O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:
Texto: Apocalipse 3:7—13
Introdução.
A. Hoje queremos concentrar nossa atenção em Apocalipse 3:11 que nos fala da vinda do Senhor para Seu povo.
B.
Essa é a quarta vez que Jesus menciona sua vinda, mas é a primeira em que a
mesma aparece de forma positiva. Todas as anteriores envolviam algum aspecto
negativo.
Apocalipses 2:5
Lembra-te, pois, de onde caíste,
arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e
moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Nesse caso a vinda do Senhor representa a remoção do seu candeeiro ou o fim da Igreja naquela cidade.
Nesse caso a vinda do Senhor representa a remoção do seu candeeiro ou o fim da Igreja naquela cidade.
Apocalipse 2:16
Portanto, arrepende-te; e, se
não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.
Aqui a vinda de Cristo representa o juízo divino na forma da espada de Sua boca.
Aqui a vinda de Cristo representa o juízo divino na forma da espada de Sua boca.
Apocalipse 3:3
Lembra-te, pois, do que tens
recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei
como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.
Aqui a vinda de Cristo representa o juízo súbito e inesperado, como um ladrão que vem durante a noite.
Aqui a vinda de Cristo representa o juízo súbito e inesperado, como um ladrão que vem durante a noite.
C.
Mas para a Igreja em Filadélfia, como vimos na mensagem anterior, a vinda de
Cristo representa a vindicação ou defesa e proteção.
D.
Cristo promete “venho
sem demora”, o que é uma das características de todo o Livro
do Apocalipse — ver Apocalipse
1:7; 2:5, 16; 3:3, 11; 22:7, 12, 20.
E.
O julgamento que Cristo prometeu trazer sobre os inimigos da Igreja em
Filadélfia — verso 10 — funciona como uma recompensa antecipada para seus
seguidores fiéis.
E.
Além disso, a vinda de Cristo para a Igreja em Filadélfia tem o caráter de
confortar e proteger, pessoalmente, Seu povo, estando presente no meio deles na
hora da provação e da tribulação.
G.
Diante de toda essa bondade a responsabilidade daqueles irmãos se concentra
sobre uma única ideia:
PERSEVERANÇA
I. A Palavra de Perseverança
A. A responsabilidade daqueles
irmãos é expressa pelo Senhor Jesus como sendo:
Conserva o que tens — verso 11
B.
Esse mesmo verbo — κράτει — krátei — conserva, é o mesmo que é usado em...
Apocalipse 2:13—15
13 Conheço o lugar em que
habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste
a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi
morto entre vós, onde Satanás habita.
14 Tenho, todavia, contra ti
algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual
ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem
coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.
15 Outrossim, também tu tens os
que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.
C.
Deve ser óbvio que o uso da expressão sustentam
no verso 14 é no sentido uma coluna. Tal
uso é metafórico, ou como temos preferido nos referir a essas expressões, é algo
simbólico.
C.
Aqui, em Apocalipse 2, o contraste é entre a lealdade ao nome de Cristo — verso
13 — e a lealdade à heresia — versos 14—15.
D.
Já em Apocalipse 2:25, o mesmo verbo é usado para ordenar a perseverança — conservai o que tendes até que eu
venha.
II. O Propósito da Perseverança
A.
O propósito da perseverança é bastante claro: para
que ninguém tome a tua coroa.
B.
Não existe escapatória: quando abandonamos a caminhada cristã, também perdemos
a recompensa. Nossa atitude de abandonar a caminhada cristã pode ser uma prova
de que não éramos cristãos genuínos.
C.
A metáfora da “coroa” é emprestada dos jogos esportivos daquela época. Muitos
participavam dos jogos, mas apenas o vencedor tinha direito à coroa — de folhas
de louros. A advertência de Cristo tem a ver com a concentração — perseverança
— necessária para não perder a corrida
D.
Assim temos que os cristãos em Filadélfia tinham lutado até alcançarem a
vitória, mas mesmo assim, ainda deveriam perseverar. A perseverança é
necessária até o final.
Conclusão:
A. Quando a Bíblia fala de perseverança, qual é o significado dessa palavra? Perseverar representa um esforço contínuo — sempre no tempo presente — que é necessária para manter a caminhada com Cristo.
B. Os que perseveram tem a cidadania celestial garantida conforme —
Apocalipse 2:10
Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
C. Além disso, eles também receberam a promessa de uma vindicação futura — verso 10 — de proteção do próprio Deus — verso 11.
D. Como está nossa corrida cristã? Estamos correndo como alguém que quer chegar em primeiro lugar e receber a coroa? Vejamos esta exortação do apóstolo Paulo —
1 Coríntios 9:24—27
24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.
26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.
27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.
E. Em outras palavras: aquilo que já alcançamos até aqui, não vale nada se não perseverarmos até o final.
F. Se os atletas se esforçavam para ganhar uma coroa que, em poucas horas, estaria murcha, então como é que nós devemos nos empenhar para conquistar aquilo que Pedro chama de coroa imarcescível?
1 Pedro 1:3—4
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros
G. Como todos os crentes nós também nos encontramos num estádio —
Hebreus 12:1—4
1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.
4 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue.
A expressão resistido até ao sangue no verso 4 é um indicativo claro de até onde nossa perseverança deve ir.
OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018A/B — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006A/B
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 001
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 020 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 002
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 021 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 003
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 022 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 004
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 023 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 005 — FINAL
APOCALIPSE 3:7—13 — SERMÃO 024 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 001
APOCALIPSE 3:7—13 — SERMÃO 025 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 002
APOCALIPSE 3:7—13 — SERMÃO 026 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/apocalipse-introducao-e-as-cartas-as.html
APOCALIPSE 3:7—13 — SERMÃO 027 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 004
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/04/apocalipse-introducao-e-as-cartas-as.html
APOCALIPSE 3:7—13 — SERMÃO 028 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 005
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/05/functionisogramigoogleanalyticsobjectri.html
Apocalipse
3:14—22 — SERMÃO 029 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/06/apocalipse-introducao-e-as-cartas-as.html
APOCALIPSE 3:14—22 — SERMÃO 030 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 002
Que
Deus abençoe a todos.
Alexandros
Meimaridis
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