O
propósito dessa série é introduzir o leitor na vasta gama de materiais
relacionados à Educação Cristã. Nosso foco central estará sempre localizado nos
chamados “Ministérios da Igreja” que refletem a vida prática ou o dia a dia do
que deve estar acontecendo em todas as igrejas locais.
O
PROPÓSITO DISTINTO E SINGULAR DE DEUS PARA OS NOSSOS DIAS
A – A
Filosofia Dominante no Mundo tanto na Sociedade quanto na Igreja
Para onde caminha nosso mundo? Qual é filosofia
dominante dos dias de hoje? É importante respondermos a estas perguntas, pois
como o livro de Provérbios nos ensina —
Provérbios
23:7
Porque,
como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu
coração não está contigo.
Nossa sociedade tem sido definida de várias formas
nestes últimos trinta anos. A característica comum das definições atuais é a
existência do termo “pós” associado a outros termos. A impressão que temos é
que algo passou, foi completado ou terminou sobrando somente um pessimismo,
beirando mesmo o desespero. Assim temos as seguintes definições:
1. Pós-capitalista — Ralf Dahrendorf
2. Pós-burguesa — George Lichtheim
3. Pós-moderna — Amitai Etzioni
4. Pós-coletivista — Sam Beer
5. Pós-literária — Marshall McLuhan
6. Pós-civilizada — Kenneth Boulding
7. Pós-tradicional — S. N. Eisenstadt
8. Pós-histórica — Roderick Seindenberg
9. Pós-industrial — Daniel Bell
10. Pós-puritana e Pós-protestante — Sidney Ahlstrom
11. Pós-cristã —Francis Schaeffer
De todos estes “pós” aquele que tem sobrevivido e causado
ondas mais intensas é o pós-modernismo. Todavia, como é reconhecido pelos três
maiores expoentes do pós-modernismo — Michael Foucault, Jacques Derrida e
Richard Rorty, o Pós-Modernismo é um movimento filosófico que tem suas raízes e
se desenvolve a partir do Existencialismo. Portanto, podemos concluir que, seja
na sua forma original, seja nos desenvolvimentos posteriores, o Existencialismo
continua sendo a filosofia dominante dos nossos dias.
O
Existencialismo, como filosofia popular, é uma forma de Romanticismo, que
exalta o indivíduo como criador dos seus próprios valores e significado da vida. É uma forma de Humanismo que
tenta descobrir e reafirmar o que significa ser humano. O Movimento se divide
em duas partes:
1. Existencialismo propriamente dito, que por sua vez
se divide em:
a. Existencialismo Religioso representado por Soren
Kierkegaard, Karl Barth, Richard e Reinhold Niebuhr e Emil Brunner por um lado,
e Martin Heidegger, Rudolf Bultmann, Paul Tillich e Thomas Altizer pelo outro.
b. Existencialismo Secular, e Fenomenologia
Existencial.
Ambos movimentos concordam que o que define os seres
humanos não é a posse duma alma ou alguma essência anterior ou mesmo um EGO, e
sim atos livres e intencionais da consciência, por meio dos quais o
mundo passa a ter significado. Jean Paul Sartre condensou o ideal
existencialista ao afirmar “existência precede a essência”. Em outras palavras
ele quis dizer que aquilo que o homem é precisa ser decidido pelo próprio
homem. Somente o homem pode resolver a questão da sua humanidade e mesmo assim,
somente momentaneamente, à medida que ele age. Coisas como natureza humana ou
moralidade estão sujeitas àquilo que o homem decide ser, como ele formula seu
futuro.
B. Quais
são as características (ênfases) desta Filosofia:
1. Nenhuma ênfase no passado ou no futuro.
2. Nenhuma crença em absolutos.
3. Ênfase na falta de propósito para a vida dos seres
humanos.
Infelizmente não são poucos os cristãos engolfados
pela filosofia existencialista. Entre estes vamos encontrar, por um lado,
aqueles que se recusam a aceitar a infalibilidade e inerrância da Bíblia, e por
outro lado, os que se recusam a aceitar a necessidade absoluta da Igreja.
Independentemente da filosofia dominante, precisamos parar e perguntar: Qual é o plano de Deus para os nossos dias? Para que possamos responder
esta pergunta, torna-se necessário estabelecermos uma fonte de informação que
nos seja de inteira confiança. Vamos então, de comum acordo, aceitar ser a
Bíblia, com o Antigo e Novo Testamento, verbalmente inspirada e sem erros nos
autógrafos originais.
C – Qual é
o Propósito de Deus Para os Nossos Dias?
