Essa é uma série cujo
propósito é estudar os conceitos bíblicos de vida, morte, estado intermediário
e eternidade. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros
estudos. A Série tem o título Geral de:
Vida,
Termos Usados no Antigo Testamento – Parte 001
I. נֶפֶשׁ — nepesh: sopro, vida, desejo, alma.
A. Evidencia Exegética
B. Em primeiro lugar, a palavra נֶפֶשׁ — nepesh
se refere àquele principio invisível e imaterial que anima os corpos físicos de
homens e animais. Os animais são chamados נֶפֶשׁ — nepesh
enquanto estão vivos conforme podemos ler em — Gênesis 1:20, 21, 24, 30 etc. Um
animal morto nunca e chamado de נֶפֶשׁ — nepesh. Neste mesmo sentido, uma vez
que o fôlego de vida foi soprado no corpo de Adão, ele se tornou um נֶפֶשׁ — nepesh,
i.e. uma criatura viva — Gênesis 2:7.
1. Quando o fôlego
da vida parte dos corpos dos animais ou dos seres humanos, eles morrem. Assim o
Antigo Testamento utiliza a expressão נֶפֶשׁ — nepesh
para se referir ao principio de vida físico cerca de 150 vezes.
2. Em segundo lugar, a palavra נֶפֶשׁ — nepesh é
utilizada em linguagem figurada. Os autores bíblicos faziam uso duma sinédoque,
que é uma figura de linguagem que usa, entre outras coisas, uma parte para
representar o todo:
Exemplos:
i. Gênesis 36:6 ® todas as pessoas ® נַפְשׁוֹת — napeshim.
ii. Levítico 21:1 e 11 ® Mesmo que o principio de vida já estava ausente
das pessoas mortas, a expressão נֶפֶשׁ — nepesh e
utilizada nestes versos para representar a pessoa integral.
iii. Levítico 17:10,11 ® Como o sangue simboliza a vida, נֶפֶשׁ — nepesh e
utilizado figurativamente como sangue—vida.
3. Em terceiro lugar, נֶפֶשׁ — nepesh e
utilizada para descrever a parte do homem que transcende o principio da vida e
separa o homem dos animais e o aproxima de Deus!
a. Deus é um Ser autoconsciente que pode dizer: “Eu
Sou". Assim Deus jura por si mesmo — i.e., pelo seu נֶפֶשׁ — nepesh —
Jeremias 51:14
Jurou o SENHOR dos Exércitos por si mesmo, dizendo: Encher-te-ei certamente
de homens, como de gafanhotos, e eles cantarão sobre ti o eia! dos que pisam as
uvas.
Amós 6:8
Jurou o SENHOR Deus por si mesmo, o SENHOR, Deus dos Exércitos, e disse:
Abomino a soberba de Jacó e odeio os seus castelos; e abandonarei a cidade e
tudo o que nela há.
b. O נֶפֶשׁ — nepesh
de Deus é a parte transcendente de Deus que odeia o pecado —
Salmos 11:5
O SENHOR põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a
sua alma o abomina.
c. Assim temos: O נֶפֶשׁ — nepesh
de Deus não pode ser reduzido ao principio físico da vida porque Deus não
possui um corpo físico! Da mesma forma, quando נֶפֶשׁ — nepesh é
aplicado ao homem descreve aquela parte que transcende o principio da vida
física.
C. Que o homem possui uma alma que transcende o mero
principio da vida física que é compartilhado pelos animais pode ser visto nas
seguintes passagens, mas apesar do mesmo termo ser usado eles não são idênticos.
Apenas o ser humano é chmado de נֶפֶשׁ חַיָּה — nepesh chayiah — alma vivente:
1.
Se a alma do homem não é diferente da dos animais porque as Escrituras
falam da necessidade da expiação — satisfação pelo pecado — para redimir a alma
dos homens (Levítico 16). E ainda, se ests for o caso, como explicar as
palavras de Cristo em —
Marcos 8:36
Que aproveita ao homem ganhar
o mundo inteiro e perder a sua alma?
2.
