Esse
esboço de sermão é parte da série "Exposição da Epístola aos Efésios"
e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das
verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final
do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.
EXPOSIÇÃO DA EPÍSTOLA DE PAULO
AOS EFÉSIOS
Introdução.
A.
Paulo inicia essa passagem dizendo que era prisioneiro de Jesus. Mas na
realidade ele era prisioneiro do imperador Nero.
Cabeça do imperador romano Nero
B.
Acerca de Nero: — O imperador Nero
Claudius Caesar Augustus Germanicus que era também conhecido como Nero
Claudius Drusus Germanicus, nasceu em 15 de Dezembro do ano 37 d.C., em Antium
na região de Latium — centro-oeste da Itália moderna — e veio a falecer aos 9
de Junho de 68 a.D. na cidade de Roma. Seu nome era, originalmente, Lucius Domitius Ahenobarbus, e ele foi
o quinto imperador romano. Ele governou de 54 a 68 d.C. Nero era filho adotivo e tornou-se herdeiro do imperador Cláudio —
Tiberius Claudius Caesar Augustus Germanicus. Nero tornou-se notório por sua
vida devassa, extravagante e muito breve. Estudos recentes laçam profundas
dúvidas sobre sua fama tanto como incendiário, como quanto perseguidor dos
cristãos.
C.
Como foi que Paulo tornou-se prisioneiro de Nero?
1.
Após o apedrejamento de Estevão e de sua conversão no caminho para Damasco,
Paulo tornou-se um audaz pregador da mensagem de salvação através de Jesus.
2.
Sua mensagem, como vimos em Efésios 2, incluía a pregação da completa abolição
da Lei Mosaica bem como do próprio Templo em Jerusalém.
3.
A religião judaica como existia naqueles dias era fonte de riqueza para aqueles
que administravam o Templo. O próprio Senhor Jesus derrubou as mesas dos
cambistas e dos comerciantes, por duas vezes, tamanho era os escândalo que tudo
aquilo Lhe causava — ver João 2:14—16 e Marcos 11:15—17.
4.
Além disso Paulo havia se levantado contra velhas e poderosas tradições humanas,
profundamente arraigadas nos corações dos líderes políticos e religiosos em
Israel.
D.
Como tal, Paulo passou a ser perseguido pelos judeus por todos os cantos por
onde andava. Seu aborrecimento para com eles chegou a ser tão intenso que,
escrevendo aos tessalonicenses, ele disse:
1 Tessalonicenses 2:14—16
Tanto é assim, irmãos, que vos
tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus;
porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que
eles, por sua vez, sofreram dos judeus, os
quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos
perseguiram, e não agradam a Deus, e são adversários de todos os homens, a
ponto de nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim
de irem enchendo sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, sobreveio
contra eles, definitivamente.
E.
Em uma de suas visitas a Jerusalém, Paulo acabou sendo preso – ver Atos 21:17—36.
A partir daí a sequência dos fatos é como segue:
1.
Paulo livra-se de ser açoitado fazendo o centurião saber que era cidadão romano
— ver Atos 22:22—30.
2.
Paulo comparece diante do Sinédrio e é preso novamente — Atos 23:1—10.
3.
Os judeus tramam a morte de Paulo — Atos 23:12—15.
Esquema da antiga Cesareia Marítima
Esquema da antiga Cesareia Marítima
4.
A trama é descoberta e o comandante da guarda ordena que Paulo seja escoltado
por uma tropa considerável — mais de duzentos soldados sendo, setenta de
cavalaria e duzentos lanceiros conforme Atos 23:23 — até a cidade de Cesareia
Marítima que era a capital administrativa dos romanos para toda aquela região.
5.
Paulo ficou preso em Cesareia até ser recebido em uma audiência pelo governador
Félix — Atos 23:26 a 24:26. Paulo esteve preso por dois anos sob Félix, em
Cesareia — Atos 24:27.
6.
Félix foi substituído por Pórcio Festo e nova audiência foi concedida a Paulo o
qual apelou para ser ouvido pelo próprio César, que era um direito que possuía
por ser cidadão romano — Atos 25:1 a 26:32.
7.
Paulo é enviado para a Itália — Atos 27.
8.
Paulo chega a Roma onde permanece sob a custódia da guarda pretoriana — a
guarda que fazia a segurança pessoal do imperador — Atos 28:16 e Filipenses
1:13.
F.
E aqui está Paulo, em Roma, escrevendo aos Efésios para lhes falar acerca:
DA REVELAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS
I. Entendendo o significado da
expressão grega μυστήριον – mistérion na Antiguidade.