1 – A
Cristianização do Mundo
Será que o plano de Deus é a cristianização do
mundo? Quer Deus que todo mundo se torne
cristão?
2 Pedro
3:9 diz —
Não
querendo que nenhum se perca senão que todos cheguem ao arrependimento.
Existe uma defasagem permanente quando comparamos o
número de pessoas que se denominam cristãs com o número total de pessoas
nascidas no mundo. A população da Terra chegou a 1 bilhão de habitantes em
1850. De acordo com o Atlas da enciclopédia Britânica , em 1º de Janeiro de
1995 a população da Terra era de aproximadamente de 5 bilhões e 628 milhões de
habitantes. O ritmo de crescimento é de 2.3% ao ano. Com esse ritmo devemos
dobrar a população a cada 35 anos. Por outro lado, há 200 anos, nos primórdios
do movimento missionário moderno, os cristãos nominais representavam 25% da
população total. Depois de 200 anos de
esforços missionários tremendos e da introdução de técnicas modernas como
literatura, filmes e principalmente o rádio, chegamos a ser 34% da população
total em 1993. Em 2006 a estimativa era que os cristãos nominais representavam
cerca de 36% de toda a população da terra.
Ou seja, 2.38 Bilhões para uma população total de 6.67 Bilhões, 2006.
Números atualizados para 2015 indicam que os cristãos nominais representam hoje
cerca de 2,2 bilhões num universo total de 7,250 bilhões de habitantes no
planeta terra ou 30,5%.
Conhecendo o caráter e os atributos de Deus, sabemos
que Ele não falha nos seus planos. Jó afirma acerca de Deus —
Jó 42:2
Bem sei
que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado
Deus é imutável, seu caráter nunca muda, e o que Ele
tem planejado fazer, Ele fará. O que nós precisamos fazer, para não sermos
confundidos, é discernir qual é exatamente o plano de Deus.
2 – A
Evangelização do Mundo
Será que o plano de Deus é a evangelização do mundo?
Isto se relaciona com a pregação do evangelho até aos confins da terra.
Passagens geralmente dadas em apoio a uma resposta afirmativa a esta pergunta
são:
Mateus
28:19—20
19 Ide,
portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e
do Filho, e do Espírito Santo;
20
ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou
convosco todos os dias até à consumação do século.
Marcos
16:15
E
disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Atos 1:8
Mas
recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas
tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Se examinarmos a história da igreja, veremos que esse
aspecto, apesar de não se constituir em numa grande falha também não
representou um sucesso constante.
A. De 32 até 64 d.C. — Durante este período o
Cristianismo se espalhou pela bacia do Mediterrâneo. Passagens como
Atos 14:19—23
19
Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e
apedrejando a Paulo, arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto.
20
Rodeando-o, porém, os discípulos, levantou-se e entrou na cidade. No dia
seguinte, partiu, com Barnabé, para Derbe.
21 E,
tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram
para Listra, e Icônio, e Antioquia,
22
fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e
mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de
Deus.
23 E,
promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com
jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.
Colossenses
1:23
Se é que
permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança
do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e
do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
1
Tessalonicenses 1:6—8
6 Com
efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra,
posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo,
7 de sorte
que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.
8 Porque
de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também
por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos
necessidade de acrescentar coisa alguma;
2 Timóteo
4:17
Mas o
Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a
pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui
libertado da boca do leão.
nos mostram a estratégia utilizada por Paulo para
expandir o Cristianismo.
B. De 64 até 313 d.C. — Durante esse período os
cristãos foram grandemente perseguidos pelos romanos. O motivo da perseguição
não era o fato dos cristãos crerem em Cristo e sim o fato de eles não aceitarem
adorar o imperador. Isso era considerado alta traição e a pena era a morte. A
execução da pena podia ser através da crucificação, do queimar a pessoa viva e
de lançar os cristãos para serem devorados pelas bestas nas arenas.
C. Em 313 d.C., o imperador Constantino, através do
edito de tolerância, conhecido como Edito de Milão, transformou o Cristianismo
numa religião legal. Em 381 d.C. o Cristianismo tornou-se a religião oficial do
império. Durante esse período as pessoas
foram forçadas a se tornarem cristãs mediante o batismo. Quantos se tornaram
verdadeiramente cristãos é impossível de ser determinado.
D. De 476 d.C. — Início da queda do Império Romano até
a Reforma Protestante, houve uma significativa diminuição nos esforços
evangelísticos, já que existiu um grande declínio no conhecimento no mundo
ocidental, pois o mesmo tornou-se monástico.