O que significava a expressão "afligireis as vossas almas” em Levítico
16? Significa “afligireis vosso corpo físico?" Não, e sim a experiência da
dor, tristeza na parte transcendente do ser humano.
3. Note como certos relacionamentos expressados por נֶפֶשׁ — nepesh
não podem ser aplicados aos animais, mas quando aplicados ao homem transcendem
o princípio físico da vida.
Deuteronômio 10:12 ® Servir a Deus
Agora, pois, ó Israel, que é
que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos
os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração
e de toda a tua alma.
Levítico. 16:29 ® Aflição
Isso vos será por estatuto
perpétuo: no sétimo mês, aos dez dias do mês, afligireis a vossa alma e nenhuma
obra fareis, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.
I Samuel. 1:10 ® Amargura
Levantou-se Ana, e, com
amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
I Samuel. 2:33® Tristeza
O homem, porém, da tua
linhagem a quem eu não afastar do meu altar será para te consumir os olhos e
para te entristecer a alma; e todos os descendentes da tua casa morrerão na
flor da idade.
Ezequiel 23:17—18® Alienação
17 Então, vieram ter com ela
os filhos da Babilônia, para o leito dos amores, e a contaminaram com as suas
impudicícias; ela, após contaminar-se com eles, enojada, os deixou.
18 Assim, tendo ela posto a
descoberto as suas devassidões e sua nudez, a minha alma se alienou dela, como
já se dera com respeito à sua irmã.
Salmos 42:2 ® e pode o principio de vida física que existe nos
homens e nos animais ter sede de Deus?
A minha alma tem sede de Deus,
do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?
4.
O ensino do Antigo Testamento, tanto quanto possível, é consistente com a
idéia de que o lado imaterial do homem parte na morte, habita em outro lugar e
retorna na ressurreição.
Gênesis. 35:18
Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu-lhe o nome de Benoni; mas seu pai
lhe chamou Benjamim.
1 Reis 17:21—22
21 E, estendendo-se três vezes sobre o menino, clamou ao SENHOR e disse: Ó
SENHOR, meu Deus, rogo-te que faças a alma deste menino tornar a entrar nele.
22 O SENHOR atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar
nele, e reviveu.
5. O contínuo problema com necromancia — consultar os mortos — que
Israel enfrentou indica que alguns judeus acreditavam na sobrevivência da parte
imaterial do homem —
Deuteronômio. 18:9—14
9 Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a
fazer conforme as abominações daqueles povos.
10 Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua
filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
11 nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas
abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti.
13 Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus.
14 Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os
adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa.
B. A
Septuaginta
A Septuaginta — tradução das escrituras do Antigo
Testamento para o grego, no século III
antes de Cristo — traduz a palavra נֶפֶשׁ — nepesh
por ψυχὴ — psichè — 810 vezes. Esta palavra se
refere à parte transcendente do homem que e capaz de pensar, sentir e ter
vontade. A palavra psichè é
também utilizada para traduzir as palavras רוּחַ — ruwach — espírito em Gênesis 1:28 e Êxodo 35:21e por לְב — leb — cpração em Isaías 7:2, 4.
É marcante o fato que os gregos tinham uma palavra bem
clara (ao contrário dos hebreus) para representar a vida física. Esta palavra é βίος — Bios — vida, e adivinha o que?
Ela não é usada nenhuma vez sequer para traduzir a palavra נֶפֶשׁ — nepesh!
Mas é usada inúmeras vezes nas paginas da Septuaginta.
C. Outros Testemunhos
Flávio Josefo — historiador judaico da antiguidade —
declara que todos os judeus com exceção dos saduceus acreditavam na
imortalidade da alma — Guerras dos judeus, Livro II, Secções 154-159 e
163,166).
O historiador cristão, Eusébio, no seu livro Historia
Eclesiástica — Livro VI, C37 — declara que a doutrina do sono da alma é uma
invenção de heréticos do século terceiro.
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Estudo 014 B — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — A Crença na Imortalidade como algo Universal — Parte 002
Estudo 014 C — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — A Crença na Imortalidade como algo Universal — Parte 003.
Que Deus
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Alexandros
Meimaridis
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