O propósito dessa série é introduzir o leitor na
vasta gama de materiais relacionados à Educação Cristã. Nosso foco central
estará sempre localizado nos chamados “Ministérios da Igreja” que refletem a
vida prática ou o dia a dia do que deve estar acontecendo em todas as igrejas
locais.
V. O
Ensinamento do Novo Testamento Acerca da Igreja — Parte 007
III. AS METÁFORAS ACERCA DA IGREJA DE JESUS — CONTINUAÇÃO.
H. A ἐκκλησία
— ekklissía —
Igreja, como μυστήριον — mistérion — mistério Revelado por Deus.
I. Entendendo o significado da expressão grega μυστήριον — mistérion
na Antiguidade.
A. No mundo
grego antigo a expressão μυστήριον — mistérion
significava:
1. Algo
secreto, escondido e misterioso.
2. Como tal,
dizia respeito a algo que não era do conhecimento geral, mas apenas de pessoas
que podiam participar daquela informação.
B. Muitas das
religiões da Antiguidade eram chamadas de “Religiões de Mistérios”. Isso era
devido ao fato de:
1. As pessoas
para participarem dessas religiões precisavam ser iniciadas nas mesmas.
2. Dentre os iniciados existiam níveis distintos com alguns sendo
iniciados em “mistérios” mais profundos que outros.
C. Um exemplo
moderno desse tipo de entendimento da palavra mistério pode ser observado na
Maçonaria, onde para alguém poder participar de forma efetiva, torna-se
necessário ser “iniciado” nos mistérios devidos, com níveis ou graus distintos.
D. Por esse
motivo, como também no mundo antigo, a Maçonaria mantém níveis distintos de
iniciação, não sendo permitido aos iniciados inferiores participar nas reuniões
dos iniciados superiores.
E. Mas, como
iremos ver a seguir, o uso que o Novo Testamento faz da expressão μυστήριον — mistérion é
completamente distinto.
II. Entendendo o significado da expressão grega μυστήριον – mistérion
no Novo Testamento.
A. Para o apóstolo Paulo, nesse
contexto, a expressão μυστήριον — mistérion — mistério, descreve verdades que outrora
eram desconhecidas, e que não podiam ser descobertas de forma natural, via
pesquisa, pelos seres humanos.
B. Verdades que pertencem à
categoria de “mistério” precisam ser reveladas por Deus para se tornarem
conhecidas.
C. Através da revelação bíblica, todavia, estas verdades ficam disponibilizadas
para todos os crentes e não é necessário nenhum intérprete especial para
explicá-las. Tal disponibilidade é imediata e não é necessário que o
interessado se mova passando por diversos graus para conhecer as mesmas.
D. Quando
qualquer aspecto da doutrina que é considerado “mistério” é descoberto ou
revelado ele se torna, automaticamente, tão comum quanto qualquer outra porção
existente.
III. Qual é o Grande Mistério?
1. Esse
grande mistério que acaba de ser revelado, através dos santos profetas e
apóstolos do Novo Testamento é uma verdade tripla. Paulo usa três palavras que
ele mesmo inventou para se referir a essa tripla verdade. Essas palavras têm em
comum o prefixo συν — sun —
que significa “junto” ou em conjunto. Essas três palavras são:
1. συγκληρονόμα — sunkleronóma
— co-herdeiros.
2. σύσσωμα — súnsoma —
que pertence ao mesmo corpo.
3. συμμέτοχα — sunmétoha
— co-participante.
2. É isto mesmo: todos aqueles que, independente da raça ou da
nacionalidade, aceitam a Jesus, são feitos co-herdeiros, co-participantes e
membros de um mesmo corpo.
3. O anúncio
desta verdade nos diz o apóstolo Paulo, é fruto do fato dele ter sido
Efésios 3:7
Constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida
segundo a força operante do seu poder.
IV – A
Igreja Como “Mistério” de Deus.
A. Em todo Novo
Testamento não existe nenhum outro livro que trate da ἐκκλησία — ekklissía — Igreja, seja em seus aspectos teológicos, ou em
seus aspectos de vida prática, como o livro de Efésios.
B. Em Efésios Paulo se
refere à ἐκκλησία — ekklissía — Igreja, como um μυστήριον — mistérion — mistério. Esta palavra grega usada no Novo
Testamento tem o sentido de “uma verdade ordenada por Deus na eternidade
passada, para ser revelada em um determinado tempo específico[1]”.
Paulo
usa a palavra μυστήριον — mistérion – mistério 6 vezes em Efésios:
1. Efésios 1:9 — “... mistério da sua vontade...”
2. Efésios 3:3 — “... me foi dado conhecer o mistério...”
3. Efésios 3:4 — “... o meu discernimento do mistério...”
4. Efésios 3:9 — “... a dispensação do mistério...”
5. Efésios 5:32 — “Grande é este mistério...”
6. Efésios 6:19 — “...fazer conhecido o mistério do Evangelho...”
C. A verdade central
deste mistério é que em Cristo, tanto judeus como gentios são unidos em um só
corpo!
