Essa é uma
série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como
apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar
links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a
Religião, a Sociedade e a Cultura.
II. O Prólogo do
Evangelho de João — João 1:1—18 - Continuação
C. Exposição de João
1:1—18 - Continuação.
5. João 1:5 — A luz
resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela – Continuação.
O Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo veio a este
mundo para, entre outras coisas, concretizar as muitas promessas que
encontramos no Antigo Testamento e que nos falam do perdão e da salvação que Deus
nos oferece, exclusivamente, pela Sua graça. Jesus veio também para cumprir as
promessas acerca do Messias. Leia as referências abaixo meditando nas mesmas,
de tal forma que o Espírito de Deus possa trazer profunda convicção ao teu
coração acerca dessas verdades:
Isaías 53 – Todo o capítulo.
Isaías 54 – Todo o capítulo.
Isaías 55 – Todo o capítulo.
Isaías 60 – Todo o capítulo.
Isaías 61 – Todo o capítulo.
Isaías 63 – Todo o capítulo.
Isaías 65 – Todo o capítulo.
Daniel 9:20—27 – Este é certamente o mais difícil texto de todas
as passagens do Antigo Testamento para ser explicado ou dispensado pelos sábios
judeus desde o final do cativeiro babilônico. O texto de Daniel é bastante
claro quando diz:
20 Falava eu ainda, e orava, e confessava o meu pecado e o pecado do meu
povo de Israel, e lançava a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus,
pelo monte santo do meu Deus.
21 Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabriel, que
eu tinha observado na minha visão ao princípio, veio rapidamente, voando, e me
tocou à hora do sacrifício da tarde.
22 Ele queria instruir-me, falou comigo e disse: Daniel, agora, saí para
fazer-te entender o sentido.
23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to
declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão.
24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua
santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para
expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a
profecia e para ungir o Santo dos Santos.
25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar
Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas;
as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
26 Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não
estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário,
e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são
determinadas.
27 Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da
semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das
abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se
derrame sobre ele.
Segue uma breve explicação do texto acima:
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa
cidade — Daniel 9:24.
Este é um período de tempo que tem começo e fim bem
definidos, mas que não faz referência a nenhum período de tempo que possa ser
medido de antemão, porque faz referências a eventos que deverão acontecer no
futuro. As “Setenta Semanas” não fazem, portanto, nenhuma referência a um
período específico de tempo que possa ser medido em dias, semanas ou anos.
O propósito destas semanas determinadas era indicar
o fato de que durante o transcorrer das mesmas, como início e fim bem
delimitado, a justiça divina seria manifestada com alvos bem, definidos:
Para
fazer cessar a transgressão.
Para
dar fim aos pecados.
Para
expiar a iniquidade.
Para
trazer a justiça eterna.
Para
selar a visão e a profecia.
Para
ungir o Santo dos Santos – ver Daniel 9:24.
Ou seja: durante este período seria manifestada a
Justiça de Deus, o Justo Juiz e o único que pode justificar pecadores como nós.
Tudo isto que mencionamos acima seria cumprido com
o advento do מָשִׁיחַ — Mashiach —
Ungido, o Príncipe. E todos estes fatos, inclusive a manifestação do Ungido,
deveriam acontecer mais próximos do final do período das setenta semanas, pois
o anjo diz a Daniel o seguinte: Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar
Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas —
ver Daniel 9:25.
Isto quer dizer que a manifestação da Justiça de
Deus deveria acontecer antes do fechamento deste período pré-determinado.
Independentemente do tempo a que estas semanas se referem — elas certamente não
representam semanas de 7 dias porque neste tempo — de 490 dias — referentes a
todas as 70 Semanas – não haveria
tempo para reconstruir o Templo e dar andamento a todos os eventos como prescritos
acima. Também não representam, necessariamente, semanas de anos porque a
intenção da visão não era estabelecer nem fixar prazos mensuráveis em tempo, e
sim os próprios acontecimentos — como mencionados acima — e que visavam
manifestar a Justiça de Deus conforme entendida por Daniel, de acordo com os
versículos 7, 14 e 16—17 do capítulo 9. O período mencionado para Daniel pelo
anjo Gabriel dizia respeito à manifestação da Justiça de Deus tanto como Juiz
bem como Justificador —
Romanos 3:26.
Tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele
mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
Sim, a justificação do pecador só pode ser mesmo um
ato de Deus — por decreto — e não mediante qualquer coisa que possamos fazer
por nós mesmos.
O anjo Gabriel fala com todas as letras para
Daniel, que: Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará —
ver Daniel 9:26. Ou seja, a morte do ungido aconteceria bem próxima
do final do período determinado por Deus mediante as 70 Semanas. A Justiça de Deus seria estabelecida e manifestada
mediante a execução de atos bastante concretos, inclusive com a morte do מָשִׁיחַ — Mashiach — Ungido.
