Quadro de René Magritte
Essa série pretende
disponibilizar as informações mais importantes acerca de cada um dos 27 livros
que compõem o Novo Testamento. Desde que lançamos nossa série de Introdução ao
Antigo Testamento, muitos leitores têm nos questionando acerca de algum
material semelhante com respeito ao Novo Testamento. Então, aproveitando que
iniciamos uma série de estudos acerca dos manuscritos do Novo Testamento —
tecnicamente chamada de “baixa crítica” — estamos usando essa oportunidade para
lançar uma série que trate também do texto do Novo Testamento em si, e da
interpretação geral do mesmo — “alta crítica”.
I. O EVANGELHO DE
MATEUS
A. Particularidades e
Universalismo
O interesse judaico do autor pode
ser visto por meio de seus muitos apelos ao texto do Antigo testamento. O texto
de Mateus, geralmente, reflete uma abordagem mais estrita do cristianismo da
perspectiva judaica. É essa leitura caracterizada por essas ênfases que tem
levado muitos cristãos a adotarem práticas judaicas, sem entenderem que o
evangelho é assim porque foi direcionado, primariamente, para leitores judeus.
Alguns desse aspectos que podemos citar, incluem:
1. Mateus 5:18—19
18 Porque em verdade vos
digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei,
até que tudo se cumpra.
19Aquele, pois, que
violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos
homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os
observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.
2. Mateus 23:2—3
2 Na cadeira de Moisés, se assentaram os
escribas e os fariseus.
3 Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos
disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.
3. Mateus 19:17—19
17 Respondeu-lhe Jesus:
Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém,
entrar na vida, guarda os mandamentos.
18 E ele lhe perguntou:
Quais? Respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás,
não furtarás, não dirás
falso testemunho;
19 honra a teu pai e a
tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
4. Mateus 23:23
Ai de vós, escribas e
fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e
tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a
misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
5. Mateus 17:24—27
24 Tendo eles chegado a
Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e
perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas?
25 Sim, respondeu ele.
Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece?
De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos
estranhos?
26 Respondendo Pedro:
Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos.
27 Mas, para que não os
escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar,
tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por
mim e por ti.
6. Mateus 6:16—18
16 Quando jejuardes,
não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com
o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já
receberam a recompensa.
17 Tu, porém, quando
jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,
18 com o fim de não
parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê
em secreto, te recompensará.
7. Mateus 5:23—26
23 Se, pois, ao
trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma
coisa contra ti,
24 deixa perante o
altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então,
voltando, faze a tua oferta.
25 Entra em acordo sem
demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o
adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas
recolhido à prisão.
26 Em verdade te digo
que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.
8. Mateus 24:20
Orai para que a vossa
fuga não se dê no inverno, nem no sábado.
9. Mateus 25:24
Mas Jesus respondeu:
Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
10. A
genealogia de Cristo é traçada começando com Abraão e estruturada em grupos de
14 gerações conforme prática comum adotada pelos rabinos judeus.
11. Alem
disso, muitas frases são usadas pelo autor sem oferecer nenhum tipo de
explicação. Entre essas nós encontramos:
a. A Tradição dos anciãos —
Mateus 15:2
Por que transgridem os
teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem.
b. O Uso de filactérios e
franjas.
Mateus 23:5
Praticam, porém, todas
as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus
filactérios e alongam as suas franjas.
c. Sepulcros caiados.
Mateus 23:27
Ai de vós, escribas e fariseus,
hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se
mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda
imundícia!
Por fim, temos o tema recorrente
de Jesus ser chamado de “Filho de Davi” e Sua entrada triunfal em Jerusalém
lançam o foco da atenção sobre a consideração que os cristãos judeus tinham
acerca de Jesus como aquele que vinha cumprir as esperanças nacionais do povo
de Israel.
Diante de tudo isso, devemos
afirmar que a maior parte das narrativas que encontramos nos evangelhos
sinóticos ainda estão completamente atrelados à Antiga Aliança e não devem ser
confundidos como tendo valor permanente para os cristãos, pois não estamos mais
nem debaixo da Antiga Aliança, nem da Lei de Moisés. Cristo aboliu por completo
a lei de Moisés.
Romanos 10:4
Porque o fim da lei é
Cristo, para justiça de todo aquele que crê
A pergunta que precisa ser feita
nesse contexto é: Você crê?
Por outro lado, não podemos
deixar de notar que ao mesmo tempo em que o Evangelho de Mateus está cheio de
particularidades judaicas, também está repleto de aspectos universalistas. Se o
cristianismo é visto como o Israel ideal, também é visto como o Novo Israel,
completamente libertado do meio no qual foi gerado.
1. Já no nascimento de Cristo,
Ele é homenageado por estrangeiros vindos do Oriente —
Mateus 2:1—2
1 Tendo Jesus nascido
em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente
a Jerusalém.