Conclusão acerca
da ἐκκλησία — ekklissía —
Igreja, como μυστήριον — mistérion —
mistério Revelado por Deus
A. A revelação de Deus é para
todas as pessoas em geral e para todos os crentes em particular. Não é
necessário ir muito longe para perceber as implicações dessas palavras.
1. A revelação de Deus não é
escrava de nenhuma igreja nem de nenhum corpo de homens que pretensamente
possui autoridade para determinar Seu significado.
2. A Palavra de Deus é soberana
sobre o povo de Deus e está aberta e disponível para todos.
3. Qualquer tentativa de
subjugar a palavra de Deus por parte de denominações cristãs ou grupos humanos
representados em concílios precisa ser firmemente rejeitada por todos os
cristãos.
4. Está mais do que provado que
denominações erram e que concílios fracassam miseravelmente quando querem se
impor sobre a Palavra de Deus. Este foi o sábio motivo e a santa motivação da
Reforma Protestante: Sola Scriptura revelada por Deus. Verdade essa que foi
logo descartada pelos orgulhosos seres humanos.
B. O Cristianismo é a manifestação da
Verdade personificada em Jesus e como tal:
1. Nenhuma
parte da verdade revelada por Deus pode ser mantida escondida das pessoas.
Todos os crentes participavam e participam de toda verdade revelada. A Palavra
de Deus em forma impressa, que seguramos em nossas mãos nos dias de hoje,
representa uma adesão moderna a esse princípio: toda a
Palavra de Deus, a todas as pessoas, indistintamente.
2. O
Cristianismo não possui verdades escondidas ou ocultas que estão disponíveis
somente para um seleto grupo de pessoas.
3. O
Cristianismo não possui “doutrinas secretas ou reservadas”.
4. O
Cristianismo não possui nenhuma verdade que esteja consagrada ao uso exclusivo
de uma casta sacerdotal.
5. As
doutrinas cristãs devem ser publicadas e feitas disponíveis para todas as
pessoas. Todo seguidor do Senhor Jesus deve ser feito participantes de todas as
verdades que nos foram trazidas pelo Senhor Jesus que era a personificação da
própria verdade —
João 14:6
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou
o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
6. Por todos esses motivos, o
apóstolo Paulo faz questão de destacar que a oferta de salvação completa e
gratuita deixou de ser um segredo ou mistério e tornou-se algo notoriamente
sabido por todas as pessoas. Dessa maneira, Paulo tinha plena consciência de
que ele possuía uma mensagem de valor incalculável para toda a humanidade e,
por esse motivo, ele desejava ardentemente proclamá-la a todo o mundo.
C. Este é nosso imenso privilégio: Somos
todos, indistintamente:
1. Membros de um mesmo corpo.
2. Co-herdeiros.
3. Co-participantes em todas as coisas que
são pertinentes ao Senhor Jesus.
OUTROS ESTUDOS ACERCA DE
EDUCAÇÃO CRISTÃ
001 — A Excelência da Vida Pessoal Daqueles que Desejam Ensinar —
PARTE 001
002 — A Excelência da Vida Pessoal Daqueles
que Desejam Ensinar — PARTE 002
003 —A Excelência da Vida Pessoal Daqueles que
Desejam Ensinar — PARTE 003
004 — A
IMPORTÂNCIA DA ALIANÇA COM DEUS
005 — OS
ALVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
006 — A
IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 001 — INTRODUÇÃO — OS COLONIZADORES
VÊM EM NOME DE DEUS
007 — A
IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 002 — NOSSAS ESCOLAS TEOLÓGICAS
008 — A
IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 003 — IGREJAS CORPORATIVISTAS E
INSTITUCIONALIZADAS E EDUCAÇÃO CRISTÃ PADRONIZADA
009 — A
IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 004 — CONSUMISMO E CELEBRITISMO
010 — O
PROPÓSITO SINGULAR DE DEUS PARA OS NOSSOS DIAS
011 — A
PALAVRA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO
012 — A
EXPRESSÃO GREGA “EM CRISTO” — ἐν Χριστῷ
013 — O
ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA
014 — O
ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 002
015 — O
ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 003
016 — O
ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 004 — A IGREJA COMO
PLENITUDE
017 — O
ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 005 — A UNIDADE DA IGREJA
CRISTÃ
018 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 006 — HUMILDADE E AMOR EM MEIO À DIVERSIDADE DE DONS
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019 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 007 — A IGREJA COMO MISTÉRIO DE DEUS
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020 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 008 — COMO A IGREJA É FORMADA OU CRIADA?
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021 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — PARTE 009 — QUANDO A IGREJA COMEÇOU?
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022 — OS MINISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO — PARTE 001
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024 — A DISCIPLINA DA IGREJA — PARTE 001 — O DISCIPULADO
Que deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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Desde já agradecemos a todos.
[1] MacArthur, John. The Church the Body of Christ. The Zondervan Corporation, Grand
Rapids, Michigan, 1973.
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