Somente aqueles que adentravam os monastérios tinham acesso aos estudos.
E. De 1750 d.C. até o presente, ver item 1 — A Cristianização do Mundo.
Será que o plano de Deus é a evangelização do mundo? A
evidência bíblica não é clara e não existe nenhuma declaração específica de
Cristo dizendo ser este o plano dEle. Assim temos, se os pontos 1 e 2 não
representam o plano de Deus, qual é então o plano ou propósito de Deus para os
nossos dias?
3 – O Plano
de Deus é:
κἀγὼ δέ σοι λέγω ὅτι σὺ εἶ
Πέτρος, καὶ ἐπὶ ταύτῃ τῇ πέτρᾳ οἰκοδομήσω μου τὴν ἐκκλησίαν καὶ πύλαι ᾅδου οὐ
κατισχύσουσιν αὐτῆς[1]
Tradução:
Também eu te digo que tu és Pedro, e
sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela.
A. Pontos Salientes
1 – A ênfase está na expressão “eu te
digo” e não em algum contraste entre “tu és o Cristo X tu és Pedro”. Cristo
chama Pedro pelo nome que Ele mesmo havia conferido a Simão: Petros em grego =
Cefas em aramaico. Note no contexto de Mateus como Cristo ainda se refere a
Pedro como Simão —
Mateus
16:17
Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.
2 – Existe um evidente jogo de
palavras entre Petros — pequena porção da rocha — e Petra — rocha — no grego. A
mesma palavra traduzida aqui por pedra é usada em Mateus 7:24 e traduzida por
rocha. Os tradutores optaram por pedra para manter um possível jogo de palavras
também em português. Mas, e se o diálogo original se passou em aramaico? A
expressão KEPHA — Cefas — não implicaria no jogo de palavras.
3 ἐκκλησία — ekklissía — assembleia
ou igreja. A palavra era usada para descrever uma assembléia regular dos
cidadãos de uma cidade conforme podemos ler em Atos 19:39, bem como uma
congregação dispersa — ver Atos 8:1—3. Mateus é o único dos quatro evangelistas
a usar a palavra ἐκκλησία — ekklissía — assembleia
ou igreja, como tendo sido proferida por Cristo. Jesus usou esta palavra
propositadamente. Da mesma maneira como a palavra grega ἐκκλησία — ekklissía — assembleia
ou igreja foi usada na tradução feita das escrituras hebraicas para o grego
conhecida como Septuaginta em passagens tais como:
Deuteronômio 31:30
Καὶ ἐλάλησεν
Μωυση̂ς εἰς τὰ ὠ̂τα πάσης ἐκκλησίας Ισραηλ τὰ ῥήματα τη̂ς ᾠδη̂ς
ταύτης ἕως εἰς τέλος[2]
Salmo 106:32
para representar a congregação de
Israel reunida no Antigo Testamento, essa mesma palavra, ἐκκλησία — ekklissía — assembleia
ou igreja, também representa o Novo Israel no Novo Testamento. O Salmo 89 é
crucial para entendermos Mateus 16:18. O texto do Salmo 88 na Septuaginta — LXX
— que corresponde ao Salmo 89 na Almeida Revista e Atualizada nos oferece o
seguinte:
οἰκοδομηθήσεται — oikodomethésetai — Salmo 89:3
na LXX e 89:4 na ARA diz – Para sempre estabelecerei
ἐκκλησίᾳ ἁγίων — ekklissía agíon — assembleia dos santos — Salmo 89:6 na LXX e Salmo 89:5 na ARA.
κατισχύσει — katisxúsei — firme
Salmo 89:23 na LXX e Salmo 89:21 na ARA
χριστόν — cristóv — Ungido — Salmo 89:39,52
na LXX e Salmo 89:38, 51 na ARA — teu ungido – messias
ᾅδου
—
ádou — sepulcro — Salmo 89:49
na LXX e Salmo 89:48 na ARA.
Note que praticamente todas as palavras importantes do versículo de —
Mateus 16:18,
κἀγὼ δέ σοι λέγω ὅτι σὺ εἶ
Πέτρος, καὶ ἐπὶ ταύτῃ τῇ πέτρᾳ οἰκοδομήσω
μου τὴν ἐκκλησίαν καὶ πύλαι ᾅδου οὐ κατισχύσουσιν αὐτῆς[4]
podem ser encontradas no Salmo 89. Deve ficar evidente que a afirmativa
de Jesus não tem nada a ver com Pedro já que mesma faz referência a um Salmo
que foi escrito cerca de 1000 anos antes de Pedro existir. O salmo 89 é um
salmo messiânico e reflete a vitória do Ungido de Deus sobre seus inimigos,
incluído a morte. Somente Jesus tem esses atributos. Ele é o χριστόν — cristóv — Ungido Messias – do Senhor, aquele que vai edificar
— οἰκοδομήσω — oikodoméso) Sua ἐκκλησίαν — ekklessíav — igreja, e as portas do ᾅδου — ádou —
inferno, não κατισχύσουσιν —
latisxúsoisin — prevalecerão contra ela.
