos tempos é a garantia de sua participação contínua com o sofrimento
dos dalits, que se pode chamar ‘dalitness’, que significa característica dos
dalits’.
Jesus em seu ministério público
se identificou com os ‘dalits’ de seu tempo e de sua sociedade e se solidarizou
com os samaritanos e gentios. Ele sentou e comeu junto com os gentios,
pecadores e publicanos. (Mc 2, 15-16). Sua relação e a atitude para com os
povos marginalizados, com os samaritanos, mulheres, com os pobres, cegos e
coxos não era uma atitude do povo da Judeia. O próprio Jesus atualmente
continua se identificando com os dalits que estão sofrendo por razões sociais,
econômicas e também pela religião católica onde estão marginalizados sem
respeito e dignidade.
A Esperança dos Dalits
A ressurreição de Jesus Cristo é
o grande sinal de esperança para os dalits, que de fato poderia realizar seu
sonho de liberdade e a justiça no futuro. Jesus Cristo está conosco, animando e
fortalecendo-nos para continuar sua luta contra a injustiça e a opressão.
Levantando-se de entre os mortos, Jesus demonstrou que a morte não é a última
palavra; então, os males e as injustiças não podem e não terão a vitória final.
Isto nos dá a esperança de que a luta dos dalits contra a injustiça e a
opressão não é uma batalha perdida. Surgirá um dia e os dalits poderão ascender
com Jesus para uma existência mais humana, mais livre e mais digna.
O Sonho dos Dalits
Nosso sonho é criar uma sociedade
prevista pelo Dr. R. R. Ambedkar, onde todos são iguais, ‘o reino de Deus’
assim como Jesus pregou. Aqui, homens e mulheres de boa vontade, sem nenhuma
discriminação de casta, cor e raça trabalharão juntos como uma só família para
realizar o sonho.
Recursos dos Dalits
Recuperar a identidade perdida,
restaurar a rica história e cultura dos dalits na Índia pelo caminho da ética,
da moral e dos valores cristãos.
OUTRO ARTIGO ACERCA DO DALITS DA
ÍNDIA
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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