Palavra grega "Kenosis" cujo significado é autoesvaziamento
Jesus e as mulheres é um tema
importante dentro do contexto do Novo Testamento. As denominações históricas
aos poucos vão se libertando de seus próprios preconceitos, ao passo que nas
denominações evangélicas, em muitos casos, os homens abriram mão completamente
de suas responsabilidades a favor das mulheres, o que tem proporcionado uma
verdadeira inundação de bobagens sem fim. Nossa série de estudos procura
entender o papel da mulher como visto e como foram tratadas pelo Senhor Jesus.
Para isso convidamos todos os leitores a fazerem uma análise desapaixonada do
material da mesma.
Texto: João 4:1—6
Introdução.
A. Nos
dias de Jesus e até os dias de hoje, as mulheres das vilas que precisam retirar
água de poços evitam o forte calor do dia, preferindo ir ao poço cedo pela
manhã ou no fim da tarde.
B.
Para evitar mal entendidos elas, normalmente, vão acompanhadas de outras
mulheres.
C.
Além do mais, os jarros de água são pesadas e é sempre bom ter pessoas para
auxiliarem a levantar os mesmos.
D.
Mas a mulher, personagem central dessa história, vem ao poço por volta do meio
dia. Como ficará evidente mais adiante, ela era uma mulher de má reputação e,
portanto, considerada como uma pária, daquela sociedade.
E.
Além do mais, sendo uma mulher de hábitos sexuais duvidosos, ela poderia
escolher àquela hora com o objetivo de encontrar algum viajante ou viajantes a
quem pudesse servir algo mais, do que água, apenas.
F.
Os poços do Oriente Médio não possuem baldes atrelados aos mesmos. Na realidade
não estamos falando de baldes com os que conhecemos feitos de latão ou de
plásticos. Os baldes daqueles dias eram feitos de couro. Um “X” feito de
madeira era fixado na boca do mesmo para mantê-lo aberto. O mesmo era muito
prático e portátil, porque podia ser facilmente dobrado. É possível que Jesus e
seus discípulos tivessem um balde desses, mas Jesus não quis ficar com ele,
porque tinha outros planos.
G.
Conforme terminamos falando em nossa última mensagem, ao sentar-se ao lado do
poço, de forma deliberada e sem um balde, Jesus se colocou, estrategicamente,
em uma posição de necessitar da ajuda de alguém que tivesse o equipamento
adequado.
A
SURPRESA DO AUTO-ESVAZIAMENTO INTENCIONAL
I. A Mulher Samaritana Chega ao
Tanque.
A.
Ao perceber a aproximação da mulher, Jesus deveria, de forma educada,
levantar-se e se afastar pelo menos 5 a 6 metros do poço, para não criar nenhum
tipo de constrangimento para a mulher. Essa era atitude “politicamente correta”
naqueles dias.
B.
Mas Jesus não se mexeu. Sendo a samaritana uma mulher acostumada a lidar com
homens, ela não se intimida e se aproxima do poço mesmo com Jesus sentado ali.
C.
De repente, Jesus decide, por uma ação surpreendente: Jesus pede que a mulher
lhe dê um pouco de água para beber.
II. A Ação de Jesus ao Pedir a
Água Tem Quatro Consequências que Queremos Destacar.
A. Jesus Rompe um Tabu.
1.
Que tabu era esse? O tabu de que um homem não deveria conversar com uma mulher,
especialmente naquelas condições: local deserto e os dois ali sozinhos e sem
nenhuma outra testemunha.
2.
Ao agir desse modo
Jesus nos ensina que a salvação de uma pessoa é mais importante do que qualquer
tradição humana.
B. Jesus Ignorou 500 anos de
hostilidade entre Judeus e Samaritanos.
1.
Como vimos na mensagem anterior os judeus odiavam os samaritanos e consideravam
os mesmos endemoninhados.
2.
Algumas das ofensas eram mais recentes:
a.
Se aproveitando que os gregos haviam escolhido a Região de Samaria para
estabelecer seu quartel general durante a ocupação da Palestina, os judeus que
lutavam pela libertação da sua nação, aproveitaram um ataque contra os gregos e
subiram ao monte Gerezim e destruíram o templo samaritano que existia naquele
local. O mesmo nunca mais foi reconstruído. Isso foi no ano 128 a.C.
b.
Algum tempo depois, um grupo de samaritanos entrou na área do templo em
Jerusalém e espalharam ossos de pessoas mortas, tornando o local impuro e
inapropriado para a celebração da páscoa que deveria acontecer no final daquele
dia. A purificação de tal profanação durava sete dias e os judeus não puderam
celebrar a páscoa na data certa.
c.
Jesus deixa de lado toda essa amargura, que já durava 500 anos, e pede que a
mulher samaritana lhe dê um pouco de água.
C. A Atitude de Jesus Demonstra
Sua Teologia de Missão
1.
Quando Jesus desceu do céu, ele se humilhou tanto, a ponto de precisar da ajuda
de seres humanos. Essa é a melhor descrição que podemos encontrar para a
verdadeira humildade.
2.
Ao pedir água para a mulher Jesus está, em outras palavras, dizendo o seguinte:
Eu sou fraco e
preciso de ajuda. Será que você pode me ajudar?
