Esse artigo é parte
da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure
conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações
para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo
posterior
Esses 5 versículos de Efésios 3 resumem aquilo que
o apóstolo Paulo chama de o “eterno propósito que (Deus) estabeleceu em
Cristo Jesus, nosso Senhor”. Eles nos falam do plano de salvação como
proposto por Deus desde a eternidade passada na pessoa do Seu filho o Senhor
Jesus. Vemos analisar atentamente o que esses versículos declaram que Deus fez
a nosso favor “em Cristo”.
A mim, o menor de todos os santos – Essa expressão que
demonstra a verdadeira atitude do coração do apóstolo é bem característica de
Paulo. A palavra aqui utilizada pelo apóstolo Paulo, ἐλαχιστοτέρῳ — elachistotéro — o menor, não ocorre em nenhuma outra passagem do
Novo Testamento. De fato essa palavra é tão exclusiva dentro do Novo Testamento
que muitos estudiosos acreditam que o apóstolo Paulo inventou essa expressão
para transmitir exatamente o que ele estava querendo dizer. Essa palavra é
definida pelo Dicionário Teológico de Strong como: menos que o mínimo, menor que o mais baixo. Nesse contexto a
palavra serve para caracterizar o apóstolo Paulo como o menor de todos os
santos ou aquele que não é sequer digno de ser contado entre os santos! Tal
postura do apóstolo Paulo é realmente de tirar o fôlego diante da arrogância
tão preponderante entre as lideranças religiosas dos nossos dias. Paulo usa a
expressão ἐλαχιστοτέρῳ - elachistotéro – o
menor, para descrever a pecaminosidade de sua vida pregressa, antes do seu
encontro com o Senhor no caminho para Damasco. Descreve seu sentimento de culpa
por ter perseguido a Igreja do Senhor Jesus —
1 Coríntios 15:9
Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser
chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus.
Esse sentimento de culpa, por ter perseguido a
Igreja, foi algo que acompanhou o apóstolo Paulo toda sua vida. Mesmo no final
da vida, quando escreveu as duas cartas a Timóteo, ainda fez menção deste
sentimento —
1 Timóteo 1:15—16
15 Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao
mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
16 Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que,
em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e
servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.
Me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis
riquezas de Cristo – Falar das insondáveis riquezas de Cristo foge ao
escopo dessa obra. Outras 100 páginas seriam necessárias para falar delas!
Neste momento queremos apenas destacar os seguintes fatos:
O apóstolo Paulo, quando se refere à graça de Deus
e aos dons atrelados a essa mesma graça, costuma usar a expressão grega πλοῦτος –— ploûtos — riqueza para tentar expressar a abundância e a
plenitude da bênção de Deus sobre nós. Dessa maneira temos que: à benignidade, à
tolerância e à longanimidade de Deus, se adiciona a expressão riqueza no
sentido de abundância ou plenitude —
Romanos 2:4
Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade,
ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?
É dessa mesma maneira que esta expressão é
utilizada em Efésios 1:7, 18; 2:7; 3:8 e 16; bem como em outras passagens, nas
epístolas paulinas, tais como: Romanos 2:4; 9:23; 11:12 e 33; Filipenses 4:19;
Colossenses 1:27; 2:2
Por sua vez, a expressão grega ἀνεξιχνίαστον — anexichníaston — insondáveis ocorre somente duas vezes em todo o
Novo Testamento. Aqui em Efésios 3:8 e em Romanos 11:33. Ela é usada para
transmitir a ideia de algo que não pode ser rastreado ou explorado de maneira
apropriada, pois se trata de algo inescrutável ou incompreensível. O desejo do
apóstolo Paulo é deixar bem claro que a suficiência existente na pessoa de
Cristo, com respeito à nossa salvação, não pode nem ser rastreada nem
explorada. Isto é assim porque a mesma é incompreensível para nossas mentes
finitas. A plenitude da riqueza que é nossa em Cristo não pode ser apreciada de
forma plena por nossas mentes finitas. Essa expressão é tão enfática que não
encontramos em todo o Novo Testamento nenhuma outra expressão semelhante para descrever
quão realmente incompreensível é a riqueza que temos “em Cristo”.
O uso que o apóstolo Paulo faz desta palavra ἀνεξιχνίαστον — anexichníaston — insondáveis, demonstra a admiração que ele tinha
pela suficiência da obra salvadora de Deus através do Senhor Jesus. Ela também
nos indica que lhe faltavam palavras para descrevê-la e que considerava uma
honra por demais elevada lhe ser permitido contar às pessoas acerca das
riquezas do Redentor Jesus.