O inicio e o final deste período, que deveria
trazer a manifestação da Justiça de Deus, estão bem delimitados.
O início: Sabe e entende: desde a saída da ordem para
restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e
sessenta e duas semanas – ver Daniel 9:25.
O final: O fechamento do período completo das 70 Semanas, independentemente de quanto
tempo teria que passar — também está bem delimitado, pois o anjo Gabriel diz a
Daniel: Depois
das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de
um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será
num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas — Daniel
9:26. Este verso, segundo a opinião concordante da maioria dos intérpretes,
faz referência à destruição do Templo em Jerusalém no ano 70 a.D. sob as
legiões romanas comandadas pelo general Tito. Devemos notar algumas vozes
discordantes dentre os sábios judeus, principalmente Saadia e Rashi, que em
mais uma tentativa de negar que Jesus era o verdadeiro Messias de Israel,
reinterpretaram toda esta passagem para fazer com que o Ungido fosse
identificado com Ciro, o Medo — ver o comentário de Edward Young no livro do
Profeta Daniel in loco.[1]
Desta maneira temos que a manifestação do מָשִׁיחַ — Mashiach — Ungido, o Príncipe deveria acontecer entre a
ordem para restaurar e para edificar Jerusalém após o cativeiro
babilônico e até a destruição do Templo pelo povo de um príncipe que havia de
vir. Ou seja: a manifestação do Messias aconteceu, necessariamente, entre os
anos 639 a.C., que é a data da ordem de Ciro para reconstruir a cidade de
Jerusalém, mencionada em Esdras 1:2; ou 445 a.C. que é a data da ordem data por
Artaxerxes I, mencionado em Neemias 2:1 e o ano 70 a.D., que é a data da
destruição do Templo e da cidade de Jerusalém pelas legiões romanas sob o
comando, primeiro de Vespasiano e, em seguida, de Tito. Estes dois se tornaram
imperadores romanos e são contados entre os chamados “doze césares".
Não existe, é evidente, nenhum personagem na
história que vai entre os decretos de Ciro e Artaxerxes até a destruição do
Templo e da cidade de Jerusalém — de acordo com as 70 Semanas que estavam determinadas sobre “teu povo — judeus — e
sobre tua santa cidade — Jerusalém — que cumpra, com precisão sem precedentes,
o intento de Deus para aqueles dias, como o Senhor Jesus. Somente em Jesus e no
estabelecimento da Nova Aliança temos a plena satisfação do cumprimento daquilo
que o anjo Gabriel se referiu como sendo o estabelecimento da Justiça de Deus. Ao se cumprirem os
tempos nos diz o autor de Hebreus, Jesus se manifestou uma
vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado de
acordo com o que foi prometido ao profeta Daniel pelo anjo Gabriel — ver Hebreus 9:26 e
comparar com Daniel 9:24.
Oséias 11:8
Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria
como a Admá? Como fazer-te um Zeboim? Meu coração está comovido dentro de mim,
as minhas compaixões, à uma, se acendem.
Amós 5:4
Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei.
Miqueias 5:2
E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares
de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde
os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Miquéias 7:18
Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces
da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para
sempre, porque tem prazer na misericórdia.
Ageu 2:9
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR
dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.
Zacarias 9:9
Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí
te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num
jumentinho, cria de jumenta.
Zacarias 13:1
Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os
habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza.
Malaquias 1:11
Mas, desde o nascente do sol até ao poente, é grande entre as nações o
meu nome; e em todo lugar lhe é queimado incenso e trazidas ofertas puras,
porque o meu nome é grande entre as nações, diz o SENHOR dos Exércitos.
Malaquias 3:1—2
Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de
mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da
Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. Mas
quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele
aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros.
Outros estudos acerca da vida de Jesus podem ser encontrados nos links abaixo:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo
002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001
003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.
004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —
005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.
006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.
007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.
008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.
009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.
010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.
011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.
012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.
013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.
014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.
015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12
016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13
017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A
017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B
017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C
017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D
018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A
018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B
019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A
019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B
020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17
021 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 18
022 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 19
023 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 20
024 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 21
025 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 22
026 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 23
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OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
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002 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 028 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS — LUCAS 1:1—4
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005 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 031 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 005 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 003
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019 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 012
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21 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 014
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024 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 017 — JESUS É O MESSIAS PROMETIDO NA PROFECIA DAS 70 SEMANAS
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025 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 018 — JESUS É O SOL DA JUSTIÇA PROMETIDO NA PROFECIA DE MALAQUIAS
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26 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 019 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
27 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 020 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_27.html
28 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 021 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
29 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 022 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 004
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/06/functionisogramigoogleanalyticsobjectri_23.html
30 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 023 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 005
30 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 023 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 005
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
31 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 024 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 006
32 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 025 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 007
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa
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Desde já agradecemos a todos.
________________
[1] Young, Edward J. Daniel in
The Geneva Series of Commentaries. The Banner of Truth Trust, London, sem data.
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