3.
O verdadeiro serviço cristão só pode ser oferecido de uma posição de fraqueza.
Serviço feito de uma posição de força e poder não é verdadeiro serviço, mas
apenas beneficência.
4.
As missões modernas partem desse pressuposto errado: nós devemos fazer missões
porque temos os recursos. Mas esse não é nem o método do próprio Jesus nem o
método que ele ensinou seus discípulos conforme podemos ver em -
Marcos 6:7—13
Chamou Jesus os doze e passou a
enviá-los de dois a dois, dando-lhes autoridade sobre os espíritos imundos.
Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, exceto um bordão; nem pão, nem
alforje, nem dinheiro; que fossem calçados de sandálias e não usassem duas
túnicas. E recomendou-lhes: Quando entrardes nalguma casa, permanecei aí até
vos retirardes do lugar. Se nalgum lugar não vos receberem nem vos ouvirem, ao
sairdes dali, sacudi o pó dos pés, em testemunho contra eles. Então, saindo
eles, pregavam ao povo que se arrependesse; expeliam muitos demônios e curavam
numerosos enfermos, ungindo-os com óleo.
5.
Os apóstolos deveriam ir como pessoas necessitadas àqueles que deveriam levar a
mensagem do evangelho e não como pessoas distintas, ricas ou poderosas.
6.
Por esse motivo o pedido de Jesus feito à mulher samaritana é genuíno e
verdadeiro. Jesus está com sede e não tem um balde para usar. Ele precisava ser
ajudado.
7.
Jesus entendia muito bem a necessidade de ser ajudado. Outra ocasião que
podemos citar está em —
Lucas 5:1—3
Aconteceu que, ao apertá-lo a
multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; e
viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado,
lavavam as redes. Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que
o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões.
D. Jesus Eleva a Mulher à Sua
Dignidade Apropriada
1.
A dignidade da mulher é reafirmada pelo pedido de ajuda feito por Jesus, para
que ela o ajudasse com seus próprios meios.
2.
Em tudo isso, certamente a mulher estava surpresa e admirada que um homem judeu
estivesse falando com ela, uma mulher samaritana.
3.
A ideia de que ele desejava beber do balde considerado imundo pelos judeus, foi
outro choque e outra surpresa. Mas estamos falando de Jesus, o maior quebrador
de tabus e o homem que mais desmascarou hipócritas.
4.
Mas, como ela descobriria mais adiante, tanto o pedido por água como o desejo
de beber do balde dela eram verdadeiros e sinceros.
5.
Isso explica a resposta da mulher cheia de surpresa e até com certa dose de
provocação — verso 9.
6.
As palavras da mulher estão centradas na sua feminilidade. Sua intenção?
Difícil de dizer, mas Jesus entendeu muito bem como veremos mais adiante.
7.
Jesus não embarca na canoa da mulher samaritana, ele se recusa a responder a
pergunta dela, mas prossegue com sua própria agenda, uma vez que, agora, ele
tinha toda a atenção dela.
Conclusão:
A..
Como já tivemos oportunidade de notar, Jesus não apenas falava com mulheres,
mas:
1.
Ele tinha mulheres discípulas.
2.
Algumas mulheres viajavam junto com Jesus e os doze, de vila em vila e de
cidade em cidade.
3.
Algumas mulheres ajudavam a sustentar a obra de Jesus, bancando as despesas do
grupo com suas próprias economias.
B. Uma
pergunta muito séria que temos que nos fazer é: nossos métodos missionários são
nossos mesmos ou são os de Jesus? Fazemos missões porque temos recursos ou
porque amamos as pessoas, independente de termos ou não recursos? São perguntas
muito sérias, que todos nós devemos fazer e todas as igrejas e agências
missionárias precisam fazer e repensar o modo como fazemos missões no século
XXI.
C..
Nos dias de hoje as missões fluem do Ocidente rico para os países mais pobres.
Os países mais necessitados de missões estão dentro da chamada janela 10-40. Quando
fazemos missões dessa maneira, nós nos mostramos humildade e sim orgulho,
enquanto humilhamos aqueles que recebem nossos favores.
D.
Jesus é o salvador. O único salvador. Se as pessoas não derem ouvidos a nossa
pregação acerca de Jesus, elas não darão ouvido a nada mais. Não podemos
confundir frequentadores de igrejas com verdadeiros seguidores — discípulos —
de Jesus. Como iremos ver a mulher samaritana apesar da vida desregrada que
levava, era uma mulher religiosa. Mas ela precisava se converter. E isso faz
toda a diferença no tempo e na eternidade.
OUTRAS MENSAGENS ACERCA DE JESUS E AS MULHERES
001 — INTRODUÇÃO AO TEMA
002 — JESUS E SUAS DISCÍPULAS
003 — JESUS PREGAVA TANTO PARA HOMENS COMO PARA MULHERES
004 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 001
005 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 002
006 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 003
007 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 004
008 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 005
009 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 6 — JESUS E O FIM DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/03/jesus-e-as-mulheres-sermao-009-jesus-e.html
Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
PS.
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Desde
já agradecemos a todos.
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