Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo.
O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas
No princípio, Deus criou os céus ea terra
Eretz ha ve-et Hashamaim et Elohim Bará Bereshit
Terra a e céus os Deus criou princípio No
Gênesis
1:1
D. Gênesis 6:11—12.
A terra estava
corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que
estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na
terra.
A
Terra estava corrompida à vista de Deus e isto quer dizer que os habitantes da
terra eram completamente corruptos em suas vidas e nas coisas que praticavam.
Os versículos acima são categóricos ao afirmar que todo ser vivente havia
corrompido o seu caminho na terra. A corrupção existia tanto em princípio
quanto na prática. Era tanto interna — era continuamente mau todo desígnio do
seu coração — quanto externa — cheia de violência. Certamente muitas coisas
abomináveis — coisas que Deus detesta — estavam sendo praticadas naqueles dias.
Idolatria praticada com falsos deuses é uma possibilidade ao passo que
idolatria praticada em cultos de personalidades dos gigantes e dos valentes é
uma certeza. Além da idolatria, certamente havia muita promiscuidade sexual — vendo
os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si
mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. Todas estas coisas estavam
sendo praticadas aberta e impunemente e ninguém demonstrava nenhum tipo de
temor a Deus. Também não havia nenhuma preocupação acerca da ira de Deus e de
como Ele poderia reagir àquele estado de coisas.
Além
disso, a terra estava cheia de violência. A competição pela soberania entre os
gigantes e os valentes devia ser algo muito notório e muito violento. A violência
e opressão que deviam existir naqueles dias, certamente culminavam em
atrocidades inomináveis. Tirania e juízo opressor são apenas a consequência
lógica de um sistema onde a violência e a falta de lei imperam. A raça humana,
que existiu antes do dilúvio, era completamente insolente e viciada na prática
do mal. Não é à toa que toda esta condição pesou bastante diante dos olhos do
criador.
E. Gênesis 6:6.
Então, se arrependeu o
SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.
A
expressão hebraica נָּחָם — nacham —
arrepender-se, possui inúmeros significados entre os quais podemos destacar:
1) Estar
arrependido, consolar-se, arrepender, sentir remorso, confortar, ser confortado.
1a) No
Nifal – Passivo Simples
1a1)
Estar sentido, ter pena, ter compaixão.
1a2)
Estar sentido, lamentar, sofrer pesar, arrepender.
1a3)
Confortar-se, ser confortado.
1a4)
Confortar-se, aliviar-se.
1b) No
Piel – Ativo Intenso: confortar, consolar.
1c)
No Pual – Passivo Intenso: ser confortado, ser consolado.
1d) No
Hitpael – Reflexivo.
1d1)
Estar sentido, ter compaixão.
1d2)
Lamentar, arrepender-se de.
1d3)
Confortar-se, ser confortado.
1d4)
Aliviar-se.
É
realmente uma grande bobagem querermos ver nesta frase, “se arrependeu o SENHOR”,
qualquer possibilidade de que Deus sofre qualquer tipo de flutuação em seus
propósitos, pois existem versículos que afirmam, de maneira inequívoca,
exatamente o contrário:
Números 23:19
Deus não é homem, para
que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele
prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?
1 Samuel 15:29
Também a Glória de
Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se
arrependa.
A
expressão “arrependeu-se” não pode ser entendida em separado e de forma
isolada. Ela precisa necessariamente ser entendida dentro do contexto e dentro
das possibilidades de significado da expressão em hebraico e, à luz de todas as
outras verdades que encontramos nas Escrituras. Além disso, temos que sempre
ter a humildade de reconhecer que, da mesma maneira que Deus não é homem, nós,
os seres humanos, não somos deus nem nenhum tipo de divindade. Não somos sequer
semi-deuses. Assim temos sempre que conviver com a realidade, quer gostemos
dela quer não, de que possuímos mentes finitas e que nossa capacidade de
observação é extremamente limitada para conceber idéias e pensamentos como são
concebidos ou pensados por Deus mesmo. O fato que Deus desejou nos revelar esses
detalhes não implica, que nós iremos ter a capacidade de compreendê-los ou de
trabalharmos com eles com nossas próprias mentes finitas. Deus é Espírito e
como tal, experimenta simultaneamente, absoluta liberdade e absoluta
imutabilidade. Como estas duas coisas funcionam no Ser de Deus, este autor não
tem a mínima idéia e nem se atreve a especular.
