Visitantes da versão moderna da arca de Noé na Holanda
Este estudo é parte de uma Análise do Livro do
Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança
que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada
estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo.
O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas
No princípio, Deus criou os céus ea terra
Eretz ha ve-et Hashamaim et Elohim Bará Bereshit
Terra a e céus os Deus criou
princípio No
Gênesis
1:1
IX. A História de Noé.
A. A
Bíblia nos diz que “Noé achou graça diante do SENHOR — Gênesis 6:8”.
Isto quer dizer que Noé e sua família eram as únicas exceções diante de toda
aquela calamitosa situação. E por esse motivo, Noé acabou por encontrar “favor
ou aceitação” diante de Deus. É muito importante notarmos como Noé é
caracterizado no texto de Gênesis 6:9. Esse versículo nos diz que Noé:
B. Noé
era אִישׁ צַדִּיק — ish tsaddik —
homem justo — Essa expressão é muito rica e indica que Noé era um homem justo e
correto. Tal correção e justiça podiam ser vistas na prática da administração
do interesse público, na defesa da causa de qualquer pessoa e na conduta e no
caráter de forma geral.
C. Noé
era também תָּמִים – tamiim –
íntegro ou alguém que andava de forma consistente com a verdade e os fatos. Noé
era um homem correto em meio a toda uma geração de pessoas de mente e práticas
distorcidas. Noé tinha por princípio nunca se distanciar da verdade.
D. O
resumo deste tipo de vida de correção e integridade é descrito como: אֱלֹהִים הִתְהַלֶּךְ־נֹחַ – Elohim hitehalleke Noah — Noé andava com Deus. Noé não era apenas justo em sua conduta. Ele era
também um homem santo que mantinha comunhão constante com Deus. Esse andar com
Deus praticado por Noé é do mesmo tipo daquele que encontramos referente à
Enoque – ver Gênesis 5:22.
Quando
Noé tinha pelo menos 500 anos ele gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé — ver
Gênesis 5:32 e 6:10.
1. Deus Anuncia a
Destruição dos Seres Humanos.
Gênesis 6:13
12 Viu Deus
a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido
o seu caminho na terra.
13 Então,
disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da
violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra.
A maior prova de que Noé andava com Deus e que havia encontrado favor e
aceitação diante de dEle, nos vem do fato de que Deus falou com Noé
diretamente. Esta é uma prática reconhecida como uma verdadeira norma no Antigo
Testamento —
Amós 3:7
Certamente,
o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos
seus servos, os profetas.
Note que Deus diz a Noé tanto o que Ele havia observado — a terra está
cheia da violência dos homens — quanto o que Ele havia decidido fazer — eis que
os farei perecer juntamente com a terra. Deus estava disposto a dar cabo de
todas as criaturas que viviam sobre a terra. Somente os seres aquáticos seriam
poupados. Note que a terra estava cheia da violência dos homens. Essa violência
era caracterizada por “dano, crueldade e injustiça”. A terra ou porção seca,
que havia sido chamada à existência do meio das águas que cobriam toda a
superfície do planeta, e que havia permitido a criação e o estabelecimento do
homem e de todas as outras criaturas terrestres, estava agora irremediavelmente
condenada a ser novamente submergida para causar a destruição dos homens que
afrontavam o Deus Eterno —
2 Pedro 3:5—6
5 Porque,
deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a
qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus,
6 pela qual
veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água.
Nossas palavras em Gênesis 6:12—13 “corrupção” — v. 12 — e “perecer” —
v. 13 — são traduções de uma e mesma expressão hebraica: שָׁחָת – shahat. Isto indica que a corrupção é sinônima de
perecimento. Diante disso, o Deus Eterno, resolve levar a corrupção humana às
últimas consequências.
2. Deus Manda Noé
Construir a Arca e Promete Fazer uma Aliança com ele – Gênesis – 6:14—22.
Antes de qualquer coisa, eu
preciso começar dizendo que, em muitos assuntos a narrativa bíblica é sucinta e
discreta, bem distinta de outras narrativas que alguns pretendem fazer competir
com a aquela que encontramos nas Escrituras. Por esse motivo, não iremos
especular de forma absurda, mas, quando necessário, faremos sim algum tipo de
especulação que seja razoável. Por outro lado também queremos deixar claro que
existem muitas afirmações dogmáticas, feitas por pessoas que não conhecem e pior,
que não entendem a narrativa bíblica. Entre essas afirmações as mais comuns
são: 1) A arca é apenas uma lenda; 2) Os animais não caberiam dentro da arca.
