Essa é uma série cujo
propósito é estudar os conceitos bíblicos de vida, morte, estado intermediário
e eternidade. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros
estudos. A Série tem o título Geral de:
Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade.
Introdução à Hermenêutica – Parte 3
Princípio 5 - O
Contexto
Todo texto bíblico
precisa ser entendido à luz do seu próprio contexto.
1 – O Contexto Imediato — Os
versos imediatamente antes e depois devem nos auxiliar a entender o que o autor
quis dizer.
Exemplo: Ezequiel 37:18—24
18 Acaso, não vos basta a boa pastagem? Haveis de
pisar aos pés o resto do vosso pasto? E não vos basta o terdes bebido as águas
claras? Haveis de turvar o resto com os pés?
19 Quanto às minhas ovelhas, elas pastam o que
haveis pisado com os pés e bebem o que haveis turvado com os pés.
20 Por isso, assim lhes diz o SENHOR Deus: Eis que
eu mesmo julgarei entre ovelhas gordas e ovelhas magras.
21 Visto que, com o lado e com o ombro, dais
empurrões e, com os chifres, impelis as fracas até as espalhardes fora,
22 eu livrarei as minhas ovelhas, para que já não
sirvam de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas.
23 Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará;
o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.
24 Eu, o SENHOR, lhes serei por Deus, e o meu servo
Davi será príncipe no meio delas; eu, o SENHOR, o disse.
2 – O Contexto literário do
livro precisa ser respeitado. Qual é o assunto e o
propósito do livro?
Exemplo: O livro de
Eclesiastes. Qual é o seu propósito? O livro de Eclesiastes registra uma
intensa busca por satisfação verdadeira e pelo sentido da vida sobre a terra,
especialmente, quando paramos para considerar todas as injustiças e as muitas
situações completamente absurdas que podemos enxergar ao nosso redor.
3 – O conceito da analogia
da fé. Nenhuma passagem bíblica pode por si mesma
produzir uma doutrina claramente condenada em outras partes da escrituras. É
por este motivo que muitos dos erros são sustentados por revelações
adicionais!!!
4 – Os conceitos histórico,
geográfico, cultural, religioso e linguístico precisam ser
entendidos e respeitados. Muitas interpretações erradas surgem como fruto da
ignorância do significado histórico de uma determinada palavra, frase, regra
gramatical ou circunstância.
Princípio 6 - Figuras de Linguagem
Os autores bíblicos
usaram todos os recursos disponíveis, inclusive figuras de linguagem, para
comunicar as verdades divinas.
O uso de imagens mentais. O
que são imagens mentais? Tratam da capacidade que temos de projetar ou
visualizar algo ou alguém em nossas mentes. As imagens mentais são como o
teatro da mente. Que figura de linguagem acabamos de usar? A Símile!
O Propósito da linguagem
figurada é o de criar imagens mentais ou quadros mentais visando ilustrar ideias.
As figuras mentais não precisam necessariamente ser verdadeiras — no sentido de
literais — nem reais — no sentido de existirem de fato.
As imagens mentais
criadas por este tipo de linguagem como símbolos ou analogias são sempre
inferiores à verdade que querem ilustrar. A ignorância acerca do uso de
linguagem figurada é responsável pelas maiores atrocidades nesse estudo acerca
da vida, morte, estado intermediário e estado eterno.
Exemplo 1:
Marcos 9:47—48
47 E, se um dos teus olhos te faz tropeçar,
arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que,
tendo os dois seres lançado no inferno,
48 onde não lhes morre o verme, nem o fogo se
apaga.
Será que Jesus ensinou
que devemos arrancar, literalmente, um dos nossos olhos ou até mesmo os dois
porque os mesmo nos levar a cobiçar determinada coisa? Durante a história da
Igreja temos muitos registros de pessoas que entenderam esse e versos
semelhantes e acabaram por vazar os próprios olhos, amputar braços e pernas e
até mesmo, o órgão genital!
Mas o que Jesus queria
dizer mesmo ao usar essa expressão é que o Reino de Deus vale todo o empenho da
nossa parte. Temos que priorizar o Reino, mesmo à custa de grandes “perdas”,
mas Jesus não está falando de cegueira ou amputações literais.
Já no verso seguinte,
temos que nos perguntar se o fogo do inferno é literal assim como os vermes? Ou
será que Jesus está se referindo as esses elementos porque podemos entendê-los,
enquanto a verdadeira condição no inferno não pode ser totalmente compreendida
por nós nesse estágio. Por outro lado, se a interpretação for literal, de que
tipo de verme Jesus está falando aqui e a que tipo de fogo Jesus está se
referindo? Porque o fogo, se for real, não consome os vermes? Seria, por acaso
porque são super vermes com couraças antichamas? Pense bem nessas implicações
antes de sair por aí ameaçando as pessoas ou sugerindo que devem ficar cegar ou
se amputarem.
Exemplo 2:
Lucas 16:19—31
A Narrativa acerca da
morte do Rico e de Lázaro é uma narrativa real ou parabólica? Lei o texto e
responda, por que você cha que é real, ou porque acha que é apenas uma
parábola:
19 Ora, havia certo homem rico que se vestia de
púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente.
20 Havia também certo mendigo, chamado Lázaro,
coberto de chagas, que jazia à porta daquele;
21 e desejava alimentar-se das migalhas que caíam
da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras.
22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos
anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.
23 No inferno, estando em tormentos, levantou os
olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.
24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem
misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me
refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que
recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora,
porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.
26 E, além de tudo, está posto um grande abismo
entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não
podem, nem os de lá passar para nós.
27 Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes
à minha casa paterna,
28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê
testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento.
29 Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas;
ouçam-nos.
30 Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém
dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.
31 Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a
Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite
alguém dentre os mortos.
Exemplo 3:
Judas 13
Ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias
sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das
trevas, para sempre.
A pergunta aqui é
simples: Judas está falando de ondas do mar, de estrelas errantes ou está se
referindo a alguma outra coisa ou até mesmo a algum tipo de criatura humana ou
não humana?
Apocalipse 20:10
O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro
do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o
falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos
séculos.
Lago de fogo? Literal
ou apenas um símbolo para nos ajudar a entender que o sofrimento ali é real e
verdadeiro, mas que o fogo poder ser apenas simbólico, já que o fogo que
conhecemos é capaz de reduzir ao pó e à cinza até mesmo o mais duro dos ossos
humanos.
CONCLUSÃO
Como podemos observar a
interpretação da Bíblia exige muito cuidado. Precisamos entender:
1. O contexto do texto
que temos diante de nós.
2. O contexto literário
do livro que estamos lendo ou estudando,
3. O conceito da
analogia da fé.
4. Os conceitos históricos, geográficos,
culturais, religiosos e linguísticos.
5. O uso de figuras de linguagem.
E tudo isso se torna ainda mais importante quanto o tema é “VIDA, MORTE,
ESTADO INTERMEDIÁRIO E ESTADO ETERNO”.
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Alexandros Meimaridis
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