Concepção Renascentista do "Chamado de Mateus" - o cobrador de taxas. Obra de Caravaggio.
Essa série pretende
disponibilizar as informações mais importantes acerca de cada um dos 27 livros
que compõem o Novo Testamento. Desde que lançamos nossa série de Introdução ao
Antigo Testamento, muitos leitores têm nos questionando acerca de algum
material semelhante com respeito ao Novo Testamento. Então, aproveitando que
iniciamos uma série de estudos acerca dos manuscritos do Novo Testamento —
tecnicamente chamada de “baixa crítica” — estamos usando essa oportunidade para
lançar uma série que trate também do texto do Novo Testamento em si, e da
interpretação geral do mesmo — “alta crítica”.
I. O EVANGELHO DE
MATEUS
G. Estrutura do Evangelho
de Mateus — CONTINUAÇÃO.
O Evangelho de Mateus apresenta
uma estrutura bem mais elaborada que os outros Evangelhos, o que possibilitou
seu uso mais amplo Igreja Primitiva. Por sua estrutura, não é difícil
percebermos que estamos diante dum autor que possui uma mente extremamente
ordeira como os detalhes a seguir irão deixar claro.
2. O Uso de Grupos
Numéricos
Como sabemos Mateus era um
coletor de taxas trabalhando a favor do império romano. Sua forma metódica de
pensar também pode ser vista em sua capacidade de agrupar várias palavras de
Jesus ou eventos ocorridos na vida do Senhor. Seu número favorito é três,
apesar dos números 5 e 7 também ocorrerem.[1]
Exemplos do agrupamento de três podem ser vistos em:
a. A divisão da genealogia de
Jesus em três partes — ver Mateus 1:17.
b. As três tentações sofridas por
Jesus — Mateus 4:1—11.
c. As três ilustrações acerca da
justiça, as três proibições e os três mandamentos em Mateus 6:1 — 7:20.
d. O agrupamento de três grupos
de milagres envolvendo cura, manifestações de poder e restauração em Mateus 8:1
— 9:34.
e. Várias outras instâncias onde
Mateus agrupa três parábolas, três perguntas, três orações e três negações.
Devemos insistir que isso não
indica que Mateus atribuía qualquer importância simbólica ao numeral 3, mas que
tal uso apenas demonstra a forma organizada como sua mente de contador
funcionava. Tal uso também distingue Mateus dos outros autores dos evangelhos —
Marcos, Lucas e João — pois demonstra a forma metódica como ele organizava seu material.
É possível que Mateus ao usar, de forma tão característica o numeral 3,
estivesse influenciado pela palavras da Lei de Moisés que afirmava que todos os
fatos deveriam ser confirmados pelas palavras e duas ou três testemunhas. Para
Mateus a multiplicação do número de testemunhas — cada grupo de três — deveria
funcionar como uma verdadeira autenticação do material incorporado.
2. O agrupamento geral
do material utilizado
Dentro da narrativa e dos
discursos como organizados por Mateus em seu Evangelho é possível percebermos
que seu objetivo é ilustras vários aspectos do ministério de Jesus. Desse modo
nós podemos observar o seguinte:
a. Mateus 5 — 7 servem para
ilustrar os ensinamentos de Jesus.
b. Mateus 8 — 9:34 servem para
ilustrar a obra de Jesus.
c. Em Mateus 12:1—45 encontramos
vários dos embates intelectuais travados entre Jesus e os fariseus, o que é
imediatamente seguido em Mateus 13 por um brupos de ensinamentos em forma de
parábolas.
Por detrás desse objetivo
consciente não é difícil notarmos uma estrutura bem pensada que é fácil de ser
comparada com textos paralelos encontrados nos evangelhos de Marcos e Lucas.
Tal habilidade da parte de Mateus resulta numa apresentação sólida e unificada
daquilo que ele nos revela em seu material. Uma vez que compreendemos os
procedimentos literários de Mateus fica fácil compreender porque seu trabalho
não pode ser classificado dentro das categorias conhecidas daquilo que chamamos
de biografia. Pelo contrário, a
estrutura literária adotada por Mateus tem a intenção de nos fornecer uma visão
tão abrangente quanto possível, das múltiplas facetas da vida e do caráter de
Jesus.
Uma última palavra acerca do que
acabamos de falar: è importante notarmos que nas narrativas envolvendo a
chamada paixão Mateus apresenta um
alto nível de convergência com o que está apresentando em Marcos e Lucas tanto
no conteúdo, quanto na sequência dos eventos. Isso nos faz pensar que no
princípio existia uma estrutura relativamente fixa de relatar esses solenes
eventos envolvendo a manifestação do Filho de deus entre os seres humanos.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 001 — INTRODUÇÃO GERAL AOS EVANGELHOS — ESTUDO 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 002 — A FORMA LITARÁRIA DOS EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 003 — MOTIVOS PORQUE OS EVANGELHOS FORAM ESCRITOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 004 — O LUGAR OCUPADO PELOS QUATRO EVANGELHOS NO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 005 — A MELHOR FORMA DE ABORDAR OS QUATRO EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 006 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 007 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 008 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 003
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 009 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 004
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 010 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 005
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 011 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 006
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 012 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 007
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 013 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 008
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 014 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 009
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 015 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 010 — AUTOR — PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 016 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 011 — DATA DA COMPOSIÇÃO
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/introducao-ao-novo-testamento-estudo_3.html
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 017 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 012 — IDIOMA ORIGINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/06/introducao-ao-novo-testamento-estudo.html
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 018 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MARCOS — PARTE 001 — CARACTERÍSTICAS —
PARTE 001.
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/07/introducao-ao-novo-testamento-estudo_14.html
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que
puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
[1]
Note os cinco blocos de discursos, os grupos de quatorze — 2x7 — na genealogia
de Jesus, as sete parábolas citadas Mateus 13 e os sete “ais” em Mateus 23.
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