Bem, nós pretendemos mostrar que, na maioria desses casos, quem faz tal tipo de
afirmação não conhece o suficiente nem da Bíblia nem de zoologia. Mas nosso
propósito é ajudar a todos e esperamos que esse material possa contribuir para
um debate, sempre mais amplo, especialmente também entre os próprios
evangélicos que, muitas vezes, demonstram desconhecer, de forma absoluta, toda
essa questão.
a. A Arca de Noé — Detalhes Técnicos contidos na
Bíblia Gênesis 6:14—22
14 Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás
compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora.
15 Deste modo a farás: de trezentos côvados será o
comprimento; de cinquenta, a largura; e a altura, de trinta.
16 Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de
altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em
baixo, um segundo e um terceiro.
17 Porque estou para derramar águas em dilúvio
sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos
céus; tudo o que há na terra perecerá.
18 Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança;
entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos.
19 De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada
espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos
contigo.
20 Das aves segundo as suas espécies, do gado
segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies,
dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida.
21 Leva contigo de tudo o que se come, ajunta-o
contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles.
22 Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe
ordenara.
b. A
arca foi uma embarcação construída sob a orientação de Deus, e que foi
destinada a salvar Noé e sua família da destruição que iria se abater sobre a
raça humana, por meio das águas do dilúvio. As mesmas águas que iriam dar um
fim à toda aquela situação, de absoluta corrupção em que se encontravam os
seres humanos naqueles dias, seriam o meio pelo qual, mediante a arca, Noé e os
seus seriam salvos —
1 Pedro 3:20
Os quais, noutro tempo,
foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé,
enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram
salvos, através da água.
c. O
que representava a perdição de uns, representava a salvação para outros. A arca
nos revela tanto a misericórdia — bondade — quanto o julgamento — a severidade
— de Deus —
Romanos 11:22
Considerai, pois, a
bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para
contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás
cortado.
d. O
julgamento de Deus pode ser visto na destruição dos perversos, ao passo que Sua
misericórdia pode ser vista na preservação de Noé e, por meio dele, na preservação
da raça humana e dos animais criados. O mesmo é verdadeiro com respeito à
palavra acerca da cruz do Senhor Jesus que é, para nós, prova do poder de Deus,
mas para os que se perdem não passa de loucura —
1 Coríntios 1:18—29
18 Certamente, a
palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos
salvos, poder de Deus.
19 Pois está escrito:
Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
20 Onde está o sábio?
Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus
louca a sabedoria do mundo?
21 Visto como, na
sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a
Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.
22 Porque tanto os
judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria;
23 mas nós pregamos a
Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios;
24 mas para os que
foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e
sabedoria de Deus.
25 Porque a loucura de
Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os
homens.
26 Irmãos, reparai, pois,
na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne,
nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;
27 pelo contrário, Deus
escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as
coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;
28 e Deus escolheu as
coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir
a nada as que são;
29 a fim de que ninguém
se vanglorie na presença de Deus.
e. Também
podemos notar, no texto de Gênesis, que Noé não era nem um dos נְּפִלִים —
nefiliym — gigantes, nem pertencia à classe dos גִּבֹּרִים — guibboriym — valentes.
Mas foi exatamente esse homem, Noé, que Deus escolheu para humilhar os grandes
e os poderosos. Juntamente com Noé e toda sua família, Deus também salvou os
animais por meio das águas do dilúvio.
f. A
arca, segundo as instruções fornecidas por Deus a Noé, media 150 metros de
cumprimento por 25 metros de largura e 15 metros de altura aproximadamente, se
utilizarmos um côvado[1]
médio de 50 cm —
Gênesis 6:15
Deste modo a farás: de
trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta, a largura; e a altura, de
trinta.
g. Em
termos modernos, calcula-se que a arca possuía uma capacidade de deslocamento
da ordem de 43.500 toneladas. Assim construída, a arca era um barco
extremamente estável e perfeitamente habilitado para flutuar. Não havia
necessidade de transportá-la para colocá-la na água, porque as águas viriam até
onde ela estava. A madeira que Deus ordenou Noé utilizar para construir a arca
é chamada, no original, de גֹפֶר — gofer — e é traduzida por “cipreste”. Todavia devemos
deixar bem claro que esta a palavra גֹפֶר — gofer, no hebraico, representa um tipo de madeira
desconhecida, porque o sentido desta expressão é desconhecido. O material usado
para calafetar a arca foi o betume, que foi aplicado tanto por dentro quanto
por fora —
Gênesis 6:14
Faze uma arca de tábuas
de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e
por fora.
h. A
iluminação e a ventilação interna estavam garantidas pela construção —
aparentemente no alto — de uma estrutura vazada que circundava todo o perímetro
da arca —
Gênesis 6:16
Farás ao seu redor uma
abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás
pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro.
i. Essa
estrutura vazada tinha a largura de 1 Côvado ou 50 cm aproximadamente. A arca
possuía apenas uma porta lateral e tinha três andares — ver Gênesis 6:16 acima.
