Essa série pretende
disponibilizar as informações mais importantes acerca de cada um dos 27 livros
que compõem o Novo Testamento. Desde que lançamos nossa série de Introdução ao
Antigo Testamento, muitos leitores têm nos questionando acerca de algum
material semelhante com respeito ao Novo Testamento. Então, aproveitando que
iniciamos uma série de estudos acerca dos manuscritos do Novo Testamento —
tecnicamente chamada de “baixa crítica” — estamos usando essa oportunidade para
lançar uma série que trate também do texto do Novo Testamento em si, e da
interpretação geral do mesmo — “alta crítica”.
I. O EVANGELHO DE
MATEUS
D. Elementos Eclesiásticos
Mateus é o único dos quatro
evangelistas que apresenta qualquer material que está relacionado com a ideia
da Igreja. Esse é o único Evangelho onde encontramos a expressão grega ἐκκλησία — ekklisía — igreja no sentido de assembléia ou povo
reunido. No Novo Testamento não existe sequer um único caso em que a expressão ἐκκλησία — ekklisía — seja usada para descrever
um prédio ou uma construção de qualquer tipo. Isso é uma invencionice humana e
das mais grotescas, diga-se de passagem.
Como acabamos de falar, sublinhando a expressão
grega ἐκκλησία — ekklisía — encontramos
a expressão aramaica usada por Jesus קָהָל — qahal — comunidade
ou até mesmo a expressão עֵדָה — ´edad — cuja tradução para
o grego é συναγωγή
— sunagogé — e significa sinagoga na LXX — SEPTUAGINTA. A palavra grega ἐκκλησία
— ekklisía — aparece com bastante
frequência na LXX, geralmente como uma tradução preferencial para קָהָל — qahal. Desse
modo, Israel é chamado de יְהוה קהָל — quehal YHVH — ou ἐκκλησία του̂ κυρίου — comunidade
de Deus.
A palavra mais comum usada para se referir a uma
comunidade nos dias de Jesus era עֵדָה — `edad — que é traduzida
pelo termo grego συναγωγή — sunagogé — ou sinagoga.
Se Jesus é o Messias, então é apenas natural que
imaginemos ao nos referirmos à comunidade do Senhor Jesus, estejamos de fato,
nos referindo a Sua comunidade messiânica, ou ao povo escatológico de Deus. De
fato Jesus usa a expressão μου̂ — moû — minha, cuja
posição na frase é bastante enfática. É a comunidade messiânica que pertence ao Messias.
Nesse contexto a
igreja é apresentada, de modo especial, em sua capacidade disciplinadora. Mas
devido o fato de Mateus ser o único a citar a palavra ἐκκλησία
— ekklisía — igreja, no sentido de
assembléia nos lábios de Cristo, muitos estudiosos duvidam da originalidade da
mesma. Como justificativa, alegam que a mesma surgiu do ambiente eclesiástico
da igreja primitiva. Todavia, como vários autores já deixaram claro, entre os
quais podemos citar O. Cullmann e A. Oepke, não existe nenhuma base segura o
suficiente para se acreditar nessa ideia, como desposada por A. McNeille, R.
Bultmann, e E. Schweizer. Por outro lado, temos que entender que, com exceção
dos estudiosos modernos já citados, as palavras de Cristo, como registradas por
Mateus receberam aceitação universal durante os anos da igreja primitiva.
Mas além dessa passagem, nós ainda podemos
encontrar mais duas outras que demonstram o interesse especial de Mateus
naquilo que estamos chamando de questões eclesiásticas. Lemos o seguinte em
Mateus 18:20
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu
nome, ali estou no meio deles.
Esse verso descreve a forma mais simples de uma
igreja local, e essa descrição vai contra todo o besteirol das megaigrejas e da
cultura de que sua igreja precisa crescer. Jesus enxerga a realidade de outra
maneira. Em qualquer lugar onde estejam reunidos até mesmo, apenas, 2 ou 3 em
nome de Jesus, o Senhor promete estar no meio deles. Difícil é encontrar Jesus
nas megaigrejas.
Para terminar vamos ver as palavras de Jesus contidas
na chamada grande comissão —
Mateus 28:18—20
18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a
autoridade me foi dada no céu e na terra.
19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos
tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do
século.
De acordo com
os versos acima a missão da igreja consiste em fazer discípulos de todas as
nações e de batizá-los em nome do Pai, e
do Filho, e do Espírito Santo. Além disso, os crentes devem ser ensinados a guardar todas as coisas que Jesus nos
ensinou. Diante disso, Jesus assegura para a igreja de todas as eras, sua
constante, poderosa e confortadora presença. Amém.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 001 — INTRODUÇÃO GERAL AOS EVANGELHOS — ESTUDO 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 002 — A FORMA LITARÁRIA DOS EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 003 — MOTIVOS PORQUE OS EVANGELHOS FORAM ESCRITOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 004 — O LUGAR OCUPADO PELOS QUATRO EVANGELHOS NO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 005 — A MELHOR FORMA DE ABORDAR OS QUATRO EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 006 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 007 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 008 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 003
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 009 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 004
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 010 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 005
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 011 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 006
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 012 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 007
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 013 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 008
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 014 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 009
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 015 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 010 — AUTOR — PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 016 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 011 — DATA DA COMPOSIÇÃO
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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