Não devemos ter nenhuma dúvida de que Cristo
tinha em mente o Salmo 89 ao fazer a afirmação que fez para Pedro em Mateus 16:17——18
e que, em nenhuma hipótese ele poderia, sobre nenhuma perspectiva, estar se
referindo a Pedro quando disse aquelas palavras. O pensamento do Senhor,
certamente estava no Salmo 89.
4
– Edificar a Igreja
Em 1
Pedro 2:5
o apóstolo Pedro declara —
Também
vós mesmos, como pedras que vivem, sois οἰκοδομήσω — oikodoméso — edificados casa espiritual.
Diante desse verso é muito difícil escaparmos
da conclusão que Pedro está fazendo uma referência direta a Mateus 16:18. Mais
adiante em —
1
Pedro 2:9—10
9
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade
exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das
trevas para a sua maravilhosa luz;
10
vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não
tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
ele nos dá prova concludente de que
está se referindo à igreja como um todo e não a algum corpo local de cristãos —
ver também 1 Pedro 1:1. A Igreja é então uma GRANDE CASA ESPIRITUAl. É o Israel
de Cristo e não a nação judaica que está sendo descrito aqui.
Quem
é a Rocha?
Não é Pedro, nem primariamente nem exclusivamente. Pedro, com a resposta que
deu —
Tu
és o Cristo
forneceu a dica para a ilustração
sobre que rocha a igreja seria edificada. É exatamente porque a igreja está
sendo edificada sobre Cristo que a perpetuidade da mesma está garantida.
5
– O Ades
O Ades é tecnicamente o mundo
invisível, correspondendo ao Sheol hebraico, à terra dos que partiram, à morte.
O apóstolo Paulo usa a expressão θάνατε — thánate — morte na
citação que faz de —
Oséias
13:14
Eu
os remirei do poder do inferno e os resgatarei da morte; onde estão, ó morte,
as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua destruição? Meus olhos não vêem em
mim arrependimento algum.
em 1
Coríntios 15:55
Onde
está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
Em Oséias 13:14, na tradução das
escrituras hebraicas para o grego conhecida como a Septuaginta — LXX —,
encontramos tanto a palavra Ades como a palavra morte e as duas querem dizer a
mesma coisa. A expressão Ades é muito comum em túmulos da Ásia Menor o que
testemunha seu uso comum na religião da Grécia antiga. Os pagãos costumavam
dividir o Ades em duas partes: Elisium e Tártaros. Já os Judeus, nos dias de
Cristo, ver Lucas 16:19—31, o dividiam em: Seio de Abraão e Inferno ou Ades. No Antigo Testamento o conceito de
“portas do” Ades” — o Sheol — nunca admite nenhum outro significado que não
seja a θάνατε — thánate θάνατε — morte. Ou seja: É a morte que dá
acesso à região tenebrosa —
Jó
38:17
Porventura,
te foram reveladas as portas da morte ou viste essas portas da região
tenebrosa?
Salmos
9:13
Compadece-te
de mim, SENHOR; vê a que sofrimentos me reduziram os que me odeiam, tu que me
levantas das portas da morte.
Salmos
107:18
A
sua alma aborreceu toda sorte de comida, e chegaram às portas da morte.
Isaías
38:10
Eu
disse: Em pleno vigor de meus dias, hei de entrar nas portas do além; roubado
estou do resto dos meus anos.
Aqui em Mateus 16:18 não temos o Ades
atacando a Igreja e sim a proclamação do fato de que a morte — a porta do
inferno — não tem qualquer possibilidade de vencer a Igreja. Que é exatamente o
questionamento feito pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios15:55 conforme vimos
acima.
A Igreja está edificada sobre o
messianismo do seu Senhor, e a morte, o portão do Ades, não prevalecerá contra
ela, pois não conseguirá mantê-lO prisioneiro. Naquele momento, essa era ainda
uma verdade envolta em certo mistério, mas em breve ela seria proclamada com
todas suas implicações.
Atos
2:22—32
22
Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado
por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio
Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;
23
sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o
matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;
24
ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não
era possível fosse ele retido por ela.
