A inauguração do Gotthard Base
Tunnel na Europa nos proporcionou um dos mais bizarros espetáculos visuais dos
últimos tempos. Por esse motivo queremos compartilhar dois artigos que analisam
o show da inauguração e que foram publicados no site do Professor Dr. Wilson
Roberto Vieira Ferreira. O primeiro é de sua própria autoria e o segundo é da
autoria de um leitor do seu blog e será publicado na sequência.
Bizarro
show da abertura de túnel na Suíça: Satanismo? Illuminatis? Ou evento
sincromístico?
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Depois de 17 anos de construção
do túnel ferroviário mais longo do planeta que atravessa a base dos Alpes
suíços, ligando aquele país à Alemanha, foi inaugurado no dia 01 de junho de
2016 o “Gotthard Base Tunnel”. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela grande
mídia europeia como um grande show teatral multimídia. E o que críticos e
espectadores descreveram nas redes sociais como “a cerimônia mais bizarra e
confusa da História”: “ritual ocultista bizarro”, “satânico”, “manifestação
pós-cristã da Nova Ordem Mundial”, “celebração Illuminati” diante de
espectadores formados pelos mais altos dignitários da elite política europeia.
Não precisa dizer que o evento incendiou a imaginação dos teóricos da
conspiração. O fato é que o espetáculo teatral pareceu alguma coisa entre o
“Teatro da Crueldade” de Artaud e a performance do grupo catalão “La Fura dels
Baus. E turbinado por uma massiva simbologia hermética, pagã e religiosa. Sabemos
que não é a primeira vez que lemos notícias sobre membros da elite global
assistindo a rituais ou cerimônias ocultistas. Como interpretar esse estranho
evento midiático, sem cair em um conspiracionismo rasteiro? Algumas hipóteses
do Cinegnose: Sincromisticismo e Ecumenismo Pós-Moderno. Pauta sugerida pelo
nosso leitor Antonio Manuel da Silva Filho.
A lenda é contada nos cantões
suíços. Moradores pediram ajuda ao Diabo em pessoa na construção de uma ponte
para poderem atravessar um perigoso despenhadeiro naquele montanhoso país. O
Diabo concordou, mas exigiu, em troca, a primeira alma da pessoa que
atravessasse a ponte.
Ponte pronta, chegara a hora de
honrar o sinistro compromisso. Mas os aldeões enganaram o Diabo e enviaram uma
cabra no lugar de um homem para passar pela ponte. Enfurecido, o Diabo se
dirigiu a uma grande pedra que pretendia jogar na ponte para destruí-la. Antes
disso, uma mulher colocou a marca da cruz sobre a rocha, impedindo que o Diabo
a tocasse. Percebendo a impossibilidade de punir aqueles que romperam o
contrato, em seguida o Diabo desceu para o interior da montanha.
Foi inspirado nessa lenda que o
diretor teatral alemão Volke Hesse concebeu a cerimônia de inauguração
considerada por muitos a mais bizarra e confusa da história das inaugurações de
grandes obras de engenharia.
Foi a cerimônia de abertura do
projeto Gotthard Base Tunnel em 01 de junho de 2016, uma obra que levou 17 anos
para ser concluída ao custo de 8,5 milhões de libras. O túnel tem 57 kms (o
mais longo túnel ferroviário do mundo) através da base dos Alpes suíços,
ligando a Suíça à Alemanha. Esse feito de engenharia encurta a viagem de trem
entre os dois países em uma hora.
Celebração da “cultura
alpina”
Mas, a estranha cerimônia parece
ter ofuscado em muito a proeza de engenharia. Nesses últimos meses a Internet e
as redes sociais estão explodindo em interpretações e denúncias de que, na
verdade, tudo não passou de uma celebração satânica que comemorou a libertação
do Diabo dos fundos da montanha para emergir ao mundo!
Ou seja, na verdade a cerimônia
teria sido uma suposta celebração de um novo epílogo para aquela lenda
transmitida oralmente pelos aldeões dos cantões suíços.
Para a BBC, a cerimônia foi uma
“celebração da história da cultura alpina”. Para os cristãos, a apresentação do
Satanás libertado e a conquista diabólica do mundo. E para os teóricos da
conspiração, um inacreditável e explícito ritual illuminati.
Assistiram ao espetáculo altos
dignitários europeus, entre eles o presidente francês François Hollande, o
chanceler austríaco Christian Kern, a chanceler alemã Angela Merkel e o
primeiro-ministro italiano Matteo Renzi.