E manifestar qual seja a dispensação do mistério — Manifestar
indica que o evangelho deveria ser pregado a todo o gênero humano, a todas as
pessoas indistintamente. Manifestar quer dizer que é a intenção de Deus de
revelar Seu caráter e Seus planos eternos a todas as pessoas e não somente aos
judeus. Toda a raça humana, portanto, precisa tomar conhecimento do Salvador.
Alguns manuscritos, menos antigos do Novo
Testamento, apresentam uma leitura variante nesse versículo onde se lê κοινωνίᾳ — koinonía — comunhão, em vez de οἰκονομία — oikonomía — dispensação. Existem
boas razões para se aceitar que a segunda forma οἰκονομία — oikonomía — dispensação é a verdadeira e por esse motivo ela
aparece em nossas Bíblias na versão de Almeida Revista e Atualizada no Brasil.
É importante destacar que qualquer edição crítica do Novo Testamento, digna desse
nome, apresenta a leitura variante nesse versículo como uma possibilidade. Além
do argumento da antiguidade, que declara que quanto mais antigo for um
manuscrito do Novo Testamento grego menos sujeito ele estará às corrupções
comuns ao processo sucessivo de cópias, existe também um motivo teológico,
porque o uso de “dispensação” deve ser preferido ao uso de “comunhão”. O
contexto do qual temos nos ocupado nestas últimas referências analisadas fala
do fato de que Deus intencionava, desde a mais remota eternidade passada, fazer
revelar sua vontade não somente aos judeus, mas a todos os seres humanos sem
exceção. Assim é apenas lógico que o uso da expressão οἰκονομία — oikonomía — dispensação seja mais apropriado neste contexto
do que a expressão κοινωνίᾳ — koinonía — comunhão. A palavra grega οἰκονομία — oikonomía — dispensação é
utilizada para expressar, de forma específica, a administração, direção,
gerência, da propriedade de outro. E de forma geral é usada para expressar a
administração de um lar ou afazeres do lar. A dispensação acerca da qual Paulo
faz aqui referência tem a ver com o mistério de unir judeus e gentios em um
mesmo corpo, por uma e mesma fé em um e mesmo Salvador — ver Efésios 2:14—16;
ver também Efésios 4:3—6, com suas implicações acerca da unidade cristã ou
entre os cristãos. E o apóstolo Paulo deixa bem claro que ele havia recebido
uma revelação especial da parte de Deus que tratava especificamente dessa
dispensação ou administração — ver Efésios 3:1—7.
A dispensação ou administração acerca da qual Paulo
recebeu uma revelação especial está diretamente relacionada àquilo que Paulo
chama de mistério — a palavra grega μυστήριον — mistérion — mistério já foi discutida quando estudamos a
referência de número 31. Nesse momento basta dizer que Paulo usa a expressão
mistério para descrever verdades que outrora eram desconhecidas, e que não
podem ser descobertas de forma natural, via pesquisa, pelos seres humanos.
Verdades que pertencem à categoria de “mistério” precisam ser reveladas por
Deus para se tornarem conhecidas. Através da revelação, todavia, estas verdades
ficam disponibilizadas para todos os crentes e não é necessário nenhum
intérprete especial para explicá-las. São verdades que pertencem a todo povo de
Deus. Não é necessário ir muito longe para perceber as implicações dessas
palavras. A revelação de Deus não é
escrava de nenhuma igreja nem de nenhum corpo de homens que pretensamente
possui autoridade para determinar Seu significado. Pelo contrário a Palavra de
Deus é soberana sobre o povo de Deus e está aberta e disponível para todos.
Qualquer tentativa de
subjugar a palavra de Deus por parte de denominações cristãs ou grupos humanos representados em
concílios precisa ser firmemente rejeitada por todos os cristãos. Está mais do
que provado que denominações erram e que concílios fracassam miseravelmente
quando querem se impor sobre a Palavra de Deus. Este foi o sábio motivo e a
santa motivação da Reforma Protestante: Sola Scrptura revelada por Deus.
Quando o apóstolo Paulo menciona μυστήριον — mistérion — mistério, também o faz para estabelecer um
contraste com os “mistérios” representados pelas assim chamadas “religiões de
mistérios”. que existiam naqueles dias no mundo dominado pela cultura grega.
Entre estes contrastes nós podemos alistar os seguintes:
1. Nas religiões de mistérios antigas existia uma
clara distinção entre os iniciados e os não iniciados. Como na Maçonaria dos
dias de hoje.
2. Alguns dos adoradores recebiam certas porções da
“revelação” que tratavam de certos aspectos dos “santos segredos”, acerca dos
quais outros adoradores eram excluídos.
3. Era comum a existência de “mistérios maiores” e
“mistérios menores”, como por exemplo, na religião chamada de Mistérios de
Elêusis — Festas em honra da deusa da agricultura Deméter — Ceres para os
romanos — que se realizavam em Elêusis na Grécia antiga – nos quais diferentes
pessoas eram iniciadas, umas nos mistérios
maiores e outras nos mistérios menores.