25
Porque a respeito dele diz Davi: Diante de mim via sempre o Senhor, porque está
à minha direita, para que eu não seja abalado.
26
Por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; além disto,
também a minha própria carne repousará em esperança,
27
porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja
corrupção.
28
Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na tua
presença.
29
Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que
ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje.
30
Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes
se assentaria no seu trono,
31
prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na
morte, nem o seu corpo experimentou corrupção.
32
A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas.
A Igreja permanecerá eternamente
porque Cristo irá vencer os portões do Ades — a morte — e retornar vitorioso.
Como ele viverá eternamente será o garantidor da perpetuidade da Igreja, que é
Seu povo.
6
– Conclusões
1. Ênfase está em “Eu digo”. É o
Senhor Jesus quem fala.
2. Igreja: assembléia local e
congregação dispersa = povo de Deus.
3. Igreja Local e Universal = grande
casa espiritual.
4. A rocha sobre a qual a Igreja está
sendo edificada é Cristo —
Efésios
2:20
Edificados
sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a
pedra angular.
5. A Igreja permanecerá para sempre.
Cristo é quem garante.
6. A morte não tem qualquer
possibilidade de vencer a Igreja.
O plano de Deus apesar de não ter
começado dinamicamente ao tempo de Mateus 16:18 estava, todavia, destinado a
pleno sucesso. Nas palavras de Tiago em
Atos
15:14
Deus,
primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para
seu nome
temos
o propósito de Deus para os nosso dias.
Nos próximos estudos dessa série
iremos falar de:
1. O que é a Igreja?
2. Como está sendo formada a Igreja?
3. Quando a igreja começou?
4. Quais são alguns dos princípios
mais básicos que existem no Novo Testamento que devem ser utilizados para
direcionar a Igreja?
OUTROS ESTUDOS ACERCA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
001 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 001
002 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 002
003 —A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 003
004 — A IMPORTÂNCIA DA ALIANÇA COM DEUS
005 — OS ALVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
006 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 001 — INTRODUÇÃO — OS COLONIZADORES VÊM EM NOME DE DEUS
007 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 002 — NOSSAS ESCOLAS TEOLÓGICAS
008 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 003 — IGREJAS CORPORATIVISTAS E INSTITUCIONALIZADAS E EDUCAÇÃO CRISTÃ PADRONIZADA
009 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 004 — CONSUMISMO E CELEBRITISMO
010 — O PROPÓSITO SINGULAR DE DEUS PARA OS NOSSOS DIAS
011 — A PALAVRA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO
012 — A EXPRESSÃO GREGA “EM CRISTO” — ἐν Χριστῷ
013 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA
014 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 002
015 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/09/educacao-crista-estudo-015-o-que-o-novo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/09/educacao-crista-estudo-015-o-que-o-novo.html
016 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 004 — A IGREJA COMO PLENITUDE
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http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/educacao-crista-estudo-016-o-que-o-novo.html
017 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 005 — A UNIDADE DA IGREJA CRISTÃ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/educacao-crista-estudo-017-o-que-o-novo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/educacao-crista-estudo-017-o-que-o-novo.html
018 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 006 — HUMILDADE E AMOR EM MEIO À DIVERSIDADE DE DONS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/educacao-crista-estudo-018-o-que-o-novo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/educacao-crista-estudo-018-o-que-o-novo.html
019 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 007 — A IGREJA COMO MISTÉRIO DE DEUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/educacao-crista-estudo-019-o-que-o-novo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/educacao-crista-estudo-019-o-que-o-novo.html
020 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 008 — COMO A IGREJA É FORMADA OU CRIADA?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/educacao-crista-estudo-020-o-que-o-novo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/educacao-crista-estudo-020-o-que-o-novo.html
021 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — PARTE 009 — QUANDO A IGREJA COMEÇOU?
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Desde já agradecemos a todos.
[1]Black, M.,
Martini, C. M., Metzger, B. M., & Wikgren, A. (1993, c1979). The Greek
New Testament — electronic edition of the 4th edition. United Bible
Societies, Federal Republic of Germany, 1993.
[2]Septuaginta. 1979. Published in electronic
form by Logos Research Systems in electronic edition. Deutsche
Bibelgesellschaft Stuttgart, 1996.
[3]Septuaginta.
1979; Published in electronic form by Logos Research Systems, 1996 (electronic
ed.) (Sl 106:32). Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft.
[4]Black, M.,
Martini, C. M., Metzger, B. M., & Wikgren, A. (1993, c1979). The Greek
New Testament — electronic edition of the 4th edition. United Bible
Societies, Federal Republic of Germany, 1993.
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