Essa é uma
série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como
apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar
links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a
Religião, a Sociedade e a Cultura.
Jesus
Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.
Lição 035 –
OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 009.
II. O
Prólogo do Evangelho de João – João 1:1—18 — Continuação
C.
Exposição de João 1:1—18 — Continuação.
2. João 1:2 - Ele
estava no princípio com Deus.
A. Como
uma espécie de reafirmação da divindade do Senhor Jesus, a apóstolo João nos
oferece o verso 2. Neste verso temos numa frase apenas, a repetição de todo o
conteúdo de João 1:1. Precisamos nos lembrar que a expressão “princípio”
aqui, como no verso 1, não está fazendo referência ao momento quando as coisas
e os seres começaram a ser criados. Mas, pelo contrário, ela faz referência à
eternidade que existia antes da criação. E João, de forma mais
simples possível, nos diz que o verbo já estava lá com Deus. Ele não veio a
estar com Deus, como se houvesse sido criado, mas já estava com Deus na
eternidade. Essa verdade é afirmada pelo Senhor Jesus em —
João 17:5
E, agora, glorifica-me,
ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse
mundo.
Este
autor não entende o exercício insano de todos aqueles que querem negar o fato
de que o Senhor Jesus Cristo é Deus.
B. As
implicações teológicas da afirmação Joanina no verso 2 são como seguem:
1. Com
respeito à essência e substância: O Verbo era Deus, mas ao mesmo tempo uma
pessoa distinta em substância porque o Verbo estava com Deus. Mas como o Verbo
era também o próprio Deus, então possuía a mesma substância. Não pretendemos,
realmente, entender estas coisas, porque achamos que seria muita pretensão
tentar “entender” Deus —
Hebreus 1:3
Ele, que é o resplendor
da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela
palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados,
assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.
2. Com
respeito à felicidade ou gozo: Pai e Verbo são idênticos no gozo ou alegria que
desfrutavam antes da criação – ver João 17:5 acima.
3. Com
respeito ao “conselho” ou “desígnio”: o apóstolo Paulo nos diz que a salvação
era um mistério que estava oculto em Deus antes da criação dos mundos —
Efésios 3:9
E manifestar qual seja
a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as
coisas.
No
tempo determinado por Deus, o Verbo em forma de Jesus veio para nos conduzir a
Deus —
1 Pedro 3:18
Pois também Cristo
morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos
a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito.
de
tal forma que o Pai e Verbo mantêm plena afinidade nesta questão —
Zacarias 6:12—13
12 E dize-lhe: Assim
diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do
seu lugar e edificará o templo do SENHOR.
13 Ele mesmo edificará
o templo do SENHOR e será revestido de glória; assentar-se-á no seu trono, e
dominará, e será sacerdote no seu trono; e reinará perfeita união entre ambos
os ofícios.
Mateus 11:27
Tudo me foi entregue
por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai,
senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
O
motivo principal porque a Bíblia nos ensina que o Messias — Jesus vinha da
parte de Deus é exatamente porque “Ele estava no princípio com Deus”.
C. Mas
João 1:2 cumpre outro propósito. Ele serve de transição na discussão entre o
ser pessoal representado pelo Verbo e Sua manifestação na obra da criação. Para
João, inspirado pelo Espírito Santo, as coisas são bem naturais e lógicas: Se
esse mesmo Verbo e não outro, era Deus mesmo, e se esse Verbo estava em plena
comunhão com Deus no princípio, então nada mais evidente do que a conclusão que
segue de que “todas as coisas foram feitas por Ele” — ver João 1:3. De
forma sutil o evangelista atribui ao Verbo a vontade, a sabedoria, o
conhecimento e a força necessárias para implementar a criação. Como criador
fica evidenciado seu estreito relacionamento com as coisas e os seres criados,
especialmente os seres humanos. É a criação que faculta a encarnação e trabalho redentor do Verbo na
forma de Jesus. A relação entre criação e redenção muitas vezes
não é enfatizada o suficiente no nosso meio, mas está implícita em versos tais
como —
Isaías 46:4
Até à vossa velhice, eu
serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito;
levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei.
A
redenção só é possível por causa da criação. O homem foi criado à imagem e
semelhança de Deus e está destinado a ter esta imagem plenamente restaurada
mediante a obra redentora do Verbo em forma de Jesus.
CONTINUA...
Outros estudos acerca da vida de Jesus podem ser encontrados nos links abaixo:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo
002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001
003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.
004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —
005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.
006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.
007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.
008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.
009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.
010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.
011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.
012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.
013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.
014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.
015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12
016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13
017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A
017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B
017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C
017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D
018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A
018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B
019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A
019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B
020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17
021 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 18
022 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 19
023 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 20
024 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 21
025 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 22
026 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 23
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26 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 019 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS
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27 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 020 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 002
Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
PS.
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já agradecemos a todos.
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