Essa série pretende
disponibilizar as informações mais importantes acerca de cada um dos 27 livros
que compõem o Novo Testamento. Desde que lançamos nossa série de Introdução ao
Antigo Testamento, muitos leitores têm nos questionando acerca de algum
material semelhante com respeito ao Novo Testamento. Então, aproveitando que
iniciamos uma série de estudos acerca dos manuscritos do Novo Testamento — tecnicamente
chamada de “baixa crítica” — estamos usando essa oportunidade para lançar uma
série que trate também do texto do Novo Testamento em si, e da interpretação
geral do mesmo — “alta crítica”.
A. CARACTERÍSTICAS —
CONTINUAÇÃO
II. UM EVANGELHO
ESCRITO PARA OS GENTIOS
O Evangelho de Marcos atravessou
os séculos praticamente ignorado, até tronar-se central nas discussões
levantadas pela chamada crítica textual do século XIX. Comentários antigos em
Marcos são raros, o que indica claramente que o mesmo tinha um apelo muito
pequeno. Mateus era considerado bem mais importante e, como Marcos era visto
apenas como uma reprodução menor de Mateus, não é à toa que o mesmo era
ignorado. Todavia, essa abordagem não era parte da postura da igreja primitiva
acerca de Marcos já que o mesmo era considerado como sendo o registro feito por
Marcos das reminiscências do apóstolo Pedro. Marcos alcançou uma posição de
destaque nas discussões acerca dos evangelhos ao ser colocado no centro do
chamado Problema Sinótico — falaremos
acerca desse problema mais adiante.
Não é difícil notarmos no
Evangelho de Marcos a ausência marcante
de traços judeu-cristãos tão comuns no Evangelho de Mateus. Um exemplo disso
pode ser visto quando Jesus orienta seus discípulos a fugirem de Jerusalém. Ele
diz o seguinte em:
Mateus 24:20
Orai para que a vossa
fuga não se dê no inverno, nem no sábado.
Mas em Marcos 13:18
a expressão sábado é omitida por completo —
Orai para que isso não
suceda no inverno.
Já na história da mulher siro-fenícia
não existe qualquer menção acerca da missão de Jesus para as ovelhas perdidas
da casa de Isael —
Marcos 7:2—26
24 Levantando-se,
partiu dali para as terras de Tiro [e Sidom]. Tendo entrado numa casa, queria
que ninguém o soubesse; no entanto, não pôde ocultar-se,
25 porque uma mulher, cuja filhinha estava possessa de espírito imundo, tendo ouvido a respeito dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés.
26 Esta mulher era grega, de origem siro-fenícia, e rogava-lhe que expelisse de sua filha o demônio.
Em Marcos não encontramos nenhuma
palavra acerca da validade da Lei até seus mínimos detalhes, conforme afirmado
no Evangelho de
Mateus 5.18
Porque em verdade vos
digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei,
até que tudo se cumpra
De fato, podemos afirmar que não
encontramos em Marcos nenhuma discussão fundamental acerca da Lei de Moisés
como temos no Evangelho de Mateus.
Além do mais, não encontramos no
evangelho de Marcos nenhuma proibição quando aos discípulos se dirigirem aos
gentios e aos samaritanos, como temos no Evangelho de Mateus, e no seu discurso
escatológico Jesus deixa bem claro que todas as pessoas, sem exceção, precisam ouvir
o evangelho ante que o fim chegue.
Marcos 10:1
Levantando-se Jesus,
foi dali para o território da Judéia, além do Jordão. E outra vez as multidões
se reuniram junto a ele, e, de novo, ele as ensinava, segundo o seu costume.
Não devemos ter nenhuma dúvida de
que, quando Marcos escreve seu Evangelho ele tem os gentios em sua mente.
CONTINUA...
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA INTRODUÇÃO
AO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
PARTE 001 — INTRODUÇÃO GERAL AOS EVANGELHOS — ESTUDO 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
PARTE 002 — A FORMA LITARÁRIA DOS EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
PARTE 003 — MOTIVOS PORQUE OS EVANGELHOS FORAM ESCRITOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
PARTE 004 — O LUGAR OCUPADO PELOS QUATRO EVANGELHOS NO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
PARTE 005 — A MELHOR FORMA DE ABORDAR OS
QUATRO EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 006 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS —
PARTE 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 007 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS —
PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 008 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS —
PARTE 003
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 009 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS —
PARTE 004
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 010 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS —
PARTE 005
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 011 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS —
PARTE 006
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 012 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS —
PARTE 007
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 013 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS —
PARTE 008
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 014 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS —
PARTE 009
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 015 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 010 — AUTOR — PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 016 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 011 — DATA DA
COMPOSIÇÃO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 017 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 012 — IDIOMA ORIGINAL
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 018 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MARCOS — PARTE 001 — CARACTERÍSTICAS —
PARTE 001.
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 019 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MARCOS — PARTE 002 — CARACTERÍSTICAS —
PARTE 002.
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO —
ESTUDO 019 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MARCOS — PARTE 002 — CARACTERÍSTICAS —
PARTE 002.
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Alexandros Meimaridis
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