O propósito deste estudo é traçar um paralelo entre o batismo com o Espírito Santo com outros ministérios realizados por esse mesmo Espírito.
Antes
de prosseguir na leitura, recomendamos a todos que leiam os artigos alistados
abaixo, onde fazemos uma apresentação coerente e compreensiva do significado do
Batismo com o Espírito Santo. Tal compreensão ajudará a entender melhor o que
vamos tratar em nosso estudo de hoje. Os dois artigos poderão ser acessados por
meio dos links abaixo:
020 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA
IGREJA — Parte 008 — COMO A IGREJA É FORMADA OU CRIADA?
021 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA
IGREJA — PARTE 009 — QUANDO A IGREJA COMEÇOU?
Não deixe de ler também a parte 001 desse estudo
por meio do link abaixo:
Falemos
então da variedade de ministérios realizados pelo Espírito Santo no Meio do
Povo de Deus.
III.
O Batismo com ou no Espírito Santo não é o mesmo que ser selado com o Espírito
Santo
A.
Todo filho de Deus tem sido selado com o Espírito até o tempo da redenção final
que é a glorificação do corpo físico —
2
Coríntios 1:22
Que
também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.
Efésios
1:13—14
13
Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da
vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da
promessa;
14
O qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da
sua glória.
B.
O Espírito Santo como aquele que habita é o que sela. O selo é a garantia de
possessão divina, é a faixa de segurança eterna.
Resumo:
Pela
regeneração Ele nos dá sua própria vida.
Pelo
Batismo com O Espírito Santo Ele nos une de forma indissolúvel e vital consigo
mesmo.
Pela
Habitação Ele nos dá sua presença constante.
Pela
Selagem Ele nos carimba como pertencendo a Ele mesmo por toda a eternidade.
IV.
O Batismo com ou no Espírito Santo não é o enchimento
A.
O batismo é uma só vez ao passo que enchimento pode ocorrer diversas vezes.
1.
Aquele que, uma vez “em Cristo” quanto à sua posição, nunca pode, em hipótese
alguma, achar-se “fora de Cristo“ posicionalmente, uma vez que tal
posicionamento depende de forma integral sobre a eficiência da obra redentora
completada por Cristo, o Filho de Deus, e não depende de méritos humanos ou de nossa
fidelidade.
2.
O enchimento com o Espírito Santo é uma experiência renovável —
Atos
2:4
Todos
ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo
o Espírito lhes concedia que falassem.
Atos
4:8, 31
8
Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e
anciãos.
31
Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do
Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
Atos
9:17
Então,
Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo,
irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho
por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.
Atos
13:9
Todavia,
Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos,
disse:
Efésios
5:18
E
não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do
Espírito.
B. O batismo não é experimental ao passo que o
enchimento é experimental.
1.
O batismo com o Espírito Santo não é uma experiência que afeta os sentimentos.
2.
Já o ser cheio do Espírito é uma experiência bem definida. Ela produz o
seguinte na vida do cristão:
a. Fruto — Gálatas 5:22—23
b.
Poder - Atos 1:8
c.
Coragem - Atos 4;31
d.
Obtenção de vitória. vitória - Gálatas 5:16
e. Atividade de louvor e adoração - Efésios 5;18-20
f.
Direção divina - Romanos 8:14
g.
Oração efetiva - Romanos 8:27
C.
Não existe mandamento para sermos batizados com o Espírito Santo, porém existe
para sermos enchidos com o Espírito Santo — Efésios 5:18.
D.
O batismo com o Espírito Santo foi um acontecimento único, que não se repete e é
universal, ao passo que o enchimento com o Espírito Santo se repete e pode
tornar-se realidade na vida de todos os crentes.
1.
Todos os cristãos são batizados, mesmo os cristãos imaturos —
1
Coríntios 3:13
Manifesta
se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo
revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.
1 Coríntios 5:1—10
1 Coríntios 12:13
Pois,
em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer
gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só
Espírito.
2.
Que nem todos os cristãos estão cheios com o Espírito Santo é evidente pela
imaturidade e vida pecaminosa de certos cristãos de Corinto.
E.
O resultado do batismo e do enchimento são diferentes:
1.
O batismo diz respeito a posição.
2.
O enchimento diz respeito ao nosso andar.
F.
As condições do batismo são diferentes das do enchimento —
1.
O Batismo com o Espírito Santo é um acontecimento histórico do qual nos
apropriamos pela fé
João
3:16
Porque
Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Atos
16:31
Responderam-lhe:
Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
Gálatas
3:26—27
27
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.
28
Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem
nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
2.
Enchimento
a.
Não entristeçais o Espírito —
Efésios
4:30
E
não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da
redenção.
b.
Não apagueis o Espírito —
1
Tessalonicenses 5:19
Não
apagueis o Espírito.
c.
Andai no Espírito —
Gálatas
5:16
Digo,
porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
Colossenses
2:6
Ora,
como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele,
Pelo
enchimento, o Espírito Santo nos controla e nos dá poder para vivermos a vida
espiritual de tal forma que mantenhamos um procedimento condigno com a nossa
posição —
Efésios
4:10
Aquele
que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas
as coisas.
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024 — A DISCIPLINA DA IGREJA — PARTE 001 — O DISCIPULADO
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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