A cerimônia foi transmitida para
todo o continente. E, segundo a própria BBC e o Daily Mail, a maioria do
público ficou confusa e perplexa com o desempenho de 600 atores e dançarinos
com figurinos, adereços e imagens simbólicas que sugerem temas do Apocalipse,
paganismo e magia negra – atores representando trabalhadores do túnel mortos em
acidentes sendo levados por um anjo andrógeno com imensas asas e uma estranha e
enorme máscara de um bebê (certamente não era um “anjo de luz”), bestas cabras
sugerindo atos sexuais, a presença de um cordeiro morto (o cordeiro de Deus?),
homens cobertos por um tecido branco e transparente acompanhando como fossem
seguidores de um “homem-cabra” sugerindo a imagerie de discípulos seguindo
Jesus etc.
Vamos tentar analisar de forma
objetiva essa cerimônia que, para começar a partir das fotos, já é logo de cara
bizarra. Parece ser alguma coisa entre Teatro da Crueldade de Artaud, a
percussão crua do grupo inglês Stomp e as acrobacias do grupo de teatro catalão
La Fura dels Baus. Mas tudo turbinado com uma massiva simbologia
mítico-ocultista e religiosa.
A Cerimônia
O espetáculo iniciou no túnel, no
interior da montanha. Uma carruagem puxada por cinco cavalos sai veloz do
interior do túnel. Com olhares fixos e rostos inexpressivos um grande grupo de
mineiros, com macacões laranja, sai marchando como uma legião de zumbis. Na
imagem projetada na parede ao fundo, um grande rosto com olhos como vigiando
aquele grupo.
Trabalhadores que morreram nas
obras são simbolizados por mineiros em véus brancos. Voa um estranho anjo com
uma grande máscara de bebê deformado – um anjo recolhendo a alma das vítimas?
Salta um ator com o figurino de
uma espécie de homem-cabra que ritualisticamente parece consumir o acasalamento
com dançarinos velados. Durante essa sequência é projetado o rosto de um ator
“homem-cabra” com seus longos chifres em um fundo preto e vermelho e fogo absorvendo
o entorno do rosto, enquanto três escaravelhos egípcios flutuam na frente da
tela.
Repentinamente, tudo se
transforma em um ritual pagão com atores em roupas negras e nas suas cabeças
ninhos, plantas e árvores.
A cerimônia termina com o homem-cabra
ressuscitado, após os atores cantarem uma canção que misturava germânico antigo
com italiano. A figura híbrida homem/animal passa a ser adorado como a
representação da tecnologia, indústria e a sociedade moderna.
Como interpretar tudo isso?
Exposição explícita da simbologia Illuminati? Confirmação de que a elite global
pactua com o Oculto? A celebração de uma Nova Ordem Mundial Satanista?
Teatro da agitação e
Bohemian Grove
Em primeiro lugar, o diretor do
espetáculo, Volker Hesse (premiado com a maior honraria do teatro suíço, o Hans
Reinhart Ring), em uma entrevista dada a Swissinfo (SWI) explicou que seu
estilo é o “teatro da agitação”, um teatro político. A certa altura, afirma,
para arrepiar os leitores em busca de uma explicação, que “celebrou missas
negras selvagens...”. Só não detalhou se ele se referia à suas produções
teatrais ou à vida pessoal – ver maiores informações sobre isso por meio desse link (texto em inglês)
https://translate.google.de/translate?hl=de&sl=de&tl=en&u=http%3A%2F%2Fwww.swissinfo.ch%2Fger%2F-ersaeuft-das-theater-in-cola--wird-das-leben-trivial-%2F16110402
Por outro lado, casos de membros
da alta elite político-financeira global participando de espetáculos sobre
rituais bizarros não é nenhuma novidade. O mais notório e documentado é o
evento anual promovido pelo Bohemian Grove, clube exclusivo masculino fundado
em 1872 em Monte Rio, Califórnia.
Todo verão, no mês de julho, seus
2.500 membros participam de um “acampamento” no qual, além de participar de
palestras sobre conjuntura mundial, assistem ao ápice do evento: um estranho
ritual conhecido como “Cremation of Care”, realizado aos pés de uma estátua de
coruja com 12 metros de altura. Cerimônia que, por anos, foi narrada pelo apresentador
de TV Walter Cronkite.
Uma cerimônia “mística,
religiosa, luciferiana e babilônica”, segundo o jornalista Alex Jones que,
munido de uma câmera digital secreta, filmou todo o ritual no ano 2.000:
banqueiros, políticos, executivos da grande mídia e atores de Hollywood estão
lá, parados, observando sacerdotes em hobbies negros e vermelhos fazendo um
estranho ritual – depositam em uma pira incendiária um boneco encenando um
sacrifício humano em meio a cânticos e efeitos pirotécnicos. A filmagem de Alex
Jones resultou no documentário The Dark Secrets Inside Bohemian Grove.
Ecumenismo Pós-Moderno
O que levou outro pesquisador,
Jon Ronson, a concluir: “A minha impressão é que em tudo isso permeia uma
sensação de imaturidade: imitadores de Elvis, assustadores rituais
pseudo-pagãos e bebedeiras. Essas pessoas podem ter atingido o ápice das suas
profissões, mas emocionalmente parecem ainda presos aos seus anos de faculdade”
– veja RONSON, Jon, Them: Adventures with Extremists, Simon and Schuster, 2002,
p. 321.
