Jesus e as mulheres é um tema
importante dentro do contexto do Novo Testamento. As denominações históricas
aos poucos vão se libertando de seus próprios preconceitos, ao passo que nas
denominações evangélicas, em muitos casos, os homens abriram mão completamente
de suas responsabilidades a favor das mulheres, o que tem proporcionado uma
verdadeira inundação de bobagens sem fim. Nossa série de estudos procura
entender o papel da mulher como visto e como foram tratadas pelo Senhor Jesus.
Para isso convidamos todos os leitores a fazerem uma análise desapaixonada do
material da mesma.
Introdução.
A.
Na mensagem de hoje queremos começar a falar da natureza admirável dessa
conversa de Jesus com uma mulher desconhecida junto ao poço de Jacó, na cidade
de Sicar em Samaria. Hoje iremos fazer uma introdução a João capítulo 4 para
podermos entender melhor o grande e surpreendente diálogo entre Jesus e a
mulher samaritana.
B.
Como iremos ver hoje e nas próximas mensagens, dez surpresas nos aguardam em
Samaria.
C.
Vamos entender um pouco da história dessa cidade onde Jesus manteve esse
diálogo singular com uma mulher.
D.
No Antigo Testamento a cidade era chamada de Siquém:
Gênesis
12:6
Atravessou
Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus
habitavam essa terra.
E.
No Novo Testamento a cidade era chamada de Sicar:
João 4:5
Chegou, pois, a uma cidade
samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.
F.
Nos dias de hoje a cidade se chama Nablus — é uma das principais cidades
palestinas e está localizada no mesmo local onde antes estiveram Siquém e
Sicar: no vale entre os montes Gerezim e Ebal —
INTRODUÇÃO
AO GRANDE E SURPREENDENTE DIÁLOGO
I. Introdução a João 4.
A.
O evangelho de João nos conta vários acontecimentos que tiveram lugar durante a
noite:
1.
Primeiro nos temos o encontro de Nicodemos com Jesus:
João 2:1—2
Havia, entre os fariseus, um
homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter
com Jesus.
2. Judas
saiu para trair Jesus num momento em que o evangelista nos diz:
João 13:30
Ele,
tendo recebido o bocado, saiu logo. E era noite. E que noite!
3.
Jesus foi preso de noite, foi julgado durante a noite e, também foi negado por
Pedro naquela mesma noite. De fato, quão densas eram as trevas daquela noite!
B.
Mas é durante a plena luz do dia que a mulher samaritana se encontra com Jesus,
ouve, crê e se torna a primeira mulher missionária na história do Novo
Testamento. Imagine: uma mulher e ainda por cima samaritana, a primeira
missionária do Novo Testamento!
C.
É durante o dia que os milagres são realizados e as multidões são saciadas.
Jesus disse:
João 8:12
De novo, lhes falava Jesus,
dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário,
terá a luz da vida.
D.
A história do vacilante e temeroso Nicodemos e da mulher samaritana estão bem
próximas na narrativa do Evangelho de João. E é a história dessa mulher que nos
interessa.
II. Porque os Judeus Odiavam os
Samaritanos e Por que Jesus Atravessou a Samaria?
A.
Os Judeus odiavam os samaritanos por vários motivos:
1.
Primeiro porque houve um tempo em que o reino de Israel era um só com sua
capital em Jerusalém. Isso aconteceu durante os reinados de Saul, de Davi e de
Salomão —
mapa do reino unido de Israel.
mapa do reino unido de Israel.
2. Com a morte de Salomão o reino foi dividido entre Judá ao sul e Israel ao norte. O rei de Judá era Roboão, filho de Salomão e a capital do seu reino era Jerusalém. O reino Israel era governado por Jeroboão I e ele fixou sua capital em Samaria. Com a divisão o povo do reino de Israel deixou de adorar em Jerusalém e inventou outras formas de adoração. A divisão do reino aconteceu por volta do ano 931 a.C —
mapa do reino dividido.
3.
O reino de Israel durou até o ano de 722 a.C. quando foi destruído pelo rei
Assírio Salmanaser V –
B.
A política dos assírios era misturar os povos conquistados. Desse modo, a área
ocupada pelo reino de Israel passou a ser ocupada por Israelitas e por uma
dúzia de povos trazidos de outras regiões. Surgiu então uma raça mestiça, e
esse era outro motivo porque os judeus odiavam os samaritanos.
C.
Mas o motivo principal porque os judeus odiavam os samaritanos é porque nos
dias do Novo Testamento eles já tinham adaptado a Lei de Moisés para satisfazer
seus próprios desejos e instituíram o monte Gerezim como local de adoração,
concorrendo com o monte Sião em Jerusalém.
Samaritanos modernos sacrificando para a celebração da páscoa.
Samaritanos modernos sacrificando para a celebração da páscoa.
D.
Todas essas coisas eram motivos suficientes para fazer os judeus piedosos
evitarem trafegar por Samaria quando queriam ir para o norte, para a Galiléia.
Eles costumavam atravessar o Jordão para o lado da Transjordânia e depois
atravessar o Jordão de volta para o lado da Cisjordânia, mas já fora do
território samaritano.
E.
