Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos
alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos
os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará
links para outros estudos.
Continuação...
Outra vez nós lemos em —
2 Pedro 3:10—12
10 Virá, entretanto,
como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso
estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que
nela existem serão atingidas.
11 Visto que todas
essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em
santo procedimento e piedade,
12 esperando e
apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados,
serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
onde, novamente o próprio
contexto é um guia claro. Quando Pedro diz as palavras acima, é óbvio que ele
não está se referindo nem a anjos nem a qualquer um dos espíritos astrais.
Esses seres têm bem pouca substância capaz de se dissolver ou de serem
abrasados.
Já o uso que Paulo faz desse
termo não é tão fácil de ser entendido. A expressão grega — στοιχεῖα τοῦ κόσμου — stoicheîa toû kósmou — traduzida por “rudimentos
do mundo” é usada por Paulo no meio de uma intensa disputa com judaizantes
daqueles dias, que insistiam que para uma pessoa ser um verdadeiro cristão era
necessário receber a circuncisão e se submeter a outros requerimentos rituais
da Lei de Moisés. Paulo havia acabado de falar da Lei como um aio ou pedagogo que
serviu bem até a vinda de Cristo. O verso diz, textualmente —
Gálatas 4:3
Assim, também nós,
quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo —
stoicheîa toû kósmou.
Em seguida, Paulo prossegue
falando acerca de Cristo, dizendo —
Gálatas 4:4—5
4 Vindo, porém, a
plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a
lei,
5 Para resgatar os que estavam sob a lei, a fim
de que recebêssemos a adoção de filhos.
O que escravizava aquelas
pessoas? Deve ser claro que a Lei se encontrava no centro de toda a questão, do
mesmo modo como acontece com todas as religiões legalistas, especialmente os
Adventistas do Sétimo Dia. Assim temos que, de acordo como Paulo, se os crentes
são “resgatados” do jugo da Lei é porque os mesmos se encontravam escravizados
pela mesma. Mas porque Paulo se refere à Lei como sendo “os rudimentos do mundo”?
Alguns comentaristas alegam que Paulo estava se referindo aos anjos que
intermediaram a outorga da Lei, conforme lemos em —
Gálatas 3:19
Qual, pois, a razão de
ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o
descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela
mão de um mediador.
Dessa forma, os que receberam a Lei
tornaram-se subjugados pela mesma. Mas mesmo levando em conta que Paulo,
eventualmente, considerava a intermediação da Lei por meio de anjos, como um
sinal da inferioridade dos mesmos à pessoa do Senhor Jesus Cristo, isso é algo
muito diferente de imaginarmos que esses anjos podem também fazer referência a
seres espirituais malignos.
Todavia, devemos destacar que o
uso de elementos como coisas materiais do Universo, já era algo rotineiro na
Septuaginta — LXX — como podemos ver em Sabedoria de Salomão 7:17, 19 e 4
Macabeus 12:13. Na citação de Sabedoria de Salomão os elementos físicos do
Universo são claramente distinguidos dos chamados “espíritos poderosos”
mencionados no verso 20b. Já o uso que 2 Pedro faz é muito semelhante ao que
encontramos nos escritos dos primeiros apologistas da fé cristã, onde o termo στοιχεῖα — stoicheîa —, enquanto inclui os corpos celestiais, também
engloba o fogo e a terra. E mesmo onde tanto o sol como a lua são chamados de στοιχεῖα — stoicheîa —, os mesmos não são percebidos como espíritos
astrais, mas apenas como parte da criação física.
Portanto, a preocupação de Paulo
está centrada no perigoso fato que os gálatas estavam tentando estabelecer uma
justiça própria pela submissão ou utilização da Lei judaica.
A confusão que temos nas igrejas
da Galácia é causada pelo fato de que aqueles a quem Paulo se dirige eram, na
sua maioria, não judeus, nem tinham sido judeus, como o próprio Paulo uma vez
estivera sob o jugo da Lei, e sim pessoas que se encontravam sob o jugo dos
deuses do paganismo. Paulo deseja que os gálatas entendam que: a submissão às
práticas religiosas judaicas não era muito diferente da vida anterior que
tiveram, sob as práticas do paganismo e do politeísmo. As duas realidades estão
fundamentadas em elementos básicos da vida humana. As duas envolvem celebrações
especiais, calendários sagrados, dias de festa, e até mesmo anos inteiros
separados como santo, conforme —
Gálatas 4:10
Guardais dias, e meses,
e tempos, e anos.
Mesmo que as pessoas não consigam
viver sem esses rituais deve ficar bem claro que os mesmos não podem produzi
vida —
Gálatas 3:21—22
21 É, porventura, a lei
contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma
lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.
22 Mas a Escritura
encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a
promessa concedida aos que creem.
É possível que os leitores
estejam mais familiarizados com os festivais judaicos como o Dia do Sábado, o
calendário judaico, as estações — marcadas por celebrações como a páscoa e a
festa dos tabernáculos — e os anos “sabáticos” e o ano do “Jubileu”. Mas é
importante saber que o paganismo têm celebrações compatíveis, indo mai além,
entretanto, pois atribuem aspectos divinos a essas ocasiões. Segundo Cícero,
Zeus “concedia poderes divinos” — vis
divina — às estrelas, mas também aos anos, meses e para as estações do ano”.
Já Proclus, filósofo Neo Platônico e o homem que mais influenciou a verdadeira
forma do mundo pensar, afirma que a opinião geral das pessoas “faz da Horas
deusas e do Mês um deus, e a adoração dos mesmos tem sido passada para todos
nós; nós mesmos dizemos que o Dia e a Noite são divindades, e que os próprios
deuses nos ensinaram a clamar por eles. Sendo assim, não é apenas óbvio que o
próprio Tempo seja também um deus, uma vez que o mesmo inclui as horas, os
meses, os dias e as noites?[1]
A única opção do gálatas é se
alegrarem pelo fato de terem recebido um dom da parte de Deus —
Gálatas 2:20—21
20 logo, já não sou eu
quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne,
vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
21 Não anulo a graça de
Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.
CONTINUA...
LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER
001 — Introdução =
002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas
003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.
004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.
005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.
006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.
007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.
008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.
009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.
010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.
011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.
012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.
013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.
014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução
015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1
016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2
017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3
018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39
019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1
020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2
021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1
022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2
023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1
024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2
025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3
026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4
027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5
028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6
029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS
030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO
031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES
032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002
033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001
034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002
035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003
036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004
037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005
038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006
039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007
040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008
041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009
042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010
043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html
044 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 28 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 012 — AS FORÇAS ESPIRITUAIS DO MAL — PARTE 001
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis.
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem
que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
[1]
Cumont, Franz. Astrology and Religion
Among the Greeks and Romans — Astologia e Religião Entre os Gregos e os Romanos.
G. P. Putnam & Sons, New York, 1912.
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