2 E perguntavam: Onde
está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e
viemos para adorá-lo.
2. Na conclusão do Evangelho,
Mateus registra a grande comissão entregue pelo Senhor Jesus aos seus
discípulos, comissão essa que inclui pessoas do mundo inteiro —
Mateus 28:18—20
18 Jesus,
aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na
terra.
19 Ide, portanto, fazei
discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo;
20 ensinando-os a
guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos
os dias até à consumação do século.
3. O forte e bastante severo
ataque de Cristo sobre os fariseus que trata da tentativa de daqueles
indivíduos de justificarem a si próprios pelos seus méritos e que encontramos
em —
Mateus 23:13—33.
13 Ai de vós, escribas
e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois
vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!
14 Ai de vós, escribas
e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o
justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!
15 Ai de vós, escribas
e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito;
e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!
16 Ai de vós, guias
cegos, que dizeis: Quem jurar pelo santuário, isso é nada; mas, se alguém jurar
pelo ouro do santuário, fica obrigado pelo que jurou!
17 Insensatos e cegos!
Pois qual é maior: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?
18 E dizeis: Quem jurar
pelo altar, isso é nada; quem, porém, jurar pela oferta que está sobre o altar
fica obrigado pelo que jurou.
19 Cegos! Pois qual é
maior: a oferta ou o altar que santifica a oferta?
20 Portanto, quem jurar
pelo altar jura por ele e por tudo o que sobre ele está.
21 Quem jurar pelo
santuário jura por ele e por aquele que nele habita;
22 e quem jurar pelo
céu jura pelo trono de Deus e por aquele que no trono está sentado.
23 Ai de vós, escribas
e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho
e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a
misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
24 Guias cegos, que
coais o mosquito e engolis o camelo!
25 Ai de vós, escribas
e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas
estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!
26 Fariseu cego, limpa
primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!
27 Ai de vós, escribas
e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por
fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de
toda imundícia!
28 Assim também vós
exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de
hipocrisia e de iniquidade.
29 Ai de vós, escribas
e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os
túmulos dos justos
30 e dizeis: Se
tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices no
sangue dos profetas!
31 Assim, contra vós
mesmos, testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.
32 Enchei vós, pois, a
medida de vossos pais.
33 Serpentes, raça de
víboras! Como escapareis da condenação do inferno?
4. Na Parábola da Vinha, Jesus
deixa bem claro que os agricultores originais — os judeus — seriam trocados por
outros e que o povo de Israel seria substituído por outros povos que iriam
produzir os frutos esperados —
Mateus 21:33—44
33 Atentai noutra
parábola. Havia um homem, dono de casa, que plantou uma vinha. Cercou-a de uma
sebe, construiu nela um lagar, edificou-lhe uma torre e arrendou-a a uns
lavradores. Depois, se ausentou do país.
34 Ao tempo da
colheita, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe
tocavam.
35 E os lavradores,
agarrando os servos, espancaram a um, mataram a outro e a outro apedrejaram.
36 Enviou ainda outros
servos em maior número; e trataram-nos da mesma sorte.
37 E, por último,
enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: A meu filho respeitarão.
38 Mas os lavradores,
vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo e
apoderemo-nos da sua herança.
39 E, agarrando-o,
lançaram-no fora da vinha e o mataram.
40 Quando, pois, vier o senhor da vinha, que
fará àqueles lavradores?
41 Responderam-lhe:
Fará perecer horrivelmente a estes malvados e arrendará a vinha a outros
lavradores que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos.
42 Perguntou-lhes
Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram,
essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é
maravilhoso aos nossos olhos?
43 Portanto, vos digo
que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza
os respectivos frutos.
44 Todo o que cair
sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará
reduzido a pó.
Esse dualismo ensinado por essa
parábola demonstra a forma como o próprio Cristo entendia os acontecimentos
futuros que culminariam com sua morte por meio das mãos dos judeus, em
associação com os romanos e o estabelecimento da Nova Aliança que englobaria
pessoas de todas as nações.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 001 — INTRODUÇÃO GERAL AOS EVANGELHOS — ESTUDO 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 002 — A FORMA LITARÁRIA DOS EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 003 — MOTIVOS PORQUE OS EVANGELHOS FORAM ESCRITOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 004 — O LUGAR OCUPADO PELOS QUATRO EVANGELHOS NO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 005 — A MELHOR FORMA DE ABORDAR OS QUATRO EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 006 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 007 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 008 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 003
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 009 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 004
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 010 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 005
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 011 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 006
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 012 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 007
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 013 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 008
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 014 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 009
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 015 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 010 — AUTOR — PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 016 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 011 — DATA DA COMPOSIÇÃO
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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