Jesus estava pouco se lixando para essas rixas motivadas por puro racismo e
preconceito por parte dos judeus. Seu interesse era levar as Boas Novas da
Salvação a todas as pessoas e esse é o motivo porque ele, saindo da Judeia,
entra em território samaritano.
F.
O motivo principal porque Jesus saiu de Jerusalém era: 1) evitar disputas
desnecessárias entre seus discípulos e os discípulos de João Batista e; 2)
evitar a perseguição que começava a se formar contra ele da parte dos fariseus
—
João 4:1—4
Quando, pois, o Senhor veio a
saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais
discípulos que João (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus
discípulos), deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia. E era-lhe
necessário atravessar a província de Samaria.
III. De Onde vem o que Contamina
o Homem?
A.
Os judeus acreditavam que os Samaritanos eram um povo amaldiçoado e
endemoninhado. Eles acusaram Jesus nesses termos:
João 8:48
Responderam, pois, os judeus e
lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens
demônio?
B.
Por esses motivos adicionais os judeus evitavam pisar o solo de Samaria para
não se contaminarem, tornando-se impuros, ritualmente falando.
C.
Jesus, por sua vez, sabia que nada exterior pode contaminar o indivíduo
tornando-o impuro. Ele deixou isso bem claro quando disse:
Mateus 15:18—20
Mas o que sai da boca vem do
coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus
desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos,
blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar
as mãos não o contamina.
D.
Por esse motivo, Jesus adota a rota mais direta e mais curta para chegar à
Galiléia. E essa rota era seguir em linha reta de Jerusalém, passando por
Samaria, até alcançar a Galiléia.
IV. Como o Evangelista João Via a
Jesus
A.
Jesus era um homem pobre que viajava a pé com seus discípulos. Mesmo João tendo
pleno conhecimento de que Jesus era o Filho de Deus e Deus mesmo, ele faz
questão de nos apresentar um Jesus que é: completamente humano também. Jesus se
cansava, sentia sede, chorava de tristeza, adormecia mesmo em meio de
tempestades. Ou seja, Jesus era tão humano quanto eu e você. Sua humanidade, no
entanto, se revela de forma inequívoca em sua divindade.
B.
Atravessando a província da Samaria, Jesus chegou a Sicar. Cansado da viagem,
ele sentou-se sobre um poço:
João 4:5—6
Chegou,
pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a
seu filho José. Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se
Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.
C.
Esse poço ainda existe. Poços profundo como esse eram geralmente cobertos com
uma grande pedra, com um buraco redondo no meio da pedra, por onde um balde
podia ser baixado até alcançar a água —
Poço com buraco no meio.
Poço com buraco no meio.
D.
A pedra tinha várias funções:
1.
Impedir que sujeira entrasse nos poço pelas laterais do mesmo.
2.
Impedir que crianças caíssem no poço.
3.
Servir de base para se encher cântaros e outros vasilhames sem que os mesmos
tivessem que ficar no chão.
O poço de Jacó nos dias de hoje.
E. Jesus sentou-se sobre essa pedra. Esse simples ato criou o cenário perfeito para o estabelecimento de uma interação entre Jesus e a mulher samaritana, que nos leva para nossa primeira grande surpresa. Mas isso, veremos na semana que vem.
Conclusão:
A.
Jesus nos mostra nesses poucos versículos que ele não aprovava o racismo dos
judeus contra os samaritanos.
B. Jesus amava e ama todas as pessoas. Sua
decisão de não evitar o território de Samaria deve nos ensinar que qualquer
tipo de preconceito e racismo voltado contra qualquer ser humano é algo
condenado pelo Senhor. Muitas vezes podemos não concordar com o pecado do
pecador, mas isso não deve nos levar a ignorar e desprezar o mesmo. Quando o
pecador é amado, existe a possibilidade real dele ser transformado. Quando as
pessoas se sentem desprezadas e maltratadas elas nos odeiam em dobro: pelos
nossos atos e pela nossa hipocrisia, quando insistimos em falar sobre amor.
C..
Jesus nos ensina que o verdadeiro mal está dentro de cada um de nós e por isso
precisamos ser transformados, de dentro para fora, pelo poder do Espírito
Santo:
Tito 3:4—5
Quando, porém, se manifestou a
benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras
de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou
mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.
D.
Jesus é o EU SOU. Ele é o DEUS ETERNO. Mas ele também é 100% humano como eu e
você. Por isso ele pode entender nossas necessidades e nos ajudar com sua
poderosa presença em nossas vidas por meio do Espírito Santo.
Hebreus 4:16
Acheguemo-nos, portanto, confiadamente,
junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para
socorro em ocasião oportuna.
OUTRAS MENSAGENS ACERCA DE JESUS E AS MULHERES
001 — INTRODUÇÃO AO TEMA
002 — JESUS E SUAS DISCÍPULAS
003 — JESUS PREGAVA TANTO PARA HOMENS COMO PARA MULHERES
004 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 001
005 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 002
006 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 003
007 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 004
008 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 005
009 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 6 — JESUS E O FIM DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/03/jesus-e-as-mulheres-sermao-009-jesus-e.htmll
Que Deus abençoe a todos
Alexandros
Meimaridis
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Desde
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