Certamente para construí-la era necessária enorme habilidade de carpintaria.
Mas, como acontece com todos os mandamentos de Deus, juntamente com os
mandamentos, o Senhor sempre supre a capacidade para que possamos obedecê-los.
j. A
maioria das pessoas não sabe o que é um navio capaz de deslocar 43.500
toneladas. Assim, para ajudar todos a entender a Arca que Noé construiu e como
ela era bem diferente de outras narrativas antigas, que descrevem uma arca e também
o próprio dilúvio oferecemos algumas fotos de uma reconstrução moderna da Arca
e uma imagem de uma arca “concorrente” citada no Épico de Gilgamesh da
Babilônia:
2. A arca de Noé numa
réplica moderna seguindo os parâmetros fornecidos pela Bíblia:
Ver fotos
no seguinte artigo:
Modelo
da Arca do Épico de Gilgamesh — Um cubo de 72 metros, algo que, convenhamos,
era muito instável e impróprio para a navegação. Ver desenho no mesmo artigo acima:
OUTROS ARTIGOS ACERCA DO LIVRO DE GÊNESIS
001 — Introdução e Esboço
002 — Introdução ao Gênesis — Parte 2 — Teorias Acerca da Criação
003 — Introdução ao Gênesis — Parte 3 — A História Primeva e Sua Natureza
004 — Introdução ao Gênesis — Parte 4 — A Preparação para a Vida Na Terra
005 — Introdução ao Gênesis — Parte 5 — A Criação da Vida
006 — Introdução ao Gênesis — Parte 6 — O DEUS CRIADOR
007 — Introdução ao Gênesis — Parte 7 — OS NOMES DO DEUS CRIADOR, OS CÉUS E A TERRA
008 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 1 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 1
009 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 8A – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 2
010 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus - Parte 9 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Segundo e o Terceiro Dia
011 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 10 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quarto Dia
012 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 11 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quinto Dia
013 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 1
013A — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12A — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 2
014 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 13 — Teorias Evolutivas
015 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A
016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B
017 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A
018 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 17 — GÊNESIS 3B
019 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 18 — GÊNESIS 3C
020 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Livre Arbítrio — Parte 19
021 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Dois Adãos — Parte 20
022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21
023 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22
024 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23
025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24
026 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Conclusão Acerca de Caim — Parte 25
027 — Estudo de Gênesis — Gênesis 5 — Sete e outros Patriarcas Antediluvianos — Parte 26
028 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Perversidade Humana, Os Filhos de Deus e as Filhas dos Homens— Parte 27A
029 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — OS Nefilim e os Guiborim — Os Gigantes e os Valentes — Parte 27B
030 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Maldade do Coração Humano— Parte 27C.
031 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Corrupção Humana Sobre a Face da Terra e Deus Pode se Arrepender? — Parte 27D.
032 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28A.
033 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28B.
034 — Estudo de Gênesis — Gênesis 7 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 29 — O Dilúvio Foi Global Ou Local?
035 — Estudo de Gênesis — Gênesis 8 — A promessa que Deus Fez a Noé e seus descendentes — Parte 30 — Nunca Mais Destruirei a Terra Pela Água
036 — Estudo de Gênesis — O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 001
037 — Estudo de Gênesis — O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 002
038 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 001
039 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 002
040 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 003
041 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 004 — A NATUREZA DA ALIANÇA ENTRE DEUS E NOÉ
042 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 005 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 001
043 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 006 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 002 — OS NEGROS SÃO AMALDIÇOADOS?
044 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 007 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 003 — A CONTRIBUIÇÃO DOS FILHOS DE NOÉ PARA A HUMANIDADE
045 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 001 — OS DESCENDENTES DE JAFÉ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/genesis-estudo-045-tabua-das-nacoes.html
Alexandros Meimaridis
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Desde já agradecemos a todos.
[1] Côvado era uma medida da
Antiguidade que estava baseada na distância que vai do cotovelo até a ponta do
dedo médio de uma pessoa e que variava entre 45cm a 55cm por côvado.
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