Outra interpretação possível:
Ecumenismo Pós-Moderno. A elite há séculos persegue o ideal da criação de uma
Nova Ordem Mundial Global. O fenômeno contemporâneo da chamada “New Age” (“Nova
Era”, movimento espiritual buscando a fusão Oriente/Ocidente ao mesclar
autoajuda, psicologia motivacional, Budismo, Taoísmo e física quântica) é a
construção de uma superestrutura espiritual que legitime uma ordem globalista
baseada na liquidez, financeirização e
moeda sem pátria.
Uma nova religião, igualmente sem
pátria, global, construída a partir do pastiche dos escombros das religiões
monoteístas do passado (cristianismo, judaísmo, islamismo) e tradições
herméticas e pagãs.
O Nazismo tentou fazer isso
objetivando a “Nova Ordem”: a mescla de Budismo Tibetano, mitologia nórdica,
paganismo e cristianismo.
Senhores dos seus
próprios infernos
O Cinegnose não crê em
“conspirações”, no sentido de uma ação arquitetada e friamente planejada por
homens fechados em salas secretas traçando metodicamente planos. Esse humilde
blogueiro crê numa realidade mais caótica na qual essa elite até tenta fazer
isso: mas desperta forças tão explosivas (desse e do “outro mundo”) que acabam
por criar conjunturas incontroláveis. As quais, claro, vão explodir nas costas
das classes sócio-economicas inferiores.
Como chegamos a concluir em
postagem anterior - ver no link abaixo - podemos interpretar essa bizarra cerimônia na Suíça como um
evento principalmente sincromístico.
http://cinegnose.blogspot.com.br/2013/12/aleister-crowley-e-bohemian-grove-o.html
Partindo do argumento de Jon Ronson (a
imaturidade e irresponsabilidade das elites) chegamos a estas conclusões:
(a) De forma imatura e sensacionalista manipulam
egrégoras, formas-pensamento ou arquétipos com forças reais (criações mentais
que utilizam matéria fluídica capazes de criar formas autônomas no Plano
Astral,) amplificando suas programações ocultas inadvertidamente através das
mídias, produzindo esse “oceano de pensamentos” que constitui o contínuo
midiático atmosférico. Em dadas circunstâncias podem entrar em contato com o
mundo real, produzindo eventos ou conexões significativas como violência,
guerras, assassinatos e demais formas perversas de comportamentos individuais
ou coletivos - mais sobre isso ver o link abaixo:
http://cinegnose.blogspot.com.br/2012/07/sobre-coincidencias-e-sincronicidades.html
(b) A manipulação dessa magia
ritual, mitos e simbolismo antiquíssimos por uma elite política refletiria o
desejo profundo desses indivíduos se libertarem da má consciência (culpa ou
ódio) que os acompanha e dos poderes corporativos ou políticos aos quais devem
se submeter. Em outras palavras, tentam se tornar os senhores dos seus próprios
infernos. Assim como o famoso mago Aleister Crowley pretendia transformar o
próprio Satanás em seu subordinado.
Vejas os vídeos do espetáculo de
inauguração do novo túnel europeu por meio dos links abaixo:
O artigo original poderá ser
visto por meio desse link aqui:
NOSSO COMENTÁRIO
Como o autor, os editores do Blog
O Grande Diálogo também não acreditam em conspirações globais. Todavia, também
como o autor do artigo, nós entendemos que existem sim forças visíveis e
invisíveis que estão além da nossa capacidade de compreensão e que os seres
humanos são tolos quando imaginam que podem controlar essas forças como o
citado mago Aleister Crowley, que pretendia transformar o próprio Satanás em
seu subordinado.
A prática de feitiçarias é
condenada nas Escrituras Sagradas tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. E
o livro do Apocalipse deixa explícito o destino eterno dos que se envolvem com
práticas de feitiçarias e adoração a demônios:
Apocalipse 9:20—21
20 Os outros homens,
aqueles que não foram mortos por esses flagelos, não se arrependeram das obras
das suas mãos, deixando de adorar os demônios e os ídolos de ouro, de prata, de
cobre, de pedra e de pau, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar;
21 nem ainda se
arrependeram dos seus assassínios, nem das suas feitiçarias, nem da sua
prostituição, nem dos seus furtos.
Apocalipse 21:8
Quanto, porém, aos
covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos
feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será
no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
Apocalipse 22:15
Fora ficam os cães, os
feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e
pratica a mentira.
Que Deus tenha misericórdia de
todos nós.
Alexandros Meimaridis
PS.
Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no
Facebook através do seguinte link:
Desde
já agradecemos a todos.
Os comentários não
representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor
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