A.
No mundo grego antigo a expressão μυστήριον – mistérion
significava:
1.
Algo secreto, escondido e misterioso.
2.
Como tal, dizia respeito a algo que não era do conhecimento geral, mas apenas
de pessoas que podiam participar daquela informação.
B.
Muitas das religiões da Antiguidade eram chamadas de “Religiões de Mistérios”.
Isto era devido ao fato de:
1.
As pessoas para participarem dessas religiões precisavam ser iniciadas nas
mesmas.
2.
Dentre os iniciados existiam níveis distintos com alguns sendo iniciados em
“mistérios” mais profundos que outros.
C.
Um exemplo moderno desse tipo de entendimento da palavra mistério pode ser
observado na Maçonaria, onde para alguém poder participar de forma efetiva,
torna-se necessário ser “iniciado” nos mistérios devidos.
D.
Também como no mundo antigo, a Maçonaria mantém níveis distintos de iniciação,
não sendo permitido aos iniciados inferiores participar nas reuniões dos
iniciados superiores.
E.
Mas, como iremos ver a seguir, o uso que o Novo Testamento faz da expressão μυστήριον – mistérion é completamente distinto.
II. Entendendo o significado da
expressão grega μυστήριον – mistérion no Novo Testamento.
A. Para o apóstolo Paulo, nesse contexto, a
expressão μυστήριον
— mistérion — mistério, descreve verdades que outrora eram
desconhecidas, e que não podiam ser descobertas de forma natural, via pesquisa,
pelos seres humanos.
B. Verdades que pertencem à categoria de “mistério”
precisam ser reveladas por Deus para se tornarem conhecidas.
C. Através da revelação bíblica, todavia, estas
verdades ficam disponibilizadas para todos os crentes e não é necessário nenhum
intérprete especial para explicá-las.
D.
Quando qualquer aspecto da doutrina que é considerado “mistério” é descoberto
ou revelado ele se torna, automaticamente, tão comum quanto qualquer outra
porção existente.
III. Qual é o Grande Mistério?
A.
Esse grande mistério que acaba de ser revelado, através dos santos profetas e
apóstolos do Novo Testamento é uma verdade tripla. Paulo usa três palavras que
ele mesmo inventou para se referir a esta tripla verdade. Estas palavras têm em
comum o prefixo συν —
sun
— que significa “junto” ou em conjunto. Essas três palavras são:
1. συγκληρονόμα
- sunkleronóma
– co-herdeiros.
2. σύσσωμα
- súnsoma
– que pertence ao mesmo corpo.
3. συμμέτοχα
- sunmétoha
– co-participante.
B.
É isto mesmo: todos
aqueles que, independente da raça ou da nacionalidade, aceitam a Jesus, são
feitos co-herdeiros, co-participantes e membros de um mesmo corpo.
C.
O anúncio desta verdade nos diz o apóstolo Paulo, é fruto do fato dele ter
sido
Efésios 3:7
Constituído ministro conforme o
dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder.
Conclusão:
A. A Revelação de Deus é para todas as pessoas em
geral e para todos os crentes em particular. Não é necessário ir muito longe
para perceber as implicações dessas palavras.
1. A revelação de Deus não é escrava de nenhuma
igreja nem de nenhum corpo de homens que pretensamente possui autoridade para
determinar Seu significado.
2. A Palavra de Deus é soberana sobre o povo de
Deus e está aberta e disponível para todos.
3. Qualquer tentativa de subjugar a palavra de Deus
por parte de denominações cristãs ou grupos humanos representados em concílios
precisa ser firmemente rejeitada por todos os cristãos.
4. Está mais do que provado que denominações erram
e que concílios fracassam miseravelmente quando querem se impor sobre a Palavra
de Deus. Este foi o sábio motivo e a santa motivação da Reforma Protestante:
Sola Scriptura revelada por Deus. Verdade essa que foi logo descartada pelos
orgulhosos seres humanos.
B. O Cristianismo é a manifestação da Verdade
personificada em Jesus e como tal:
1. Nenhuma parte da verdade revelada por Deus pode
ser mantida escondida das pessoas. Todos os crentes participavam e participam
de toda verdade revelada. A Palavra de Deus em forma impressa, que seguramos em
nossas mãos nos dias de hoje, representa uma adesão moderna a esse princípio: toda a Palavra de Deus,
a todas as pessoas, indistintamente.
2. O Cristianismo não possui verdades escondidas ou
ocultas que estão disponíveis somente para um seleto grupo de pessoas.
