Maquete da antiga cidade de Jerusalém
Essa é uma série de artigos acerca da vida do apóstolo Paulo em ordem cronológica. Convidamos todos os nossos leitores a acompanharem a mesma à medida que for sendo publicada. Boa leitura.
A vida do Apóstolo Paulo é única.
Tendo iniciado sua vida pública como fariseu e aluno de Gamaliel, quando ainda
era chamado Saulo, tornou-se num feroz perseguidor da Igreja do Senhor Jesus.
Após um encontro pessoal com Jesus no caminho para Damasco, para onde se
dirigia com a intenção de prender e arrastar de volta para Jerusalém crentes em
Cristo, ele teve seu nome mudado para Paulo e tornou-se no maior pregador do evangelho
da graça de Deus. Seus escritos, parte integral do Novo Testamento, continuam
influentes até nossos dias. Vale a pena conhecer um pouco melhor sua
trajetória, em ordem cronológica:
II. Judeu de Judeus.
Não podemos entender o
apóstolo Paulo à parte de suas experiências no judaísmo dos seus dias. Suas
atividades e sua experiência religiosa com a religião dos seus ancestrais são
da maior importância para dissipar muitas das compreensões erradas que existem
acerca do apóstolo dos gentios.
Segundo suas próprias
palavras ele era um judeu que havia sido treinado nas mais dignas tradições da
religião de seus pais e suas qualificações como fariseus não podiam ser
superadas por nenhum de seus pares:
Atos 22:3
Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas
criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel, segundo a
exatidão da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim como
todos vós o sois no dia de hoje.
Atos 26:4—5
Quanto à minha vida, desde a mocidade, como
decorreu desde o princípio entre o meu povo e em Jerusalém, todos os judeus a
conhecem; pois, na verdade, eu era conhecido deles desde o princípio, se assim
o quiserem testemunhar, porque vivi fariseu conforme a seita mais severa da
nossa religião.
2 Coríntios 11:22
São hebreus? Também eu. São israelitas?
Também eu. São da descendência de Abraão? Também eu.
Gálatas 1:14
E, na minha nação, quanto ao judaísmo,
avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições
de meus pais.
Filipenses 3:4—5
Bem que eu poderia confiar também na carne.
Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado
ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus;
quanto à lei, fariseu.
Gálatas 1:14
E, na minha nação, quanto ao judaísmo,
avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições
de meus pais.
É esta realidade, a
origem profundamente judaica do apóstolo Paulo, que serve como um pano de fundo
perfeito para entendermos sua visão de como é na Igreja que encontramos o
cumprimento das esperanças mais caras ao judaísmo —
Efésios 3:8—12
8 A mim, o menor de todos os santos, me foi
dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de
Cristo
9 e manifestar qual seja a dispensação do
mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas,
10 para que, pela igreja, a multiforme
sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos
lugares celestiais,
11 segundo o eterno propósito que estabeleceu
em Cristo Jesus, nosso Senhor,
12 pelo qual temos ousadia e acesso com
confiança, mediante a fé nele.
Outro aspecto que
podemos apontar aqui é sua capacidade como polemista utilizando as escrituras
do Antigo Testamento para provar ser Jesus o Messias esperado —
Atos 17:1—3
1 Tendo passado por Anfípolis e Apolônia,
chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.
2 Paulo, segundo o seu costume, foi
procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras,
3 expondo e demonstrando ter sido necessário
que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o
Cristo, Jesus, que eu vos anuncio.
Além disso, a visão
pessimista que Paulo demonstra possuir concernente à capacidade do homem de
guardar a Lei de Deus e da supremacia da misericórdia e da graça divina, em
muito se assemelham às tradições produzidas pelos mais afamados rabinos do
judaísmo. Seu profundo conhecimento da religião de seus pais, bem como dos
escritos sagradas do judaísmo, lhe permitiam se dar ao luxo de:
1. Empregar linguagem
religiosa, muito comum nos seus dias, para expor verdades cristãs —
Colossenses 1:15—20
15 Este é a imagem do Deus invisível, o
primogênito de toda a criação;
16 pois, nele, foram criadas todas as coisas,
nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam
soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e
para ele.
17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo
subsiste.
18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é
o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a
primazia,
19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse
toda a plenitude
20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da
sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer
sobre a terra, quer nos céus.
2. Citar autores que
haviam escrito qualquer coisa que tivesse cunho religioso e pudesse ser
aproveitada —
Atos 17:28
Pois nele vivemos, e nos movemos, e
existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos
geração.
1 Coríntios 15:33
Não vos enganeis: as más conversações
corrompem os bons costumes.
Tito 1:12
Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que
disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos.
3. Argumentar a favor de
Deus independente da revelação escrita —
Romanos 1:19—20
19 porquanto o que de Deus se pode conhecer é
manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
20 Porque os atributos invisíveis de Deus,
assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se
reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas
que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis.
Romanos 2:14—15
14 Quando, pois, os gentios, que não têm lei,
procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles
de lei para si mesmos.
15 Estes mostram a norma da lei gravada no
seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos,
mutuamente acusando-se ou defendendo-se.
4. Lançar mão de
diatribes para arrasar seus opositores —
Romanos 2:1—3
1 Portanto, és indesculpável, ó homem, quando
julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te
condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas.
2 Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a
verdade contra os que praticam tais coisas.
3 Tu, ó homem, que condenas os que praticam
tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?
Romanos 9:1—11
1 Digo a verdade em Cristo, não minto,
testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência:
2 tenho grande tristeza e incessante dor no
coração;
3 porque eu mesmo desejaria ser anátema,
separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a
carne.
4 São israelitas. Pertence-lhes a adoção e
também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;
5 deles são os patriarcas, e também deles
descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para
todo o sempre. Amém!
6 E não pensemos que a palavra de Deus haja
falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas;
7 nem
por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será
chamada a tua descendência.
8 Isto é, estes filhos de Deus não são
propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os
filhos da promessa.
9 Porque a palavra da promessa é esta: Por
esse tempo, virei, e Sara terá um filho.
10 E não ela somente, mas também Rebeca, ao
conceber de um só, Isaque, nosso pai.
11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem
tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à
eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama).
Esta capacidade de lidar
com todos estes aspectos que acabamos de citar indicam que Paulo havia mesmo
sido treinado em uma fina escola rabínica, que naqueles dias costumava incluir
o estudo do pensamento do mundo gentílico. Mas não podemos deixar de afirmar
que suas muitas viagens também lhe ofereceram muitas oportunidades para
aprender.
CONTINUA...
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA
VIDA DE PAULO
Estudo 001 — As Origens
de Paulo
Estudo 002 — Paulo e o
Judaísmo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/a-vida-do-apostolo-paulo-estudo-002.html
Estudo 003 — Paulo como Perseguidor da Igreja
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/07/a-vida-do-apostolo-paulo-estudo-003.html
Que Deus abençoe a
todos.
Alexandros Meimaridis
PS.
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