Conforme
mencionamos acima, o ato de arrepender-se, por parte de Deus, como descrito em
Gênesis 6:6 está em íntima relação com o fato de que toda a iniquidade
praticada pelos homens, עַצֵּב — `atseb —
pesou, no coração de Deus. Literalmente, esta expressão, עַצֵּב — `atseb — pesou, quer dizer que o todo da situação em que
o ser humano se encontrava estava causando “dor no coração de Deus”. Ora, Deus
é Espírito, e como tal não possui nem olhos nem coração. Estas são palavras que
são usadas para nos ajudar a entender a passagem e não fazem referência direta
àquilo que Deus é ou possui. O “arrependimento” mencionado está ligado ao que
Deus “viu” e, como o que ele viu lhe pesou ou causou dor no “coração”. Se
entendermos esta realidade já podemos dispensar o conceito errôneo de que Deus
pode sofrer flutuações ou variações em seu caráter ou natureza. O
“arrependimento de Deus” em Gênesis 6 é apenas um antropomorfismo para
expressar a dor experimentada pelo amor divino diante da pecaminosidade humana.
João Calvino disse, comentando esse versículo, que: “Deus é tão agredido pelos
pecados dos homens que é como se Ele tivesse Seu coração transpassado por
profunda angústia”.
A
tudo isso, junte-se o fato de que a expressão “arrependeu-se” nesse versículo,
encontra-se, em hebraico, na forma denominada Nifal que é usada para fazer o
passivo simples. Desta maneira, o significado de נָּחָם — nacham — arrepender-se, fica, neste contexto, restrito às
seguintes possibilidades:
1) Sofrer
dor emocional, como parece ser o caso aqui em Gênesis 6:6.
2)
Ser confortado, como em Gênesis 37:35.
3)
Executar ira, como em Isaías 1:24.
4)
Retirar o castigo, como em Jeremias 18:7 – 8.
5)
Retirar a bênção, como em Jeremias 18: 9—10.
6)
Arrepender-se de uma vida pecaminosa, como em Jeremias 8:5—6.
A
linguagem usada neste versículo, especificamente, o verbo עַצֵּב — `atseb — pesou ou causou dor, no coração de Deus, é
reminiscente daquela que encontramos em
Gênesis 3:16—17
16 E à mulher disse:
Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás
à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.
17 E a Adão disse:
Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara
não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o
sustento durante os dias de tua vida.
Naquela
ocasião, ainda dentro do Jardim do Éden, o sofrimento, por causa do pecado, foi
imposto primeiramente a Eva e em seguida a Adão. Aqui é Deus mesmo quem sente a
profunda dor causada pelo pecado dos homens. Certamente a dor experimentada por
Deus é grandemente aumentada pelo fato de que Ele precisa trazer juízo sobre a
situação abismal que tinha diante de seus olhos. Deus precisava e iria mudar,
de forma drástica, a maneira de lidar com os seres humanos, que Ele mesmo havia
criado e que agora estavam Lhe causando tamanha dor! A única coisa que pode
justificar o autor bíblico usar este tipo de linguagem para se referir a Deus é
que todos aqueles pecados que estavam sendo cometidos eram completamente
voluntários; eram pecados que poderiam ser evitados e que entristeciam Seu
Espírito Santo. Assim, o Deus Santo, mas também Misericordioso, se vê diante de
uma situação que pode ser bem caracterizada como tendo Lhe causado profunda dor
no coração. Quão terrível deve ter sido a maldade e quão provocadoras devem ter
sido as transgressões que levaram o mais compassivo Deus, a agir em defesa da
Sua glória. Mas note que, tal ação e decisão de agir não vieram de maneira
simples e sem sentimentos. Pelo contrário, a situação enfrentada e a decisão
tomada eram ambas extremamente dolorosas a Deus.
Não
é difícil percebermos porque a decisão era tão “pesada” para Deus. Sua decisão,
para resolver tamanha perversa situação, implicava na completa destruição de
todos os seres viventes, fossem humanos ou animais —
Gênesis 6:7
Disse o SENHOR: Farei
desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis
e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Mas
no meio daquela situação, havia um personagem solitário que insistia em andar
com Deus. Seu nome era Noé e é dele que vamos nos ocupar no próximo estudo.
OUTROS ARTIGOS ACERCA DO LIVRO DE GÊNESIS
001 — Introdução e Esboço
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004 — Introdução ao Gênesis — Parte 4 — A Preparação para a Vida Na Terra
005 — Introdução ao Gênesis — Parte 5 — A Criação da Vida
006 — Introdução ao Gênesis — Parte 6 — O DEUS CRIADOR
007 — Introdução ao Gênesis — Parte 7 — OS NOMES DO DEUS CRIADOR, OS CÉUS E A TERRA
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009 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 8A – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 2
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012 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 11 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quinto Dia
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015 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A
016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B
017 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A
018 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 17 — GÊNESIS 3B
019 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 18 — GÊNESIS 3C
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022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21
023 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22
024 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23
025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24
026 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Conclusão Acerca de Caim — Parte 25
027 — Estudo de Gênesis — Gênesis 5 — Sete e outros Patriarcas Antediluvianos — Parte 26
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http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/genesis-estudo-045-tabua-das-nacoes.html
Que Deus abençoe a todos.
alexandros Meimaridis
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