4. Em um vigoroso contraste com essas Religiões de
Mistérios, o “grande mistério” do Cristianismo estava disponível a todas as
pessoas. Não estava escondido de nenhuma pessoa e nem existia nenhum tipo de
distinção entre as pessoas que podiam ser “iniciadas” nele.
5. Nenhuma parte da verdade revelada por Deus era
mantida em secreto de nenhuma pessoa. Todos participavam de toda verdade
revelada. A Palavra de Deus em forma impressa que seguramos em nossas mãos nos
dias de hoje, representa uma adesão moderna a este princípio: toda a Palavra de
Deus, a todas as pessoas, indistintamente.
6. O Cristianismo não possui verdades escondidas ou
ocultas que estão disponíveis somente para um seleto grupo de pessoas. Quando
estas coisas são mencionadas elas se referem a especulações holywoodianas ou a
romances de ficção, como o livro “O Código da Vinci”, do romancista
estadunidense Dan Brown. Entre os filmes recentes que pretendem trazer à luz
verdades escondidas do Cristianismo podemos citar: 1) A Filha da Luz; 2)
Estigmata; 3) Fim dos Dias; 4) A Paixão de Cristo; 5) Constantino; 6) A Profecia
— 666 – curiosamente lançado mundialmente no dia 6 do mês 6 do ano 2006; e 7)
Possuídos. Seguindo esta mesma linha, a filmografia francesa contribuiu com o
filme “Rios Vermelhos 2”.
7. O Cristianismo não possui “doutrinas secretas ou
reservadas”.
8. O Cristianismo não possui nenhuma verdade que
esteja consagrada ao uso exclusivo de uma casta sacerdotal.
9. As doutrinas cristãs devem ser publicadas e tornadas
disponíveis para todas as pessoas. Todo seguidor do Senhor Jesus deve ser feito
participantes de todas as verdades que nos foram trazidas pelo Senhor Jesus que
era a personificação da própria verdade —
João 14:6
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém
vem ao Pai senão por mim.
Por todos esses motivos o apóstolo Paulo faz
questão de destacar que a oferta de salvação completa e gratuita deixou de ser
um segredo ou mistério e tornou-se em algo notoriamente sabido por todas as
pessoas. Dessa maneira, Paulo tinha plena consciência de que ele possuía uma
mensagem de valor incalculável para toda a humanidade e, por esse, motivo ele
desejava ardentemente proclamá-la a todo o mundo.
Desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas —
Isto quer dizer que este μυστήριον — mistérion — mistério estava oculto com Deus. O plano formado
na eternidade passada, de salvar os pecadores, foi plenamente revelado através
do Senhor Jesus e de seus apóstolos. Mas não é só o plano de salvação que é
obra de Deus. Paulo é categórico em afirmar que Deus é o criador de todas as
coisas — ver também
Salmos 33:6
Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o
exército deles.
Isaías 44:24
Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre
materno: Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra.
E o plano de salvação é apenas uma parte desta
criação que não para de nos assombrar, seja em coisas grandes, como o universo,
ou em coisas pequenas como as células humanas. Mas Paulo, nesse texto que
estamos estudando, diz que é pela igreja que a multiforme sabedoria de Deus se torna conhecida!
Portanto, é da igreja que iremos nos ocupar em seguida.
CONTINUA...
LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:
O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:
O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:
O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:
Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:
O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:
O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:
O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:
O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo
O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001
O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002
O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes
O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu
O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo
O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo
O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais
O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.
O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.
O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.
O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo
O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus
O Estudo 038B — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 002 — A Igreja Edificada Sobre Cristo
O Estudo 038C — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 003 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo
O Estudo 038D — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 004 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — O Corpo de Cristo
O Estudo 038E — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 005 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — A Plenitude de Cristo
O Estudo 038F — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 006 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — Os Eleitos Por Deus em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-038f.html
O Estudo 039 — Nos Fala De Como Devemos Glorificar a Deus Porque Estamos em Cristo — Jesus e a Glória de Deus
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-039.html
O Estudo 040 — Nos Fala De Como Deus Nos Perdoou em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/nossa-riqueza-em-cristo-040-deus-nos.html
Que Deus abençoe a todos.
O Estudo 041 — Nos Fala de Sermos Ousados em Cristo Para Falar
O Estudo 042/043 — Nos fala de nos gloriarmos ou alegrarmos em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/nossa-riqueza-em-cristo-042043.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/nossa-riqueza-em-cristo-042043.html
O Estudo 044 — Nos fala de: exortação, Consolação de Amor, Comunhão, Afetos e Misericórdias em Cristo
Alexandros Meimaridis
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