3. O Cristianismo não possui “doutrinas secretas ou
reservadas”.
4. O Cristianismo não possui nenhuma verdade que
esteja consagrada ao uso exclusivo de uma casta sacerdotal.
5. As doutrinas cristãs devem ser publicadas e
feitas disponíveis para todas as pessoas. Todo seguidor do Senhor Jesus deve
ser feito participantes de todas as verdades que nos foram trazidas pelo Senhor
Jesus que era a personificação da própria verdade —
João 14:6
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém
vem ao Pai senão por mim.
6. Por todos esses motivos, o apóstolo Paulo faz
questão de destacar que a oferta de salvação completa e gratuita deixou de ser
um segredo ou mistério e tornou-se algo notoriamente sabido por todas as
pessoas. Dessa maneira, Paulo tinha plena consciência de que ele possuía uma
mensagem de valor incalculável para toda a humanidade e, por esse motivo, ele
desejava ardentemente proclamá-la a todo o mundo.
C. Este é nosso imenso privilégio: Somos todos,
indistintamente:
1. Membros de um mesmo corpo.
2. Co-herdeiros.
3. Co-participantes em todas as coisas que são
pertinentes ao Senhor Jesus.
OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS
ALGUNS ASPECTOS DAS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO COMO APRESENTADAS EM EFÉSIOS
EFÉSIOS 1:1—2 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS
EFÉSIOS 1:3—14 — SERMÃO 002 — TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAL
EFÉSIOS 1:4—6 — SERMÃO 003 —A BÊNÇÃO DA NOSSA ELEIÇÃO POR DEUS
EFÉSIOS 1:7—8 — SERMÃO 004 —A BÊNÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO
EFÉSIOS 1:9—10 — SERMÃO 005 —A BÊNÇÃO DA UNIFICAÇÃO DE TODAS AS COISAS EM CRISTO
EFÉSIOS 1:11—14 — SERMÃO 006 — A BÊNÇÃO DE DEUS EM PERSPECTIVA
EFÉSIOS 1:15—16— SERMÃO OO7 — A IMPORTÂNCIA DA FÉ E DO AMOR
EFÉSIOS 1:16—17 — SERMÃO OO8 — A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS
EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO OO9 — A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO EM NOSSAS VIDAS
EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O10 — A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS
EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O11 — A SUPREMA RIQUEZA DO SEU PODER
EFÉSIOS 1:22—23 — SERMÃO O12 — A IGREJA E CRISTO COMO PLENITUDE
EFÉSIOS 2:1—3 — SERMÃO O13 — A CONDIÇÃO DO SER HUMANO SEM DEUS
EFÉSIOS 2:4—10 — SERMÃO 014 — A CONDIÇÃO HUMANA PELA GRAÇA DE DEUS
O QUE DEUS FEZ POR NÓS — SALVAÇÃO
PARA O QUE DEUS NOS SALVOU?
EFÉSIOS 2:11—12 — SERMÃO 015 — NOSSA PRECÁRIA CONDIÇÃO ANTES DE CRISTO VIR AO MUNDO
A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO E O VERDADEIRO BATISMO
EFÉSIOS 2:13—18 — SERMÃO 016 — NOSSA NOVA CONDIÇÃO “EM CRISTO”
EFÉSIOS 2:19—22 — SERMÃO 017 — A IGREJA COMO CIDADÃOS, FAMÍLIA E TEMPLO
EFÉSIOS 3:1—7 — SERMÃO 018 — A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS
EFÉSIOS 3:8—13 — SERMÃO 019 — PAULO COMO INSTRUMENTO DE DEUS
EFÉSIOS 3:1—13 — SERMÃO 020 — A RELEVÂNCIA DA IGREJA
EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 021 — A PATERNIDADE DE DEUS AO QUAL ORAMOS
EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 022 — A ORAÇÃO DE PAULO A FAVOR DOS EFÉSIOS
EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 023 — A GLÓRIA DEVIDA A DEUS
EFÉSIOS 4:1—3 — SERMÃO 024 — A UNIDADE DA IGREJA
EFÉSIOS 4:4—6 — SERMÃO 025 — A IGREJA É UNA PORQUE DEUS É UM
EFÉSIOS 4:7—10 — SERMÃO 026 — UNIDADE EM MEIO A DIVERSIDADE
EFÉSIOS 4:11 — SERMÃO 027 — OS DONS DE EDIFICAÇÃO DA IGREJA
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/efesios-sermao-027-os-dons-de-ensino-e_26.html
Que Deus abençoe a todos
Alexandros Meimaridis
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