O objetivo dessa série é
apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos
encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é
disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com
o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele
que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o
leitor encontrará os links para os estudos seguintes:
Texto: Apocalipse 2:18—29
Introdução.
A.
Estamos estudando os três primeiros capítulos do livro do Apocalipse. Nesse
momento nosso estudo está focado na epístola que o Senhor Jesus enviou para a
Igreja localizada na cidade de Tiatira em Apocalipse 2.
B.
Nosso texto é de Apocalipse 2:18—29 e já tivemos a oportunidade de falar de
diversas coisas com relação à essa igreja:
1.
Vimos como o Senhor elogiou a igreja por seu amor, suas obras e por sua
perseverança.
2.
Vimos como o Senhor condenou a igreja por aceitar, com tranquilidade, tanto
práticas imorais quanto a idolatria.
3.
Também tivemos a oportunidade de falar das ameaças que o Senhor fez, de
disciplinar seu povo, e caso a disciplina não produzisse os frutos desejados,
Jesus ameaça a igreja com o próprio juízo divino.
4.
Para evitar essas situações desagradáveis, Jesus ordena uma coisa para a Igreja
em Tiatira:
ARREPENDE-TE!
G.
Hoje, iremos iniciar a parte final do estudo dessa carta, por isso nos queremos
falar acerca do:
O
CONSELHO DE CRISTO PARA O REMANESCENTE VENCEDOR
I. O Conselho
A.
Como acontece em todas as igrejas, nem todas as pessoas estão contaminadas pelo
pecado que existe nas mesmas. Existem muitas pessoas honestas que estão se
empenhando, de verdade, para viverem em Santidade diante de Deus.
B.
É para essas pessoas que resistem às tentações e que priorizam o andar com Deus
e com os irmãos que Cristo se dirige:
Apocalipse 2:24
Digo, todavia, a vós outros, os
demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram,
como eles dizem, as coisas profundas de Satanás.
C.
Para essas pessoas Cristo tem palavras de conforto. Ele começa dizendo o
seguinte:
Apocalipse 2:24c—25
24c Outra carga não jogarei sobre
vós;
25 tão-somente conservai o que
tendes, até que eu venha.
D
menção à carga, parece ser uma referência à decisão já tomada pelos apóstolos
há muito anos e que dizia o seguinte:
Atos 15:28—29
28 Pois pareceu bem ao Espírito
Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais:
29 que vos abstenhais das coisas
sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das
relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde.
E.
É comum em todas as igrejas existirem pessoas que pensam que as coisas não
devem ser como são, mas que deveriam ser diferentes. Isso é algo antigo. Já no
primeiro século havia gente na igreja cristã — judeus — que imaginavam que
todos os cristãos deveriam passar pelo rito da circuncisão antes de tornarem-se
cristãos, e depois adotarem a lei de Moisés como norma. E os irmãos reunidos em
Jerusalém, decidiram que isso não era necessário.
F.
Portanto é muito possível que Cristo estivesse fazendo uma referência a esse
fato já que ele usa exatamente a mesma palavra usada em atos 15: carga/encargo.
G.
Cristo termina suas palavras dizendo:
Apocalipse 2:25
Tão-somente conservai o que
tendes, até que eu venha.
II. A Gloriosa Liberdade dos
Filhos de Deus
A.
Como os cristãos do primeiro século, nós também vivemos num mundo,
completamente imerso em imoralidade e, especialmente pornografia. Os casos de
pedofilia aumentam a cada dia e os novos recursos tecnológicos, nos permitem
levar tais imagens, inclusive, junto com nossos aparelhos celulares. Maior
intimidade que essa, é impossível.
B.
Mas não é por que as coisas vão mal que nós iremos inventar formas novas de
asceticismo, proibindo as pessoas de terem televisores em suas casas, ou
aparelhos tipo tablet ou celulares em suas bolsas e bolsos. Não! Nós somos
livres em Cristo! Mas somos advertidos do seguinte:
Gálatas 5:13
Porque vós, irmãos, fostes
chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne;
sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.
C.
Nunca devemos reagir à frouxidão extrema de um lado com um extremo legalismo do
outro lado.
D.
Cristo não tem nenhum fardo novo para acrescentar ao que já temos no Novo
Testamento. Procuremos conhecer o que o Novo Testamento diz e sejamos
obedientes ao mesmo. Isso é tudo o que o Senhor requer de nós.
E.
Quando agimos assim experimentamos a verdadeira alegria. Então podemos entender
que existe beleza em versos como:
Hebreus 13:4
Digno de honra entre todos seja o
matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e
adúlteros — NTLH.
F.
A bíblia é clara: os mandamentos de Cristo não nos são pesados:
Mateus 11:29—30
29 Tomai sobre vós o meu jugo e
aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso
para a vossa alma.
30 Porque o meu jugo é suave, e o
meu fardo é leve.
1 João 5:3
Porque este é o amor de Deus: que
guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos.
E.
Que possamos seguir o mandamento do Senhor e nos apeguemos de todo coração à
sua palavra.
Conclusão:
A.
Todos os crentes verdadeiros que estão em Cristo, pertencem a um só corpo, são
membros uns dos outros e não pode mais existir nenhuma distinção entre eles.
Isso é um ensinamento, verdadeiramente revolucionário conforme lemos em:
Gálatas 3:28
Dessarte, não pode haver judeu
nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois
um em Cristo Jesus.
Colossenses 3:10—11
10 E vos revestistes do novo
homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o
criou;
11 no qual não pode haver grego
nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém
Cristo é tudo em todos.
B.
Essa verdade deve nos fazer corar de vergonha todas as vezes que fazemos
qualquer discriminação contra irmãos ou irmãs baseados em preconceitos que já
foram, há muito, abolidos pelos ensinamentos do Novo Testamento.
C.
Como vimos somos completamente livres em Cristo, mas não devemos usar nossa
gloriosa liberdade para satisfazer aos desejos da nossa carne, algo muito bem
descrito por Paulo em:
Gálatas 5:19—21
19 As coisas que a natureza
humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza,
as ações indecentes,
20 a adoração de ídolos, as
feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a
ambição egoísta, a desunião, as divisões,
21 as invejas, as bebedeiras, as
farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem
essas coisas não receberão o Reino de Deus.
D.
As Escrituras Sagradas são em si mesmas um compêndio, um padrão pelo qual
podemos medir todas as coisas, testar todas as coisas. Seus ensinamentos são
suficientes tanto para sustentar nossa fé como nossas vidas.
E.
Nossa responsabilidade é preservar os ensinamentos bíblicos por meio da
obediência aos mesmos sem retirar nem acrescentar nada.
OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018A/B — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006A/B
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 001
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 020 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 002
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 021 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 003
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 022 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 004
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 023 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 005 — FINAL
APOCALIPSE 3:7—13 — SERMÃO 024 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 001
APOCALIPSE 3:7—13 — SERMÃO 025 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/apocalipse-introducao-e-as-cartas-as.html
APOCALIPSE 3:7—13 — SERMÃO 026 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/apocalipse-introducao-e-as-cartas-as.html
Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
PS.
Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no
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Desde
já agradecemos a todos.
“Conheço as suas ações, o seu amor, a sua fé, o seu ministério e a sua perseverança, e sei que as suas ações recentes são mais numerosas do que as anteriores. ”
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